Estilo marinho no interior e exterior da casa

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Espectro de cores
  3. Fachada de casa
  4. Interior dos quartos

A decoração de interiores com tema marinho é muito popular na disposição de instalações residenciais. E isso não é surpreendente, pois a decoração de praia acalma, cria um ambiente relaxante, ajuda a aliviar o estresse após um longo dia de trabalho. Se você não tem a sorte de morar à beira-mar, não se desespere - neste artigo consideraremos ideias originais que o farão se sentir um verdadeiro marinheiro.

Peculiaridades

O estilo marinho é bem reconhecível entre todos os outros. Esta decoração tem uma série de traços característicos que evocam diretamente associações com plantas e animais marinhos, a superfície lisa infinita da água e marinheiros. Esses incluem:

  • as cores dominantes do tema náutico são o branco, o azul e o azul claro;
  • o uso de materiais têxteis naturais;
  • um grande número de elementos de decoração estilizados;
  • formas simples, geometria lacônica, até mesmo cantos;
  • móveis em vime, rotim e outros materiais naturais.

Para revestir uma sala em um design marinho, uma das opções é usada, que será discutida a seguir.

Paredes:

  • na maioria dos casos, as paredes são pintadas em um único esquema de cores, criando uma cor ou destaque impresso em uma delas - esta opção é ideal para o quarto e a sala;
  • uma boa solução pode ser um papel de parede fotográfico com imagens de grande formato do chão ao teto ou um papel de parede comum com um padrão discreto - geralmente esta opção é usada em quartos de crianças;
  • o uso de azulejos - não precisa ser branco, azul, areia e tons turquesa refresca bem o espaço;
  • o desenho de uma das paredes com cortes de serra de madeira com efeito de envelhecimento artificial parece estiloso.

Piso:

  • o soalho ou soalho de parquete de imitação de madeira é um soalho náutico clássico;
  • carpete ou carpete da cor da areia;
  • uma solução interessante seria uma pintura 3D no chão.

Para manter o conceito estilístico, no revestimento de pavimentos, costuma-se utilizar materiais que, pela sua cor, estão associados a um areal.

Teto:

  • se os tetos forem baixos, é melhor pintá-los de uma cor;
  • ao organizar o teto em salas altas, a estrutura pode ser feita em várias camadas;
  • A decoração de vigas brancas, drapeadas com uma malha ou um véu de luz, parece muito impressionante.

Na hora de escolher móveis para interiores náuticos, é preferível dar preferência aos materiais naturais com um design discreto. Uma escrivaninha, um guarda-roupa, uma cômoda, um conjunto de cozinha - todos esses itens devem ter ângulos retos e linhas retas. Os sofás e as camas macios devem ser de uma só cor, os travesseiros em listras azuis e azuis serão uma adição elegante. Os têxteis darão ao interior um toque especial - podem mudar radicalmente todo o conceito da divisão e o estilo do interior. Habitualmente, dá-se preferência a cortinas romanas, de rolo ou rectas de corte simples em tecidos naturais. As colchas e cobertores podem ser costurados nos mais diversos materiais, do linho ao veludo e até brocado, o principal é que tenham uma estampa temática.

O tema náutico permite o uso de diferentes tipos de iluminação. Assim, no quarto, vale a pena colocar várias fontes de luz ao mesmo tempo: por exemplo, lâmpadas de cabeceira em forma de lanterna marítima e um lustre de teto comum.

Na área infantil, um pequeno candeeiro com pormenores marinhos será adequado, e no hall poderá combinar várias opções - projectores, bem como candeeiros de pé e um grande lustre em forma de leque.

E, claro, os itens de decoração dão uma atmosfera especial ao interior. Este estilo invulgar consiste numa abundância de pequenos detalhes, mas os elementos marinhos não ocupam o espaço, apenas complementam e tornam o interior único. Para decorar a sala, você pode usar uma grande variedade de itens:

  • fotos de família, colocadas em molduras decoradas com conchas, irão decorar a parede do corredor ou da sala;
  • a função de vaso será desempenhada por um frasco de vidro colorido, podendo adicionalmente decorá-lo com decoupage;
  • no interior do escritório, no quarto das crianças, bem como na sala de estar, serão apropriadas estatuetas de vapores, animais marinhos, tartarugas ou veleiros;
  • um relógio de parede com setas de âncora parece muito impressionante;
  • 100% do estilo será um aquário com tritões e peixes - não só vai decorar o ambiente, mas também terá um efeito benéfico no estado emocional da casa.

O estilo marinho é impensável sem fotos com paisagens temáticas. Dependendo da filmagem da sala, a imagem pode ser única e, em salas espaçosas, várias soluções modulares ou são usadas ao mesmo tempo. As pranchas de surfe podem ser uma opção interessante - elas parecem especialmente luxuosas em interiores de praia. A propósito, eles podem ser usados ​​na prática - deixe-os atuar como um espelho ou moldura de foto.

Para criar acessórios exclusivos, você pode levar qualquer material à mão: a combinação de seixos, protuberâncias, barbante de juta e sisal é invariavelmente relevante. As redes de pesca parecem espetaculares. A propósito, eles podem ser usados ​​não apenas como decoração de parede - eles têm uma aparência muito harmoniosa como uma instalação no teto.

Cordas e cordas são consideradas atributos invariáveis ​​do tema marinho. Seu uso permite que você aproveite ao máximo sua imaginação. A partir desses materiais, eles criam a decoração de lâmpadas, castiçais, tapetes são tricotados com eles, pufes são enfeitados com eles e até usados ​​no lugar de um toalheiro aquecido. Claro, as conchas serão úteis. Não é absolutamente necessário recolhê-los no mar - hoje em dia, você pode comprar itens de decoração em qualquer loja de souvenirs. Eles são relevantes para decorar molduras de fotos e molduras de espelho, para criar composições de interiores e decorar lâmpadas criativas.

A vida de qualquer marinheiro é impensável sem âncora. É por isso que este elemento decorativo pode se tornar um forte destaque do design náutico.

Normalmente se utilizam imagens de âncoras em cortinas, em forma de pinturas e decoração de parede, o elemento é utilizado no desenho de maçanetas.

Espectro de cores

O branco, assim como todos os tons de azul, são considerados tons clássicos em interiores de estilo marinho, embora possam ser complementados por outras cores como cores de destaque. Dependendo dos gostos individuais, o design pode ser calmo, onde predominam os tons de branco, azul e turquesa, ou brilhante com volumosos itens de decoração em coral e amarelo.

A solução ótima seria realizar o acabamento na cor da onda do mar. Este projeto cria associações diretas com a quietude da lagoa e tem um efeito calmante. O tema marinho na casa envolve a utilização de materiais naturais, por isso, as cores da madeira natural e da pedra irão caber harmoniosamente num único conceito.

Fachada de casa

O humor interno também deve se refletir na fachada de um edifício residencial. As mansões e chalés com temática náutica distinguem-se pela simplicidade de linhas. O revestimento utiliza um contraste de branco com tons de cinza e azul. Em toda a sua aparência, o edifício deve se assemelhar a um céu tempestuoso acima da água, a profundidade do oceano ou a espuma do mar.

A arquitetura das casas em estilo náutico apresenta as seguintes características:

  • linhas simples;
  • tectos baixos com sótão;
  • a presença de uma varanda aberta;
  • a presença de várias entradas;
  • em edifícios de dois andares, uma varanda é fornecida, ela é sustentada por colunas quadradas ou redondas.

Deve haver tantas janelas quanto possível em uma casa de mar. Eles podem ser redondos em forma de vigias, bem como retangulares padrão ou em arco. A moldura tem um lintel fino e é pintada de branco, sem venezianas. Materiais naturais são usados ​​no revestimento da fachada - arenito, concha rochosa, calcário e madeira natural. O gesso é amplamente exigido. A opção de acabamento mais comum são as paredes estucadas e forradas a grés nos cantos, a cave é revestida a seixos ou pedra selvagem.

A parte inferior dos edifícios de dois andares costuma ser rebocada e a parte superior forrada com madeira. É permitido o uso de tapume - deve imitar telhas ou ter o formato de um navio. O telhado é geralmente feito de metal.

A restrição é característica do estilo marinho, e é por isso que consoles elegantes de verão e outros elementos ornamentados não são usados ​​aqui - eles serão inadequados neste tema. O mesmo se aplica a mosaicos e ornamentos em relevo.

Uma corda grossa ou bóia salva-vidas na fachada ajudará a deixar o exterior mais estilizado; as conchas ao redor do perímetro da abertura parecem espetaculares. Se desejado, o parapeito pode ser decorado adicionalmente com uma malha grosseira com habitantes do mar emaranhados nela.

Interior dos quartos

O interior da sala é feito nas cores branco e azul em uma variedade de combinações.

Corredor

No corredor, onde não há luz natural, você deve usar motivos brancos e azuis no design. Uma faixa vertical deve se tornar um atributo indispensável e é melhor usá-la em apenas uma parede. Para mergulhar na matemática do navio, você pode pendurar ganchos e cabides incomuns. Um espelho pendurado em uma corda e caixas de vime perto da entrada irão completar o quadro.

Sala de estar

Ao decorar uma sala de estar, atenção especial deve ser dada aos têxteis. Normalmente, eles penduram cortinas em uma faixa azul e branca, bem como almofadas decorativas para combinar. Um teto de madeira feito de tábuas caiadas de branco, assim como vigas de teto, parecem muito harmoniosas. Em salas com grande metragem, é permitida a predominância de cores escuras - pode ser turquesa ou um tom de azul profundo. Em espaços pequenos, é preferível dar preferência a uma cor clara.

Quarto

Sem dúvida, será agradável relaxar em uma sala decorada com tons marinhos arenosos. Aqui, você precisa tentar recriar a atmosfera de férias preguiçosas na praia, tanto quanto possível. Para isso, as paredes, o teto e o chão da sala são feitos de cores claras e, para abafá-los um pouco, penduram cortinas de material opaco - elas protegem da forte luz do sol.

Os têxteis devem ser naturais. Na hora de escolher os móveis, é preferível dar preferência à madeira natural. O estilo geral será sustentado por roupa de cama com estampa adequada e uma mesa de cabeceira com estatuetas de mar colocadas sobre ela. Nos últimos anos, uma tendência incomum vem ganhando popularidade - a fabricação de móveis de barco. Fãs de interiores criativos imediatamente notaram camas, bancos, prateleiras e mesas feitas deles.

Tente examinar mais de perto esses produtos - é possível que esse atributo esteja faltando em sua decoração marinha.

Crianças

O tema marinho é muito utilizado na decoração de quartos infantis. Os detalhes desse interior têm um efeito positivo no desenvolvimento psicoemocional da criança, estimulam sua imaginação. Aliás, é neste projeto que uma beliche se encaixa perfeitamente, o que não é tão fácil de bater em outros interiores. Para os meninos, um esquema de cores de branco e azul escuro é preferível. O jovem marinheiro certamente gostará das redes, âncoras, remos, bem como bóias salva-vidas e outros atributos pendurados nas paredes.E se você colocar a decoração do quarto na forma de fragmentos de um navio, esse quarto com certeza vai se tornar um lugar favorito para o bebê ficar.

É melhor decorar o quarto da menina de uma forma mais delicada. A paleta de cores aqui deve incluir azuis e pastéis. Figuras da vida marinha, as bonecas sereias de interior são adequadas para uma imersão no estilo. As paredes podem ser decoradas com pinturas, pôsteres ou papel de parede fotográfico.

Cozinha

Uma cozinha com decoração náutica deve ser preenchida com luz natural. Esta opção é especialmente boa para instalações pequenas. As bancadas e os utensílios de cozinha devem ser feitos de materiais naturais de cor clara, enquanto a textura da madeira em todos os móveis deve ser a mesma.

Não há necessidade de sobrecarregar o interior com detalhes desnecessários - alguns pequenos cartazes sobre o tema marinho serão suficientes. Uma opção ganha-ganha seria talheres estilizados. Essa tendência vem ganhando impulso nos últimos anos. Lojas especializadas em todos os lugares oferecem coleções incomuns, mas, infelizmente, na maioria das vezes são limitadas. No entanto, não se desespere - você sempre pode pintar os pratos e xícaras à mão.

Banheiro

O tema marinho mais harmonioso fica no bloco de chuveiro ou banheiro do apartamento. Devido ao contato frequente com a umidade, a sensação de proximidade do reservatório aumenta aqui. Basicamente, eles aderem ao estilo moderno ou clássico na decoração. O antes popular ladrilho azul agora está perdendo terreno - e em vão. Enfrentar azulejos em forma de mar ou de céu relaxa, melhora o humor e as fotos com tema marinho transformarão até o cético mais ossificado em um sonhador.

Dica: não se esqueça que lindas imagens podem ser dispostas a partir de revestimentos cerâmicos não só nas paredes, mas também no chão.

No próximo vídeo você encontrará um tour pela casa de estilo náutico.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário