Estilo mourisco no interior
O estilo mourisco é interessante pela sua versatilidade e proporcionalidade. Ele difere do design marroquino popular por ser desprovido de aleatoriedade. Os elementos de decoração árabe conferem um toque colorido aos interiores concebidos no estilo mourisco. Vale ressaltar que a base deste projeto são as regras europeias de organização espacial, mobiliário e simetria.
Raízes étnicas
Muitos consideram os estilos mourisco e neo-mourisco idênticos. A tendência neo-mourisca repensa e imita as técnicas arquitetônicas da Idade Média, absorve a tendência mourisca, espanhola e islâmica.
O design mourisco nasceu da fusão das culturas árabes e europeias. Combinando tradições harmoniosamente, ele dá à luz algo novo, é uma versão melhorada de uma e da segunda direção.
O estilo combina características da arte islâmica, imagens artísticas de egípcios, persas, indianos e tradições árabes. Esta direção pode ser usada na decoração de uma casa de campo e de um espaçoso apartamento na cidade. É preciso muito espaço, grandes janelas e tetos altos para recriá-lo. O desenho mourisco não pode ser realizado onde não existem abóbadas em forma de arcos ou sua imitação.
Acredita-se que esse estilo seja um produto gerado pelas tradições dos mauritanos. Na verdade, esta é uma das tendências coloniais europeias. Foi inventado por europeus (britânicos e franceses) que tinham colônias na parte norte do continente africano. Usando elementos decorativos locais, tecidos, utensílios de cozinha, eles entregaram móveis da Europa ou confiaram a fabricação de móveis a artesãos da África.
A recreação ao estilo mourisco se dá a partir de um casarão da época colonial, que possuía um pátio, uma fonte ou uma pequena piscina. Uma característica distintiva dessas casas eram as janelas em arco, abóbadas, várias salas de estar, grandes lareiras e cozinhas espaçosas. Pequenos apartamentos também foram decorados neste estilo, em grande escala.
Hoje, o design mourisco é popular em muitos países ao redor do mundo. É o preferido pelos amantes da beleza francesa que desejam criar uma decoração étnica nas instalações.
O design mourisco reflete-se na decoração de hotéis, apartamentos, casas de campo e antigos casarões.
Paleta de cores e acabamentos
O esquema de cores do estilo africano é laranja-areia, mas o design mourisco é diferente do design nacional, pelo que o branco prevalece. Foi trazido para o design pelos europeus. O número de azuis e esmeraldas aumentou. Inicialmente, essas cores eram usadas em mosaicos, mas no mínimo, principalmente em edifícios religiosos.
No design mourisco, os tons de café são usados ativamente, eles são complementados por preto, dourado, prata, marrom rico. Berinjela, ameixa e marsala são usadas como sotaque. Às vezes você pode encontrar sofás laranja no interior, mas na verdade isso é uma característica do estilo marroquino.
As paredes são geralmente decoradas em tons de bege, amarelo claro ou verde-oliva. O revestimento do piso é monocromático ou ladrilhos brilhantes com ornamentos orientais originais. Nos interiores mouros, os padrões florais são usados em grande quantidade, as paredes são decoradas com esculturas.Este design se transforma suavemente em tapetes islâmicos tradicionais, formando uma composição integral.
Em tais interiores, existem necessariamente colunas de azulejos, estruturas em arco e numerosos nichos.
Também é usado papel de parede na decoração de parede, opções com estampas luxuosas são escolhidas. As superfícies podem ser pintadas, estucadas e decoradas com cortinas de tecido. Mas, uma vez que os próprios interiores são bastante claros, você precisa ter cuidado com a decoração das superfícies das paredes. Recomenda-se dar preferência a revestimentos monocromáticos com elementos decorativos separados.
Escolhendo móveis
Para os interiores de casas e apartamentos, projetados no "estilo sarraceno", você precisa escolher móveis de madeira decorados com esculturas. Deve haver uma mistura de móveis europeus e padrões árabes. Antes do surgimento das colônias europeias no Norte da África, esses móveis quase nunca eram encontrados.
Foi para os europeus que se estabeleceram no continente negro que os artesãos africanos começaram a fazer guarda-roupas e cômodas da configuração usual, mas com enfeites coloridos. Mas sofás macios e poltronas tiveram que ser entregues da Europa. Para criar um interior de sala mourisca, basta colocar um sofá europeu na sala, dar às vãos das janelas um formato arqueado e complementar o mobiliário com uma secretária de madeira. Não se esqueça de incluir lâmpadas marroquinas nesta composição.
Escolha móveis baixos decorados com padrões esculpidos ou mosaicos. Essa mobília aumentará visualmente a altura dos tetos. Mesas forjadas e baús enormes com entalhes intrincados se encaixam bem nesses interiores. Não deve haver imagens de seres vivos com design mourisco - isso é proibido pela religião, e a condição é sempre respeitada, inclusive na concepção das instalações.
Guarda-roupas com porta deslizante podem ser usados para guardar roupas se forem decorados com entalhes, mosaicos ou vitrais. Esta é uma boa alternativa aos nichos com portas esculpidas que são populares nas casas orientais. Na área de estar, coloque pufes baixos e várias almofadas coloridas sobre eles. As almofadas também podem ser espalhadas pelo chão. A imagem será complementada por mesas baixas sobre graciosas pernas de madrepérola.
Desta forma, é fácil criar uma atmosfera relaxante que lembra os contos orientais. Em tal ambiente, você deseja ter longas conversas, jogar xadrez. Para o quarto, você precisa comprar uma cama com uma cama larga, um dossel e uma cabeceira decorada com esculturas. Cubra com uma colcha variegada, cuide da presença de travesseiros com bordados e borlas.
Decoração e iluminação
Os baús tornarão o interior mourisco mais crível. Nas residências muçulmanas, este é um atributo indispensável, que foi substituído por guarda-roupas por muitos anos. É ideal se os detalhes forjados das arcas se repetem na decoração de móveis modernos.
A função decorativa no interior também pode ser realizada por:
- caixas pintadas;
- lâmpadas de ferro originais;
- têxteis com motivos florais;
- estatuetas;
- pratos dourados;
- bandejas de madeira;
- espelhos em molduras entalhadas.
A iluminação em interiores mouros deve ser uma reminiscência do cenário de palácios de contos de fadas. Ao criá-lo, eles usam lanternas, lâmpadas em correntes de metal. Deve haver luzes de parede e de mesa. As luminárias são geralmente feitas de cobre e latão.
Exemplos de interiores
Para recriar totalmente o estilo mourisco, as instalações devem ter arcos, nichos, galerias - este é um pré-requisito.
A abundância de branco no design é uma das diferenças entre o design mouro e suas direções relacionadas.
O design mourisco agradará a todos os que gravitam em torno do exotismo oriental.
O ambiente, que lembra a magnífica decoração de uma barraca, pode deixar poucas pessoas indiferentes.
O misterioso estilo mourisco conquistou o coração de muitos; atrai com uma abundância de esculturas, ornamentos brilhantes e abóbadas elegantes.Se a área da casa ou apartamento permitir, vale a pena recriar esta direção.
O comentário foi enviado com sucesso.