Estilo clássico no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Paleta de cores
  3. Opções de acabamento
  4. Iluminação
  5. Seleção de móveis
  6. Decoração e têxteis
  7. Decoração de salas diferentes
  8. Exemplos elegantes no interior

O estilo clássico é considerado um dos mais populares na concepção de interiores modernos. Distingue-se pelas suas características únicas que são populares há séculos. As técnicas e métodos de design que são usados ​​no processo de decoração de instalações estarão sempre em demanda.

O que é isso?

O estilo clássico apareceu nos dias da Grécia Antiga, mas atingiu sua maior popularidade durante o Renascimento. Foi então que se formaram os traços ainda considerados fundamentais no classicismo. Este estilo absorveu as características não só da pintura e arquitetura antigas, mas também do melhor das áreas em que se espalhou.

O estilo clássico tem suas próprias características distintivas.

  • A prevalência de simetria. Os clássicos foram formados sob a influência das tradições arquitetônicas únicas dos mestres da Grécia e de Roma da época da antiguidade. Naquela época, tudo estava subordinado à geometria tanto quanto possível, então a simetria se tornou a principal característica dos clássicos.
  • Todos os elementos estão relacionados ao eixo principal e estão associados a ele. Ao criar um interior em estilo clássico, é imperativo construir um centro e aproveitá-lo ao decorar um ambiente.
  • A presença de esferas. Claro, os clássicos pressupõem o uso obrigatório de formas quadradas e retangulares, mas não há necessidade de abrir mão do uso de esferas. Os verdadeiros clássicos envolvem arcos, várias curvas e colunas.
  • Muitos elementos decorativos. Esses interiores quase sempre se distinguem pela riqueza da decoração, luxo e muitos estuques no teto. Além disso, costuma-se usar móveis elegantes, que se distinguem por um grande número de elementos esculpidos;
  • Apenas materiais naturais são usados ​​no processo de acabamento. Se você precisa criar um interior interessante nesta direção estilística, então você deve esquecer o uso de aglomerado, MDF e outros materiais semelhantes. A decoração deve conter apenas materiais naturais na forma de madeira, pedra ou mesmo metais preciosos.

O piso é geralmente apresentado na forma de parquete de alta qualidade.

Paleta de cores

Algumas pessoas pensam que apenas tons claros ficarão bem em um estilo clássico. Para esta direção, você também pode usar opções de contraste e monocromáticas, no entanto, você definitivamente terá que desistir de realces brilhantes.

As cores mais populares nos clássicos são o branco e o bege, que criam um interior agradável e relaxante. Uma característica distintiva desses tons é que eles combinam bem com acessórios dourados. Além disso, uma excelente solução para tal interior seria o uso de tons de marfim, baunilha e leite.

Se esses esquemas de cores parecerem enfadonhos, você pode escolher opções mais interessantes. Ao mesmo tempo, é extremamente importante garantir que o esquema de cores seja natural. Tons de azul, rosa ou vermelho quase nunca são encontrados ao criar tal interior. No entanto, com a abordagem adequada, até eles podem parecer bastante orgânicos. A principal vantagem dos tons pastéis é que eles combinam perfeitamente entre si, mas ainda assim, os designers não recomendam o uso de mais de dois tons ao mesmo tempo.

Se você precisar adicionar acentos adicionais, você pode usar a cor de ouro quente. É idealmente combinado com branco e bege, dando completude e antiguidade ao interior.

No entanto, aqui você precisa ter muito cuidado para não exagerar, caso contrário, a sala se parecerá com um museu.

Opções de acabamento

O acabamento precisa de muita atenção, pois depende disso o quanto o interior se parecerá com um verdadeiro clássico. As paredes devem ser niveladas sem falhas para que a superfície fique perfeitamente plana. Vários materiais podem ser usados ​​para decoração, incluindo papel de parede, gesso ou tecido. Uma parede texturizada é considerada uma opção ideal, mas esta solução só é adequada para salas grandes.

O teto também precisará ser nivelado antes de terminá-lo. Uma característica distintiva dos clássicos é que o teto é considerado um local ideal para a decoração. É permitida a criação de várias molduras em estuque, padrões, uso de afrescos e cornijas originais. Em um interior clássico, o piso deve ser de madeira ou mármore. Além disso, apenas materiais naturais são permitidos. Normalmente, os designers preferem a madeira, já que o mármore é bastante caro e ao mesmo tempo não pode se orgulhar de praticidade.

Iluminação

A iluminação deve receber muita atenção, pois dispositivos bem posicionados podem garantir a sofisticação do interior. O elemento central de qualquer interior decorado no estilo "clássico" é um lustre. Podem ser grandes lustres de cristal feitos de vidro ou bronze caro. O lustre está localizado estritamente no centro, e outras luminárias devem ser instaladas simetricamente. Além disso, eles devem ser duplicados sem falha. A solução ideal é a utilização das mesmas lâmpadas de piso, de forma que seja possível destacar a retidão do espaço, bem como obter equilíbrio nas composições.

É melhor dar preferência a lâmpadas e lustres feitos de materiais valiosos. As cortinas devem ser feitas de cerâmica, porcelana, tecido ou várias velas. Uma característica distintiva dos lustres são seus estágios múltiplos e um grande número de níveis. A principal diferença entre esta direção estilística de outras é que, com a ajuda da iluminação, você pode zonear o local. Uma excelente escolha para isso seria uma variedade de lâmpadas de assoalho e castiçais.

Seleção de móveis

A escolha de um mobiliário de estilo clássico para o interior deve ser extremamente cuidadoso para que possa mostrar o gosto único dos proprietários. Se a sala for grande, será possível realizar todos os tipos de experimentos com design.

  • No processo de disposição dos móveis, é imperativo seguir o princípio da simetria. Em primeiro lugar, é necessário escolher a peça central do móvel para um determinado cômodo, e o resto já deve estar disposto em uma determinada ordem.
  • Você precisa começar com um banquete para o corredor, que é considerado um verdadeiro símbolo dos clássicos. É ela quem chama a atenção de todas as pessoas que entram na sala. É melhor escolher opções feitas de materiais naturais. Uma sapateira também pode ser instalada aqui.
  • A área de jantar é geralmente decorada com um buffet, no qual se exibem conjuntos e vários souvenirs. Um atributo obrigatório da cozinha deve ser um conjunto, que geralmente é executado em um esquema de cores claras. Além disso, você pode instalar slides de prato aqui.
  • Deve-se prestar muita atenção à seleção de móveis para a sala de estar. Aqui poderá colocar um suporte de TV, várias consolas e estantes, que se tornará um refúgio ideal para livros e vários atributos decorativos.
  • No quarto, você pode instalar guarda-roupas independentes e opções embutidas para roupas.

Decoração e têxteis

Uma característica distintiva do interior no estilo clássico é que deve haver um grande número de itens decorativos. Podem ser várias pinturas com flores, espelhos, estatuetas e muito mais. Ao decorar uma sala, você pode colocar acentos usando vários travesseiros, que devem ser em tons claros. A escolha dos têxteis é essencial. As opções mais populares são brokat, cetim e seda.

As cortinas feitas de materiais semelhantes caem bem e mantêm a sua forma por muito tempo. Você pode adicionar sofisticação às cortinas com a ajuda de lambrequins. A decoração deve ser escolhida de forma a condizer totalmente com a atmosfera da casa.

A solução ideal seria uma variedade de estatuetas de porcelana, estatuetas de bronze ou pinturas a óleo.

Decoração de salas diferentes

O estilo clássico é bastante versátil, pelo que pode ser utilizado para decorar quaisquer divisões e instalações. Deve-se notar que esta direção estilística é considerada a melhor opção para organizar grandes salas. Se for um apartamento de um quarto, onde a sala é de apenas 15 m². m, então é improvável que os clássicos se encaixem.

Sala de estar

No processo de decoração de uma sala em estilo clássico, deve-se prestar muita atenção aos materiais utilizados, que devem ser caros. O clássico geralmente assume que será usado por muito tempo. Aqui é impossível permitir que o papel de parede perca sua aparência apresentável após alguns anos, e o revestimento do piso foi apagado após seis meses.

Vale a pena prestar atenção nas principais nuances.

  • Se as dimensões da divisão permitirem, é imprescindível a instalação de uma lareira, que passará a ser o elemento central.
  • Móveis estofados, que terão acabamento em tecido, certamente ocuparão um lugar significativo.
  • A devida atenção deve ser dada ao design das portas, que geralmente são designs de duas folhas.
  • O lustre deve ser o mais simples possível, mas ao mesmo tempo volumoso para chamar a atenção. Além disso, na sala de estar, as demais luminárias devem ser instaladas simetricamente a ela.

Quartos de dormir

A peça central de qualquer quarto de estilo clássico é a cama grande, que possui uma cabeceira estofada. Pode ser complementado com vários armários, toucadores e outras peças de mobiliário. Cada acessório e peça de mobiliário devem ser escolhidos no mesmo estilo para que você possa criar harmonia no quarto.

Deve haver muitos elementos de tecido no quarto. A solução ideal seriam têxteis texturizados - seda ou veludo. Deve haver duas fontes de iluminação - um lustre como a principal e um arandela como iluminação local.

Cozinhas

Ao projetar uma cozinha, é necessário alcançar não só a atratividade, mas também a funcionalidade.

  • É melhor usar aparelhos embutidos, o que evitará desequilíbrios, pois aparelhos independentes com muitos botões não combinam com o estilo clássico.
  • O avental deve ser branco ou bege, que são consideradas as cores principais dessa tendência estilística.
  • O ponto focal na cozinha é o conjunto, que deve ser em madeira de lei.
  • Quanto à bancada, o melhor é escolher opções de pedra natural. São bastante caros, mas se distinguem por sua durabilidade, confiabilidade e capacidade de lidar com o estresse mecânico, que é de suma importância para a cozinha.
  • Se o tamanho da sala permitir, uma pequena ilha pode ser instalada no centro, que normalmente é usada para separar a área funcional da área principal.

Banheiro

A casa de banho é a mais modesta em termos de dimensões, mas a sua decoração também merece atenção. Vale a pena prestar atenção em pontos importantes.

  • Apenas pedras naturais ou ladrilhos podem ser usados ​​para decoração de paredes ou pisos. As opções artificiais não parecem tão ricas, portanto, não são adequadas para os clássicos.
  • Atenção especial deve ser dada à decoração do espelho, que geralmente é instalado acima da pia. Permite aumentar a área da divisão. Além disso, com a abordagem certa, o espelho pode se tornar o destaque principal na sala. Para fazer isso, você pode complementá-lo com várias arandelas.
  • É melhor comprar encanamentos estilizados que se encaixem perfeitamente em tal sala.

Gabinete

O estudo é parte integrante de qualquer casa de estilo clássico. A atmosfera aqui deve ser o mais confortável possível para que você possa mergulhar completamente no trabalho e não se distrair com nada. Na hora de decorar um escritório, os designers costumam dar preferência aos clássicos ingleses, que envolvem o uso de cores escuras.

Se o papel de parede for usado para decoração de parede, é melhor escolher opções em uma gaiola ou produtos com um pequeno enfeite.

Exemplos elegantes no interior

  • A combinação de modernidade e clássicos nesta sala confere-lhe sofisticação. A peça central é um lustre dourado e vários detalhes decorativos.
  • O quarto apresenta um estilo clássico, sendo o foco principal os móveis. Camas, guarda-roupas e várias cômodas contribuem para a criação de uma atmosfera íntima.
  • Uma cozinha de estilo clássico com uma grande variedade de cores, um conjunto único de madeira natural e bancadas em pedra.

Assim, o estilo clássico do interior é um dos mais populares. Ele vem em inglês e francês, cada um com suas características distintas. Estes quartos são decorados em tons claros e castanhos, a renovação é feita com materiais naturais e os atributos obrigatórios do mobiliário são mesas de cabeceira e poltronas.

Um projeto de design geralmente envolve o uso de luxuosas grades de ferro forjado, muitos elementos decorativos e molduras de estuque.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário