Estilo Steampunk no interior
Steampunk é uma tendência especial em design de interiores que representa uma alternativa ao mundo moderno. A ênfase do estilo é o romantismo e o amor pela técnica da era vitoriana passada. O retro-futurismo nesta direção parece hipnotizante com sua melancolia e mistério especialmente apresentados. A beleza da engenharia e do progresso técnico desempenham um papel importante aqui, mas não se trata de eletrônica moderna, mas de mecanismos e motores a vapor antigos, batiscafo subaquático e aeronaves. Somente aqueles que são um verdadeiro adepto do futurismo e do estilo retro se sentirão realmente confortáveis em tal ambiente.
Traços específicos
O estilo surgiu com base na direção literária da fantasia, especialmente popular na década de 80 do século passado. Abrindo a porta para o mundo da ficção científica, muitos amaram o estilo e design que nos transporta para o mundo da era vitoriana. Hoje o steampunk é uma das tendências da moda que conta com seus adeptos. A moda da decoração de quartos no estilo futurista se estende não apenas aos aposentos.
Hoje, alguns cafés modernos decoram seus quartos com elementos retrô combinados com os detalhes de mecanismos antigos, e uma iluminação suave e uma atmosfera misteriosa dão um tempero aos visitantes.
Os seguintes recursos são característicos da direção do steampunk.
- A indefinição da estrutura do tempo. A particularidade do estilo não nos obriga a abandonar os dispositivos modernos, mas apresenta-nos as coisas do quotidiano de tal forma que as olhamos com os olhos de quem viveu no século passado. A combinação de modernidade e antiguidade é o destaque do estilo. Por exemplo, para fazer os objetos parecerem retrospectivos, eles são pintados na cor de nogueira, cobre ou pátina, emoldurados com madeira e decorados com rebites de metal.
- Reprodução do período vitoriano. A sala steampunk lembra um laboratório retrô ou a casa de um inventor incansável. Imagens de Sherlock Holmes, os heróis de Júlio Verne, involuntariamente surgem em minha memória.
- Acessórios de iluminação incomuns. Não é apropriado usar aqui as mais recentes inovações em tecnologia de iluminação. Para decoração, usam buzinas a gás antigas, abajures maciços, abajures grandes com espiral incandescente. De luminárias antigas, uma luz suave e suave é derramada e traz sonhos românticos.
- Naturalidade em tudo. Durante a era vitoriana, os polímeros ainda não foram descobertos, então materiais e tecidos naturais são usados para fornecer o local. Essa abordagem é a melhor maneira possível de enfatizar o naturalismo e a boa qualidade inerentes a muitas antiguidades e objetos.
- Uma sombra de fantasia e romantismo. O interior, à primeira vista, deve lembrá-lo de viagens distantes. E não importa onde será essa viagem - para países distantes ou no futuro. O pensamento científico e o vôo da imaginação estão intimamente ligados neste estilo, criando um clima excitante especial entre os que estão ao redor.
Entre os estilos de design moderno, a direção steampunk ocupa firmemente seu nicho e não perde sua relevância. Construir uma composição retrô como essa é considerada uma tarefa desafiadora, mas emocionante, que designers experientes e profissionais podem realizar.Em alguns casos, uma sala decorada em estilo retro passa a assemelhar-se a um recanto único de museu, em que cada detalhe desperta o interesse e desperta a imaginação.
Para um fã de fantasia e aventura, será habitual e confortável viver em tal mundo, uma pessoa poderá se imaginar como um herói de um western futurista, ou em seus sonhos recriará sua própria história alternativa, conhecida apenas para ele sozinho.
Opções de acabamento
Um apartamento inteiro ou um escritório, uma cozinha ou um banheiro, um berçário ou uma sala de estar - tudo isso pode ser subordinado ao estilo do futurismo. Para para tornar mais fácil entender a direção do steampunk, você precisa fechar os olhos e pensar por um minuto sobre como o século 21 seria na minha imaginação se eu vivesse 100 anos atrás. Olhando para as coisas a que estamos acostumados agora, pode-se pensar como elas teriam sido substituídas na era vitoriana por pessoas que viveram antes de nós. Por exemplo, um teclado moderno de computador poderia ser substituído por uma velha máquina de escrever e, em vez de janelas de plástico, haveria vigias para um batiscafo subaquático. A coisa boa sobre o estilo fantasia é que ele permite adicionar qualquer trama ao interior e não limita seu vôo de pensamento.
Para recriar o efeito da antiguidade que chegou até nossos dias, o conceito de naturalismo e negligência deliberada é usado. Um intrincado sistema de tubos de cobre pode aparecer em uma parede de alvenaria velha, e arcos altos que tendem para o teto fornecem uma oportunidade para uma visão do céu noturno. E, é claro, haverá um velho telescópio em um tripé e um grande globo meio desbotado nas proximidades.
Sten
Para criar um ambiente retro, a superfície das paredes é decorada com papel de parede fotográfico, pintada ou estucada, revestida com painéis de madeira ou acabada com uma imitação de alvenaria velha e áspera. Em geral, as especificidades da decoração de superfícies de parede dependem diretamente do conceito de todo o interior. Por exemplo, as paredes são decoradas em cores neutras monocromáticas e texturas discretas se houver um grande número de objetos e pequenos detalhes no ambiente.
Nesse caso, a parede será um excelente cenário para tal entourage. E vice versa, se a situação for restrita e em número reduzido, então uma ênfase especial é colocada nas paredes - pode ser papel de parede texturizado com um padrão ou uma imitação de gesso velho que cobre a alvenaria. Efeitos semelhantes de um edifício antigo podem ser colocados em vários lugares da sala ao mesmo tempo, mas essa técnica parece especialmente impressionante nos cantos com uma transição para a superfície do teto.
Na hora de escolher o papel de parede, você pode usar opções com a imagem de dirigíveis, balões com cestos, imagem de peças em forma de desenhos, mecanismo de relógio, mapas de parede antigos.
O papel de parede pode imitar pedra ou tijolo, parede de concreto, canos e assim por diante.
Paulo
Para a disposição do piso, pode-se usar laminado escuro, tábuas de parquete, ladrilhos de cerâmica ou porcelanato. Mas o material de madeira natural na forma de uma placa ficará mais impressionante. Para decorar a cozinha ou banheiro, são utilizados azulejos que imitam mármore ou pedra, e os tons devem ser escolhidos escuros, discretos. Usando uma imitação de pedra no chão, você pode equipar uma imitação de pedras de pavimentação ou seixos do mar com suas irregularidades e rugosidade.
Teto
O estilo steampunk é caracterizado pela aspiração da abóbada do teto para cima. A opção ideal seriam quartos com pé-direito alto, mas se o apartamento tiver dimensões padrão, a altura dos tetos é puxada usando tons claros, retroiluminação acentuada voltada para cima... Aumenta visualmente a altura dos tetos usando colunas, estruturas arqueadas, arcos ou degraus que tendem para cima. O esquema de cores do teto é tradicionalmente escolhido em tons pastéis claros, mas em alguns casos o teto pode ser uma imitação do céu estrelado.A fuselagem de uma aeronave ou o corpo de um dirigível podem ser montados no teto como decoração.
Seleção de móveis
Você não precisa comprar uma nova mesa ou cama para criar um interior futurista. Os objetos podem ser encontrados no antigo sótão da vovó, pintados e com aparência de antiguidade, ou você pode caminhar por lojas de antiguidades - coisas antigas adicionarão seu charme e beleza ao design. Em alguns casos, os móveis são feitos por encomenda ou você mesmo. Essas coisas são simples e atraem a atenção precisamente por causa de sua complexidade. Armários industriais, prateleiras, racks também podem ser usados para o projeto.
Mas o interior não é apenas industrial e mecanicista, ele precisa ser vinculado ao estilo vitoriano. Os representantes dessa época podem ser chamados de sofás e poltronas enormes, estofados em couro e enfeitados com pregos de papel de parede. Esses itens devem ter uma aparência sólida e de alta qualidade. Esses itens enfatizam a riqueza e o bom gosto do dono do quarto.
Todos os móveis usados no interior do steampunk são usados em cores escuras ou tons de madeira natural.
A decoração dos móveis deve ser discreta e apresentar sinais de antiguidade na forma de pregos, cantos, dobradiças e fechaduras de papel de parede de metal. Um elemento importante do design são as estantes com livros antigos. Esse acessório cria a impressão de transferência no tempo mais do que qualquer outro item. As coisas na sala podem ser armazenadas de forma original usando malas volumosas, baús, prateleiras. Uma adição interessante pode ser um relógio antigo, telefone, rádio.
Na escolha dos móveis, a prioridade é dada à madeira, metal, vidro, couro. A ênfase está na boa qualidade ou orientação científica. Armários extragrandes ou estantes médicas feitas de vidro e metal, mesas grandes ou mesinhas de centro em miniatura, sofás e poltronas de couro maciço, cômodas e armários - tudo isso encontrará aplicação em um interior estilo steampunk.
Iluminação
A fonte de iluminação no interior pode ser grandes janelas através das quais a luz do dia entra na sala. Se o conceito de design assim o exigir, as janelas podem ser cobertas com tecidos finos de linho ou drapeadas com cortinas pesadas. A iluminação não deve ser excessivamente brilhante, as lâmpadas devem criar uma luz difusa de modo que a sala fique na semi-escuridão e cheia de algum mistério. Lâmpadas incandescentes sem cortinas podem ser usadas como dispositivo de iluminação.
Candeeiros de pé antigos ou candeeiros com uma estrutura de metal, num frasco de vidro, dentro de um tubo de estanho ou noutras estruturas feitas à mão são utilizados como equipamento de iluminação. Lâmpadas incomuns não servem apenas como fonte de luz, mas também atraem a atenção por sua forma. Ao escolher as lâmpadas, deve-se orientar pela simplicidade e funcionalidade, desaprovação excessiva em um estilo que tende a industrial. Se o design é dominado pelos clássicos da era vitoriana, em um apartamento com pé-direito alto, você pode colocar lustres que combinem com o estilo.
Paleta de cores
A direção futurista centra-se na antiguidade e no pensamento científico, pode ser um laboratório de cientista, uma cabana de viajante, uma oficina de designer. A paleta de cores deve ser contida e em tons naturais que criem aconchego e não distraiam dos principais elementos da decoração. Para o design, podem ser usados tons de azul-acinzentado e marrom-avermelhado da neblina de Londres, tons suaves de dourado e bege do fundo do mar, destaques de aço e cobre de peças de metal, azul celeste e azul profundo do céu.
O interior da era vitoriana tem muitos tons de marrom e cinza, cor de mogno ou noz, pátina cobre, ouro escurecido, ferrugem, verde.
Artigos de decoração
A atmosfera do estilo steampunk é composta por detalhes decorativos.Como enfeites em cortinas, estofamento de móveis estofados com couro natural, uma combinação de concreto e vidro, metal e lâmpadas brilhantes. Você pode converter coisas antigas em detalhes de interiores com suas próprias mãos. Por exemplo, a base da mesa pode ser a estrutura inferior da máquina de costura, e a velha lâmpada de piso modificada assume a forma de uma misteriosa lâmpada velha.
Em vez de pinturas, as paredes são decoradas com grandes engrenagens de vários tamanhos ou com molas mecânicas. Um velho castiçal vitoriano, uma lanterna, uma moldura de espelho atrairão a atenção. Parafusos e pistões, como outras peças da tecnologia, podem se tornar a base para a fabricação de cadeiras ou uma mesa, uma prateleira suspensa ou um abajur.
Fotografias antigas, gravuras, pinturas podem se tornar decorações estilizadas. Herbários emoldurados, mapas antigos, barômetros e telescópios, velhas máquinas de escrever, balanças, metrônomos e assim por diante parecem originais. Uma excelente opção de decoração seriam modelos de navios antigos, aviões, paraplanos, dirigíveis. Frascos, frascos, tubos de ensaio, frascos podem ser colocados em armários de vidro de tipo médico. Poltronas e cadeiras de aço, um globo com rodas, um velho capacete de mergulhador parecem interessantes.
Exemplos de interiores elegantes
A elegância vitoriana combinada com um mundo de ciência e ficção cria um mundo mágico e hipnotizante em um único quarto.
A ênfase no foco técnico torna o estilo steampunk atraente e incomum à sua maneira.
A combinação de cobre avermelhado e madeiras naturais cria uma combinação marcante que é característica do futurismo.
O apartamento parece incomum e emocionante, estilizado como o interior de um antigo submarino, onde a ênfase principal é colocada no vôo do pensamento da engenharia humana.
É difícil imaginar o interior da era vitoriana sem um enorme sofá de couro, que pode ser a peça central da composição.
Para obter informações sobre como você pode decorar uma sala Steampunk, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.