Estilo sueco no interior

Contente
  1. Traços específicos
  2. Acabamentos e cores
  3. Seleção de móveis
  4. Têxteis, iluminação e acessórios
  5. Exemplos de interiores elegantes

O estilo sueco faz parte do estilo interior escandinavo e é uma combinação de tons claros e pastéis, materiais naturais e um mínimo de itens de decoração. Os suecos preferem o minimalismo no interior, materiais ecológicos. Geralmente abandonam o luxo em favor da funcionalidade, do espaço livre e tranquilo.

Traços específicos

No interior sueco, você pode ver um padrão - moderação e tranquilidade. Os móveis, a decoração e o ambiente como um todo não são chamativos, mas moderados e funcionais. Dos recursos característicos, o seguinte pode ser distinguido:

  • o esquema de cores das paredes e da sala como um todo é em tons pastéis, no entanto, às vezes os designers podem usar uma cor de destaque para destacar uma peça do interior (sofá, carpete);
  • os móveis são feitos de madeira clara, geralmente caducifólia;
  • os itens de decoração de interiores são feitos de materiais naturais - madeira, galhos, tocos, musgo, este design do quarto já é característico da interpretação moderna do estilo sueco;
  • muita luz (natural e artificial);
  • a ausência de cortinas pesadas e densas, geralmente persianas leves ou cortinas translúcidas;
  • se a decoração for usada, então é muito lacônica, por exemplo, um vaso de chão para flores, um tapete ou almofadas de sofá;
  • o layout é executado de forma que haja muito espaço livre na sala.

Este estilo de interior é adequado tanto para uma casa de campo quanto para um apartamento.

Acabamentos e cores

Os materiais naturais são usados ​​principalmente para decoração.

  • As paredes são pintadas com tinta branca ou clara ou papel de parede de tons claros é colado. Às vezes há um acabamento combinado: três paredes são pintadas com tinta e o papel de parede é colado na quarta, que pode ser acentuado no ambiente. Além disso, a decoração da parede pode ser feita com tijolos de cor clara. Essa técnica é usada para realizar o zoneamento de salas. Na casa de banho e na cozinha, as paredes são acabadas com azulejos em tons claros.
  • Para decorar o teto, use as opções clássicas: teto tenso, gesso, papel de parede ou drywall. Os tons são geralmente claros e pastéis. Para dar um toque especial ao interior da casa, o canto entre as paredes e o teto é decorado com molduras de gesso.
  • O chão é coberto com uma placa de parquete laminado ou de cor clara ou eles podem usar ladrilhos como piso.

A cor principal do interior será o branco, que prevalecerá no esquema de cores geral. Os demais tons são selecionados vários tons mais quentes do que o branco principal. Pode ser bege, leitoso e outras cores pastel. Além disso, a paleta pode ser diluída com tons de marrom e cinza para combinar com a cor da madeira.

Claro, não está completo sem detalhes brilhantes. As opções são tons de azul, roxo, verde, vermelho ou amarelo. Os itens de interior dessas cores não devem se destacar muito e devem ser inseridos no interior, combinando com pequenas decorações de tons semelhantes. No interior, você pode combinar duas ou três cores de destaque.

Seleção de móveis

Móveis de madeira clara são adequados para o estilo sueco. Este estilo é caracterizado pela economia de espaço e praticidade, portanto, a transformação de móveis é muito usada.

  • Para a sala de estar uma excelente escolha seria um grande sofá leve, poltronas e pufes, que não precisam ser do mesmo conjunto, mas devem ser combinados entre si. Um grande número de lugares para sentar permite que cada membro da família faça suas próprias coisas na sala de estar ou reúna um grande grupo de amigos. Eles serão complementados por uma pequena mesa de madeira sobre a qual você poderá colocar revistas e livros, organizar xícaras ou preparar um jogo de tabuleiro para a empresa.
  • No quarto há necessariamente uma cama grande, que é complementada por duas mesinhas de cabeceira. Uma cômoda ou guarda-roupa também está instalada. Se o espaço permitir, você pode colocar uma penteadeira.
  • Móveis de vime também podem ser adicionados às salas de estar. - cadeiras ou poltronas que agregam aconchego e conforto ao ambiente.
  • Para equipamentos de cozinha uma mesa de jantar padrão com cadeiras e um conjunto de cozinha com sistemas de armazenamento fechados na parte superior e inferior servem.
  • Para corredor ou corredor eles escolhem um mínimo de móveis: um aparador ou cômoda, um cabide para agasalhos e um espelho de parede.
  • No banheiro instale um armário de luz para vários acessórios e, possivelmente, prateleiras, bem como um espelho. Os chuveiros são usados ​​com muito menos frequência do que os banhos.

Têxteis, iluminação e acessórios

Têxteis neste estilo são geralmente monocromáticos, tons pastéis. Os padrões podem ser encontrados em almofadas, tapetes, roupas de cama ou louças.

Normalmente, são padrões geométricos ou uma estampa floral discreta.

Quanto à iluminação, os suecos não poupam nisso. Na Suécia, o tempo ensolarado é raro, então os proprietários de apartamentos tentam deixar suas casas o mais iluminadas possível e usar muitos acessórios de iluminação.

Em cada sala, além da fonte de luz principal no teto, outras adicionais também são colocadas. No quarto, pode ser lâmpadas de cabeceira, na sala de estar - lâmpadas de chão, arandelas de parede. Você também pode destacar móveis ou acentuar a parede com luz. Para zonear a sala, você pode adicionar holofotes ao teto. Na cozinha, é costume iluminar a área de jantar com luz, e fontes de luz adicionais podem ser instaladas acima da bancada e do fogão.

Como a cor principal do interior é o branco, a luz se refletirá nas superfícies e tornará o ambiente mais claro e espaçoso. Além disso, no estilo sueco, eles não usam cortinas grossas para não perder a luz do dia.

Não exagere com a decoração e os acessórios em estilo sueco, mas sem eles o quarto parecerá desconfortável e muito profissional. Como o mobiliário e a decoração dos quartos são bastante rigorosos e discretos, os acessórios são responsáveis ​​pelo conforto do lar. O destaque principal na sala pode ser um tapete com uma impressão incomum ou uma cor atraente. Pode ser complementado por almofadas combinando de forma que não haja uma variação muito óbvia de tonalidades.

A sala pode acomodar livros nas estantes, e além deles - garrafas decorativas, pratos ou estatuetas. Você também pode colocar fotos, relógios ou velas em castiçais originais nas prateleiras.

As paredes serão diluídas com pinturas ou fotografias em molduras. Você pode colocar um vaso grande no chão. Plantas de casa grandes complementarão o interior. As almofadas podem ser combinadas com um cobertor de poltrona.

É importante não usar tudo de uma vez, porque o estilo sueco geralmente é calmo e contido. A principal tarefa dos acessórios aqui é dar um toque caseiro ao ambiente e não sobrecarregá-lo.

Exemplos de interiores elegantes

O estilo sueco é adequado para muitos proprietários e para quase todas as casas. Combina contenção, simplicidade, conforto e praticidade. É aconchegante sem detalhes desnecessários e por isso é capaz de satisfazer os desejos dos amantes dos clássicos e das tendências modernas.

  • O quarto é dominado por cortinas claras, mas a ênfase está na cama e no espelho. Quadros e flores frescas são usados ​​como decoração.
  • O interior da cozinha é apresentado em combinações de cores clássicas, plantas vivas, pratos, lâmpadas originais são usados ​​como decoração.
  • A abundância de sombras claras no interior enche a sala de luz e expande visualmente o espaço.
  • Nesse interior, a ênfase está no carpete, que será complementado por almofadas e pinturas.
  • O banheiro de estilo sueco é feito em cores claras com decoração minimalista. O interior combina azulejos e madeira.

Para uma visão geral de um apartamento de estilo sueco, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário