Estilo moderno no interior
O estilo moderno do interior tem uma interpretação ampla. Além da alta tecnologia usual, loft, minimalismo, tendências tecnológicas, inclui futurismo, biônica, pós-modernismo, neoclassicismo, russo e muitas outras tendências que ajudam a criar uma casa confortável e bonita. O que é um interior moderno e por quais princípios ele é criado, diremos em nosso artigo.
Recursos de estilo
O estilo moderno é escolhido por pessoas que vivem em sintonia com os tempos. O interior é feito sem frescuras, é feito para um proprietário específico, tendo em conta os seus hábitos, tudo é calculado ao mais ínfimo pormenor. Mantendo um ritmo de vida ativo, quero voltar para casa - e sentir o máximo conforto. Ambiente leve, prático e confortável permitirá que você relaxe e ganhe forças para o próximo dia agitado.
O estilo moderno não está associado a tradições e regras inquebráveis. A mistura de várias áreas urbanas é até encorajada. O estilo permite que você fantasie, selecione tons fora do padrão, use materiais inovadores e crie seu próprio interior exclusivo.
O estilo moderno difere das tendências históricas, geográficas, étnicas, rurais e outras tendências em suas características.
- A presença de espaço livre, ar e luz, a capacidade de se mover com facilidade e rapidez são muito apreciadas na sala.
- As formas e linhas podem ser retas, suaves, arredondadas, até mesmo intrincadas, mas sem um toque de aleatoriedade.
- A correspondência de cores não é estritamente limitada. Algumas pessoas escolhem uma paleta calma, diluída com pontos de destaque brilhantes. Interiores monocromáticos são relevantes. Os amantes de interiores em cores ricas e ricas também podem criar seu próprio design moderno especial. Neste caso, são seleccionadas 3 cores dominantes e com a ajuda de tintas tonificantes resolvem problemas espaciais: “deslocam visualmente” as paredes, aumentam os tectos baixos, alisam os cantos.
- Os móveis são selecionados sem pompa deliberada, apresentabilidade ostensiva; no entanto, em formas contidas, um interior caro e elegante é literalmente adivinhado pelas sensações. Como o conforto, a praticidade e o espaço livre são valorizados hoje, em móveis modernos é comum encontrar transformadores em diferentes formas - mesas, camas, armários.
- Também não há restrições na escolha dos têxteis. Você pode decorar a sala com tecidos naturais e ecológicos. Mas o mobiliário ficará bem com o uso de materiais sintéticos modernos de alta qualidade.
- O interior não deve ser saturado com decoração. Em vez disso, ele é selecionado como um link entre diferentes elementos de design.
- A mobília moderna deve parecer rica, mas simples, direta e prática. É preciso aprender a se livrar de coisas desnecessárias, não comprar outro armário para coisas desnecessárias.
Variedades populares
Ao criar seu interior, você pode escolher um dos estilos modernos específicos - alta tecnologia, industrial, Bauhaus, contemporâneo, kitsch. Ou você pode fazer uma mistura inteligente, guiada por seu próprio gosto e necessidades práticas. Em qualquer caso, sugerimos que se familiarize com as características das tendências modernas.
Alta tecnologia
O estilo “alta tecnologia” surgiu na década de 60 do século passado, atingiu o seu apogeu na década de 80 e desde então mantém-se no grupo das tendências de design mais populares. Os proprietários de grandes empresas escolhem um estilo minimalista de prestígio, claro e compreensível para os seus escritórios.
A alta tecnologia é prática ao ponto do pragmatismo, mas, ao mesmo tempo, aconchegante à sua maneira. A disponibilidade de novos materiais e tecnologia moderna transformou a aparência visual dos interiores, mas as características estilísticas reconhecíveis permaneceram inalteradas. A direção de alta tecnologia é caracterizada por:
- demonstração dos últimos avanços tecnológicos;
- uma abundância de linhas retas, claras e enérgicas no interior;
- a presença de vidro, plástico e metal;
- grandes espaços luminosos cheios de ar;
- restrição nobre na decoração, produtos de tecnologias modernas são freqüentemente exibidos como decoração;
- transformação prática do mobiliário e de todo o ambiente (portas interiores de correr, divisórias roll-out);
- o sistema "casa inteligente" é um serviço lógico para o interior deste estilo.
Vanguarda
O estilo começou sua ascensão no século 19 como uma direção de arte. Mas ele se mostrou realmente no século XX, passando por transformações de guerras e revoluções que mudaram a visão sobre os valores da vida. Vanguard significa avançado, inovador. Em qualquer momento em que o interior é criado, ele deve atender à manifestação avançada de sua época.
Avant-garde é o estilo de pessoas ousadas e extraordinárias que quebram estereótipos e estão prontas para experimentar. Há algo de anárquico nele, não reconhecendo as tradições e a ordem estabelecida das coisas. É muito dinâmico, expressivo, trabalhando em contrastes e flashes de cores brilhantes. O estilo é caracterizado por:
- um ousado conjunto de tons;
- zoneamento, layout incomum;
- móveis feitos sob medida, muitas vezes feitos sob medida;
- pessoal com avanços tecnológicos modernos;
- experimentos com decoração - paredes com uma ilusão geométrica, tetos pretos, piso autonivelante com uma imagem 3D chocante.
Grunge
O estilo teve origem no século 19 na França. Quando os aristocratas afetados iam às suas casas de campo, eles queriam um conforto simples. Como nos apartamentos da cidade, a mobília era sólida e elegante, mas ao mesmo tempo prática, descomplicada e até deliberadamente casual. No século XX, até a década de 80, o estilo foi esquecido.
Ele renasceu em uma versão completamente diferente.
O grunge moderno é caracterizado pelos seguintes recursos:
- grande espaço livre e muita luz (o estilo não é adequado para apartamentos pequenos);
- simplicidade e máxima praticidade;
- a aparente negligência rústica encontra-se apenas na superfície; na verdade, o grunge é um cenário bem pensado;
- a decoração pode ser de vigas de madeira, vigas e sem estuque ou douramento;
- o estilo tem um sentido de proporção, sua tarefa não é forçar a sala com móveis, mas deixar tanto espaço para movimento e luz quanto possível;
- uma combinação de diferentes texturas e materiais é bem-vinda.
Por sua praticidade, independência, simplicidade e conforto, o grunge é preferido por artistas, músicos, informais, representantes de várias subculturas.
Construtivismo
É um estilo arquitetônico integrado ao ambiente doméstico. Surgiu na fase de formação da URSS e refletia plenamente o espírito da nova comunidade. Tudo o que havia sido criado anteriormente foi negado, a "arte pela arte" burguesa ficou no passado, e no presente deveria servir à produção e ao homem. Arquitetos e artistas abandonaram a estética em favor da praticidade e da funcionalidade.
Hoje, o construtivismo tem as seguintes características:
- restrição estrita e praticidade, rejeição total dos excessos;
- um único espaço de vida é criado sem realmente se dividir em zonas funcionais;
- um interior resistente e decisivo com formas claras, sem linhas suaves e detalhes adicionais;
- o estilo é criado nos contrastes de tons, mas não deve haver mais de 3 deles;
- no interior pode-se encontrar vidro, metal, madeira, concreto, tijolo, ao mesmo tempo, uma rejeição completa de gesso decorativo ou papel de parede com estampa floral é importante;
- a uniformidade do teto, piso e paredes permite combinar o espaço;
- os móveis móveis e embutidos devem ser tão práticos quanto possível;
- a decoração é minimalista e racional, de forma que você pode usar, por exemplo, um abajur ou um vaso.
O estilo é econômico e prático, escolhido por jovens que valorizam praticidade e funcionalidade.
Steampunk
É um estilo retro-futurista com um mundo imaginário de produtos mecânicos e motores a vapor com uma rejeição à eletrônica. Você pode obter ideias para o seu interior nos livros de Júlio Verne e HG Wells, os grandes sonhadores do passado que criaram seu próprio mundo imaginário do futuro. Steampunk assenta em momentos complexos, na ideia de futuro que nos traz do passado, enquanto o tempo real nem sequer é considerado.
O estilo surgiu na década de 80 do século passado como um movimento literário, aos poucos foi se transformando em roupas, interiores.
Steampunk tem as seguintes características:
- materiais naturais são usados para criar móveis - madeira, couro, metal não ferroso;
- a decoração é mais adequada para escritórios de cientistas e pensadores do século 19 - mapas antigos, globos, telescópios em tripés, pêndulos, máquinas de escrever antigas e outras mecânicas do passado;
- iluminação original, estilizada como as primeiras lâmpadas elétricas;
- todos os móveis e eletrodomésticos modernos devem ter a marca de um estilo retro, por exemplo, uma mesa criada em uma prateleira forjada de uma velha máquina de costura ou pufes de couro sobre rodas de fábrica ásperas;
- vários elementos industriais são selecionados para decoração - uma engrenagem em vez de uma imagem, um abajur montado com restos de canos.
O estilo é adequado para sonhadores, românticos com pensamento original.
Ecostyle
No final do século XX, quando as pessoas começaram a se cansar da má ecologia e do ambiente plástico, o estilo ecológico começou a se manifestar. Primeiro, houve a introdução de linhas naturais nos projetos arquitetônicos, depois o naturalismo entrou no interior de casas, apartamentos, hotéis, escritórios. O resultado foram opções de design inovadoras, inspiradas e energizadas que poderiam ser facilmente combinadas com estilos diferentes - loft, alta tecnologia, escandinavo, náutico.
Ecostyle não é apenas um interior com enfoque florístico, é um modo de vida para quem se considera parte da natureza. Ele contém apenas materiais naturais, até mesmo tintas e vernizes são selecionados à base de água
As características do estilo são as seguintes:
- deve haver muito ar e luz na sala;
- existem apenas linhas e formas suaves, agradáveis e compreensíveis;
- uma atmosfera sem frescuras, harmoniosa, pacífica;
- tons naturais suaves e calmos dominam - areia, pó, oliva, leitoso, marrom, verde;
- a decoração contém elementos de material natural;
- flores de interior são introduzidas no interior, “as paredes estão vivas” feitas de plantas especiais ou musgo, quartos com uma segunda luz podem até ser decorados com uma árvore.
Ideias para decoração de quartos
Em um estilo moderno, você pode organizar quartos para qualquer faixa etária - meninos, meninas, casais ou idosos. Uma boa reforma e móveis dispostos corretamente se tornarão a base para a criação de um design moderno, e seu acabamento serão têxteis macios aconchegantes, compreensíveis e com pouca decoração.
Quarto
Quartos 10 sq. m, 9, 14-15, 13, 18 sq. Estou ótimo em um estilo moderno. Eles equilibram habilmente entre o conteúdo funcional e a percepção estética.
Em um sonho, as pessoas passam um terço de suas vidas, então os materiais para o quarto devem ser escolhidos seguros, ecologicamente corretos. A transferência de cor, a textura do acabamento, a forma do móvel dependem de uma direção específica.Sugerimos que você se familiarize com uma seleção de interiores que permitem entender como é o design de interiores moderno.
Quarto de estudante. O estilo minimalista é personificado aqui por uma cama ampla e um grande e confortável local de trabalho.
Quarto extravagante de alta tecnologia para um jovem romântico.
Alta tecnologia novamente em um design minimalista e elegante.
A alegre arte pop cria uma atmosfera leve e aconchegante para um jovem casal.
Um quarto com grandes janelas panorâmicas permite-lhe ver o nascer do sol e contemplar os arredores pitorescos sem sequer sair da cama.
O aspecto futurista da sala é representado por linhas suaves e curvas nas paredes e nos móveis.
A cama cápsula, recheada com eletrônicos, combina com os estilos modernos de techno, alta tecnologia e minimalismo. A decoração do quarto lacônico é uma cidade surpreendentemente bela fora das janelas.
Uma sala branca e arejada com formas suaves indefinidas de teto e paredes. Ele contém um mínimo de móveis com as mesmas linhas suaves.
Sala de estar
O estilo moderno é universal, adequado para decorar salas com qualquer filmagem. Mesmo salas pequenas podem ser aumentadas visualmente, mais espaçosas e mais atraentes com a ajuda de superfícies reflexivas, tetos brilhantes e pisos autonivelantes.
Dependendo do tipo de estilo, são usados materiais naturais ou artificiais. Elementos feitos de metal, vidro, plástico resistente com poliamidas podem enfatizar a modernidade.
A maioria das tendências modernas concentra-se em interiores espaçosos e arejados, sem bagunça de móveis.
A ilusão de espaço é criada por tons claros - eles são frequentemente usados em interiores de salas de estar. Mas algumas tendências preferem uma paleta rica, cores brilhantes e até tons tóxicos que são difíceis para os olhos.
Para entender melhor o ambiente das salas de estar modernas, sugerimos que você se familiarize com exemplos de interiores prontos.
Fácil disposição do hall com uma área insular de móveis estofados.
A paleta de luz da sala é sutilmente diluída com tons dourados e mostarda.
Ecostyle permite que você crie uma área aconchegante de descanso e relaxamento no quarto. Espaços verdes vivos estão presentes tanto no próprio quarto quanto atrás de grandes janelas panorâmicas.
O estilo de fusão todo branco do salão é dinâmico graças a vários detalhes - um sofá azul rico, cadeiras amarelas e uma planta de casa verde. O mobiliário é concretizado pelas linhas claras de graciosas estruturas metálicas.
Uma sala de estar pós-moderna sofisticada com tons de cinza, azul e marrom divide o espaço com as áreas de jantar e cozinha.
Um hall de alta tecnologia em tons de cinza praticamente não tem decoração. O quarto é decorado com linhas geométricas claras e bom contraste.
A sala de estar de estilo urbano em tons de cinza neutros contém duas áreas - jantar e relaxamento.
Cozinha
As cozinhas modernas são na maioria das vezes lacônicas, com linhas gráficas e ângulos claramente definidos. O material para fabricação de decoração e móveis é impermeável, resistente ao calor e fácil de limpar. Ladrilhos cerâmicos para pisos, paredes e fachadas de móveis plásticos correspondem a essas características. Pintura resistente à água, pedra decorativa, tijolo também são usados.
Em uma cozinha combinada com uma sala de jantar, materiais combinados são freqüentemente usados. - na área de trabalho são colocados ladrilhos e pedras no chão, laminados, tapetes sob a bancada, as paredes revestidas com papel de parede ou estuque decorativo.
Se estilos loft, hi-tech, construtivismo, steampunk e industriais estão incorporados na cozinha, canos e capôs não podem ser escondidos - eles servirão como a melhor decoração.
Os novos aparelhos de cozinha também apelam às tendências modernas (urbanismo, techno). Como exemplos, oferecemos uma seleção de fotografias de cozinhas modernas.
O espaço de estilo industrial está saturado com elementos e superfícies de metal. Os utensílios de cozinha são exibidos deliberadamente. Os ladrilhos de patchwork suportam perfeitamente uma configuração multi-assunto, diversificando o acabamento cinza com uma paleta multicolorida, mas contida.
A cozinha moderna contém o layout de trabalho mais conveniente. Se você ficar no centro da sala, tudo o que você precisa estará literalmente à mão.
Móveis de alta tecnologia atraem com fachadas de plástico brilhante de cor azul profundo.
Um quarto elegante em preto, apesar da severidade das cores, parece luxuoso.
Cozinha contemporânea contém móveis de trabalho cor de chocolate e em contraste, uma sala de jantar branca clara com tampo de vidro e poltronas transparentes.
Banheiro
Os banheiros de estilo contemporâneo requerem espaço. A criação de tal interior em "Khrushchev" não funcionará sem conectar um banheiro. Em casas particulares, banheiros luxuosos até encontram espaço para uma piscina.
O material de acabamento em salas úmidas é à prova d'água - pedra, azulejos, tinta de emulsão. Ao escolher o mobiliário, as especificidades da divisão também são tidas em consideração. Gabinetes, gabinetes e estojos são elevados acima do chão com a ajuda de pernas, roletes ou modelos suspensos são usados para evitar vazamentos.
Para uma melhor compreensão do assunto, fornecemos uma seleção de fotografias com modernos interiores de banheiros:
- se o espaço permitir, confortáveis banheiras de acrílico são colocadas mais perto do centro, permitindo que dominem o interior;
- o estilo ecológico no banheiro é representado por louças sanitárias modernas com linhas curvas suaves;
- uma casa nas Maldivas equipada com casa de banho e piscina exterior;
- banheiro combinado em "Khrushchev".
Varanda, loggia
Mesmo a menor varanda lindamente decorada pode se tornar um canto favorito no apartamento. Ao iniciar um reparo, você deve pensar sobre a nomeação de medidores adicionais. Podem ser reconstruídas como um local de descanso, um pequeno escritório, uma oficina ou um jardim florido.
O design moderno estará em perfeita harmonia com a vista dos quarteirões da cidade fora da janela:
- uma varanda em estilo art nouveau equipada para uma estadia agradável;
- design elegante de uma loggia com janelas panorâmicas;
- o armário da varanda é lacônico e refinado, não há lugar para desordem criativa;
- uma oficina simples e conveniente é um local de trabalho bem organizado;
- os amantes das plantas de interior transformam a loggia em uma estufa;
- projeto da varanda com biblioteca.
Opções de decoração de parede
Uma boa reforma e um belo mobiliário não irão completar o design até que a decoração apareça nele. É ele quem vai dar vida a uma atmosfera congelada, colocar acentos, unir formas e cores separadas. A decoração pode tanto reviver o interior como estragá-lo - tudo depende do sentido de proporção e da apresentação correta dos elementos de decoração.
A seleção da decoração é baseada em muitos componentes:
- o estilo selecionado;
- a paleta de cores predominante no design;
- criação de acento ou contraste;
- o tamanho da sala;
- finalidade funcional.
Como exemplo, propomos considerar o interior do quarto. A decoração na parede é formada por ovais bege simples com inserções de cereja que não carregam nenhum significado semântico. Mas se você olhar de perto, seu esquema de cores, a população da textura, linhas suaves e arredondadas são combinadas com uma cama e uma poltrona do mesmo tipo. O interior é complementado com uma decoração paramétrica no piso. A sala parece elegante e lacônica, não há nada de supérfluo nela, cada item ocupa seu lugar exato.
As opções de decoração podem ser encontradas nas fotografias de opções de design moderno.
Para o minimalismo, mesmo molduras vazias na parede podem servir como decoração.
Se a madeira em suas várias formas for tomada como base para o interior, é lógico fazer a parede na forma de um painel de fragmentos de madeira semelhantes a fragmentos. A luz de fundo ajuda a indicar as linhas quebradas da decoração.
Neste exemplo, a decoração florística sutil da parede ecoa o esquema de cores do interior.
O design Art Nouveau contém um emaranhado caótico de fios pretos como decoração. É ele quem preenche a parede vazia com um padrão arejado refinado.
Papéis de parede 3D incomuns adicionam uma dinâmica inesperada ao ambiente.
Exemplos ilustrativos do interior
Usando uma variedade de estilos em design moderno, todos podem criar um interior único e exclusivo para si próprios. Oferecemos a você que se familiarize com uma seleção de interiores de instalações para diversos fins, feitos em direções estilizadas modernas.
O vermelho é a cor das salas de estar vanguardistas.
Sala de recreação em estilo ecológico.
O interior é no estilo da biônica - linhas e formas, espiadas da natureza.
Madeira, metal e concreto formam a base da cozinha do sótão, e detalhes coloridos animam o ambiente.
Os estilos modernos são infinitamente variados, eles podem satisfazer o gosto de qualquer pessoa - tanto aqueles que apreciam um design minimalista frio quanto aqueles que preferem interiores ricos e aconchegantes.
Existem algumas tendências de design mais interessantes no próximo vídeo.
Excelente cozinha sotão.
O comentário foi enviado com sucesso.