Visão geral dos estilos de interiores

Visão geral dos estilos de interiores
  1. Quais são os estilos modernos?
  2. Histórico
  3. Variações geográficas e étnicas
  4. Design incomum
  5. Como escolher?

Um estilo de interior deve ser entendido como uma combinação de características que têm uma direção diferente na concepção de uma divisão - a sua decoração e mobiliário, bem como o acréscimo de elementos decorativos. Os estilos de design de interiores evoluíram ao longo dos séculos e hoje a escolha de direções é bastante ampla. Cada decisão de estilo é baseada em certos cânones, mas, apesar disso, sempre há uma oportunidade de adicionar um elemento de sua imaginação e ideias criativas ao interior.

Quais são os estilos modernos?

Os estilos de interiores se enquadram em 3 categorias principais:

  • clássico;
  • moderno;
  • étnico.

A descrição de cada categoria consiste em muitos estilos que correspondem a ela, e esta lista é muito diversa.

Considere as opções relacionadas às tendências modernas.

Estilo minimalista

É considerada a base sobre a qual se baseiam outras tendências modernas. Este estilo é caracterizado por paredes em tons claros e o piso é acabado em parquet ou laminado. O teto é plano, a iluminação é fornecida por lâmpadas de parede ou de piso. Os móveis são usados ​​com contornos retos, sem elementos decorativos. A suavidade das linhas é trazida para o interior com o auxílio de móveis estofados. Os acessórios não são usados ​​em ambientes internos - cada item deve ter uma carga funcional

... As pinturas realizadas no expressionismo ou na técnica de abstração são consideradas uma exceção.

Estilo industrial

Implica a utilização de quartos espaçosos com pé-direito alto. Não há decoração nas paredes e tetos ou é feito de materiais naturais de textura rugosa. Pranchas de madeira ou ladrilhos são usados ​​no chão. As cortinas são substituídas por persianas ou venezianas. Um porta-ferramentas pode ser usado como mobília e uma escada de vários estágios pode substituir as prateleiras. Qualquer detalhe técnico pode se tornar a decoração de uma sala - um velho disco de carro se tornará a base de um tampo de mesa e engrenagens desatualizadas - um painel de parede.

Estilo Art Déco

A base da direção é a boemia. O estilo surgiu no pós-guerra, quando as pessoas tinham um desejo incansável pela beleza e interesse por coisas novas. As características distintivas do Art Déco são tetos de vários níveis, ornamentos geométricos, bem como o uso de exóticos em forma de pele de urso, móveis com acabamento em couro de crocodilo, objetos incrustados com marfim, etc. O uso de tecidos caros e de alta qualidade, a abundância de lâmpadas e o enquadramento de espelhos em forma de disco com raios são característicos. A era do industrialismo é enfatizada com aço inoxidável, elementos de alumínio, vidros coloridos. Para o piso são utilizados parquetes, ladrilhos e as paredes pintadas com cores vivas ou coladas com papel de parede com motivos geométricos.

Estilo grunge

Destaca-se pelo seu arranjo modesto e lacônico. Às vezes, essa sala parece uma opção de "garagem". Para recriá-lo, você precisará de uma sala espaçosa com tetos de concreto ou divisórias de madeira. As paredes e tetos são deixados em sua forma original ou o revestimento é feito com pranchas de madeira. A aparência natural confere ao ambiente um certo charme, que é conseguido com o uso de materiais naturais - pedra, madeira, vidro. Os tecidos raramente são usados ​​para decoração e, se estiverem presentes, são texturas simples de linho ou esteiras. Móveis são escolhidos de alta qualidade e caros, tal elegância parece atraente em tais condições adversas. Os acessórios são estatuetas decorativas de madeira, molduras de ferro forjado para espelhos, pôster retro na parede, luminárias de desenho simples localizadas nas paredes ou descendo do teto.

Estilo loft

Refere-se a uma versão industrial de glamour. Para recriar a atmosfera do antigo sótão, foram escolhidas as antigas instalações industriais. A combinação de vigas de concreto, escadas estreitas de metal, caixas de ventilação, canos - cria um visual único junto com móveis modernos. Uma característica é a ausência de partições que dividem o espaço em zonas. As paredes da sala ficam inacabadas - trata-se de uma alvenaria velha e áspera ou de uma superfície de concreto. O chão pode ser de cimento, madeira ou azulejo. A divisão do espaço em áreas de lazer e trabalho é uma certa disposição de móveis. Barris de vinho velhos, paletes de madeira, caixas são usados ​​como decoração.

O estilo moderno de design de interiores evoluiu nos últimos 70-100 anos, combinando tendências de diferentes direções. Hoje, o design moderno é um truque que pode ser usado para criar um espaço eficaz e confortável para se viver.

Histórico

As tendências históricas na concepção de instalações significam as técnicas de design de espaços, que se formaram ao longo dos séculos e não perderam a sua relevância ao longo do tempo. Na maioria das vezes, os estilos históricos do interior são uma característica de um estágio particular no desenvolvimento da arquitetura e da arquitetura - barroco, gótico, império, etc. o grupo histórico inclui também o estilo que influenciou sua formação como resultado de tendências da filosofia ou da arte.

A principal tarefa da direção histórica é o conceito de recriar a época a que pertence.

Estilo românico

Mostra os cânones da Idade Média, quando castelos e torres foram erguidos, onde um cavaleiro guerreiro poderia encontrar abrigo. Os traços básicos do estilo são o fundamentalismo, que se reflete no uso de portas semicirculares do tipo celeiro, janelas onduladas, afiladas para cima, presença de abóbadas de teto, arcos, colunas maciças, alvenaria no chão, espelhos emoldurados em bronze ou ouro , pintura com motivos bíblicos. Os tons principais são cinza-preto, verde, roxo, bronze. Vitrais coloridos são colocados nas janelas, mosaicos são dispostos no chão. Utiliza-se sempre uma lareira, elementos forjados para a decoração de móveis simples mas maciços. Um detalhe interessante é a mesa de tricô grosso e as cadeiras, bancos e banquetas de espaldar alto. Em vez de tapetes, peles de animais são usadas e painéis com cenas de torneios de cavaleiros ou caça são usados ​​como decoração.

Estilo vitoriano

Representa a era do reinado da Rainha Vitória. É caracterizada por uma combinação de rococó antigo, notas coloniais exóticas e estilo gótico. As paredes são decoradas com papel de parede com motivos em relevo na forma de pássaros, flores ou frutas, podendo ser substituído por tecidos. Numa versão moderna, são utilizados painéis de parede em madeira natural. Parquet ou ladrilhos são usados ​​no chão. O uso de móveis antigos é encorajado, mas a sala deve ter um oásis onde as plantas vivas estão localizadas.

O centro da composição interior é uma lareira e espelhos altos emoldurados por uma baguete.

Estilo georgiano

Descreve a era do reinado do Rei George. Esta é uma aliança espetacular de clássicos e uma profusão de tendências rococó.Implica a presença de lareira, móveis de mogno, sancas e tectos, vitrais coloridos. A decoração das paredes está dividida em 3 partes: a parte inferior é forrada com painéis de madeira, a parte do meio é drapeada com tecidos ou colada com papel de parede, a parte superior é decorada com moldura de estuque. O chão é em parquet natural, envernizado ou encerado. Os tapetes de lã adicionam aconchego à atmosfera. Os móveis são usados ​​na forma de fones de ouvido.

A iluminação é equipada com lâmpadas que simulam velas.

Os estilos históricos surgiram aos poucos, alguns deles surgiram como reflexo da época de sua época, outros foram formados nos cânones das tradições culturais nacionais, houve também tendências que surgiram como resultado de novas tendências na arte.

Direções clássicas

O projeto dos apartamentos é organizado em estilos que apresentam traços característicos da modernidade ou do historicismo. Freqüentemente, o nome do estilo fala por si e reflete suas próprias características. São os destinos mais populares que pertencem aos clássicos.

Moderno

Redondeza de linhas, assimetria de formas e caráter multinível são características. Vários padrões e tramas são usados ​​para decorar o chão, paredes, tetos, lances de escada, móveis. Há um desejo pela natureza aqui, portanto, em todos os lugares você pode ver uma mistura de elementos vegetais no design. O estilo combina praticidade e graça, isso é conseguido através do uso de pedra, metal, vidro, madeira, pintura, gesso de parede, papel de parede. O teto é feito em uma forma lisa ou uma versão elástica é usada. As placas de parquete podem ser substituídas por ladrilhos. A mobília é confortável, com pernas torcidas.

Os acessórios são elegantes; inserções feitas de folheado, marfim e madrepérola são permitidas.

gótico

A direcção, que se caracteriza pela presença de tectos altos de estrutura abobadada, sendo o pavimento forrado a azulejos coloridos em forma de tabuleiro de xadrez. Todo o conceito de decoração no estilo gótico é direcionado para cima. Seus traços são pontiagudos, os contornos são leves e graciosos, buscando uma decoratividade deliberada. Atributo indispensável é a presença de vitrais coloridos com a tradicional rosa gótica. Existem arcos, vigas de teto, lareiras. Tapeçarias, afrescos, tapetes felpudos, velas, estatuetas em forma de crucifixo ou estatuetas de quimeras são usadas como decoração. Os móveis são maciços, com elementos forjados e entalhes.

As pernas dos móveis são altas, as costas das camas e das cadeiras também são altas.

Estilo império

Um design espectacular que atrai pela sua magnificência, assenta na simetria e na postura. O chão é forrado com parquete ou lajes de mármore. Os tetos são altos, cobertos com pinturas e elaboradas molduras de estuque. São usados ​​tons de branco, bronze, roxo, dourado, azul, oliva. A sala possui colunas e portais, decorados com estátuas de leões, anjos, esfinges. As portas, assim como os tetos, são decoradas com pinturas e molduras de estuque. A mobília é de tipos caros de madeira, tem formas extravagantes e é decorada com pintura ou incrustação.

Freqüentemente, esse estilo era usado para equipar um castelo - uma casa aristocrática de campo.

Classicismo

Simetria e simplicidade harmoniosa são o lema deste estilo. As paredes são revestidas com papel de parede de tecido ou pintadas em tons neutros. É usada decoração de estuque, meias colunas e colunas são instaladas. O teto é feito de branco ou bege claro, complementado com decorações de estuque. O piso em parquet é disposto em mosaico, utilizando elementos de vários tipos de madeira. Pedra natural e madeira são usadas para decoração. Dentro de casa use pinturas, espelhos altos, prateleiras com livros. Para decoração, verde claro, branco, rosa em combinação com ouro, azul claro, azul são usados. O mobiliário é vintage escolhido, feito de espécies de madeira exclusivas e decorado com inserções esculpidas. A madeira natural também é aplicável para superfícies de parede.Lustres de cristal são colocados no teto e nas paredes, as janelas são cobertas por cortinas de veludo.

Barroco

O estilo pode ser materializado em uma sala de tetos altos, há uma gravitação para a antiguidade, que se manifesta no ritmo do entrelaçamento de linhas curvas. O estilo pretende valorizar a riqueza e o prestígio, para isso são utilizados em abundância pinturas, colunas e baixos-relevos, estuques e esculturas. O esquema de cores envolve o uso de tons de branco, dourado, bronze, roxo, verde claro e azul claro. O teto barroco é caracterizado por cantos arredondados. As janelas são grandes, decoradas com vitrais, as molduras em estuque são pintadas em bronze ou dourado, as pinturas e os espelhos emoldurados com molduras douradas. Os móveis são altos, os estofos são maciços, as pernas são curvas, as superfícies são decoradas com entalhes. Um dossel alto está pendurado sobre a cabeceira da cama.

Rococó

O estilo é uma continuação do barroco, mas com grande carga decorativa. A atenção é dada à decoração da pintura no tema mitológico, há um elemento de erotismo, conforto e luxo. Cachos extravagantes estão por toda parte na decoração, e até mesmo as colunas podem ser espirais torcidas. A simetria não é mantida e o douramento é usado com moderação. Predominam o branco, perolado, rosa, verde claro, lilás. As paredes são decoradas com painéis de madeira e molduras de estuque, lustres de cristal chiques são colocados no teto, os quartos têm uma grande quantidade de móveis estofados destinados ao relaxamento boudoir. Em toda parte há telas, travesseiros macios, móveis elegantes, pinturas. O piso é de mármore ou parquet.

Lareira, relógios de bronze, candelabros de velas se tornarão atributos obrigatórios.

A lista de estilos de design para o grupo clássico implica a utilização apenas de materiais naturais para a decoração, bem como móveis e acessórios de luxo.

Variações geográficas e étnicas

As variedades de design de interiores de caráter geográfico ou étnico baseiam-se nos princípios de decoração de espaços residenciais específicos de uma área específica. O país onde o estilo nasceu encontra eco em seu nome.

Por exemplo, o sabor turco deu vida ao estilo otomano, além disso, as tradições orientais também são carregadas pela direção de Marrakech. A Escócia e a Bélgica introduziram tradições de decoração, onde o estilo é chamado de escocês ou belga. O interior georgiano implica as tradições de vinificação, é consoante com o motivo eslavo, mas também existem diferenças básicas.

A decoração do Báltico tem um tema náutico, o interior holandês inclui azulejos brancos e azuis, vigas do teto e tijolos vermelhos. Os interiores elegantes da Inglaterra, cujo ancestral é Londres, carregam contenção, rigidez e respeitabilidade. Os interiores, cujo estilo é irlandês, estão em consonância com ele, mas ao contrário da direção inglesa, o irlandês tende mais para a simplicidade. O interior dinamarquês gravita em direção ao minimalismo e é uma espécie de tendência escandinava, e as casas em Bali buscam uma profusão de cores e vegetação na decoração de interiores.

Os tipos de interiores com características etnográficas são extensos e sua lista pode ser continuada indefinidamente.

Interiores étnicos e geográficos são interessantes por seus detalhes.

Boho

Colorido, ousado, descontraído, este design é adequado para pessoas criativas. O motivo cigano confere ao estilo boho um certo toque étnico, caracteriza-se pela presença de tecidos claros e decoração artesanal. As paredes podem ser coladas com tecidos claros ou pintadas nos tons mais ousados. Os móveis podem ser de vime ou velhos, do sótão, com elementos em ferro forjado. A abundância de almofadas, tapetes e mantas de patchwork, capas e colchas de malha, caminhos de tecido - tudo isso parece adequado e traz cores para a cor geral da decoração.

marroquino

Combina culturas asiáticas e africanas. Tons e padrões orientais brilhantes são aceitáveis, muitas bugigangas elegantes, lâmpadas de aroma, jarras feitas de argila e metal. O chão é feito de uma tábua de madeira e coberto com tapetes feitos à mão; se forem usados ​​ladrilhos, eles são dispostos em forma de mosaico. As paredes são pintadas em cores vivas de lilás, roxo, verde e turquesa. Os tectos são altos, multi-camadas, grades perfuradas são colocadas nas janelas, janelas falsas são usadas como prateleiras. A mobília é esculpida, de cor escura, decorada com ornamentos florais ou estampados. Um dossel leve é ​​colocado sobre a cama.

Provença

Combina o calor do sul da França com a simplicidade rústica. O esquema de cores é em tons pastel suaves de azul, creme, menta ou lilás. As paredes são revestidas com gesso e pintadas para simular fissuras. Os tetos possuem vigas de madeira que não cobrem nem pintam. As janelas são forradas com tecidos translúcidos que permitem a passagem de luz e ar. Os móveis são envelhecidos, com entalhes e pernas vazadas, ou podem ser produtos de formas simples. Há quinquilharias fofas em todos os lugares - guardanapos, bordados, pequenas almofadas, caixas de artesanato, molduras para fotos. Na sala são colocadas flores em vasos, as paredes são decoradas com molduras com herbário.

A aplicação do estilo de design de um determinado país terá sucesso se conhecer as suas características, bem como a arquitectura e as tradições da população características desta zona.

Design incomum

O uso de estilo moderno no interior das instalações é generalizado. Mas, muitas vezes, há também uma combinação incomum que combina diferentes eventos de época dos últimos 100 anos. Por exemplo, um design pode conter elementos decorativos de design que são programados para coincidir com o voo de um homem para o espaço. Então, em um interior moderno, podem aparecer fotografias em preto e branco sobre o tema espacial.

Há opções de interior feito em estilo retrô, quando são utilizados alguns itens da ex-URSS. - rádio antigo, mapa de parede, cartazes, móveis. Se o interior decorativo combina componentes modernos e modernismo industrial dos anos 50, isso pode se manifestar na direção da aviação e decorar a sala com modelos de aeronaves, um foguete, desenhos afixados na parede.

Em um apartamento comum, é difícil incorporar um palácio ou um interior medieval, portanto, as técnicas de design usam tendências de estilo moderno ou o uso de tendências étnicas. As novas tendências de design de interiores estão abertas à criatividade e à imaginação. Em espaços limitados, o funcionalismo e a durabilidade são preferidos, portanto, um material natural é usado para a decoração, e o esquema de cores é muitas vezes executado em preto, bege ou cinza.

Também pode ser feito um interior sofisticado, quando um apartamento ou casa se transforma em bangalô, onde há um motivo tropical. A fantasia do designer pode ser estendida ao design de um quarto de criança, pode ser arranjado na forma de um fabuloso refúgio para um unicórnio ou uma pequena fada.

Como escolher?

Ao planear renovar quartos, escolha um interior para um pequeno apartamento ou cabana, é importante equipar a habitação de forma a que seja confortável. Para isso, os especialistas recomendam lembrar ou encontrar no domínio público os interiores em que gostaria de viver. Ao percorrer as opções, escolha as nuances que mais gosta. Ao decidir qual estilo escolher, considere seus hábitos e estilo de vida.

Além disso, um ponto importante é o orçamento que você tem para reforma, por exemplo, o design clássico pressupõe a presença de móveis caros exclusivos, e o estilo provençal permite a utilização de opções econômicas e acessíveis.Ao escolher um estilo, é necessário levar em consideração quais eletrodomésticos serão usados, é importante que esteja em harmonia com o estilo geral do interior.

Você pode aprender as regras básicas de design no estilo provençal no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário