Estilo marroquino no interior

Contente
  1. Características distintas
  2. Opções de acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Elementos de decoração
  5. Iluminação
  6. Decoração de salas diferentes
  7. Exemplos de interiores

O familiar em nosso entendimento é freqüentemente equivalente ao conceito de "chato", razão pela qual gostamos tanto de vários exóticos. A cultura de outros países encontra milhões de seguidores em nosso país, e não é surpreendente que muitas pessoas queiram introduzir características do design japonês, chinês, rústico francês ou inglês vitoriano em seu interior. No entanto, essas são todas decisões bastante comuns, embora sejam muito mais interessantes e, para muitos, mais atraentes estilo marroquino.

Características distintas

Em relação a algo, você pode ouvir frequentemente que uma mistura de vários estilos, tirando o melhor de cada um, é a solução ideal. O estilo marroquino é uma mistura dessas, considerando que o Marrocos é um país de intersecção de várias culturas grandes e completamente diferentes. A população deste estado em termos de língua e cultura é a mais próxima dos árabes no sentido amplo da palavra, mas aqui, como em nenhum outro lugar, a influência do resto da África e do Mediterrâneo é fortemente sentida. Graças a isso, o design moderno do apartamento pode muito bem ser feito na versão marroquina sem perda de conforto.

A sala de estilo marroquino será lembrada para sempre graças à combinação incomum de cores suaves e brilhantes.

Terracota e ocre são intercalados com vermelho e roxo, enquanto as cores brancas e arenosas são intercaladas com verde rico. A tarefa do designer de interiores é criar um efeito cascata, penetração mútua de sombras de acordo com o princípio de luz e sombra... Se o mestre tiver sucesso, a habitação claramente não será para melancólica ou fleumática - o interior excitará e excitará.

Ao mesmo tempo, nem todos os quartos podem ser remodelados de forma fácil e rápida, de acordo com as melhores tradições do mundo árabe. O fato é que o estilo marroquino pressupõe um grande número de arcos e nichos, e a forma das aberturas das portas e janelas deve, se possível, ser pontiaguda. Se você ignorar este requisito, poderá não atingir seu objetivo e deixar uma certa sensação de eufemismo - é por isso que em nosso país nem todo proprietário decide decorar seu apartamento em um prédio alto no estilo norte-africano.

Opções de acabamento

O estilo marroquino é muito diverso e não aceita restrições estritas às regras e, no entanto, como qualquer outro estilo de design estabelecido, tem características próprias que valem a pena observar por uma questão de autenticidade. Para tornar as reformas residenciais realmente com aparência do Norte da África, faz sentido usar materiais de aparência confiável.

Sten

O primeiro a chamar a atenção, é claro, são as paredes, e no Marrocos geralmente são coberto com um gesso especial, que é chamado de "tadelakt". Quando solidificado, este material forma uma superfície muito lisa e literalmente brilhante que parece aristocrática e muito organizada. Tadelakt sempre tem cores quentes e parece agradável no interior.

Outra coisa é que em nossa realidade dificilmente será possível obter o tadelakt original, o que significa que teremos que buscar alternativas razoáveis. A opção mais simples é simplesmente pintar as paredes em um tom de uma paleta adequada, ou, alternativamente, até colar com papel de parede, desde que geralmente proporcionem o mesmo efeito e tenham uma textura bastante expressiva. O resultado por si só não será idealmente "marroquino", portanto deve haver um friso esculpido sob o teto, dando um sabor oriental.

O projeto deve incluir imediatamente uma abundância de padrões que são completamente naturais para o Oriente.

De acordo com as prescrições do Alcorão, a imagem de uma pessoa é inaceitável no Islã, mas afinal, é necessário decorar as moradias de alguma forma - para que sejam decoradas com a ajuda de um mosaico ou painel característico. Em alguns casos, os fabricantes de papel de parede ajudam muito nisso, lançam imediatamente seus produtos com ornamentos árabes específicos, mas em muitos casos o dono do local praticamente não tem alternativa a não ser pedir uma pintura de verdade pintada à mão.

Paulo

Chão típico original para quartos no estilo marroquino, montados a partir de um mosaico - pelo menos, isso ainda é feito neste país em casas não pobres. Na verdade, isso é bastante caro e pouco prático, pois os pequenos detalhes exigem um grande número de fendas, e temos um clima ligeiramente diferente para que a umidade e a sujeira que se acumulam ali não criem grandes problemas.

Por isso, o repensar doméstico do piso do Magrebe permite a utilização de quase todos os materiais de acabamento, entre os quais o primeiro lugar em popularidade é ocupado pelos ladrilhos mais próximos dos mosaicos.

Teoricamente, podem ser utilizados quaisquer outros materiais, desde o porcelanato ao laminado e até ao parquete, mas apenas com a condição de que o seu desenho não permita determinar de imediato o que realmente é.

Teto

Quanto à decoração do teto, Os designers marroquinos são tão lacônicos quanto possível - eles não dão nenhuma resposta detalhada à questão de como lidar com isso, e brevemente aconselham para engessá-lo. Na maioria das vezes, entende-se que ele não precisa de nenhuma decoração especial e está focado principalmente em cumprir sua função direta - proteger a sala da luz solar.

Ao mesmo tempo, tetos muito altos podem prejudicar um pouco a impressão do design, portanto, eles precisam ser abaixados para que isso não contradiga o estilo geral do design. Nesse caso na maioria das vezes eles sobrevivem com painéis de madeira comuns, o caixotão também é permitido.

Seleção de móveis

É difícil dizer de onde veio, mas no mundo árabe móveis altos não são muito bem-vindos, mesmo se for um armário que "supostamente" é alto o suficiente. Na verdade, entre os árabes, esses móveis, devido à sua "baixa estatura", lembram mais a nossa cômoda, e a mesma exigência se aplica ao restante dos móveis.

No entanto, isso também tem uma vantagem óbvia - uma vez que a parte superior das paredes não é bloqueada por nada, não há sensação de enchimento excessivo da sala, mesmo que haja realmente muitos móveis... Não gostando de fones de ouvido altos, os marroquinos resolvem o problema de capacidade expandindo-os para os lados.

As condições de vida no Marrocos, é claro, variam de família para família, mas, em nosso entendimento, o Oriente é sempre algum tipo de luxo inimaginável dos contos de Aladdin.

O topo do chique no entendimento dos marroquinos, cuja parte significativa do país é ocupada por um deserto árido, sempre foram os objetos de madeira entalhada, então a mesa simplesmente não pode ser muito banal e direta. Se o fone de ouvido de madeira também for pintado à mão, você é apenas um rei.

Um clima quente provoca inevitavelmente preguiça e vontade de relaxar, porque no estilo marroquino, deve haver lugar para uma grande quantidade de móveis estofados... Como foi dito, neste país nem tudo é tão bom com madeira, por isso os sofás e poltronas são muitas vezes decorados com metal, um pouco incomum para os nossos olhos.

Elementos de decoração

Nas condições de uma região desértica, você deseja tanto quanto possível que o verdadeiro conforto o aguarde pelo menos em casa. Não admira que O estilo marroquino gravita fortemente para o uso ostentoso de várias decorações, que não ficam apenas em algum lugar da vitrine do aparador, mas estão disponíveis para o uso diário.

Um tópico separado é têxtil, do que há tanto nas casas decoradas no estilo tradicional marroquino, como, talvez, em nenhum outro lugar do mundo. Houve problemas no mundo árabe com móveis estofados clássicos por muitos séculos, mas esses caras nem pensaram em sentar em um móvel duro, em vez de usar travesseiros de forma muito ativa. Esses elementos macios não perderam sua relevância hoje, portanto, em uma mesa baixa, os convidados podem muito bem se sentar não em cadeiras, mas em almofadas que estão diretamente no chão.

Isso é ainda mais provável se o designer lembrou que outra parte integrante de uma rica casa muçulmana é um tapete persa fofo.

Luxuoso dossel na cama só complementa o triunfo dos têxteis no interior, e sim - esqueça que o tecido pode ser branco! Para cortinas é melhor escolher os tecidos mais leves - em nenhum caso devem bloquear o acesso de uma leve brisa ao ambiente.

Com pinturas no Islã não deu certo, embora recentemente essa situação tenha mudado gradualmente. O papel da pintura é desempenhado pelo mosaico abstrato em forma de padrões, que podem ser encontrados tanto nas paredes quanto no teto. Se uma imagem deve ter uma moldura requintada, então um mosaico interessante está freqüentemente escondido em um nicho especial, que às vezes dá a impressão de uma janela adicional. Alternativamente, uma divisória de madeira perfurada esculpida também pode ser usada.

bom velho castiçal há muito não é usado para o fim a que se destina nas casas de Marrocos, mas é bastante fácil comprá-lo nos mercados de souvenirs deste país turístico e trazê-lo para casa. Ela será radicalmente diferente de suas contrapartes europeias com seu design incomum e adicionará ainda mais cor ao design da caixa no exterior.

Iluminação

Marrocos é a África, os esporões setentrionais do famoso Deserto do Saara, e onde não falta luz natural, ela está aqui. Os residentes locais estão tentando se esconder do sol escaldante de forma mais confiável, mas precisam procurar uma alternativa na forma de iluminação artificial. O mesmo é verdade para os interiores marroquinos em nosso país, porque a luz sombria do inverno por trás da janela definitivamente não adicionará naturalidade ao design do quarto.

Lustres completos são estranhos ao estilo marroquino - a iluminação central não é bem-vinda aqui, ao invés disso, holofotes são comuns, criando uma atmosfera de intimidade, especialmente se forem usadas velas de verdade. Lâmpadas de chão ou mesmo lâmpadas penduradas no teto são adequadas, se forem colocadas em uma grade característica na forma de uma bola ou a chamada treliça indiana. Alternativamente, o abajur é feito de fragmentos de vidro multicoloridos e, se houver dinheiro, intercalados com douramento ou prata.

A luz fria não pode ser combinada de forma alguma com o estilo marroquino, portanto, ao escolher lâmpadas, deve sempre escolher apenas aquelas que brilham com luz quente.

Decoração de salas diferentes

A principal sutileza da decisão de decorar uma casa no estilo marroquino - é a necessidade de manter portas e janelas em um formato que lembra vagamente a cúpula de uma mesquita. Dificilmente é possível encontrar uma folha de porta com este formato, portanto, é mais sábio e mais fácil de fazer com os arcos do contorno correspondente, sempre que possível.

Amassos sala de estar, devemos esquecer de uma vez por todas a modéstia - o Oriente parece-nos tão rico precisamente porque é costume exibir absolutamente tudo o que lá se pode orgulhar. A sala de estar é uma vitrine completa da sua casa, então mostre que você alcançou o sucesso!

Quarto - este é o foco do conforto. Pode haver pelo menos alguns outros móveis aqui, mas você definitivamente precisa de uma cama que todos invejariam. Isso se aplica não apenas ao tamanho, mas também ao impressionante dossel. Os padrões no quarto, talvez, não sejam necessários, um acabamento monocromático e os mesmos tecidos são mais adequados aqui, mas ao mesmo tempo devem ser de uma cor contrastante para não se fundir nos olhos.

Banheiro e cozinha - são partes da habitação onde é literalmente necessário divulgar totalmente o tema do mosaico.Você pode pensar em um milhão de razões pelas quais não usa esse detalhe de decoração em outras salas, mas aqui, onde os azulejos são literalmente necessários, os proprietários simplesmente não terão uma única razão razoável para recusar tal decisão.

Além disso, na casa de banho uma banheira e um vaso sanitário, e na cozinha - uma pia são elementos tradicionalmente brancos, e isso apesar do fato de que essas cores "chatas" não são inerentes ao estilo marroquino.

Você não pode inventar nada com a ordem de algum encanamento atípico, mas em vez disso "bloquear" sua brancura com um mosaico particularmente brilhante em toda a parede... Ao mesmo tempo, a cozinha definitivamente preciso de cortinas no estilo mediterrâneo, criando uma atmosfera de taberna para lanches leves e agradáveis ​​- Marrocos, afinal, também se abre diretamente para o Mar Mediterrâneo.

Sacada nos estilos mediterrâneos tem um significado especial - durante o dia, quando está muito quente, deve proteger o interior do sol, por isso deve ser coberto, e também decorado com muito verde.

Se desejar, pode ser revestido com os mesmos painéis de madeira perfurada com entalhes, mas em geral deve-se levar em conta que as varandas marroquinas são totalmente inadequadas para o nosso inverno.

Exemplos de interiores

Na primeira foto - sala de estar típica marroquina. Aqui e a cor vermelha das paredes, que é considerada padrão para este estilo, e partições de madeira entalhada, e móveis de madeira caros e elegantes, lâmpadas de treliça e um painel padronizado na parede.

O segundo exemplo mostra um quarto em uma versão ligeiramente expandida. - não é visível na foto, mas parece fluir para a sala de estar. Não há nenhum dossel de pleno direito ao lado da cama, mas obviamente não salvou na cabeceira da cama, e a cama em si é bastante grande. No fundo, você pode ver claramente como uma abertura de janela "clássica" deve parecer, e mesas decorativas e um vaso mais uma vez demonstram o amor pela estética.

A terceira foto mostra como criar um design “típico árabe” de um banheiro usando azulejos comuns e nivelar uma grande quantidade de encanamento branco. A pia é feita para combinar com os azulejos, e para enfatizar o chique, os detalhes em metal são feitos de "ouro".

A cozinha é de estilo marroquino não tão marcante no entanto, o conjunto é feito na cor e forma típicas das fortalezas berberes medievais, e a imitação dos vitrais apenas realça o efeito criado.

O vídeo a seguir vai falar sobre o estilo marroquino no interior.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário