Estilo escandinavo no interior
A tendência escandinava em design de interiores está no auge da popularidade há várias décadas. Ele é escolhido pelo fato de ter um visual moderno e elegante o tempo todo. E embora não haja uma receita universal para a criação de um design nórdico, existem algumas soluções típicas que podem ser encontradas em todas as casas escandinavas, sem exceção.
O que é isso?
Acredita-se que o surgimento do estilo escandinavo no design de interiores ocorreu em meados do século XIX. Na verdade, isso aconteceu muito antes. A história do design nórdico remonta ao século 18, durante o reinado do rei Gustavo III. Até aquele momento, os habitantes da Escandinávia mobiliavam suas casas de acordo com as tendências da França, Inglaterra e Itália. Por isso as características do Rococó, do Classicismo ou da Provença rústica prevaleceram em suas casas. Por iniciativa do governante, que era famoso como um criador de tendências, motivos claros do norte foram introduzidos nos interiores. Até o início dos anos 30 do século passado, o estilo gustaviano estava em voga no território dos países escandinavos - e é considerado o antecessor do moderno escandinavo.
Após a Segunda Guerra Mundial, a corrente recebeu um novo salto de desenvolvimento. Nesse período, os designers procuraram tornar o design de interiores mais funcional e contido, dando-lhe algumas características modernas.
Depois que o estilo escandinavo foi apresentado em uma exposição na América, ele conquistou o público na Inglaterra e na Europa.
Hoje, o design nórdico continua em demanda na Escandinávia - na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, bem como na Islândia. Esta direção é caracterizada pela ausência de luxo demonstrativo, aparente simplicidade e senso de estilo impecável prevalecem aqui.
Invernos prolongados com neve fizeram seus próprios ajustes na disposição dos aposentos. Não é por acaso que os esquemas de cores lácteos prevalecem em scandi, assim como os elementos decorativos com pingentes de vidro. Este projeto parece enfatizar que o inverno foi e continua sendo a estação favorita dos residentes locais, mas ao mesmo tempo seu desejo de desfrutar dos dias quentes o maior tempo possível é claramente perceptível.
Existem dois tipos de interiores nórdicos.
- O primeiro tem mais probabilidade de gravitar em torno dos interiores suecos dos séculos 18 a 19. Essa opção é escolhida por pessoas que querem demonstrar sua posição, mas ao mesmo tempo evitar pretensão e pompa excessivas.
- O segundo é a funcionalidade combinada com suavidade. Não há lugar para pinturas em molduras douradas e móveis antigos. Tudo no interior incorpora a ideia de contenção e frieza. O princípio básico desta tendência de design é fazer com que os donos da casa se sintam confortáveis e os convidados pouco invejáveis.
Características do estilo escandinavo combinam uma série de características.
- Combinando minimalismo com ergonomia. Não há absolutamente nada supérfluo em scandi - há um mínimo de decoração e os móveis são apenas necessários. Ao mesmo tempo, o mobiliário não dá a impressão de ser pobre.
- Abundância de luz. Para tornar o ambiente luminoso, arejado e criar a sensação de estar inundado de sol, as janelas são enormes, complementando-as com cortinas leves e tule transparente.
- Móveis simples. Prateleiras e prateleiras são amplamente utilizadas. A forma do móvel é geralmente retangular, cantos levemente arredondados são permitidos.As casas escandinavas são decoradas de forma que os detalhes internos ocupem um mínimo de espaço livre.
- Paleta de tons claros. Cores básicas: branco, prata ou bege suave. Manchas brilhantes são adicionadas como acentos.
O estilo interior nórdico é geralmente escolhido por pessoas do tipo norte. E isso não se aplica à aparência, mas aos traços de caráter e preferências individuais.
Algumas pessoas gostam da frescura do vento norte, do mistério da natureza invernal, preferem tons frios, preferem um cenário prático.
Se você se reconhece nesta descrição, sinta-se à vontade para projetar sua casa com um design escandinavo. Ele não parecerá frio para você - pelo contrário, aqui você sempre sentirá harmonia, conforto e aconchego.
Você pode implementar as idéias da direção escandinava tanto em uma casa particular quanto em um apartamento comum.
Acabamentos e materiais
Durante a reforma, ao decorar interiores escandinavos, você pode usar materiais e texturas exclusivamente naturais, desde a decoração das paredes até a seleção de elementos decorativos. Em tal projeto, não há lugar para plástico, sintético e acrílico, mesmo o metal com vidro é usado apenas no projeto de peças. Apenas madeira e pedra são utilizadas no revestimento de paredes, pisos e tectos (como opção económica, a sua imitação de alta qualidade).
Os pisos são geralmente acabados com uma tábua larga e áspera, de preferência sem tratamento. Se você ainda tem piso de parquete antigo, pode restaurar o piso, deixando um leve envelhecimento.
Na cozinha, corredor e banheiro, materiais mais duráveis serão apropriados. Aqui, grés porcelânico ou ladrilhos de cerâmica são adequados, sendo menos frequentemente utilizada pedra natural ou artificial. São opções duráveis e práticas que se encaixam perfeitamente no estilo nórdico.
A decoração da parede deve ser estritamente monocromática. O papel de parede raramente é usado aqui. Na maioria das vezes, as superfícies são cobertas com tinta em uma cor branca neutra e, para criar detalhes elegantes, algumas áreas são destacadas com gesso texturizado. Se a casa tiver alvenaria preservada, você pode deixar este fragmento sem trabalhar.
Os tetos das residências escandinavas são geralmente caiados de branco, decorados com vigas de madeira e rodapés em cores escuras contrastantes.
Esta solução é utilizada principalmente em chalés - são tecnicamente inaplicáveis em apartamentos.
Se a pintura comum não for do seu agrado, opte por tetos tensos de cetim.
As portas interiores devem ser instaladas em madeira. Podem ser pintados de branco ou manter a textura natural da madeira.
Seleção de móveis
Para as instalações da direção escandinava, laconicismo e simplicidade são característicos, e o mobiliário também atende aos requisitos básicos do estilo. Possui uma geometria simples e fachadas minimalistas, embora normalmente por trás delas esteja um "enchimento" multifuncional e um sistema de armazenamento eficiente.
Transformadores complexos típicos de alta tecnologia não são usados aqui. Uma estante leve com prateleiras de vidro e um gabinete clássico com portas com dobradiças parecem muito mais orgânicos.
Móveis estofados devem ser leves e simples, sem costas e laterais volumosas.
A peça de mobiliário favorita dos escandinavos é a poltrona. Podem ser qualquer coisa, mas costuma-se dar preferência a modelos clássicos e confortáveis, que podem ser colocados na sala, no quarto ou mesmo no corredor, se a sua área permitir.
Os escandinavos são conhecidos como uma nação de leitores, por isso uma mesa de centro em um escritório ou sala de estar se tornará um elemento indispensável aqui. Não serve apenas para decoração - sempre tem livros, revistas e jornais. Eles podem dizer muito sobre os hobbies dos proprietários de casas.
Paleta de cores
O esquema de cores principal do design escandinavo é branco, e isso não é por acaso. Este tom versátil reúne todos os detalhes do interior em uma composição estilística. Os tons claros refletem os raios de sol e parecem encher os quartos de luz, tão escassa nos territórios do norte. Semitons de cinza podem ser uma alternativa ao branco. Dependendo da tonalidade selecionada, o cinza pode tornar o ambiente mais leve, sofisticado e tranquilo, ou, ao contrário, adicionar um elemento de drama.
Linhas pretas contrastantes são permitidas em um fundo claro sólido - elas expandem visualmente o espaço e corrigem sua geometria.
Mas os acentos devem ser brilhantes. Os designers concordam que os contrastes podem estar presentes na sala na forma de arandelas, vasos de flores, prateleiras decorativas. Cores ligeiramente suaves estão na tendência: amarelo, rosa, turquesa e vermelho.
E também o verde é freqüentemente usado no interior. Isso lembra o amor dos escandinavos pela vida selvagem. Pode ser visto em qualquer lugar - desde flores na varanda a elementos decorativos e têxteis.
Decoração e têxteis
Uma casa escandinava é impensável sem têxteis. No verão, são mantas e almofadas que conferem um ambiente aconchegante à sua casa. No frio, usam-se peles de animais - cobrem sofás macios, decoram banquetes, cadeiras e até mesmo colocam nos peitoris das janelas. A sua textura felpuda suaviza ligeiramente o design contido, enchendo-o de uma sensação de calor.
Um elemento indispensável em uma casa de estilo escandinavo é um tapete macio, geralmente com uma longa pilha. Pode ser simples ou ter uma impressão de contraste claro. Tal elemento é apropriado em qualquer estação do ano, nunca sairá de moda - você pode pintar as paredes ou trocar os móveis, mas o carpete será relevante, independente das tendências da moda.
Scandi exige naturalidade, por isso linho, algodão e juta são usados aqui. Panos mistos são permitidos no banheiro e na cozinha - são mais resistentes ao desgaste e fáceis de limpar.
Ao contrário de outras tendências minimalistas, os quartos escandinavos permitem elementos decorativos. Há sempre um lugar para velas caseiras, brinquedos costurados e vasos de flores amarrados à mão. Cartazes lacônicos e em molduras brancas, painéis, adesivos, pinturas e colagens de fotografias em preto e branco são muito populares. Nas estantes das estantes existe sempre um local para composições decorativas de pedra, musgo, gravetos e madeira morta.
Quanto às cortinas, cortinas densas não são utilizadas aqui. Aqui, persianas enroláveis com forro blackout são mais adequadas.
Iluminação
A iluminação no interior do scandi é apenas multinível e, ao mesmo tempo, diversa. A luz difusa do teto é representada por uma série de luzes suspensas ou holofotes. Lustres centrais quase nunca são usados, pois fornecem iluminação irregular.
Todas as áreas funcionais estão equipadas com luminárias de cabeceira, luminárias de chão, arandelas de parede e luminárias de mesa. O destaque de nichos, prateleiras e outros elementos decorativos parece relevante, mas a temperatura da faixa de LED deve ser fria.
Como alternativa ao neon futurista, você pode pendurar bolas de guirlanda aconchegantes.
Decoração de salas diferentes
Considere projetos de design típicos para a implementação de design escandinavo em várias salas.
Cozinhas
O design nórdico do bloco de cozinha deve incorporar liberdade, praticidade e nobreza lacônica.
- As paredes, principalmente na área de cozinha, são revestidas de azulejos brancos.
- Na funcional sala de jantar, é permitido cobri-la com leve gesso decorativo.
- O chão é em pedra, laminado ou ladrilhos da cor de madeira ou em tons de cinza claro frio.
- Construções de cores claras são usadas para decoração.
- A mesa de jantar é selecionada com tampo de mesa de madeira, cadeiras, de preferência sem encosto e pernas esculpidas. Uma boa solução seria toalhas de mesa de linho leitosas.
- A iluminação na forma de arandelas de teto com cortinas de vidro complementará a impressão geral. E um bule, que também deve ser no estilo Scandi.
Sala de estar
Se você organizar corretamente uma sala de estar em um design escandinavo, então ela respirará invariavelmente a calma e a regularidade das terras do norte. Para organizar uma sala comum, você deve escolher a sala mais espaçosa, com grandes janelas com vista para o lado ensolarado.
- As paredes são revestidas com gesso texturizado. O teto também é branco como a neve - esta é a cor principal do estilo, ela revela perfeitamente o ambiente da decoração nórdica.
- Coloque parquete ou laminado no chão. O esquema de cores pode ser cinza frio ou um tom mais quente de madeira.
- Na sala de estar, o zoneamento certamente é realizado. Nele é imprescindível equipar um local de descanso com mesa alta de vidro.
- Os móveis devem ser despretensiosos, sem decoração volumosa, padrões cativantes e elementos maciços. Várias almofadas devem ser colocadas no sofá - elas se tornarão um toque de estilo, um toque de brilho na decoração geral restrita.
- O design da sala é complementado por uma lareira. A zona da chaminé é em tijolo branco e os pés em pedra castanha escura.
Quartos de dormir
O quarto deve evocar uma sensação de paz, por isso é necessário criar um ambiente que lhe permita mergulhar num sono profundo.
- A parede na cabeceira da cama é forrada com madeira. Todas as outras superfícies são acabadas com gesso texturizado em tom nude claro.
- Pinte o teto de branco.
- Na área da cama, certifique-se de colocar um tapete com uma longa pilha ou uma pele branca de animal.
- Nas laterais da cama, é necessário colocar um par de pedestais lacônicos com pequenas lâmpadas de vidro fosco.
- Os tecidos em um quarto nórdico devem ser ligeiramente rosados ou cremosos.
- É permitido o uso de um grande lustre de cristal. Como alternativa, você pode instalar uma luminária de chão com uma sombra clara.
Corredor
O hall de entrada é a primeira coisa que o hóspede vê ao entrar na casa. Portanto, deve ser fornecido com escrupulosidade particular. À primeira vista, eles devem evocar associações com consideração e ergonomia. A porta da frente deve ser de madeira, a tonalidade do verniz deve ser o mais próximo possível das cores naturais.
O acabamento é feito de materiais práticos e de fácil limpeza. Superfícies verticais e corrimãos de escada podem ser pintados em creme.
O branco no corredor não é prático o suficiente, porque devido à poluição frequente, ele perde rapidamente sua pureza de sombra. A parte inferior é geralmente cortada com painéis.
O chão deve ser ligeiramente mais escuro do que as paredes, é ideal colocar uma pedra de cores frias.
Os móveis devem ser necessários apenas: uma cômoda, um cabide de parede e um espelho. Na zona debaixo da escada, pode equipar um roupeiro com paredes duplas.
Banheiro
Um banheiro no estilo Scandi deve simbolizar a pureza e o frescor gelado da natureza do norte da Europa. Portanto, combinações de tons de branco e mar devem prevalecer em seu interior.
Por exemplo, o design parece espetacular quando três paredes são brancas e uma é azul.
Uma cortina barata com uma impressão subaquática pode se tornar um acento elegante.
Exemplos elegantes no interior
Ao organizar os interiores escandinavos, você deve pensar em tudo, nos mínimos detalhes, levando em consideração os desejos básicos da casa. Só neste caso, o design nórdico será para você não apenas um ambiente elegante, mas a base de uma casa aconchegante onde você deseja passar mais tempo com seus entes queridos:
- na maioria das vezes o estilo escandinavo é decorado em chalés;
- mas pode ser implementado com sucesso em um pequeno apartamento de um cômodo, mesmo em um pequeno "Khrushchev";
- a dacha parece boa, decorada em estilo escandinavo;
- este estilo é adequado tanto para mulheres quanto para homens;
- e mais alguns exemplos reais de design de casas e apartamentos no estilo nórdico.
Para o estilo escandinavo no interior, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.