Estilo de chalé no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Opções de acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Paleta de cores
  5. Decoração e têxteis
  6. Iluminação
  7. Regras de registro
  8. Como decorar quartos individuais?
  9. Exemplos elegantes no interior

As possibilidades do design moderno são tais que agora já não é difícil para qualquer proprietário decorar a sua casa como é habitual noutros países. O resultado é original e incomum, fresco e esteticamente atraente. Uma das tendências da moda mais em alta dos últimos tempos é o estilo do chalé, que merece um olhar mais atento.

O que é isso?

Muitos povos com cultura popular no mundo apresentaram arquitetura e sua visão de decoração de moradias. Se falamos da casa tradicional de uma pessoa relativamente pobre, e não dos magníficos palácios da nobreza, então, em termos gerais, esse estilo de interior é chamado de rústico, embora seja, obviamente, errado generalizar - além do ênfase em materiais naturais e um mínimo de modernidade, pode não haver quaisquer outras características semelhantes para ser. Por isso, distinguem-se estilos rústicos distintos, característicos de cada região específica, e o estilo chalé é uma espécie de versão suíça do país.

Inicialmente, o chalé se caracterizou pela simplicidade, pois a história do estilo, como a maioria das tendências de arquitetura e design rural, começa com os pobres. No início, os pastores viviam nessas casas nas montanhas da Suíça e não tinham nada além de madeira na ponta dos dedos e não viam muito sentido nas delícias interiores - simplesmente porque trabalhavam ao ar livre e só passavam a noite em o edifício.

Hoje, a simplicidade e a naturalidade são as características mais cativantes do estilo da arquitetura de montanha suíça.

Este estilo no original não é apenas o interior, mas também o exterior, no entanto, muitos proprietários vão querer recriar a estética que gostam em um apartamento de um edifício de vários andares - isso também é possível, mas então é melhor escolher uma habitação de dois níveis. A descrição do interior do chalé pode ser dada em algumas teses simples:

  • os principais materiais de decoração e decoração são pedra e madeira, se não naturais, pelo menos artificiais plausíveis;
  • o uso de materiais clássicos como metal, couro e peles é incentivado;
  • o piso de madeira não precisa de acabamento - nem mesmo é pintado;
  • os pastores não tinham tempo para se dedicar às belas artes - os móveis deveriam ser simples e rústicos, esse é o seu encanto;
  • o teto precisa de vigas de madeira, que praticamente não apresenta sinais de beneficiamento;
  • o aconchego é criado pelos têxteis, portanto, deve haver muito;
  • a iluminação simula natural, luz moderna brilhante é inaceitável - escolha holofotes com luz difusa.

Opções de acabamento

A regra principal do estilo de chalé não é buscar fins decorativos expressivos, não perseguir formas complexas, mas também não se aprofundar na geometria precisa. Os pastores suíços não tinham tempo para esculturas ornamentais em madeira, mas não tinham tempo e desejo de criar superfícies perfeitamente planas. - na natureza não existem árvores perfeitamente uniformes, e os construtores dos séculos passados ​​simplesmente escolheram o espécime mais adequado para processá-lo menos.

Preste atenção ao fato de que o chalé é um estilo totalmente arejado: não havia pouca madeira nas encostas das montanhas, era de graça, então os suíços maciçaram as paredes, o teto e as portas internas, com ênfase na durabilidade.

Sten

A casa tradicional em estilo chalé foi dividida em dois níveis, com o primeiro nível geralmente construído em pedra e o segundo nível de madeira. Em nossa época, este conjunto foi complementado por um material de construção tão popular como o tijolo. No original, os pastores suíços não se preocupavam particularmente com o acabamento dessas superfícies e, teoricamente, você pode fazer o mesmo - isso é especialmente verdadeiro no segundo piso, de madeira. O que já parece bem aconchegante.

Uma pessoa moderna, mesmo que adore o romance alpino, pode ficar um pouco desanimada se tiver que viver toda a sua vida nas condições descritas acima. Para tornar as paredes habitualmente uniformes e simplificar seu cuidado eliminando locais de difícil acesso, as paredes do pavimento de pedra podem ser rebocadas e depois pintadas num tom bege neutro que não se destaca da gama geral.

Porém, mesmo neste caso, as paredes de madeira nua do segundo andar geralmente não prejudicam a decoração.

Paulo

Como na situação com o teto descrito acima, em um chalé alpino real, o piso parece extremamente simples - é uma viga de madeira que não difere nem por uma superfície perfeitamente plana, nem mesmo por um toque de tinta ou verniz. Pode parecer aconchegante à sua maneira, mas pelos padrões modernos, é completamente impraticável.

Diante disso, o piso continua sendo aplicado, mas também com muito cuidado para não violar o estilo. Parquet, como um atributo indispensável de alta prosperidade, é completamente inapropriado aqui, mas qualquer imitação de um piso de tábuas serve. E você também pode escolher um laminado ou até mesmo ladrilhos, todos nos mesmos tons amadeirados discretos.

Essa solução, é claro, não rangerá como tábuas de assoalho de madeira reais, mas o conforto dos sons de uma casa rural real perdem irremediavelmente para a conveniência de manutenção e reparo.

Teto

Os pastores nos Alpes tratavam o teto da mesma forma que as paredes com o chão - sua tarefa era simplesmente fazer um telhado que não vazasse e ninguém se importava com a decoração. Na verdade, a sobreposição entre pisos e a cobertura foram montadas a partir de vigas de coníferas, o que em si é bastante bonito, pois essa decisão foi justificada.

Na hora de construir uma casa particular, você pode seguir a tecnologia, seguir da mesma forma, simplesmente construindo a parte superior do prédio com os materiais indicados. Se isso não for possível, o teto de ambos os pisos deve ser revestido com painéis de madeira para preservar a autenticidade e o cheiro.

Alternativamente, você pode considerar imitações de plástico, que custarão menos, mas é melhor não economizar dinheiro assim, porque o ambiente do chalé não é só design, mas também cheiro. Não se esqueça também que os suíços reforçaram os tetos das casas alpinas com travessas e troncos inteiros para maior resistência. - mesmo que o acabamento oculte materiais modernos confiáveis, você ainda deve respeitar as principais características do design.

Seleção de móveis

O mobiliário das instalações deve parecer como se o seu tataravô o tivesse feito com as próprias mãos: claramente muito antigo e barato, mas maciço e tricotado, como dizem, durante séculos. Não há objetos delicados e bonitos aqui - tudo é grande e sólido. Cadeiras de vime são permitidas, como uma exceção à regra geral, mas no contexto de todo o resto, elas devem ser exatamente como o orgulho de toda a família.

A maioria dos móveis simplesmente não tem decoração - o aspecto pitoresco de todo o mobiliário deve ser brutal, não sofisticado. Se o estofamento é feito de tecido e está presente, então o tecido costuma ser escolhido monocromático e em tons discretos, como o mesmo bege.

As aplicações de couro nos móveis são permitidas apenas na sala de estar, que é tradicionalmente, em qualquer estilo, um local onde os proprietários demonstram o que há de melhor e mais caro.

Paleta de cores

Podemos presumir com segurança que os amantes de uma paleta brilhante de design de interiores não se sentirão muito confortáveis ​​em um chalé de verdade, porque a variedade de tons aqui é muito limitada.Se um edifício for construído ou acabado de acordo com o estilo, então haverá na verdade cerca de quatro tons básicos - cinza pedra, marrom amadeirado, bem como branco e pretotípico para peles de ovelha. Os pastores suíços simplesmente não tinham decorações brilhantes e não precisavam delas - as vistas eram tais que era melhor olhar para lá.

A abordagem moderna praticamente não mudou essa tendência de forma alguma, portanto, até mesmo têxteis e estofados para móveis são escolhidos monocromáticos, parecendo extremamente simples. Partindo desta regra, você corre o risco de quebrar a integridade do estilo.

Decoração e têxteis

Com todo seu amor por pedra e madeira, os moradores dos Alpes certamente não se sentiriam confortáveis ​​morando em casas onde não houvesse tecidos, principalmente porque pastavam ovelhas, o que fornecia lã e peles. Nas condições da maior simplicidade dos contornos dos móveis e na ausência de uma decoração plena, foram os elementos têxteis os responsáveis ​​pelo conforto das instalações.

Ao mesmo tempo, cortinas, roupas de cama e estofados de móveis estavam sujeitos à mesma regra de seleção de cores já mencionada acima. - nenhuma variedade desnecessária e efeito decorativo indicativo. As cores principais permanecem os tons de cinza e marrom com inserções de branco e preto, mas em geral existe uma regra segundo a qual cada item deve ser monocromático.

Quanto à decoração, não é fácil escolher um para o chalé - pois no original simplesmente não havia lugar para ele. Você pode sair da situação decorando sua própria casa com quaisquer antiguidades adequadas, seja um castiçal de ferro forjado, uma cômoda velha ou uma cômoda para coisas.

Iluminação

Por razões óbvias, na época do nascimento do chalé, os lustres estavam fora de questão e a eletricidade nas terras altas apareceu algumas décadas atrás. Até aquele momento, os pastores só podiam se contentar com velas fracas feitas em casa, e mesmo a luz natural não era particularmente útil para eles - simplesmente porque eles não sentavam em casa antes de escurecer.

Para uma pessoa moderna, a iluminação artificial é vital, mas deve-se imediatamente abstrair de qualquer lustre pretensioso. Toda a iluminação de uma habitação deve ser puramente pontual e necessariamente difusa, porque num chalé real a luz forte é a priori impossível.

Se pretende utilizar arandelas e lustres pendentes, dê preferência a soluções monocromáticas e simples, claramente antigas, de preferência forjadas de imediato.

Regras de registro

Para se ter um chalé, e não uma mistura abstrata de estilos rústicos de diferentes povos do mundo, regras estilísticas rígidas devem ser observadas na decoração de uma casa.

Casas de campo

Sonhando com uma casa de veraneio em estilo chalé, é melhor não comprar um prédio pré-fabricado de tipo diferente, mas construí-lo do zero - isso ajudará a preservar todas as características estilísticas não só por dentro, mas também por fora. Se decidir pela construção, é melhor escolher a já mencionada madeira e pedra como principais materiais de construção - então terá de gastar menos com os acabamentos e a própria habitação será forte e durável.

Não esqueça isto A moradia tem dois pisos "de acordo com a norma", sendo que o primeiro andar deve ser em pedra, enquanto apenas o sótão é em madeira. Ao mesmo tempo, o prédio não pode ser pequeno - os pastores economizaram em decoração e coisas caras, e não em espaço.

Apartamentos

Num ambiente urbano, já existem paredes, não se deve preocupar com o seu aspecto, mas ao mesmo tempo não tem o direito de sobrecarregar as estruturas de suporte, pelo que muito provavelmente terá de recusar a pedra natural. É mais razoável em todos os casos, sempre que possível, recorrer a um revestimento fino, senão totalmente anormal, que apenas imita o material natural maciço. Ao mesmo tempo, para a reparação de um chalé, é preferível escolher imediatamente uma habitação de dois níveis, porque a presença de um sótão é considerada por todos os especialistas como uma das principais características do estilo alpino.

Como decorar quartos individuais?

Para manter o seu chalé com uma aparência perfeita, é importante seguir as regras básicas de design para esse estilo. No caso da maioria dos quartos individuais, eles são quase os mesmos, mas ainda assim vamos tentar nos aprofundar nos detalhes.

Sala de estar

Os pastores da Suíça não recebiam hóspedes como fazemos hoje, portanto não possuíam uma sala de estar no sentido clássico. Tal trecho pode ser considerado uma sala com lareira - o último acessório no corredor simplesmente deve ser, porque outrora era tanto aquecimento, reunindo todos os moradores ao seu redor nas noites frias de montanha, e a única "imagem" por um tempo , enquanto nada é visível fora da janela ...

Considerando que uma casa moderna ainda deve ter uma sala de estar, os designers costumam emprestar ideias para seu projeto de chalés de caça. Neste caso, existe uma pequena coleção de troféus de caça do proprietário, mesmo que na verdade sejam apenas lembranças. Para a sala de um chalé moderno é necessário espaço suficiente, janelas panorâmicas (para uma melhor vista das belas vistas, o que na nossa realidade pode não ser) e divisão em zonas funcionais com iluminação pontual, adequadas especificamente para o desempenho das funções de uma zona específica.

Cozinha

As cozinhas modernas geralmente são acabadas com materiais indiferentes a alta umidade, produtos químicos corrosivos e assim por diante. Ao sonhar com uma casa tipo chalé, você deve se dar uma resposta clara à questão de qual é o seu objetivo - observar estritamente os traços estilísticos característicos das moradias alpinas, ou ainda não sacrificar seu próprio conforto. De forma amigável, os melhores exemplos de chalés, mesmo com um design moderno, exigem que a cozinha seja feita em madeira natural e pedra, sendo que apenas o segundo material pode ser substituído por outros artificiais.

Em caso afirmativo, tente fazer uma bancada de pedra com uma pia. Todo o resto será amadeirado, incluindo as paredes e o teto que não são adjacentes à laje. A mobília certamente será enorme - mulheres fracas não viviam em pastagens de alta montanha, portanto ninguém se importava com seu conforto.

Quarto

De acordo com os clássicos, um quarto em um chalé fica no segundo andar, mas hoje em dia, e principalmente em um prédio de apartamentos, esse requisito pode ser evitado. O mobiliário, como em todas as outras divisões, é muito simples e maciço. Não é muito - trata-se de uma cama espaçosa, uma ou duas mesinhas de cabeceira ao lado e, como opção, um par de poltronas.

O quarto deve ser mais confortável do que em qualquer outro lugar, portanto, alguns desvios da faixa bege normal são permitidos aqui. Em vez de um cobertor para colorir, eles usam uma pele natural, você pode jogar um tapete felpudo no chão.

Pode e deve haver muitos travesseiros para diminuir o grau de severidade do interior.

Infantil

O mundo interno do quarto das crianças pode ter que ser abstraído do resto da casa - as crianças modernas definitivamente não ficarão imbuídas do espírito da vida nas montanhas e ficarão desapontadas com a falta de suas cores vivas favoritas. Os psicólogos infantis acreditam que até cerca de dez anos de idade, tons cativantes estimulam as crianças a se desenvolverem mais intensamente, portanto, o quarto das crianças não deve ser ajustado aos padrões de chalés descritos acima, focando em soluções típicas fora de moda. A única coisa que resta é a abundância de madeira no interior e as vigas características no teto.

Banheiro

O banheiro é a parte do edifício onde a umidade é especialmente alta, e aqui será impossível abstrair dela. A maioria dos designers admite a possibilidade de não inventar uma bicicleta - e apenas usar os ladrilhos, que ao mesmo tempo será selecionada em tons amadeirados e poderá, sem perder suas vantagens características, imitar madeira ou pedra.

Alternativamente, você pode usar madeira natural, por exemplo, vigas coladas, por analogia com as salas de vapor, mas deve-se ter em mente que repetidas impregnações para um longo serviço serão necessárias regularmente. Ao escolher o encanamento, guie-se por modelos antigos que não parecerão modernos em um estilo que imita a antiguidade.

Exemplos elegantes no interior

A primeira foto mostra uma clássica sala de estar em um chalé. - toda em madeira, mas com a obrigatória lareira e troféus de caça, numa cor única e com abundância de focos para cada zona.

O segundo exemplo é um típico quarto alpino minimalista. Da decoração, destaca-se apenas um bouquet, totalmente orgânico para a zona serrana, e um quadro na parede.

Na terceira foto, a proprietária decidiu decorar o banheiro com tábuas de madeira. Em vez de um encanamento raro, ele escolheu alta tecnologia como um estilo que também é estranho à decoração inadequada e uma abundância de contornos complexos curvos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário