Características do estilo renascentista no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Características de design
  4. Seleção de móveis
  5. Elementos de decoração
  6. Exemplos no interior

O Renascimento, ou Renascimento, data do século XIV. A época é convencionalmente dividida em três estágios: o período da Renascença, a Alta Renascença e a Renascença tardia. O Renascimento é considerado um dos períodos mais significativos da história do desenvolvimento da cultura europeia.

O que é isso?

Estilo renascentista - este é o renascimento da cultura, a substituição dos sombrios interiores medievais por edifícios luminosos, acolhedores e solenes com uma demonstração de luxo e a possibilidade de valorizar a cultura e a arquitetura. A história preservou muitas descrições dos princípios arquitetônicos e pictóricos da Renascença.

No século XIX, surgiu uma nova forma de historicismo, utilizando a arquitetura do Renascimento e denominada "neo-renascentista". Características do neo-renascimento: simetria estrita e distribuição racional dos elementos da fachada, arquitetura retangular dos casarões com uso de pátios e grande número de rusticações e pilastras.

Hoje, surgiu um novo movimento conhecido como Renascimento moderno.

Esta é uma homenagem à pintura de uma época passada e seus famosos mestres. - retratos de celebridades e pessoas comuns em trajes da Idade Média, momentos capturados pela lente da câmera e coincidem completamente com os motivos das pinturas do Renascimento.

Característica de estilo:

  • solenidade, monumentalidade e expressividade do interior, geometria estrita do desenho - círculos, quadrados, losangos;
  • cores naturais próximas do branco natural dominante;
  • o uso de tecidos naturais em estofados, cortinas;
  • um grande número de lambrequins, apliques, cortinas em tecidos lisos com bordados habilidosos;
  • retratos artísticos, desenho cuidadoso de detalhes;
  • esculturas antigas e fragmentos decorativos ornamentais complicados - cachos de uvas, coroas de flores no antigo estilo romano, muitos cupidos, guirlandas, arabescos;
  • Vidro veneziano, cerâmica artística e porcelana com decorações renascentistas;
  • a presença obrigatória de um objeto central em torno do qual se agrupa toda a composição;
  • móveis de formas geométricas estritas e claras; elementos decorativos decorados com dourados, correspondentes ao estilo do Renascimento;
  • grandes janelas semicirculares, portas altas e espaçosas, dividindo o espaço horizontalmente, tetos abobadados nervurados - muito ar e espaço.

História de origem

Nasceu após o fim da peste, que ceifou milhões de vidas no início do século XIV, O início da Renascença se reflete na arquitetura - fortalezas austeras e sombrias, cujo propósito era proteger e proteger terras e gentes, foram substituídas por edifícios palacianos leves, amigáveis ​​e elegantes. Após a morte de milhões de pessoas, o mundo, se recuperando da grande tragédia e olhando em volta, percebeu o quanto aumentaram as oportunidades de uma existência confortável, pois as reservas de terras, recursos naturais, joias, água e alimentos permaneceram intocados.

A população tem a oportunidade de melhorar de vida, de construir uma casa que não só seja confiável, mas também bonita. Mais tarde, o Renascimento ganhou reconhecimento em muitos países ao redor do mundo. Os princípios da simetria e da proporcionalidade harmoniosa apareceram na arquitetura. Os edifícios foram decorados com colunas e arcos altos e esguios.

De estilo renascentista italiano, sua arquitetura começou a se adaptar à religião, tradições e costumes locais.

Guiados pelo estilo do Renascimento, muitos edifícios, residenciais e administrativos, foram construídos, a pintura e a escultura receberam um novo rumo. Os nomes famosos de Michelangelo, Botticelli, Raphael, Bernini, Leonardo da Vinci são conhecidos desde o Renascimento.

O desenho, característico do Renascimento tardio, foi distinguido por uma grande tendência para a antiguidade, contornos caprichosos, numerosos detalhes ornamentais, baixos-relevos e muitas colunas decoradas. Foi a tendência para a pretensão e os ornamentos decorativos excessivos que deu origem aos estilos barroco e rococó.

Fachada Renascentista - isto é esplendor e solenidade, muitos baixos-relevos de gesso, fileiras de colunas decoradas com pilastras extravagantes. Mansões cheias de estuques decorativos, esculturas, estatuetas, bustos dos poderosos desta época, pinturas de artistas famosos.

Características de design

Renascimento - são quartos amplos com tetos altos, um ou mais níveis. O interior requer a presença de colunas, arcos, enormes camas de dossel, lareiras imponentes, grandes paredes para a possibilidade de aplicação de afrescos ou colocação de pinturas, tapeçarias com imagens panorâmicas. Para poder implementar planos grandiosos, será necessária a reforma preliminar de um apartamento ou mansão.

Paulo

Combinação perfeita para o espírito escolhido da época - Trata-se de um revestimento de piso e lareira com mármore natural, mas outras opções também são permitidas - por exemplo, o uso de porcelanato, revestimentos cerâmicos. Além da pedra, tábuas de madeira maciça de espécies valiosas são usadas como piso. Um ornamento padronizado no centro é considerado obrigatório.

Parquet é permitido, mas isso é uma exceção à regra. Tapetes orientais com um esquema de cores adequado se encaixam perfeitamente no interior... Tapetes grossos e fofos podem ser usados, mas os tapetes são preferidos.

Sten

Para decoração de parede use principalmente cores claras - creme, pêssego, bege, verde claro e assim por diante. O arenito e a pedra natural são usados ​​como revestimento. A opção ideal é agregar à parede afrescos com reproduções de famosos mestres da pintura da época..

Afrescos naturais podem substituir papéis de parede caros feitos dessa forma.

Além disso, as paredes são decoradas com couro estampado, veludo, brocado, valiosa madeira clara e escura... É considerada obrigatória nichos decorados com pintura, moldagem em estuque, para colocação de pequenas estatuetas.

Teto

O estilo é caracterizado por tetos abobadados ou em camadas... Este tipo combina bem com pintura, moldagem em estuque, pequenos fragmentos de afrescos, ornamentos geométricos ou em forma de guirlanda são possíveis. Os tectos podem ser em madeira, mas sempre envernizados.

Seleção de móveis

Os móveis são escolhidos de preferência em madeira escura, com estrita observância da simetria. O padrão decorativo em relevo com douramento é um sinal do Renascimento.

  • No auge da moda está tórax, suas qualidades funcionais retrocederam, agora é mais uma peça decorativa de mobiliário, mas na época de Luís XIV, tais arcas eram usadas como guarda-roupas completos. Naquela época, era uma obra de arte - escultura habilidosa, pintura preciosa.
  • Usos de cantina mesas de jantar enormes, necessariamente grande, em torno da qual as cadeiras são agrupadas. O destaque do interior será cadeiras Strozzi, encosto alto e três pernasse for possível comprá-los. Os tampos das mesas são feitos de madeira polida ou mármore, as pernas geométricas são substituídas por grifos estilizados.
  • Na sala são obrigatórios sofás, sofás, poltronaspara os estofos nos quais são utilizados tecidos naturais, como cetim, brocado, veludo, pode-se utilizar couro natural.
  • Buffets, mesas, escritórios, secretárias, mesas, cadeiras por Girolamo Savonarola são feitos com acabamentos decorativos. E, claro, é necessário dourar, entalhes em relevo e estampados no espírito antigo.
  • As camas são geralmente estruturas imponentes king-size... Eles são caracterizados pelo uso de cabeceiras maciças, dosséis.
  • Em um pequeno apartamento é impossível arranjar Corredor renascentista... Simplesmente não haverá espaço suficiente, uma vez que a lei do luxo e dos grandes espaços não foi cancelada por ninguém. Esta opção é mais adequada para grandes mansões.

No projeto do corredor, os mesmos princípios se aplicam a todos os outros quartos.

Elementos de decoração

Os acabamentos decorativos trazem solenidade e luxo ao ambiente da decoração, sem eles é impossível recriar as notas da época. É importante escolher os detalhes de um estilo corretamente - misturar no Renascimento não é bem-vindo. Como mencionado acima, a harmonia é um dos princípios fundamentais da Renascença.

  • Cópias de pinturas de contemporâneos da Renascença em maciças molduras de madeira entalhada e dourada decoram as paredes. O estilo pressupõe uso simétrico colunas altas com pilastras e vieiras.
  • Em nichos decorados com afrescos, eles ficam ótimos estátuas antigas, Vidraria veneziana, estatuetas de bronze, majólica, medalhões e sinais heráldicos.
  • Grandes janelas com cortinas durante o dia servem para a luz natural. Para cortinas, eles escolhem um tecido brilhante, enfeitando-o com franjas, cordões com borlas fofas, bordados e uma abundância de cortinas.
  • À noite, a fonte de luz na sala é lustres de cristal e ferro forjado. Iluminação adicional será lâmpadas estilizadas, lâmpadas, candelabros.
  • Afrescos em paredes, tetos, nichos - um atributo indispensável do estilo, como baixos-relevos dourados, vasos de cerâmica e porcelana cobertos com pinturas correspondentes à época escolhida, grotescos e cabeças de leão.
  • Torneiras de banheiro de bronze, pias de mármore, banheiras de pedra artificial - todos estes são itens de interior luxuoso.
  • Para decoração, um esquema de cores em cores ricas é usado: roxos, vermelhos, oliva, verdes, marrons e tons mais calmos, cinza-azulados e bege também são permitidos.

      Uma característica distintiva do estilo renascentista É riqueza e luxo requintado. Os interiores são tão individuais e únicos, impregnados do aroma misterioso da Itália antiga, que é difícil resistir e impossível não se apaixonar por eles.

      Não se esqueça que qualquer detalhe, mesmo o menor, deve corresponder ao estilo e época escolhidos. O gosto impecável e o cumprimento estrito das regras de estilo são importantes na decoração da casa.

      Exemplos no interior

      Cozinha, decorado em cores claras, quase brancas, decorado com guarnições douradas, elementos decorativos. A parte central é uma mesa de pedestal maciça e um lustre de vários braços com adornos de cristal.

      Exótico quartoonde predominam os marrons e os roxos. Móveis brancos ficam perfeitos contra um fundo escuro. O destaque do piso de madeira polida é o carpete.

      Sotaque central sala de jantar - uma grande mesa de jantar rodeada de cadeiras do mesmo estilo. Tule transparente e cortinas brilhantes adornadas com lambrequins e borlas trançadas cobrem as grandes janelas.

      Luxo sala de estar, combinado com a sala de jantar. Tons claros do bege ao creme-pastel prevalecem. As paredes são adornadas com pinturas e afrescos elaborados.

      Veja o vídeo sobre o estilo renascentista no interior.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário