Características do interior em estilo romano
Quase todas as tendências modernas em design de interiores não são particularmente esplêndidas e pomposas. O mesmo não se pode dizer dos estilos clássicos, cujas características são a sofisticação e a riqueza em cada detalhe. O representante marcante dos clássicos é o estilo romano, que combina motivos gregos com muito luxo e esplendor. Esse design definitivamente não é adequado para adeptos do minimalismo.
Características distintas
O estilo romano do interior absorveu tudo o que era inerente às casas da Roma Antiga - riqueza, esplendor, mas ao mesmo tempo sofisticação. O salão principal da residência romana era o átrio, em torno do qual todas as outras salas estavam localizadas. É por isso, decorando o interior com tal design, a ênfase está na parte central da sala.
Outros fatores também são característicos do estilo.
- Restrição combinada com luxo e elegância.
- Pintando as paredes em uma cor sólida de tons pastéis. Apenas na decoração é permitido o uso de cores vivas - bordô, azul escuro, marrom e outras.
- Usando imitação de pedras naturais.
- Decoração de parede com pintura, enfeites e pequenos estuques. Uso ativo na concepção de afrescos e mosaicos coloridos.
- Em salas maiores, a adição de colunas, arcadas e esculturas com temática romana é incentivada.
- Os móveis podem ser feitos de madeira, metal, pedra. As decorações de produtos na forma de gravura, acabamento de materiais naturais e moldagem de estuque são amplamente utilizadas.
- A decoração da sala se dá pela adição de objetos ao interior no estilo da Roma Antiga.
- O uso de tecidos (seda, couro, linho) em combinação com e sem borda. Há um tapete de estilo romano no centro da sala.
- A iluminação usa o jogo de luz. Instale spot (holofotes) ou descarte a iluminação elétrica.
Opções de acabamento
Apesar do grande número de estilos diferentes de decoração do interior de um apartamento ou casa, Roman ocupa um dos lugares de liderança em popularidade. Alguns decoram todo o apartamento neste estilo, outros - apenas um dos quartos. Para aqueles que decidiram equipar seu apartamento no estilo da Roma Antiga, você precisa saber algumas recomendações que o ajudarão a fazer isso ao mais alto nível, sem a ajuda de designers profissionais.
Para decoração de parede, você pode escolher cores claras para se concentrar em móveis e elementos de decoração. Então vale a pena abrir mão do acabamento da superfície em relevo. É melhor usar gesso decorativo em cores suaves - branco, bege, azul claro, marfim. E também o mármore de imitação é usado.
Esta opção de interior fica bem em quartos de estilo romano.
A decoração da parede em cores vivas é usada para salas grandes com um conjunto mínimo de móveis. Neste caso, as cores pêssego, vinho e laranja escuro são adequadas. Nos quartos espaçosos, as paredes são decoradas com afrescos e mosaicos coloridos. Em enormes salões, nas paredes, retratam-se quadros inteiros da vida dos antigos romanos.
Para o acabamento do piso, são escolhidos materiais que imitam pedra natural, ladrilhos cerâmicos ou concreto comum. Linóleo ou parquete definitivamente não cabem aqui. O piso é sempre o mais neutro para não sobrecarregar o design da divisão. Tons claros são usados. Acabamento possível com ornamentos simples em cores contidas.
O desenho do teto é baseado na decoração das paredes - elas devem ser combinadas entre si. O teto é sempre feito em tom claro, que pode ser diluído com um padrão de tamanho médio no estilo romano em todo o perímetro. Esta opção é adequada para decorar uma cozinha neste estilo.
O teto, composto por 2-3 níveis, parece luxuoso. Parece uma cúpula - um dos principais elementos do design romano. E com a iluminação por focos ocultos, a sensação de luz penetrante é criada.
Outra opção de design incomum para este elemento interior é um teto em caixotões. Parece rico e luxuoso, mas é feito apenas em quartos muito grandes com tectos altos. Neste caso, ornamentos volumétricos são aplicados a ele.
Para os romanos, o banheiro era um lugar especial. O interior desta sala usa pedra natural, mármore e elementos de mosaico. A forma da banheira em si pode ser qualquer, as paredes são revestidas com mosaicos coloridos, ladrilhos de cerâmica, mármore. O quarto é decorado com elementos de bronze. No interior do banheiro romano, a preferência é dada a pias, vasos sanitários, bidês de mármore e materiais cerâmicos também são bem-vindos. O mesmo se aplica a móveis - pedestais e prateleiras. O espelho é geralmente retangular em uma moldura com ornamentos romanos. Uma grande sala pode ser decorada com colunas decorativas.
Seleção de móveis
A mobília de estilo romano é escolhida em contraste com a decoração das paredes. Pode ser feito de madeira, mas pode ser feito de pedra, como mármore. O principal é que os móveis são feitos em um design clássico, formas simétricas simples (círculo, oval, retângulo e outras) e baixas. A recepção dos convidados pelos antigos romanos acontecia em uma posição reclinada em um sofá especial. Daí a utilização de pequenos sofás no interior.
Pernas de sofás, poltronas, mesas são ricamente decoradas com entalhes.
Artigos decorativos e têxteis
Um grande número de tecidos é usado na decoração romana - seda, linho, couro. Travesseiros e colchas são decorados com uma borda, franja, laços. O uso de pele é amplamente incentivado: por exemplo, uma imitação da pele de um felino pode ser estendida em um sofá ou cama. E no chão - coloque um tapete com um padrão romano.
É importante não confundir os elementos decorativos dos estilos grego e romano. Sim, a Roma Antiga foi construída sobre as ruínas da Grécia Antiga, mas a cultura da Roma Antiga é fundamentalmente diferente da Grécia Antiga. O mesmo se aplica ao design de interiores. Ao comprar um elemento de decoração, certifique-se de que se refere especificamente ao estilo romano.
Itens de interior, como vasos antigos, estatuetas, pequenas esculturas e urnas, ajudarão a criar uma atmosfera de estilo romano.
Belos exemplos
Nessas opções de design interessantes para vários quartos, absolutamente tudo aponta para o estilo romano: fontes e fontes, colunas e colunatas, pódio para cama com dossel transparente, muitos tecidos, mármore (ou sua imitação), sofá, sofá baixo e poltronas para comer em mesa baixa, escultura em tamanho real e um tapete no centro.
O comentário foi enviado com sucesso.