Estilo veneziano no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seleção de móveis
  3. Acabamentos e cores
  4. Artigos decorativos e iluminação
  5. Design de interiores de diferentes quartos
  6. Belos exemplos

O estilo veneziano é capaz de transformar o interior de um apartamento inteiro ou de seus cômodos individuais: cozinha, quarto, banheiro e outros cômodos. Romântica, elegante, luxuosa, é capaz de transformar a vida em férias eternas, carrega a cidade sobre a água com um clima especial. Neste caso, lustres e papéis de parede, pinturas e espelhos, cadeiras e portas passam a fazer parte da composição geral, por isso é muito importante seguir rigorosamente as regras para a sua disposição no espaço.

Peculiaridades

Veneza é uma cidade de românticos e amantes, para sempre imersa no Renascimento. Seu próprio estilo foi formado aqui, se não isoladamente do italiano, pelo menos a uma clara distância dele. Veneza tem uma tradição arquitetônica especial desde o século XIV. Esta cidade já foi habitada por artesãos e criadores que criaram obras de arte únicas.

O estilo veneziano se desenvolveu em meio a uma mistura de cores e formas, no epicentro do surgimento de novas tradições. Vários detalhes característicos dessa direção podem ser distinguidos.

  • Luxo desafiador. Os móveis aqui são sempre cuidadosamente selecionados, muitas vezes de origem histórica. Cada detalhe é feito à mão. Mesmo fora da Itália, o uso de lustres e lâmpadas venezianos autênticos, esculturas e pinturas em molduras ricas é incentivado.
  • Naturalidade e autenticidade. É impossível transmitir com segurança o espírito de Veneza sem o uso de materiais de qualidade na decoração. Não há lugar para imitações de madeira ou tecidos baratos. Todos os objetos devem “envelhecer” nobremente, dar a sensação de uma casa construída há séculos.
  • Pavimento em mosaico. Na maioria das vezes, eles usam mármore ou suas contrapartes artificiais, grés porcelânico. Nas condições da cidade, de vez em quando experimentando inundações, o piso de pedra foi considerado a melhor solução. Hoje é mais uma homenagem à tradição, outra forma de enfatizar o luxo e a exclusividade do estilo.
  • Tetos abobadados. Em geral, as formas arquitetônicas no estilo veneziano são o elemento fundamental que determina seus motivos. As mesmas técnicas são usadas aqui como na construção das famosas capelas. Tetos abobadados ou estruturas que dão a impressão de uma abóbada de pedra são as melhores opções.
  • Uma abundância de espelhos. Colocados em molduras de madeira natural maciça, eles criam toques completamente únicos no interior.
  • Elementos de decoração exclusivos. Dourado, madeira entalhada à mão, pátina, colunas de pedra natural, tapetes raros e luxuosos. O estilo veneziano vive no espírito de uma cidade comercial, onde os best-sellers de raridades costumavam se gabar de seus produtos.
  • Harmonia. Apesar de toda a sua pretensão, este estilo no interior não pode ser chamado de carnaval ou artificial demais. As tradições venezianas tornam possível, mesmo entre o luxo monumental, criar um espaço confortável para viver.

Todos esses detalhes foram formados sob a influência de tradições centenárias. Casas de campo à beira-mar, apartamentos em edifícios históricos com tetos altos são ideais para usar o estilo veneziano no interior.

Seleção de móveis

Móveis em estilo veneziano são sempre maciços, sólidos, mas com uma boa dose de pretensão. Isso o torna semelhante ao mobiliário vitoriano. O uso de madeiras nobres naturais decoradas com entalhes ou pátina é incentivado aqui. Outro detalhe marcante é a presença de estofamento macio feito de veludo, seda, tapeçaria. Na decoração de móveis, embutidos com madrepérola ou placas finas de pedra natural, são amplamente utilizados os embutidos de vidro de Murano. Um elemento obrigatório do interior da sala, biblioteca, escritório são as estantes - altas, do chão ao tecto, com vidros e pinturas decorativas, vitrais.

A coleção de edições raras em encadernações luxuosas será uma boa adição a eles. As mesas em estilo veneziano são divididas em mesas de jantar, boudoir e armários. O primeiro deles tem formas redondas ou ovais, 1, 2 ou 4 patas, que lembram as patas de um leão. Os móveis boudoir são representados por mesas de maquiagem com gavetas e prateleiras internas, muitas vezes com espelho. Os gabinetes são sempre maciços, maciços, de madeira nobre, com suportes para instrumentos de escrita.

Acabamentos e cores

As cores, tradicionais para o estilo veneziano, são brilhantes, suculentas, saturadas de luz e profundidade. Todos os tons de roxo, esmeralda e safira são bastante apropriados aqui. O fundo geralmente é bege ou marfim. Além disso, Veneza é a cidade dos Doges, é caracterizada por todos os tons reais. O interior deve ter um brilho de ouro, prata, luxuosa moldura de estuque, mármore, travertino são bem-vindos. As cores básicas também são consideradas tons pastel de rosa, leitoso ou azul claro. Eles são diluídos com tons mais brilhantes, transbordamentos e transições de tons são usados.

O estilo veneziano é espacial, convexo, tátil. As peças de interior têm formas expressivas e os detalhes de decoração dão vontade de tocá-las. Materiais texturizados, volumétricos, decoração texturizada são bem-vindos aqui. Grande atenção é dada à decoração das paredes. Na maioria das vezes, o gesso decorativo veneziano é usado aqui.

No quarto, você pode colocar papel de parede com serigrafia, estofamento de cetim nas paredes ou pintá-los com afrescos em gesso.

Artigos decorativos e iluminação

Entre os detalhes do interior em estilo veneziano, encontram-se alguns elementos da arte antiga. Na decoração das instalações podem ser utilizadas esculturas de espírito romano e grego, localizadas em nichos especiais. Ao projetar uma casa, os arquitetos procuram arranjá-la de forma que os raios do sol incidam sobre os objetos de arte por mais tempo. E também elementos repetitivos serão apropriados aqui: nos ornamentos das paredes ou na forma de colunatas, enfileiradas.

A decoração também é amplamente utilizada:

  • máscaras ornamentadas nas paredes;
  • parafernália de carnaval;
  • detalhes em vitrais;
  • pintura de objetos;
  • fãs;
  • instrumentos musicais;
  • vasos de chão;
  • candelabros com velas.

As luminárias no estilo veneziano são mais frequentemente apresentadas em várias opções. A parte central é ocupada por lustres de teto feitos de vidro ou cristal de Murano, com ricos pendentes, candelabros e outros elementos decorativos. A iluminação local é representada por lâmpadas em estandes e arandelas com tampas, telas de vidro coloridas.

Em áreas de recreação, lâmpadas de assoalho em pés altos dourados com abajures feitos de brocado caro são adequadas.

Design de interiores de diferentes quartos

Escolhendo um estilo veneziano para reforma em um apartamento ou casa, é importante entender que um ambiente tão cerimonial e pomposo não se ajusta a todos os interiores. Se a área habitacional for pequena, é preferível dar preferência a soluções de design mais leves e modernas.

Na tradição veneziana, um estúdio moderno com vista para o mar ou água pode ser concluído. Aqui, um lustre enorme, papel de parede têxtil, pinturas e espelhos nas paredes, móveis luxuosos (cama, cadeiras, cômodas, mesas), portas giratórias esculpidas ou de vidro colorido vão parecer bastante apropriados.

Cozinhas

Luxo e funcionalidade - este é o lema que norteia os arquitetos venezianos na hora de criar os seus interiores. Freqüentemente, há uma combinação de zonas - uma cozinha e uma sala de jantar, mas o espaço não cria a sensação de estar apertado. O luxo se manifesta em detalhes como:

  • madeira maciça para o fabrico de armários;
  • mármore natural para bancadas e pisos;
  • iluminação;
  • abundância de luz natural de grandes janelas;
  • prateleiras abertas com placas de cerâmica;
  • vasos com flores frescas em estilo antigo.

Os fones de ouvido costumam ter elementos arredondados, acabamentos patinados ou dourados e podem ser decorados com entalhes ou ricos embutidos. Seu arranjo é geralmente linear, variantes angulares e em forma de U são bastante raras do que uma regra. A ilha, que também serve como elemento de zoneamento, também será adequada. O exaustor é instalado com um exaustor de cobre, um grande forno, um fogão a gás são necessários - os italianos dão atenção especial à culinária.

A área de jantar é separada por um pódio ou um sofá macio, cadeiras com encosto alto.

Banheiro

O design do banheiro no estilo veneziano tem muito a ver com a cultura do norte da Itália em geral. Esta sala deve ser espaçosa, com janela obrigatória - fonte de luz natural, muitas vezes é feita de vitral, sem o uso de cortinas, abobadada ou abobadada. A decoração usa afrescos, colunas. A banheira é geralmente oval, localizada no centro da sala ou ao longo da parede; o formato de "ovo" é popular.

O interior geralmente inclui uma grande poltrona ou sofá com apoio obrigatório para os pés, uma penteadeira ou um grande espelho. Aqui, a divisão em zonas "molhadas" e "secas" não é tão pronunciada, mas geralmente há um box de chuveiro envidraçado localizado em um nicho. A iluminação é tradicionalmente representada por um grande lustre no centro do teto. O acabamento deve ser caro, luxuoso - mármore ou travertino, peças de metal dourado são bem-vindas, até mesmo encanamentos, na maioria das vezes cobre ou latão, brilhando.

Quartos de dormir

O interior luxuoso e sofisticado do quarto é modelado com o mínimo de detalhes. Elementos arquitetônicos como cantos arredondados, nichos e alcovas serão apropriados aqui. Uma cama maciça feita de madeira natural de espécies nobres, janelas altas em arco com cortinas pesadas, elegantemente drapeadas e cuidadosamente colocadas, uma lareira com lareira. Isso será o suficiente para criar a comitiva desejada. Tudo o que resta é adicionar lâmpadas de candelabro, almofadas brilhantes, um par de poltronas enormes, um tapete caro no chão de pedra e estofamento de seda nas paredes.

Sala de estar

Este quarto é motivo de especial orgulho para os proprietários. O interior cerimonial é decorado com afrescos ou pinturas em gesso, complementados por colunas, móveis maciços, tapeçarias e objetos de arte. Não é costume poupar na decoração da sala - só o melhor deve estar aqui: móveis e tapeçarias feitos à mão, um lustre por todos os meios feito por mestres venezianos.

Belos exemplos

Aqui estão alguns exemplos desse tipo de decoração de quarto.

  • Sala de estar em estilo veneziano com luxuosos vitrais e janelas altas abobadadas. Madeira entalhada, decoração luxuosa de parede, tapetes e um sofá aconchegante dão ao ambiente um charme especial dos velhos tempos.
  • A sofisticada cozinha com bancada em talha dourada e pedra, piso de mármore espelhado é feita em tons neutros de bege, enfatizando o luxo do acabamento.
  • Banheiro elegante para descanso e relaxamento. O espaço inundado de luz é planejado e decorado em estilo veneziano tradicional.

No próximo vídeo, você encontrará dicas de designers para criar um interior em estilo veneziano.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário