Tudo sobre estilo shabby chic

Contente
  1. O que é isso?
  2. Espectro de cores
  3. Instalações de acabamento
  4. Variedade de móveis
  5. Elementos têxteis
  6. Iluminação
  7. Estilo em salas diferentes
  8. Exemplos no interior

No processo de decoração de interiores de qualquer divisão, é muito importante determinar o estilo com antecedência. Você pode fazer isso sozinho ou com a ajuda de designers profissionais. Hoje vamos falar sobre o estilo shabby chic, e também aprender como usá-lo para decorar ambientes e ambientes da sua casa.

O que é isso?

Se você tentar resumir as principais características e propriedades do estilo shabby chic, então deve-se notar que ele é frequentemente chamado de romântico e aconchegante. No âmbito deste design, tanto as novas soluções tecnológicas como os motivos interiores mais tradicionais e familiares são combinados com sucesso. A própria frase "shabby chic" veio do idioma inglês para o russo, mas na tradução parece "shabby chic" ou "shabby chic". Isso se deve ao fato de que a base desse estilo são os móveis "antigos", sem eles não será possível decorar um determinado quarto no estilo "shabby chic".

Se falamos da história do surgimento desta tendência, então devemos destacar que isso aconteceu na década de 80 do século XX. Durante esse tempo, o chique gasto se espalhou e se apaixonou por muitas pessoas. A fundadora desse movimento é Rachel Asheville. No processo de arrumar sua própria casa, ela comprou móveis antigos e usados ​​em mercados de pulgas e lojas de antiguidades. A inglesa restaurou parcialmente e processou os itens adquiridos. Após Rachel finalizar o projeto do quarto, colocando no quarto não apenas os móveis antigos adquiridos, mas também outros elementos (mais modernos), ela se surpreendeu com a mistura resultante.

Assim, analisando as características únicas do estilo shabby chic, podemos concluir que se você deseja decorar qualquer cômodo da sua casa com ele, então deve seguir uma regra simples e combinar móveis antigos e modernos. Graças a isso, você pode obter o efeito de camadas de estilos diferentes. Deve-se ter em mente que, apesar da combinação incomum de objetos de estilos diferentes, eles devem ser comparáveis ​​em cores para criar um conjunto completo.

O olho destreinado de um iniciante muitas vezes confunde estilo chique surrado com provençal. No entanto, deve-se ter em mente que, de fato, essas direções diferem significativamente umas das outras. De um modo geral, é geralmente aceito que shabby chic é mais adequado para as mulheres do que para a metade masculina da humanidade.

No entanto, essa regra inclui um grande número de exceções, portanto, se um jovem deseja decorar seu quarto de acordo com os princípios do chique gasto, a opinião geralmente aceita não deve impedi-lo.

Espectro de cores

No processo de decoração de uma sala em um estilo particular, deve-se dar atenção primária ao esquema de cores apropriado. O chique surrado não é exceção. Portanto, em primeiro lugar, deve-se destacar que o estilo shabby chic é inerente às cores de uma paleta de luz. Isso se deve ao fato de que, no processo de restauração de móveis antigos, eles costumam ser revestidos com tinta branca. Ao mesmo tempo, uma camada de tinta nem sempre esconde a estrutura de "madeira" muito distinta, que é uma característica única do design.

Considere alguns tons populares que podem ser usados ​​no design de um quarto chique gasto.

  • Branco. Branco e seus tons (leitoso, cremoso, creme, etc.) são as opções de cores mais comuns. Isso se deve ao fato de que esses tons denotam tradicionalmente nobreza e pureza. Mas, ao mesmo tempo, são bastante intensos.
  • Bege. Pelo fato dos tons de bege se caracterizarem pela presença de notas amarelas em sua composição, eles criam aconchego e conforto em sua casa. Os tons bege são escolhidos por aqueles para quem as cores branco-neve são muito restritas.
  • Azul e verde. Se você decidir usar esses tons no processo de decoração de um quarto no estilo shabby chic, então você deve ter em mente que em nenhum caso eles devem ser excessivamente claros e saturados.
  • Hortelã. A cor pastel de menta pode dar energia e vivacidade ao interior. Esta tonalidade é considerada uma das mais elegantes e modernas, por isso é escolhida por muitos designers (iniciantes e profissionais).
  • Cinza. O cinza (em oposição ao bege) é frio e contido. Se esta sombra for combinada com uma flor de freixo ou pérola, então você pode dar ao desenho uma certa nobreza. Na maioria das vezes, os homens preferem tons de cinza.
  • Roxa. Como parte do estilo shabby chic, um tom roxo escuro é usado. Ele é capaz de criar uma atmosfera misteriosa, enigmática e um tanto ambígua em seu quarto.
  • Cor de rosa. Para que a cor rosa não pareça desajeitada dentro do design, mas, pelo contrário, dá ao interior uma luz especial e um clima romântico. É necessário usar apenas tons de rosa claro e evitar cores muito brilhantes e saturadas.
  • Marrom. A este respeito, estamos nos referindo aos tons amadeirados naturais que podem ser encontrados na natureza. Eles vão bem com móveis antigos e outros móveis de madeira (como molduras de fotos).
  • Metal. Os tons metálicos, como os amadeirados, se encaixam perfeitamente no interior chique e surrado. Com a abordagem certa, eles podem se tornar detalhes de cores e interiores incomuns e elegantes. No processo de projetar um ambiente e escolher um esquema de cores, é muito importante levar em consideração o fato de que os tons selecionados devem ser bem combinados uns com os outros. Além disso, em nenhum caso a sala deve ser monocromática.

Se você deseja manter o minimalismo de cores, pode escolher vários tons de um grupo de cores.

Instalações de acabamento

Você pode decorar uma sala com o design shabby chic com suas próprias mãos e com a ajuda de especialistas treinados e qualificados. Em que este estilo é adequado tanto para uma grande casa de campo privada ou casa de verão, como para um pequeno apartamento de um quarto. Hoje, em nosso artigo, chamamos sua atenção para uma master class de interiores sobre decoração de quartos no estilo shabby chic.

Andares

A solução de pavimento shabby chic mais tradicional e comum é a escolha do pavimento de madeira. No entanto, além disso, você pode usar ladrilhos de pedra ou cerâmica, tapetes e assim por diante. Em primeiro lugar, você deve começar pelo propósito da sala. Freqüentemente, o piso escolhido é coberto com cores claras.

Paredes

No processo de decoração de paredes, você pode usar opções como:

  • alvenaria;
  • Madeira;
  • papel de parede;
  • gesso;
  • quadro;
  • estuque e assim por diante.

Ao mesmo tempo (como no caso dos pavimentos), recomenda-se dar preferência a tonalidades claras. Também é apropriado usar uma variedade de enfeites e gravuras.

Tetos

Para decorar o teto, você pode usar peças de gesso, esticar tetos brilhantes, pintura (por exemplo, rachaduras artificiais) e assim por diante. O centro do teto (local de fixação do lustre) pode ser decorado com molduras de estuque. Deve-se ter em mente que não é necessário escolher apenas uma opção, você pode combinar várias soluções que desejar. A opção de design mais simples para o teto é a caiação.

Variedade de móveis

Como mencionado acima, a base do interior chique gasto são os móveis antigos. Em que é aconselhável escolher itens que tenham diferentes "marcas" da antiguidade: por exemplo, podem ser arranhões, rachaduras, cantos lascados. Ao mesmo tempo, no processo de escolha de móveis, vale a pena focar não apenas na aparência do móvel, mas também em sua funcionalidade. No processo de arrumação dos móveis, você deve se esforçar para garantir que o ambiente seja o mais confortável possível.

Em termos de formato, é aconselhável escolher móveis com formas arredondadas, pernas e cachos inusitados.

Considere as características típicas de móveis chiques e gastos:

  • a presença de decorações e acessórios adicionais como molduras, fresas, cornijas, rodapés e assim por diante;
  • os acessórios dos móveis devem ser feitos de latão, cobre, bronze e assim por diante;
  • móveis com vitrais, mosaicos, decupagem e assim por diante;
  • a presença de padrões esculpidos, ornamentados e perfurados e assim por diante.

Quanto às características distintivas do design shabby chic, podemos notar o fato de que os designers costumam usar móveis incomuns como bancos, escritórios, penteadeiras e assim por diante. Além disso, o uso de uma variedade de móveis de vime é apropriado. Também é importante prestar muita atenção ao estofamento dos móveis.

Recomenda-se dar preferência a tecidos como veludo, veludo, brocado, cetim e couro. A presença de bordados é possível.

Elementos têxteis

No processo de decoração de uma sala no estilo shabby chic, recomenda-se prestar atenção à decoração e aos têxteis, a saber:

  • cortinas com muitos drapeados, com acabamentos inusitados e vários detalhes;
  • colchas e cobertores para camas, sofás, poltronas;
  • coberturas de móveis;
  • toalhas de mesa e guardanapos de mesa;
  • almofadas decorativas e assim por diante.

Nesse caso, é recomendável escolher os elementos têxteis feitos de tecidos naturais. A presença de estampas e ornamentos (por exemplo, florais ou animalescos) é aceitável.

Muitas vezes, os elementos com arcos são escolhidos (na maioria das vezes eles serão relevantes se você estiver decorando um quarto para uma menina). Quanto ao esquema de cores, deve corresponder à paleta aceitável dentro do shabby chic, os tons devem combinar com o resto do ambiente ou desempenhar o papel de acentos de cores.

Iluminação

A regra básica de iluminação é distração e baixo brilho. Já para os objetos diretos de iluminação, o elemento principal deve estar presente - um lustre. Recomenda-se dar preferência a lustres maciços que possuam vários detalhes decorativos (por exemplo, pingentes de cristal).

Além do mais, lâmpadas de piso e arandelas são permitidas dentro da estrutura de luminárias shabby chic. Eles podem ser equipados com abajures de tecido com babado ou babado. Os candeeiros de pé podem ser de mesa ou de chão. Muitas vezes, a iluminação é usada para zoneamento.

Estilo em salas diferentes

O estilo Shabby Chic é adequado para decorar qualquer divisão da sua casa. Nesse caso, o principal é seguir algumas regras simples, que discutiremos com mais detalhes em nosso artigo.

Na sala de estar

Tradicionalmente, a sala de estar é o local de recepção dos hóspedes (daí o nome da sala), bem como os quartos em que toda a família se reúne para ver televisão ou comunicar. Para dar a esta sala o estilo desejado, recomenda-se o uso de grandes lustres, sofás antigos e aparadores de estilo retro. Quanto ao acabamento, deve cumprir as seguintes regras e regulamentos:

  • os pisos devem ser de madeira, pois este material cria um aconchego geral na sala;
  • no processo de decoração do forro, recomenda-se escolher as soluções mais padronizadas e clássicas, por exemplo, pode ser caiado;
  • você pode mostrar com segurança sua imaginação e criatividade no processo de decoração de parede: dependendo de suas preferências e desejos individuais de gosto, você pode escolher gesso, papel de parede, alvenaria e assim por diante (uma combinação de várias opções está disponível).

Acredita-se que a decoração da sala deve ser o mais variada possível e composta por um grande número de detalhes. Além disso, isso se aplica a elementos de iluminação e móveis, até mesmo têxteis.

Uma lareira com uma variedade de elementos forjados que atuam como decoração ficará adequada neste estilo. Além disso, a lareira pode ser real e artificial. Muitas vezes, espelhos enormes são instalados na sala de estar chique e surrada.

Na cozinha

De um modo geral, a escolha de um estilo chique gasto para decoração de cozinha é uma ocorrência bastante rara. Isso se deve principalmente ao fato de que o próprio estilo requer um cuidado bastante regular e meticuloso. Mas se você está pronto para realizar uma limpeza constante, as regras geralmente aceitas não devem impedi-lo de forma alguma e limitar seus desejos. Ao mesmo tempo, no estilo shabby chic, você pode organizar a cozinha e a área de jantar (se o tamanho da sala permitir). Portanto, para começar, um conjunto de cozinha gasto pode se tornar a base do seu projeto. Nesse caso, você pode comprar móveis antigos imediatamente ou criá-los você mesmo usando pintura (ou outros métodos de design). Para maior comodidade, você pode escolher um fone de ouvido estilo Provença ou Barroco.

Quanto à decoração da sala de jantar, o centro desta sala deve ser elegante e atraente, de tamanho bastante grande. As cadeiras também devem ser adequadas. Se você mora em uma casa particular e há grandes janelas em seu quarto, você pode criar banquetes a partir de seus peitoris. Para fazer isso, você precisa escolher a cor combinando, mas ao mesmo tempo almofadas e costas confortáveis ​​e funcionais.

De modo geral, combinar uma sala de jantar chique e surrada com uma área de cozinha (de trabalho) é uma solução bastante popular à qual recorrem muitos fãs desse tipo de design.

No quarto

O quarto é o quarto chique gasto mais popular. Isso se deve ao fato de que a finalidade das instalações coincide plenamente com os valores e princípios de estilo. O elemento central do quarto é a cama, portanto, atenção especial deve ser dada à escolha deste móvel em particular. Portanto, é aconselhável escolher uma cama, a cabeceira da qual será surrada e decorada "antiga".

Considere as seguintes opções de design possíveis para a cabeceira da cama no quarto:

  • cabeceira de madeira surrada;
  • cabeceira forjada com elementos vazados;
  • uma cabeceira macia que proporciona o máximo de conforto e conveniência (é importante escolher tecidos macios e funcionais que não se desgastem com o uso constante e também combinem com o esquema de cores exigido) e assim por diante.

Além da cabeceira da cama, você deve prestar atenção aos outros elementos decorativos da cama. Então, se desejar, você pode usar cortinas ao redor da cama: pode ser um dossel, cortinas ou uma cortina de luz em todo o perímetro. Na hora de escolher uma cama, também é importante dar preferência a móveis que tenham altura suficiente. Os elementos de suporte devem ser as pernas, não a caixa. É desejável que sejam delicados e se encaixem no estilo geral.

No entanto, deve ser lembrado que além da cama, podem haver outros elementos no quarto. Portanto, seria adequado equipar uma área de lazer (por exemplo, colocar várias poltronas ou um sofá confortável). E também de grande importância são os vários elementos decorativos que podem ser colocados em mesas de cabeceira ou prateleiras. Dependendo de suas preferências e desejos individuais, você pode escolher móveis e decoração de várias formas.

Por exemplo, escolha formas claras e austeras para criar uma atmosfera nobre e discreta. Mas se um cenário romântico estiver perto de você, soluções openwork servirão.

No berçário

O estilo shabby chic pode ser usado para decorar o quarto de uma criança para uma menina. Em primeiro lugar, isso se deve ao esquema de cores que é característico de tal design. Em que é permitido o uso de soluções tecnológicas, por exemplo, a informática, sem a qual nenhum adolescente pode prescindir. Dependendo do caráter e das preferências da criança, você pode dar ao ambiente um clima mais sério - para isso, é recomendável usar uma combinação de tons de cinza, branco e bege. Mas para uma atmosfera mais romântica e leve, diferentes tons de rosa servem.

No banheiro

Tanto para a cozinha quanto para o banheiro, o estilo shabby chic é bastante problemático. No entanto, se desejar, você também pode implementar essa ideia. Neste caso, a casa de banho deve ser bastante espaçosa. Então, para paredes e tetos, você pode usar ladrilhos de cerâmica. Detalhes de mosaico também serão adequados (pode ser feito de um espelho ou vidro). Neste caso, é recomendável evitar quantidades excessivas de decoração.

Exemplos no interior

Vejamos alguns exemplos do uso do estilo shabby chic em design de interiores.

  • Decoração aconchegante e estilosa de quarto infantil para meninas.
  • Sala de estar, feita de acordo com todas as regras e princípios de estilo.
  • O estilo chique gasto pode adicionar originalidade à cozinha e à sala de jantar.

Para obter informações sobre como decorar um interior no estilo shabby chic, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário