Estilo rococó no interior
A modernidade é boa porque cada proprietário pode mobiliar sua casa a seu gosto, mas por alguma razão a maioria das pessoas recorre a soluções banais, e quase todos os apartamentos têm a mesma aparência. Se procura uma opção entre o brilhante, bonito e reconhecível, mas ao mesmo tempo nada trivial, então o estilo rococó francês, talvez, seja uma das melhores opções.
O que é isso?
Na segunda metade do século 17 e no início do século 18, a França foi governada pelo famoso rei Luís XIV, que tornou o barroco famoso em todo o mundo - um dos estilos aristocráticos mais elaborados e pesados, que incorporava em seu design todo o chique e riqueza da monarquia. Durante seu reinado, o "rei do sol", como seus contemporâneos o chamavam, preferiu manter toda a nobreza perto dele no palácio real de Versalhes, mas seus descendentes não eram tão íntegros e mandaram os nobres para casa. Este último, aparentemente, experimentou a pressão doentia do interior residencial excessivamente luxuoso do palácio real francês, mas não tinha dinheiro suficiente para replicar tal luxo, então eles criaram seu próprio estilo - o Rococó.
As características do Rococó são mais fáceis de descrever da seguinte maneira - este também é um estilo não para pessoas pobres, mas já sem excessiva arrogância palaciana. Apesar de todo o esplendor da época de Luís XIV, deve-se reconhecer que o rei era rico, mas não tinha gosto estético, enquanto o Rococó se caracterizava por características como leveza, elegância refinada e maior ênfase na naturalidade das formas e curvas. .
Uma sala rococó moderna, como uma clássica, é cheia de cachos e nisso tem até algo em comum com o estilo chinês. O interior, como no caso do barroco, não precisa parecer barato, mas esse efeito é obtido pelo uso de decorações. Não há brilho cintilante impróprio em tudo - pelo contrário, a gama de cores pastel é usada de forma mais ativa. Apesar de toda a beleza e graça, é completamente inaceitável esquecer o conforto.
O design pode conter histórias da mitologia.
Cadastro
A maioria das pessoas não tem ideia de como renovar um apartamento no estilo da aristocracia do século 18, e ainda assim é possível. Além disso, os materiais modernos selecionados corretamente permitem que você economize significativamente no acabamento, que ainda parecerá tão interessante e rico, mas na verdade custará ao proprietário do espaço vital relativamente barato.
Sten
Talvez, depende se é possível decorar adequadamente as paredes, se o interior no estilo Rococó vai dar certo. O fato é que aqui não se pode fugir com papel de parede simples, já que um dos princípios básicos do Rococó é o relevo do acabamento, a abundância de cachos protuberantes e padrões de formas complexas.
Os designers profissionais geralmente aconselham a divisão condicional das paredes em várias zonas, cada uma delas preenchida com seu próprio tipo de decoração.
Hoje em dia, eles estão usando muito ativamente uma técnica que “barateia” o interior, mas é quase a única solução disponível. O fundamental é colar ainda sobre as paredes com papel de parede, e bastante simples - sem estampas especiais, em tons pastéis, é possível com um relevo perceptível. Na parte superior de tal parede, a moldagem de estuque comprada é colada (com menos frequência é realizada totalmente) - e o projeto está pronto.
Como alternativa, você também pode considerar os painéis de parede, tanto de madeira quanto de plástico, desde que sejam esculpidos e dêem um toque de aristocracia e exclusividade. Geralmente são feitos de branco ou em tons próximos a esta cor, e no topo são decorados com espelhos e imitação de fios dourados.
Teto
Embora o estilo Rococó em certo sentido deva parecer “mais simples” do que seu “irmão mais velho” barroco, não se deve esquecer que ainda é um estilo aristocrático - era inerente às moradias da nobreza e, portanto, não pode parecer muito pobre. Por esta razão, decorando o teto, não se esqueça de que está reformando um palácio - mesmo que não seja real.
Naturalmente, não pode haver dúvida de quaisquer soluções planas - nas casas ricas do passado, o teto era uma espécie de obra de arte com formas arredondadas. Hoje em dia, é mais fácil e mais barato não mexer em trabalhos caros de reboco, mas fazer contornos e cachos de gesso cartonado.
Mas o desenho do teto também não termina aí - é preciso imitar a moldagem do estuque e a pintura, que muitas vezes são chamadas de decisivas para o rococó em geral. Se o banheiro, neste sentido, ainda pode ser ignorado, então na sala de estar tais elementos de luxo devem ser obrigatórios, e nos quartos e no corredor - desejável. A moldagem de estuque pode ser comprada na forma de baguetes, mas a pintura é melhor sob encomenda.
Se você tiver fundos suficientes, a moldagem de estuque, mesmo em um apartamento comum, também será adequada.
Paulo
Enquanto as paredes e tetos rococó exibem um luxo modesto em comparação com a opulência real, o piso recebeu notavelmente menos atenção, no sentido de que desempenha funções mais práticas do que decorativas. Significa que para pisos, os fatores primários serão durabilidade e solidez, mas não devem atrair a atenção.
Não existem tantas opções de materiais que atendam a essas solicitações. Em uma casa particular, você pode usar mármore nobre - esta pedra permitirá que você nunca mais pense em renovar, ao mesmo tempo que parece cara e se encaixa perfeitamente no conceito geral. É muito mais apropriado escolher um piso de madeira para um apartamento - só que é melhor não recorrer a imitações, mas gastar dinheiro com pisos de madeira verdadeira.
É melhor, claro, que fosse um parquete feito de madeiras preciosas, mas como alternativa qualquer outro parquete serve, desde que seja dourado - parece mais caro. Padrões em tal superfície são possíveis, mas não obrigatórios, e deveriam ser bem simples de qualquer maneira.
Apesar de todo o luxo e estética, um piso de madeira comum, sem falar no mármore, desprende frio, e o rococó, como lembramos, não é só estética, mas também comodidade. Isso não é necessário para a sala de estar e a maioria dos outros cômodos, mas o quarto deve ser aconchegante, e esse efeito é obtido através do uso de tapetes grossos e macios com pelo fofo. - aqueles dos quais os nobres não se envergonhariam.
O melhor de tudo é que uma tapeçaria completa se encaixa no estilo, se a ênfase for apenas nos padrões, então concentre-se no simbolismo oriental discreto - na época da invenção do Rococó, a indústria de tapetes estava concentrada principalmente no mundo muçulmano.
Seleção de móveis
Para que o ambiente esteja totalmente de acordo com o estilo rococó, não basta completar o acabamento adequado - é preciso também cuidar para que o mobiliário se enquadre totalmente no conceito. O estilo escolhido não aceita superfícies planas, seja no teto ou nas paredes. - seria estranho se esta regra não se aplicasse a móveis, porque a maioria dos guarda-roupas modernos e outros itens de interior não cabem nele de forma alguma.
Claro, quaisquer materiais modernos também são inaceitáveis - apenas os bons e velhos clássicos. É por isso que a escolha recai sobre os móveis de madeira decorados com talha ornamentada, é ainda melhor se for complementada com douramento. Para fazer com que o mobiliário pareça o mais rico possível, a madeira deve ser branqueada.
O estilo rococó não reconhece tanto a retidão que até as pernas dos móveis devem ser curvas.
Para um apartamento moderno, o momento mais difícil em uma decoração la rococó é a disposição de uma lareira. Claro, Hoje em dia, na construção de supermercados, não é um problema encontrar uma lareira ecológica em que não haja fogo e, portanto, é permitida a instalação em um edifício de vários andares. Porém, é necessário encontrar um modelo que se enquadre adequadamente em um ambiente de luxo, por exemplo, decorado com um ornamento corporativo com um relevo.
Além disso, nem os convidados nem os anfitriões devem ter a sensação de uma falsificação, então você precisa procurar exatamente aquela lareira, na qual o fogo parece 100% crível. É necessário, claro, colocar esse acessório na sala de estar.
Entre outras coisas, você também deve levar em consideração a diferença nos princípios de decoração. Hoje em dia, muita atenção é dada à oportunidade de relaxar na posição horizontal (ou próxima a ela) - todos os móveis da categoria sofás e poltronas são forrados para isso, com encosto e braços.
Na época da difusão do Rococó, não era aceito reclinar-se totalmente durante o dia, portanto, vários canapés, sofás reclináveis com cabeceira elevada e maior rigidez (pelos nossos padrões) eram mais procurados. Se deseja que o interior corresponda às melhores ideias do Rococó, também é aconselhável observar esta norma.
Paleta de cores e padrões
A gama de tonalidades do estilo Rococó é definida com bastante clareza - seus contornos foram delineados há mais de 200 anos e permaneceram inalterados desde então. A ênfase está na sofisticação, mas ao mesmo tempo sempre em tons claros - tanto para realçar o ambiente como para melhorar a iluminação das instalações. Os sinônimos do rococó são sensualidade, juventude, feminilidade e romantismo. Portanto, aqui não há tons pesados - todo o design é selecionado estritamente em tons suaves para deixar o dono do quarto verdadeiramente feliz e tranquilo, porque ele está em casa.
De acordo com a lógica acima a cor mais típica do rococó é o branco, no entanto, não pense que este estilo é tão monótono - os ricos dos séculos passados também queriam ser pelo menos um pouco diferentes uns dos outros. Devido a isso, outras cores semelhantes encontraram ampla aplicação em interiores, entre as quais, por exemplo, azul claro, bege, rosa claro, verde claro e pistache.
Com esta abordagem, divisões diferentes não se fundem, cada uma deixa a sua impressão, sem sair do estilo geral.
Quanto à pintura, os requisitos em termos de cor são ainda menos rigorosos e, na maioria dos casos, é visivelmente mais escura do que o resto do interior. Para ela, o ouro era frequentemente usado, que fica bem com quase todos os outros tons e enfatiza os tons claros de forma muito favorável. Teoricamente, a pintura pode ser de qualquer cor escura, mas ao mesmo tempo deve-se lembrar que deve permanecer fina, não colocar pressão sobre uma pessoa.
Como um destaque brilhante no interior, quase sempre foram usados elementos tecidos, sejam cortinas ou um dossel. Os têxteis podiam permanecer bege, mas quase nunca eram brancos. Mas ele era frequentemente escolhido deliberadamente mais cativante, por exemplo, roxo claro, azul discreto, coral profundo.
Opções de iluminação
No século 18, havia problemas com a iluminação elétrica - ela simplesmente não existia ainda, mas hoje é usada ativamente e praticamente não tem alternativas. Neste caso, o designer terá que utilizar aparelhos elétricos para iluminação, mas selecioná-los de forma que se encaixem totalmente no interior e não criem desarmonia.
Desde a Rococó é um estilo para gente rica, e nós até fazemos o teto figurado e com molduras em estuque, então fica ainda mais impossível economizar em lustres. A escolha do dono das instalações deve recair sobre as amostras mais caras e luxuosas - a economia é completamente inadequada aqui. Hoje existem lustres cujas lâmpadas imitam as boas e velhas velas, ao mesmo tempo em que a moldura da própria luminária é ornamentada e refinada. Esta é exatamente a solução que se encaixará no design incondicionalmente.
Nos séculos passados, os tetos das casas ricas eram bastante altos e as velas, mesmo em grande número, não podiam fornecer luz suficiente para iluminar totalmente o cômodo inteiro à longa distância. Por esse motivo, os interiores antigos não podiam ser limitados apenas aos lustres de teto - eles também tinham que usar arandelas de parede e candelabros de mesa. A localização desses pontos de iluminação foi pensada de forma a proporcionar iluminação onde a sua necessidade é máxima. - próximo a espelhos, próximo a mesas de centro e assim por diante.
Por razões óbvias, hoje é mais conveniente usar não velas de pleno direito, mas imitações de lamparinas.
Ao mesmo tempo, a nobreza francesa não se esforçou de forma alguma para se instalar em uma caverna sombria, iluminada apenas por velas, pelo contrário, a luz do dia também foi ativamente usada, para o qual foram feitas grandes aberturas de janelas. Vários espelhos foram projetados para realçar o efeito de iluminação natural., que, em combinação com tons claros de acabamento, criaram uma impressão de aconchego e conforto durante o dia, e também economizaram significativamente nos custos das mesmas velas.
Elementos de decoração
Os homens podem se relacionar com o estilo Rococó de maneiras diferentes, mas, por definição, ele não pode deixar as mulheres indiferentes, porque é simplesmente a personificação da estética feminina. Rococó é impensável sem numerosos elementos decorativos - não é apenas chique, mas também muito aconchegante. Uma sensação indescritível de aconchego é alcançada graças aos inúmeros elementos de decoração, incluindo luminárias estampadas, caixas de joias entalhadas, espelhos com molduras de design e estatuetas de estuque. Luxuosos relógios de parede com vasos dourados ou de porcelana oriental, decorados com ornamentos florais, também se encaixam perfeitamente no conceito geral, além disso, são seus componentes integrais.
Talheres requintados são essenciais. É adequado tanto na cozinha, onde pode ser utilizado diretamente, como na sala de estar - seja na mesa de chá como uma combinação de conforto e praticidade, ou no aparador puramente por questões estéticas. Aqui, nenhuma imitação é suficiente - você precisa de um serviço que realmente valha a pena.
Vale a pena decorar a sala apenas com porcelana pintada de verdade, e se for demonstrar os talheres, então deve ser prata. Além disso, afaste-se de uma compreensão moderna excessivamente simplificada de pratos - lembre-se de que existem itens específicos como uma tigela de chocolate ou uma terrina.
Separadamente, você deve prestar atenção à decoração das paredes. Em alguns interiores, a pintura é executada diretamente no topo da parede, sem a invenção de nenhuma outra tela. No entanto, não é necessário fazer tais sacrifícios - em vez disso, você pode usar a pintura emoldurada comum como decoração, especialmente porque esta, feita de madeira cara e ricamente coberta com esculturas bizarras, pode por si só se tornar outro elemento de decoração.
Os tecidos desempenharam um papel fundamental na decoração de uma divisão no estilo rococó - são luminosos e bonitos, foram historicamente a primeira solução fundamental para a decoração de quartos.
Na mesma sala ou quarto, são necessárias cortinas sólidas e caras, sempre com lambrequins; no quarto, uma copa luxuosa também não será supérflua, o que fará com que o dono do quarto se sinta um verdadeiro homem rico.
Na abundância de joias com orifícios e decoração estética, é importante não ir longe demais - o luxo não deve ser opressor. É por isso que o interior é feito em cores claras - graças a isso, parece leve e muito estético.Componentes corretamente selecionados do estilo Rococó, com toda a solenidade, criam a sensação de umas férias leves, de uma vida agradável, e certamente não o contrário.
Belos exemplos de interiores
Quase uma amostra de referência do Rococó na forma como se popularizou desde o início. Nas condições de um apartamento normal, é improvável que seja possível duplicar grandes janelas em semi-arcos, mas fora isso todas as regras são seguidas, incluindo uma abundância real de estuque e decorações esculpidas. O designer fez o possível para montar uma coleção de móveis de aparência autêntica com pernas esculpidas. Também digno de nota é a consistência de todo o interior em um tom verde claro.
Um interior que poderia ser considerado uma solução limítrofe entre o Rococó e seu antecessor barroco. Existem alguns padrões nas paredes e no teto, e este é claramente o limite para este estilo, especialmente porque as paredes e o chão, mesmo sem padrões, são feitos bastante escuros. No entanto, o resto dos princípios de design também são seguidos - vemos uma sala de estar clássica com um lustre de vela gigante, espelhos e uma lareira.
Este exemplo é interessante em vista do uso máximo de materiais de acabamento modernos e, à primeira vista, custos de design relativamente baixos. As paredes são forradas com papel de parede - embora estilizado, mas dificilmente caro, acima delas há uma baguete comum entre o orçamento. Há uma lareira na sala, mas, aparentemente, ela não é usada para o fim a que se destina, e a autenticidade é alcançada através dos móveis.
Saiba mais sobre o estilo Rococó no interior no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.