Características do estilo Império no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Quais cores são típicas para o estilo?
  3. Opções de acabamento
  4. Escolhendo móveis
  5. Decoração e têxteis
  6. Iluminação
  7. Dicas para decorar salas diferentes
  8. Exemplos elegantes no interior

Decoração com estilo Império no interior dos quartos parece espetacular, luxuoso e apresentável. Muitos proprietários de apartamentos e casas modernos com tectos altos e quartos espaçosos querem saber o que é. Afinal, qualquer pequena coisa, até a escolha de uma mesa para a cozinha, é muito importante nesse caso. Pelas características do projeto no estilo imperial, seus traços característicos devem ser considerados mais detalhadamente antes de usar na decoração do espaço interior.

O que é isso?

O estilo Império no design de interiores começou a ser usado durante o reinado imperial de Napoleão Bonaparte na França... Inicialmente, o estilo veio do classicismo, adotando suas principais características, mas posteriormente adquiriu características e características próprias. A própria palavra império significa "império". Este estilo no interior é realmente famoso por sua escala, luxo e pompa.

Na Rússia, o estilo Império entrou em voga após a guerra de 1812, mas permaneceu no auge da popularidade por um tempo relativamente curto, cerca de 30 anos... É interessante que foi durante este período da história que foi dividido em Moscou e São Petersburgo. A primeira opção é muitas vezes percebida como um exemplo do estilo imperial russo, um tanto frio, com linhas rígidas e esplendor especial. Falando sobre o estilo do Império moderno, pode-se mais frequentemente considerar suas tradições de Petersburgo, nas quais escala e luxo se misturam com elementos do classicismo tardio. Na época soviética, entre os anos 30-50 do século XX, a chamada versão stalinista desse estilo entrou em voga.

A principal característica do estilo Império em design de interiores e arquitetura parece mesclando a estética do Império Romano, Grécia Antiga e Egito. Elementos decorativos como colunas, pilastras, pórticos, baixos-relevos, molduras de estuque misturados com decorações de parede com temática militar - escudos, brasões, armaduras, lâminas são ativamente usados ​​no cenário.

Entre as características do estilo Império estão as seguintes.

  1. A simetria dos elementos na concepção do espaço. Os itens emparelhados são usados ​​aqui tanto na decoração quanto na mobília.
  2. Refinamento e consistência em uma única solução estilística.
  3. Esplendor, solenidade. A sala de estar, o quarto e a cozinha parecem estar prontos para receber os convidados mais importantes.
  4. Monumentalidade. Em tal espaço, é impossível fazer um rearranjo fácil. Cada detalhe é cuidadosamente planejado desde o início para ocupar o seu lugar.
  5. Uma grande variedade de itens decorativos. O design das instalações contém muitos detalhes que formam uma característica chique especial do estilo Império.
  6. Entrelaçamento harmonioso de elementos, característica da antiguidade e do Egito Antigo.
  7. Móveis maciços e sólidos. É dada preferência à madeira de tons vermelhos ou escuros, ricamente decorada com entalhes.
  8. A construção central da composição. A decoração é usada no chão e no teto, permitindo que você coloque os acentos corretamente. Pode ser uma moldura de estuque, um ornamento original no assentamento de parquete. A mobília também é colocada em um princípio cêntrico ou de raio, dependendo da finalidade da sala.
  9. Espelhos de grande formato e pinturas em molduras maciças. A baguete é necessariamente decorada com talha dourada, coberta com talha.
  10. Cortinas pesadas e densas, dosséis, dosséis. Arcos, pincéis e outros elementos são usados ​​para decoração.

A pompa imperial requer espaço. O estilo Império combina melhor com os elementos arquitetônicos correspondentes à sua escala. Grandes aberturas de janelas, tetos altos com vários níveis, portas de batente duplas, pódios - isso é o que é simplesmente necessário para a implementação em escala real dos projetos.

No espaço apertado de habitações de pequeno porte, colunatas e outros sinais pomposos de luxo não parecerão muito apropriados.

Ao incorporar o estilo Império em um interior moderno em tudo não é necessário aderir à exatidão histórica da situação... Em vez de antiguidades, você pode usar moderno, mas feito de acordo com os cânones básicos. Pinturas, estátuas, elementos dourados devem estar de acordo com o luxo imperial. A única coisa que resta ao designer é conseguir uma recriação visual do estilo escolhido nas tradições francesas, de Moscou, de São Petersburgo ou no espírito do estilo do Império Estalinista.

Quais cores são típicas para o estilo?

O estilo imperial em design de interiores envolve o uso de gama bastante limitada de cores e tons. O interior deve ter tons de metais preciosos - ouro, prata, bronze. Eles acentuam o luxo imperial e criam uma impressão especial do ambiente interno. Além dos tons dominantes, existem tons de fundo que permitem enquadrar com elegância o brilho do ouro ou o frio do prata. Entre eles estão os seguintes.

  • Branco... Um tom limpo e nobre que dá ao pesado império uma sensação de leveza e espaço livre. A combinação de branco e ouro é mais freqüentemente encontrada em tetos, enfeites de parede e escadas.
  • Escarlate... Um tinto de estilo imperial deve ser rico, luxuoso e atraente. É usado com cuidado, principalmente na concepção de elementos têxteis interiores. Cortinas vermelhas, tapetes, estofados de móveis estofados permitem que você coloque os acentos corretamente sem sobrecarregar o espaço com detalhes.
  • Azul... É considerada uma cor secundária. Pode ser visto em boudoirs, corredores, cozinhas e corredores.
  • Turquesa... Uma cor adequada às tradições modernas do estilo imperial é mais característica de sua direção de Petersburgo. É apropriado para decorar o quarto, sala de jantar, boudoir em tons turquesa.
  • Verde... Não deve dominar, mas pode se apresentar na forma de forros de móveis, cortinas, cortinas e dosséis. Esta decoração não é utilizada nas divisões da frente da casa, mas é bastante apropriada no escritório ou nos aposentos pessoais.
  • Bordeaux... A cor profunda do nobre vinho francês é usada para criar salas de recepção, escritórios, locais para jantares de negócios. A sombra enfatiza a solenidade do ambiente, vai bem com a madeira natural.

A principal gama de tons é bastante lacônica. Isso se deve em grande parte ao fato de que o estilo do Império foi originalmente construído sobre a ideia de patriotismo e triunfo imperial. As 3 cores que compõem a bandeira francesa foram tomadas como base: branco, azul, vermelho. Mais tarde, surgiram mais opções de cores. Hoje existem até cores pastel nos interiores que tornam o espaço mais confortável para a vida.

Opções de acabamento

Vale a pena seguir estritamente certas regras ao terminar. Quer se trate de uma mansão de campo ou do interior de um apartamento, uma casa na cidade, uma casa de campo - as principais recomendações de design serão as mesmas. Deve ser dada preferência a materiais naturais. Os requisitos de qualidade são muito elevados. Uma porta interna de pinho maciço seria inadequada aqui, mas uma porta de carvalho, decorada com entalhes, é totalmente compatível com as tendências imperiais. Além de espécies valiosas de madeira, o uso de mármore, travertino e outros tipos de pedra natural é incentivado no estilo imperial. Na decoração de elementos salientes, douramento, bronze, prata e cristal são amplamente utilizados.

Sten

A versão clássica de estofamento de parede para o estilo Império é o uso de tecidos luxuosos - brocado, seda... As tendências atuais estão oferecendo soluções mais acessíveis. Papel de parede em tecido ou texturizadoimitar o entrelaçamento de fios se encaixará harmoniosamente no design.

Quaisquer detalhes modernos - painéis de plástico, papel de parede fotográfico, ladrilhos de pedra são estritamente proibidos.

Você pode conseguir uma transferência confiável do estilo Império no interior usando as seguintes técnicas.

  1. Gesso completamente as paredes e, em seguida, cubra com tinta fosca. Os tons adequados são branco, bege, areia, azeitona, pêssego claro.
  2. Selecione zonas separadas na superfície das paredes com elementos salientes. É importante seguir os princípios da simetria. Meias colunas aéreas e molduras de estuque são adequadas para zoneamento.
  3. Decore cada área com murais ou estênceis.
  4. Coloque espelhos que expandam visualmente o espaço.
  5. Pinte todos os elementos salientes em ouro. Molduras de estuque, bordas, quadros devem ser refinados e refinados.

Superfícies de parede de estilo império podem decore com telas pitorescas em molduras esculpidas e ricamente decoradas... Aceitável e uso de fotos - retratos cerimoniais no espírito da época, estilizados na antiguidade. Você pode imprimi-los em tapeçarias para se livrar do design excessivamente moderno.

Paulo

Não é comum esconder revestimentos de piso em um interior de estilo Império inteiramente sob tapetes. Eles próprios são de grande valor, são uma obra de arte completa. Na maioria das vezes, o piso é decorado com um parquete caro com um padrão de mosaico complexo. Ladrilhos de pedra natural e mármore também são considerados adequados. Ao criar pisos de estilo Império, você deve evitar a monotonia na decoração. Nesses interiores, o parquete artístico é usado, o que torna possível formar um ornamento complexo na superfície.

O padrão é geralmente circular, estendendo-se do centro às bordas.

Teto

Decoração de teto em estilo império sugere concisão e rigor na escolha das cores. Na maioria das vezes, é usado o tingimento tradicional em tons de branco e marfim. O estilo império requer uma grande área de tetos, alturas de parede. As seguintes técnicas são tradicionalmente utilizadas na decoração:

  • coloração com compostos foscos;
  • aplicação de moldagem aérea de estuque;
  • zoneamento com alocação da área central;
  • o uso de grandes lustres e outros acessórios de iluminação;
  • multicamadas.

Teto no estilo Império é um dos fundamentos do estilo, determina o esplendor e a solenidade da atmosfera. Costuma-se decorá-lo com riqueza e pompa, acrescentando rosetas e outros detalhes arquitetônicos.

Os elementos salientes devem ser cobertos com tinta dourada.

Escolhendo móveis

Encontrar móveis no estilo Império é bastante simples, se você confiar nos princípios básicos. A mesa, cômoda, sofás devem ser feitos nas tradições da antiguidade. Pernas em forma de patas de leões, grifos e outras criaturas míticas, ornamentos florais esculpidos serão apropriados aqui. Todos os móveis devem ser feitos de madeira maciça da mesma espécie, sem heterogeneidade no padrão. Para o estilo império linhas suaves sem cantos agudos são características, os móveis estofados devem ser fornecidos com almofadas e apoios de braços em forma de rodízios.

O mobiliário obrigatório inclui o seguinte.

  • Armários com vidros triplos com abóbadas em arco, parte central ampla e laterais estreitas. Eles são colocados paralelos ou opostos entre si, sempre obedecendo aos princípios da simetria.
  • Mesas baixas em 1 perna maciça. Eles são usados ​​para jogar xadrez, servir café, ler jornais e revistas.
  • Instrumentos musicais. Pode ser uma harpa antiga, um piano de cauda, ​​um cravo.
  • Mesa de jantar oval ou redonda em 1 ou 2 pernas enormes.
  • Cadeiras e poltronas enormes de madeira natural de espécies valiosas. É necessário um estofamento macio com aperto para dar mais esplendor às formas dos assentos e das costas.
  • Sofás, na maioria das vezes três lugares, com almofadas exuberantes e braços esculpidos, douramento. Eles podem ser combinados com um sofá, um apoio para os pés em forma de banco.
  • Camas de dossel com cabeceira luxuosa em estofamento têxtil.

Dependendo da finalidade para a qual o quarto se destina, a lista de móveis pode ser expandida. Uma enorme mesa de trabalho esculpida, armários e escrivaninhas para armazenar documentos estão instalados no escritório. No quarto, mesas de cabeceira serão adequadas. Se houver uma área de boudoir, uma penteadeira e espelhos são colocados aqui.

Decoração e têxteis

O estilo Império é caracterizado por uma abundância de elementos decorativos. Os têxteis são apresentados na forma de tapetes com padrões concêntricos ou geométricos - materiais naturais, seda ou lã são bem-vindos. As cortinas são escolhidas de brocado denso e outros tecidos pesados ​​e bem drapeados. Nas cores, é dada preferência a uma combinação de branco e ouro, tons de bordô, azul e verde são permitidos, mas não em salas cerimoniais.

É necessário um dossel sobre a cama, o dossel pode ser decorado com borlas, bordados.

Eles são amplamente utilizados na decoração de interiores mobiliário auxiliar... Utiliza vasos de piso de estilo antigo, esculturas e estatuetas colocadas em prateleiras ou nichos especiais. As colunas também podem ser chamadas de elementos decorativos. Eles são freqüentemente usados ​​para emoldurar o espaço das paredes, decorar os pódios. Grandes relógios de carrilhão e pêndulo, pinturas nas paredes, laranjeiras em banheiras ajudam a criar a atmosfera certa.

Não presuma que o estilo imperial está repleto de bugigangas. Em vez de cerâmica pastoral, elementos heráldicos, armas e outros atributos que simbolizam o valor imperial são usados ​​aqui.

Não há necessidade de sobrecarregar o espaço com uma abundância de detalhes. Cada elemento no interior de estilo Império sempre tem um papel funcional claro.

Iluminação

A escolha de luminárias é muito importante para a criação de interiores no espírito do luxo imperial francês. Em cada sala, o elemento central da decoração é um lustre de teto - luxuoso, em várias camadas, com dezenas de lâmpadas. O formato de cada lâmpada lembra uma tocha ou vela - com uma cortina de vidro em forma de gota, uma base alta e uma tigela.

Tudo isso é abundantemente decorado com pingentes de vidro ou cristal, os designers modernos costumam sugerir o uso de lustres com altura de elevação ajustável - eles são fáceis de cuidar.

A segunda camada de iluminação é representada pela iluminação pontual ao longo do perímetro do teto. É necessário se a sala tiver uma área grande e uma configuração complexa. Se a iluminação de teto não for usada, a sala pode ser decorada com lanternas de parede. Eles são colocados no terço superior de todo o volume da sala. A camada inferior de iluminação é formada por lâmpadas de mesa e de piso. Eles têm exuberantes abajures trapezoidais, estofados em cetim ou decorados com dourados.

Dicas para decorar salas diferentes

No interior de um apartamento moderno não é absolutamente necessário seguir estritamente todos os cânones do estilo do Império. Basta seguir as tradições básicas, usando cores neutras de paredes e tetos em combinação com decoração em estuque e luminárias. Nesse caso, tanto a cozinha quanto o banheiro ou o quarto parecerão bastante relevantes, mas com elementos do chique imperial.

Ao decorar salas diferentes, você pode seguir as recomendações a seguir.

  • Combine cozinha e sala de estar... Colunas e balcões de barra com uma base maciça, modillons e tampo de mármore são usados ​​como elementos de zoneamento.
  • Armário estilo império requer uma abordagem particularmente cuidadosa para a seleção de móveis. Aqui, o mobiliário será mais rígido e ascético. Você pode instalar um sofá, uma cadeira enorme e confortável. O esquema de cores é café ou azul.
  • Expositores são usados ​​na cozinhademonstração de serviços cerimoniais. Armários fechados com vidros brancos leitosos e monogramas dourados.O elemento central da sala é um bloco de fogão e exaustor com forno. O piso das salas úmidas é de mármore. Pode ser instalado no centro da "ilha".
  • Deve haver bastante luz na sala de jantar. Janelas arqueadas, nichos são bem-vindos aqui. A mesa é posicionada de forma que o lustre frontal fique acima dela. Cadeiras com apoio de braços e encosto alto são mais parecidas com cadeiras, têm pernas curvas em forma de patas de animais.
  • O quarto segue os princípios de zoneamento característicos do estilo Império. A cama é colocada em um nicho ou em um pódio, sob um dossel. As janelas são cobertas por cortinas de várias camadas. Os móveis estão dispostos simetricamente. É dada preferência a uma combinação de tons de marfim e ouro, com a inclusão de tons turquesa ou oliva.

Em uma casa de campo, é fácil dar vida até mesmo às idéias mais ambiciosas no estilo Império. Aqui, com uma altura de tetos suficiente, a pompa do palácio será muito apropriada. É bom que a colunata seja planejada durante o projeto, as balaustradas das escadas sejam utilizadas, saliências e nichos nas paredes sejam formados.

Exemplos elegantes no interior

A estética do estilo Império ainda hoje chama a atenção por sua solidez, escala e esplendor. Pode ser implementado no projeto de uma casa ou apartamento de diferentes maneiras. As soluções mais interessantes devem ser consideradas com mais detalhes.

  • Um exemplo notável do uso de toques de vinho tinto no espaço do império. O estofamento claro dos sofás e das paredes é complementado por um teto e colunas brancas como a neve, delicados tons de bege e dourado na decoração do piso.
  • A leveza e o esplendor do estilo imperial são melhor revelados no espaço das casas de campo com galerias, passarelas, tetos altos. Neste caso, em vez do brilho excessivo da douração, utiliza-se o laconicismo da decoração em relevo. Moldura de estuque branco fosco serve como a melhor decoração de interiores.
  • Gabinete no espírito da era napoleônica parece discreto, mas rigoroso e luxuoso. O elemento central da composição é uma escrivaninha, atrás da qual está um armário envidraçado. Poltronas duplas redondas para visitantes com estofamento em couro estão em harmonia com o esquema de cores geral do interior.
  • Um exemplo marcante do design de uma sala de estar com área para refeições no estilo império... A abundância de detalhes de acabamento dourado é enfatizada pela delicada cor das paredes e pelos vidros dos armários. Grandes pinturas evitam a sensação de vazio e preenchem o espaço. Vasos graciosos emparelhados, castiçais parecem adequados, animam a atmosfera.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário