Estilo urbano em design de interiores

Contente
  1. O que é isso?
  2. Acabamentos e cores
  3. Mobiliário
  4. Decoração e iluminação
  5. Belos exemplos de design de interiores

O estilo urbano é preferido por pessoas dinâmicas. Ele reflete o espírito das grandes cidades com sua vida acelerada. O estilo urbano é apresentado em uma combinação harmoniosa de móveis necessários com acessórios multifuncionais. O design é particularmente agradável esteticamente. Praticidade e funcionalidade são combinadas aqui.

O que é isso?

O conceito de urbanismo vem da palavra latina urbanus, que significa "urbano". Uma tendência semelhante surgiu no início do século XX. Representantes desse estilo apoiaram a ideia do imenso papel das megacidades, voltadas para uma parte significativa da população. O urbanismo começou a se desenvolver rapidamente na década de 50 do século passado. Agora, esse estilo é usado ativamente por designers modernos. Em muitos países europeus, é considerado muito popular. O estilo urbano é usado com sucesso na concepção de salas, cozinhas, quartos.

Ao decorar um interior em um estilo semelhante, você deve descobrir suas características.

  • Uma nuance importante no design é a funcionalidade. Não há acessórios adicionais na forma de tapetes, cortinas inerentes a outros estilos. O estilo urbano é o oposto dos estilos rústicos como o country ou a provençal, que se caracterizam por muitas coisas fofas.
  • O vidro é um material necessário que pode enfatizar o estilo. E também madeira, metal, plástico, couro são usados ​​no design.
  • Quanto às paredes, é melhor deixá-las intactas. As paredes de tijolo ou concreto, assim como sua imitação, só vão enfatizar o clima da metrópole.
  • Vale a pena considerar que um esquema de cores calmas é adequado para este estilo, enquanto a escolha de cores aqui é bastante restrita. O interior usa apenas as cores básicas na forma de branco, preto, cinza e bege. Superfícies multicoloridas não são bem-vindas aqui, geralmente têm um tom.
  • A clareza das linhas deve estar presente em tudo o que diz respeito ao desenho urbano. Linhas ornamentadas e fluidas ficarão fora do conceito.

O principal acessório usado para decorar esse interior é um grande pôster. A melhor opção seria postar um pôster com vistas das ruas da cidade, prédios altos, pontes ou belas paisagens.

Itens adicionais para enfatizar o estilo urbano podem ser bancos enormes, lâmpadas que simulam lâmpadas de rua, bem como caixas de correio e bicicletas.

Acabamentos e cores

A peculiaridade desta direção de projeto está em conformidade com os princípios gerais do urbanismo. Isso se aplica à escolha de móveis e acessórios. Mesmo um acessório ou peça de mobiliário extra pode arruinar completamente a impressão geral de uma sala de estilo urbano.

Ao decorar paredes e outras superfícies em estilo urbano, tons monocromáticos são frequentemente usados. Para pisos, laminados, parquetes, ladrilhos cerâmicos serão adequados. Não há lugar para tapetes luxuosos ou tapetes rústicos feitos à mão em quartos que sustentam esse estilo. Acessórios vintage e móveis especialmente “envelhecidos”, bem como tecidos coloridos parecerão deslocados aqui.

Os principais materiais para quartos feitos neste estilo são o vidro com alumínio. A cor principal neste caso é o preto. Tons adicionais que enfatizam a individualidade incluem tons de roxo, verde, laranja e marrom. É importante que todas as cores estejam em harmonia umas com as outras. Não é recomendável escolher tons contrastantes, neste caso é melhor usar cores adjacentes. Por exemplo, você pode escolher uma dessas tonalidades para paredes ou piso. A segunda cor se tornará a cor principal para os móveis.

Mobiliário

Na hora de escolher um mobiliário no estilo urbano para um apartamento moderno, é preciso levar em conta que deve ser confortável, funcional, ter uma forma simples e lacônica.

Os móveis devem estar presentes na quantidade necessária para uma estadia normal e confortável. Não deve ser excessivo, para não bagunçar a sala.

Cada zona do apartamento possui características próprias que requerem uma abordagem individual.

  • Para cozinha paredes de tijolo ou imitação de tijolo ou superfícies pintadas sem nivelamento são mais adequadas. A cor do teto pode ser branco, bege ou azul. Não deve haver muitos móveis na cozinha, modelos no estilo minimalista ou de alta tecnologia são adequados aqui.
  • Normalmente, os quartos de estilo urbano são inerentes paredes de tijolo ou concreto... No quarto, uma exceção deve ser feita - colar papel de parede liso ou rebocar a superfície. Móveis feitos de materiais naturais são adequados para o quarto. A cor dos produtos não deve ser muito brilhante, devendo estar presentes tons calmos contidos. Para economizar espaço em salas pequenas, é aconselhável usar estruturas embutidas. Ao escolher um conjunto macio para um quarto, é preferível focar em modelos em preto e branco. Ao mesmo tempo, não é recomendável usar apenas a cor preta, caso contrário, a sala ficará sombria. Para ampliar visualmente a sala, apenas modelos com um design claro são usados. Melhor escolher móveis pequenos. Uma poltrona disforme parecerá organicamente no quarto do adolescente.
  • Para a sala de estar você deve escolher móveis funcionais e confortáveis. Em uma pequena sala de estar, é apropriado colocar um sofá em forma de L com uma mesa de centro. A sala espaçosa fornecerá espaço suficiente para uma pequena biblioteca e algumas cadeiras confortáveis. É mais apropriado colocar poltronas ou um sofá ao redor de uma mesa de centro. Aproveite ao máximo o vidro, por exemplo, para a superfície de vidro fosco de uma mesa de centro ou porta. Neste caso, um modelo com tampo de mesa de vidro instalado sobre pés de alumínio ficará muito impressionante. Os acessórios de alumínio se tornarão um complemento necessário aos produtos.

Quanto aos têxteis, deve ser contido, consistente em um único tom. Tudo isso se aplica a colchas, toalhas de mesa e cortinas. Um padrão simples pode estar presente em têxteis.

Decoração e iluminação

A presença de grandes janelas decoradas com cortinas ou persianas, divisórias de vidro, teto ou parede embutidos permite criar uma sensação de leveza e limpeza.

Para o estilo urbano, a opção mais adequada é iluminação oculta ou iluminação que simula luz industrial... Em tais salas, um lustre de cristal maciço e chique será muito inapropriado, enquanto lâmpadas em um estilo minimalista podem complementar laconicamente o ambiente. Para este estilo, você pode usar um lustre apenas se ele tiver uma forma geométrica estrita. Em tal sala, lâmpadas que imitam as luzes da cidade serão adequadas.

Belos exemplos de design de interiores

O estilo urbano pode ser uma ótima opção para quem prefere a agitação das ruas movimentadas da cidade às ruas tranquilas dos vilarejos. Esta é a escolha de pessoas ativas e corajosas com ambições. Você não precisa viajar para Nova York ou Hong Kong para vivenciar o espírito de uma cidade grande. Você também pode fazer isso no seu apartamento, decorando-o em estilo urbano. Os quartos em uma direção estilística semelhante são minimalistas. Conforto e paz reinam neles. O principal é que os móveis são de alta qualidade e o design é lacônico.

Ao decorar o chão da sala ou do quarto, costumam usar parquete ou laminado. Ladrilhos de cerâmica grandes são mais adequados para o banheiro. Ladrilhos de concreto ou metal, combinados com fachadas de madeira, ficarão espetaculares. O encanamento branco vai harmonizar perfeitamente com um fundo cinza ou preto.

Estilo de urbanismo é, antes de tudo, funcionalidade e laconicismo. Móveis embutidos são parte integrante dela.

A presença de iluminação oculta e lanternas maciças conferem ao ambiente uma atmosfera especial.

Não deve haver muitos tecidos no interior. Basta pegar um par de almofadas decorativas, estender um pequeno tapete ou escolher uma manta para dormir. Produtos monocromáticos de tons suaves continuam a ser a prioridade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário