Estilo norueguês no interior
A Noruega tem condições climáticas adversas e belezas naturais adversas. Historicamente, na Noruega não é costume se destacar muito da multidão, ser perceptível, ser diferente dos outros. E também desde a infância se educa uma atitude ecológica em relação à natureza e às coisas: uma coisa boa deve ser de boa qualidade, armazenada por muito tempo e ser feita de materiais naturais. Portanto, os princípios básicos do estilo norueguês são harmonia com a natureza, respeito ao meio ambiente, praticidade, conforto do lar e originalidade. Vamos dar uma olhada no estilo norueguês do interior.
Características gerais
A ideia principal do estilo norueguês é a funcionalidade. As qualidades estéticas dos objetos estão em segundo lugar. É por isso o desenho especial da coisa é considerado algo supérfluo, não digno de gastos adicionais. E neste estilo a praticidade vem à tona, ajudando a enfrentar as difíceis características climáticas desta região norte, criando aconchego e calor adicional nos longos meses de inverno e nos dias de verão não muito ensolarados.
A madeira é considerada um material tradicional para a construção de uma casa na Noruega. A casa pode ser montada a partir de toras, de uma barra perfilada e de uma carruagem de arma. Se a casa não for de madeira, no interior deve haver guarnições de madeira no interior. Isso é parquet e decoração de parede e o uso de painéis de madeira e forro no teto.
Características da decoração do quarto
Cozinha
A cozinha em uma casa de estilo norueguês deve ser diferente dos outros cômodos em seu tamanho. Este é geralmente o quarto mais espaçoso, com grandes janelas, paredes e pisos de cores claras. O chão da cozinha e de toda a casa, de acordo com os cânones do estilo, deve ser constituído por uma tábua larga, pintada a branco ou tom claro, mas hoje é permitido o uso tanto de tábuas de parquete como de laminado com cores desde o branqueado ao cor da madeira em tons saturados.
É permitido o uso de ladrilhos de cerâmica de cor clara na área de cozimento.
Uma característica distintiva da cozinha e de todas as outras divisões é a sua funcionalidade. O interior da cozinha é dominado pelos itens necessários para cozinhar e comer. Não só uma mesa, cadeiras, um conjunto de cozinha, mas também peças de decoração de interiores e pratos em madeira pintada e natural.
Sala de estar
A sala de estar é pequena em comparação com a cozinha. Como toda a casa geralmente é de forma quadrada ou retangular, com grandes janelas decoradas com cortinas translúcidas claras. Cortinas pesadas raramente são encontradas em uma casa norueguesa ou em um apartamento de estilo norueguês. Este estilo é frequentemente denominado "Art Nouveau norueguês", onde o minimalismo, o rústico sabor histórico nacional e a modernidade do período pós-guerra do século XX se fundiram de forma prática e razoável.
A decoração tradicional das paredes consiste em toras brutas e processadas, vigas, forro caiado, painéis de madeira nas paredes, gesso leve. As cores principais do interior são o branco e o bege. Freqüentemente, eles usam uma combinação de branco com um tom natural de madeira, cores pastéis - verde, azul, cinza. Em geral, cores frias, tons claros branqueados prevalecem na paleta de cores, que é historicamente ditada pelo desejo de expandir visualmente espaços bastante apertados, criar aconchego adicionando calor e sol devido à cor clara e sair de casa, conectando a cor da sala com a cor na natureza circundante.
Junto com acabamentos e peças de móveis de madeira, vidro, pedra, concreto, tijolo também são usados em interiores modernos. Ou seja, todos os materiais naturais ecológicos. A sala de estar costuma ser decorada com uma lareira e uma pilha de lenha. As paredes são decoradas com fotos de parentes, pôsteres e pinturas originais.
Quarto
O quarto costumava ser o menor cômodo de uma casa ou apartamento norueguês. No espaço moderno, é dado muito espaço quando comparado com outros quartos. Os tecidos e materiais usados no design norueguês também se distinguem por sua origem natural. Estes são algodão, linho, lã, camurça, pele, couro genuíno. Uma impressão vegetal é freqüentemente usada em tecidos. O chão pode ser coberto com um tapete macio de pêlo longo, uma passarela nacional listrada feita em casa ou peles de animais.
Não há cortinas grossas nas janelas, aqui uma tendência são cortinas transparentes claras feitas de voile, musselina, chiffon, além de persianas e estores romanos de cores claras. Os itens no quarto, assim como em toda a casa, costumam ser lacônicos e funcionais. Este é um interior bastante eclético, textura, materiais de fabricação e épocas inteiras são facilmente misturados aqui. Por exemplo, um guarda-roupa vintage pode ficar lado a lado com mesas de cabeceira modernas.
Crianças
No quarto das crianças, quero acrescentar cores e algo inusitado. Portanto, manchas de cores azuis, vermelhas e verdes brilhantes serão especialmente apropriadas aqui. As cores escarlate, esmeralda e turquesa são usadas em estampas florais e geométricas em colchas, travesseiros e tapetes. Estas cores combinam bem com o branco e decoram não só acessórios de decoração funcionais, incluindo paredes, mas também brinquedos e móveis de madeira.
Normalmente os móveis são feitos de madeira clara - pinho, bétula, faia, mas você pode adicionar um toque de leveza acrescentando móveis de rattan. Todos os móveis são práticos, duráveis e muitas vezes versáteis.
Destaco especialmente a cadeira infantil Tripp Trapp, que "cresce" à medida que a criança cresce. Foi desenvolvido e lançado em 1972 pelo norueguês Peter Opsvik.
Banheiro
A luz em um clima do norte tem um grande significado positivo, portanto, todas as opções de iluminação de zona são apresentadas em uma casa escandinava: luminárias de teto, lustres, arandelas de parede, luminárias de chão e luminárias de mesa. É por isso o banheiro, como todo mundo, é bastante bem iluminado. A abundância de espelhos é incentivada, como é o caso em toda a casa. As paredes e o chão da casa de banho são dominados por ladrilhos de cerâmica ou tons claros, ou uma combinação contrastante de ladrilhos claros e escuros. Uma combinação de preto e branco também é perceptível nos padrões.
Os escandinavos também preferem madeira e vidro como materiais para móveis de banheiro. Os acessórios são poucos, mas todos expressivos e de formas inusitadas, feitos de materiais naturais: cerâmica, pedra, madeira, vidro. Como decoração e homenagem ao design natural - a presença de uma flor viva na casa de banho. Claro, se o espaço no apartamento permitir, o banheiro é equipado com a principal característica distintiva - uma sauna. A sua decoração contém também os principais materiais do estilo norueguês - madeira e pedra.
Belos exemplos do interior
A combinação de madeira branca e tons naturais, cortinas romanas claras, móveis de madeira são as marcas da cozinha tradicional norueguesa.
Interior prático e aconchegante de uma pequena sala de estar.
Quarto infantil para uma menina.
O quarto das crianças para um adolescente contém todos os elementos de um quarto de estilo norueguês.
Uma combinação harmoniosa de materiais naturais e a natureza circundante.
Um banheiro arejado e funcional.
Para informações sobre como decorar o estilo norueguês no interior, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.