Estilo rústico no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Materiais e acabamentos
  3. Seleção de móveis
  4. Paleta de cores
  5. Têxteis e decoração
  6. Decoração de salas diferentes

A ideia principal da direção estilística rústica é uma combinação bem-sucedida de materiais naturais minimamente processados ​​com os últimos avanços tecnológicos. O interior rústico tenta por todos os meios expressar a sua "selvageria", intacta, e esta harmonia tem um efeito calmante na pessoa. Qual é a beleza e quais são as características de tais interiores, iremos analisar em mais detalhes.

O que é isso?

Primeiro, um pouco sobre o estilo em si e suas origens. Segundo várias fontes, a palavra "rústico" tem raízes latinas ou francesas e significa "rural", "simples". Tendo diferentes origens, o conceito em diferentes línguas tem o mesmo significado.

E agora um pouco de história. Mesmo na Roma Antiga, em edifícios residenciais, o piso e as paredes eram protegidos por revestimentos de pedra, e o teto era reforçado com vigas de madeira. Com o tempo, esses detalhes chegaram a outros países, como França, Itália e Rússia. Lá eles se apaixonaram, mas não por causa de sua simplicidade - simplesmente virou moda. De acordo com outra versão, o estilo rústico da decoração da casa veio da América, porém, esta é apenas uma hipótese - o estilo rural americano sempre foi chamado de country. O rústico se enraizou na Europa e se tornou extremamente popular nos países escandinavos.

A difusão e a popularidade dos interiores rústicos ganharam em oposição às tendências de estilo moderno que surgiram com o desenvolvimento da indústria, como minimalismo, alta tecnologia e loft. Nem todo mundo gostava de superfícies de metal, paredes de concreto, tijolos que emitiam um brilho frio e brilhante. Muitos queriam voltar às origens, aos materiais naturais, e o ambiente, junto à natureza, era mais adequado para o relaxamento, tão típico do rústico.

A partir deste projeto, ele sopra para casa e calor. Além disso, as matérias-primas orgânicas usadas para decoração são seguras para os humanos, e a decoração em madeira exala um aroma leve e discreto e tem um bom efeito no corpo.

O interior rústico é baseado em uma modificação grosseira do estilo rural. Este estilo é muito brutal, mas ao mesmo tempo calmo e confiante. É esse sentimento de confiança que é a razão de sua imensa popularidade.

Uma sala decorada com um espírito rústico pode, à primeira vista, parecer uma caverna primitiva ou uma cabana abandonada nas montanhas.

No entanto, um olhar mais atento revela que este espaço é bastante confortável - é muito adequado para um agradável passatempo.

Materiais e acabamentos

Para que o design corresponda ao estilo rústico, na hora de criá-lo, você precisa usar apenas materiais naturais: madeira, pedra, metal.

Por esta razão esta direção estilística se encaixa exatamente no arranjo de uma casa de campo ou de campo. No entanto, um ambiente rústico também pode ser recriado em um apartamento ou quarto separado. Nesses casos, muitos trocam as vigas de teto ásperas feitas de madeira por opções de madeira maciça envelhecida. E as paredes e o piso são revestidos com ladrilhos de pedra em vez de pedra natural.

Mas o principal material para a personificação da tendência do estilo rústico é, claro, a madeira. A madeira que secou com os ventos de muitos anos está presente em tudo: tanto na decoração como na fabricação de móveis. Nesse caso, é imperativo que a madeira esteja quase sem tratamento com todos os nós e rachaduras.

O material envelhecido artificialmente enfatiza ativamente a direção rústica. A madeira, via de regra, não é lixada nem envernizada, procurando preservar sua beleza original.

O componente lenhoso está quase em toda parte:

  • vigas maciças do teto;
  • caixilhos em janelas, portas;
  • revestimento de paredes em toras, tábuas;
  • revestimento do piso - materiais de madeira e sua imitação;
  • móveis também são desejáveis ​​de madeira maciça;
  • as escadas entre os andares de uma casa particular são geralmente de madeira.

O componente lenhoso costuma se dar bem com a pedra natural. Os mesmos requisitos se aplicam a ele. Não devem ser placas lisas, caras e brilhantes de mármore ou granito, mas simples arenito, quartzo, ardósia e quase sem processamento. Também é importante aqui preservar a naturalidade das formas e texturas.

Esse material é usado para cobrir as paredes, decorar a lareira e colocá-la no chão.

Como tal, a alvenaria rústica não é comum, mas quando usada, deve dar a impressão de ser velha, não muito cuidada, mas confiável. Na maioria das vezes, é usado para construir uma lareira, que é o detalhe central e fundamental de uma sala rústica. Aqui se assemelha a um velho fogão que era usado para aquecer a casa e cozinhar alimentos. Uma lareira rústica tem características próprias que diferem das modificações medievais e modernas.

No rusticismo, uma lareira é, antes de mais, uma lareira, deve cumprir a função mais prática. Ao mesmo tempo, tanto a pedra quanto o tijolo são usados ​​para criar uma lareira. A presença de uma enorme lareira é obrigatória.

É difícil fazer absolutamente sem metal ao decorar qualquer interior. No estilo rústico, não existem superfícies brilhantes, na maioria das vezes é bronze, o latão, via de regra, é decorado com efeito pátina. Você também pode encontrar ferro preto, forjando parece orgânico. Todos os fechos, acessórios para móveis, lustres e castiçais são feitos de metal. Embora o metal não desempenhe um papel importante aqui, ele é usado ativamente para criar elementos de mobiliário interessantes, por exemplo, uma cabeceira para uma cama de madeira, uma perna sob uma luminária de chão e a base de uma mesa.

Seleção de móveis

Ao formar uma direção estilística rústica no interior, a tarefa mais difícil, talvez, será a aquisição de móveis. Afinal, deve ser sublinhado áspero, simples, de madeira, bem feito. É uma matriz com uma textura pronunciada ou troncos.

Em lojas simples, esses modelos são bastante difíceis de encontrar.

É impossível imaginar um interior rústico sem:

  • uma mesa enorme para jantar com toda a família;
  • fezes ásperas;
  • cadeiras de espaldar alto;
  • bancos;
  • prateleiras abertas;
  • cadeiras de vime;
  • emolduramento de toras de todos os móveis estofados, camas;
  • móveis originais de grandes troncos de árvores;
  • baús e cômodas maciças antigas.

Todos os móveis estofados são estofados com tecidos de base natural, sem inclusões sintéticas. Dado que o mobiliário é predominantemente em madeira, é possível utilizar uma quantidade moderada de entalhe.

Paleta de cores

Um interior rústico não deve estar cheio de cores brilhantes e chamativas. Para a direção da aldeia, os tons são mais calmos, brilho moderado, sem muita variação, próximos à natureza: amadeirado, tons de areia, grama, argila, cinza pedregoso.

Como já foi dito, a direção rústica dá um lugar especial à madeira - não só sua cor, mas também sua forma e textura são levadas em consideração. O estilo não aceita pintura, envernizamento - a decoratividade natural é importante. A paleta de cores da madeira é diferente - do wengué ao carvalho claro.

As cores principais da estilística serão tons pastel, areia, bege, marrom, creme, pântano, cinza, verde, que podem se harmonizar com sucesso com o vermelho claro, bem como com os acentos amarelos claros.

Quanto às combinações, muitas vezes os móveis escuros servem de base para os têxteis leves: travesseiros, capas, colchas, cortinas.

Têxteis e decoração

O estilo rústico é considerado uma versão masculina da decoração. Ao mesmo tempo, detalhes femininos suaves suavizam a atmosfera sem se perder no fundo. Aqui você pode combinar os detalhes da antiguidade, restaurados, trazidos de uma forma divina, com coisas modernas. Por exemplo, uma mesa rude de aparência completamente imperfeita pode harmonizar-se efetivamente com pratos elegantes... Em uma cômoda de madeira, pode haver um grande vaso de porcelana cheio de flores.

O componente têxtil rústico não é muito grande. É delimitado por cortinas, travesseiros, colchas e esteiras e tapetes artesanais colocados no chão de madeira. O principal aqui é a composição natural e as cores naturais: linho, tela, juta, lã. Em um interior rústico masculino, as peles de animais ficarão harmoniosas.

Quanto à decoração rústica, absolutamente tudo em que a natureza é rica pode criar a atmosfera necessária: galhos, troncos, raízes e cascas de árvores, bem como cortes de serra, pedras brutas talhadas, flores secas, tábuas velhas, musgo, vários fios, serapilheira, algodão e chintz, papel kraft.

Eles também apoiarão a autenticidade do estilo:

  • pratos de cerâmica, bem como de madeira;
  • feito à mão;
  • espelhos emoldurados com placa patinada;
  • lustre central forjado, arandelas e lâmpadas de vários materiais naturais e de sucata.

Os dispositivos técnicos de hoje devem ser mascarados por trás de superfícies diferentes, a fim de preservar a harmonia original. A introdução de objetos em várias formas decorativas é relevante: a TV se transforma em uma imagem, e a geladeira com forno se transforma em um armário de madeira.

A simplicidade rústica da direção rústica deve estar presente em tudo, até nos menores detalhes. As persianas não se enquadram em nada no estilo do rusticismo, portanto, deve-se fixar acima da janela uma rústica cornija de madeira, sobre a qual serão sustentadas cortinas bastante densas de tom escuro de tecido natural, sem o menor indício de estampa.

Vários artesanatos de cortes de serra, ramos: cabides, lustres, prateleiras complementam ativamente a direção rústica. O chão será naturalmente coberto com um tapete fosco, um tapete natural sem um padrão ou pele.

Decoração de salas diferentes

O estilo rústico é modesto e despretensioso e não desprovido de elegância. Com sua ajuda, você pode criar uma atmosfera aconchegante de harmonia e paz. É versátil e, portanto, adequado para o design de qualquer um dos cômodos da casa. O rústico ficará bem no interior de um apartamento e de uma casa de campo. Seu design simples, sem muitos detalhes brilhantes, nunca ficará entediado.

Projetos de design de interiores para salas de diferentes fins incluem uma série de idéias que consideraremos com mais detalhes.

Corredor

O estilo rústico, mas funcional, é perfeito para decorar corredores.

  • Para as paredes, é adequado um revestimento de tábuas, o teto pode ser revestido com madeira de um tom mais quente. O hall de entrada é uma sala com grande circulação, sendo o piso em pedra.
  • Uma porta de entrada maciça com maçaneta forjada terá uma aparência harmoniosa.
  • A mobília do corredor é representada por uma enorme cômoda de madeira, sobre a qual ficará ótimo um espelho com moldura de madeira. Um cabide de chão se tornará um atributo de estilo importante, pois pode se parecer com galhos de árvore.
  • Antigas ferramentas de ferreiros e carpinteiros podem servir de decoração.
  • Um corredor na ausência de luz natural deve conter várias fontes de luz. A luminária de teto é complementada por vários candeeiros de parede com cortinas claras.

Sala de estar

O estilo de rusticismo se revela ao máximo em uma espaçosa sala de estar, enquanto os móveis maciços, tão característicos da direção, não ocupam espaço livre.

  • As paredes do corredor são revestidas de madeira. Os cantos são acentuados por madeira não polida sem acabamento em laca. Neste caso, uma das paredes, onde ficará a lareira, é preferível revestir com uma pedra.Já o teto é feito com vigas de madeira.
  • Pisos de tábuas largas devem ser lixados ou envernizados para segurança. A tecnologia moderna está escondida atrás das portas dos móveis.
  • Deixamos vasos de cerâmica e porcelana na superfície.
  • Vários móveis estofados estão localizados em uma base sólida de madeira ou ferro forjado. Estofado em tecido natural. O encosto da cadeira será decorado de forma autêntica com a pele de um animal, podendo também ser colocado no chão. E também a sala de estar pode ser decorada com passarelas de piso artesanal.
  • Para suavizar alguma grosseriamuitos travesseiros podem ser espalhados, mas não devem ter uma decoração delicada.
  • A sala será iluminada por um lustre maciço, de madeira ou ferro forjado, localizado no centro. Um lustre redondo pode ser pendurado em uma corrente, e as lâmpadas nele serão uma imitação de velas.

Quartos de dormir

Qualquer quarto deve descansar. É por isso que o dormitório rústico é decorado com madeira clara: as paredes são feitas de uma placa de cores quentes, o teto também é claro, decorado com vigas, mas o piso de tábua é muito mais escuro do que o teto com paredes.

  • O objeto central no interior do quarto deve ser uma cama sobre uma base de toras. A cabeceira da cama é feita de toras ou forjada. Figuras de metal não brilhantes de habitantes da floresta podem servir como decoração. As luminárias também são feitas de metal escuro.
  • Uma parte importante do quarto é o camarim. Se não for possível equipar um camarim separadamente, pode-se dobrar em um guarda-roupa enorme, uma cômoda, uma mesa de cabeceira, feita de madeira com encaixes de metal escuro.
  • Uma pele macia ou carpete fofo natural ficará muito bem no chão. Ao mesmo tempo, o carpete pode ficar em harmonia com as cortinas e ser de uma cor, por exemplo, um tom moderado de vermelho.
  • A sala é iluminada por um lustre, bem como lâmpadas de cabeceira decoradas com abajures em cores pastel. A base do lustre pode ser uma árvore, a sombra fosca é decorada com imitação de galhos de árvores.

Cozinhas

É perfeitamente possível fazer uma cozinha rústica em um apartamento comum funcional e se encaixar no estilo. Todos os elementos de plástico devem ser substituídos por metal, por exemplo, em eletrodomésticos.

  • Em primeiro lugar, essa cozinha não deve ser sobrecarregada com pequenos detalhes decorativos. Simplesmente tem que ser simples e conciso. Tradicionalmente, as superfícies das paredes e do teto são revestidas com materiais de madeira e os pisos são mais práticos que os de pedra - são mais resistentes à abrasão, alta umidade e, além disso, são mais duráveis. Nesse caso, convém decorar a parede próxima à pia com grés porcelânico ou pedra.
  • Um conjunto maciço com uma fachada expressiva de madeira com uma textura envelhecida enfatizada ficará bem em uma cozinha rústica.
  • Quanto aos móveis de cozinha, uma mesa de jantar com cadeiras também é melhor feita de madeira maciça.
  • Será bom e prático se a reentrância acima da laje for revestida com uma pedra, imitando um fogão. Isso vai esconder o capô. Outros eletrodomésticos estão disfarçados por trás de portas de móveis de madeira.
  • Os pratos são utilizados não só para comer, mas também como uma decoração espectacular.
  • Na área de jantar, caminhos caseiros podem ser colocados no chão.
  • O lustre pode ser o mesmo da sala de estar - as sombras das velas estão localizadas em uma base redonda de metal ou madeira, e ele próprio é preso com correntes à viga do teto.

Banheiro

Ao decorar um banheiro em estilo rústico, leve em consideração a alta umidade do ambiente. Todas as peças de acabamento de madeira são pré-tratadas com compostos de proteção contra umidade.

  • Ao máximo, a pedra é usada nesta sala, as superfícies das paredes e do chão são acabadas com ela, mas é melhor escolher cores claras.
  • Para a incorporação moderna de interiores rústicos, utilizam-se ladrilhos de cerâmica ou grés porcelânico, estilizados como pedra envelhecida. Ao mesmo tempo, o Grés Porcelânico é feito sem revestimento com esmalte ou esmalte decorativo, portanto, o desnível inicial da superfície é preservado.
  • As características são superfícies envelhecidas naturalmente ou envelhecidas artificialmente com uma textura natural, bem como uma gama quente em tons de marrom acinzentado.
  • Paredes que não entrarão em contato com água podem ser acabadas com madeira impregnada.
  • O espaço na pia deve ser revestido com ladrilhos de pedra e grés porcelânico. Velas e vasos de cerâmica servem de decoração.
  • O banheiro é iluminado por uma luminária de teto, forrado com vidro fosco e decorado com galhos de árvores. Duas lâmpadas com o mesmo design estão localizadas em lados opostos do espelho.

Projeto de design rústico no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário