Estilo chinês no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Traços específicos
  3. Ideias de design para salas diferentes
  4. Belos exemplos

Hoje em dia, o fascínio pelos interiores chineses é causado pela manifestação de interesse pelos ensinamentos do Feng Shui. As tradições do grupo étnico asiático, que não mudaram por vários milênios, refletem-se na decoração original dos quartos, design de móveis, têxteis e decoração. Um apartamento e uma casa, um clube e um restaurante modernos ficarão lindos neste estilo.

Peculiaridades

A China e os países europeus estavam ligados pela Grande Rota da Seda nos tempos antigos. Graças ao movimento do comércio e das caravanas, houve uma troca de utensílios domésticos e arte aplicada. Os chineses, fechados em suas tradições, trataram com calma as novidades estrangeiras e, na verdade, nada emprestaram da vida cotidiana, da arte, dos valores filosóficos e religiosos.

Mas a Europa, acostumada a coisas bizarras que vinham de todos os lugares na era das grandes descobertas geográficas, adaptava-se periodicamente à moda para itens do grupo étnico, incluindo os chineses.

Esse fenômeno é denominado "chinoiserie", ou seja, amor por tudo o que é chinês.

Referindo-se ao tema asiático em seus interiores, os europeus, por ignorância ou ignorância, conseguiram mesclar dois estilos completamente distintos - o rococó e o chinês. A chinoiserie é um produto desse reencontro e contém os seguintes elementos estilísticos.

  • Porcelana. A porcelana chinesa imediatamente se apaixonou pelos europeus, que usavam apenas produtos de argila áspera, pratos de metal e madeira na vida cotidiana. Mesmo após a invenção da porcelana europeia pelo alquimista alemão J.F.Böttger no século 17, o interesse por conjuntos, vasos e estatuetas chineses requintados não desapareceu.
  • Pagodas. Seus telhados são tão únicos que ainda são a marca registrada da arquitetura chinesa. Na Europa dos séculos 16 a 17, a moda das cerimônias do chá no estilo local levou ao aparecimento de casas de chá, construídas na forma de pequenos pagodes exóticos. Eles podiam ser encontrados nos parques de Catarina, a Grande e no território das propriedades da nobreza secular. Nos próprios interiores, o tema dos pagodes foi frequentemente utilizado na forma de imagens em pinturas, tapetes, almofadas bordadas e colchas.
  • Padrões. Os europeus introduziram alegremente os ornamentos chineses em seus interiores, apesar de serem estereotipados, diferirem em pequenas linhas e, às vezes, serem substituídos por vários hieróglifos. O desenvolvimento e a percepção artística dos padrões chineses foram prejudicados por tradições milenares que mantêm essa forma de arte em uma estrutura rígida.
  • Os têxteis ocuparam com segurança o seu lugar na mobília dos quartos. Todo mundo conhece a melhor seda chinesa, um vestido feito com ela pode ser passado por uma aliança de casamento. Tecidos foram usados ​​para colchas, telas de zoneamento, estofados de móveis, eles foram colados nas paredes em vez de papel de parede.

Os interiores chineses modernos usados ​​pelos europeus representam o estilo Chinoiserie, diluído em tentativas de compreensão filosófica. Apesar da aparente simplicidade, não é fácil projetar uma sala no estilo chinês. Além de criar uma imagem visual da sala, ela também deve receber um alicerce espiritual, ou seja, levar em consideração as recomendações do Feng Shui. Esta é uma prática filosófica taoísta focada em um modo de vida que leva a uma futura fusão com o Tao, o eterno Absoluto.

O resultado final é a fé nas divinas correntes de energia que permeiam a Terra. Cada nação os velou à sua própria maneira, os chineses chamam de Qi. Esta energia une as pessoas com o mundo exterior vivo e inanimado.Para não deixar sorte, saúde, bem-estar, é necessário ajustar corretamente os fluxos de energia, caso contrário eles podem destruir a vida estável e o futuro de uma pessoa (ou família). Portanto, o interior deve conter simbolicamente cinco elementos - água, fogo, terra, metal e madeira, só então a situação será completa e virá a harmonia completa.

A presença da filosofia no design do ambiente é uma característica do estilo chinês.

Traços específicos

O design de estilo chinês é fácil de distinguir dos interiores de outros países asiáticos, ele tem suas próprias características. Na própria China, até recentemente, o ambiente de moradia foi formado levando em conta as tradições desenvolvidas ao longo de vários milênios. Essa tendência é facilmente reconhecível devido às seguintes características.

  • Exótico. Quase todos os móveis, sua aparência incomum, são incomuns para os habitantes da Europa e têm um interesse exótico.
  • Etnia. O interior contém uma série de objetos e símbolos típicos do povo chinês - hieróglifos, dragões, bambu, flores estranhas, leques, guarda-sóis.
  • Simplicidade e naturalidade. O design é construído de acordo com regras naturais, a harmonia é sentida em cada elemento pensado.
  • Minimalismo. Os quartos em estilo chinês não estão superlotados, com poucos móveis e decoração minimalista.
  • Energia. Acredita-se que o interior, elaborado de acordo com as leis do feng shui, é literalmente permeado por energias positivas que trazem harmonia e felicidade.

Todas essas características devem estar presentes na decoração, nos móveis, na iluminação e nos tecidos do interior chinês, são elas que tornam o ambiente simples e caro. Vamos abordá-los com mais detalhes.

Departamento de piso, parede e teto

As tendências étnicas em todos os países usam materiais naturais na decoração dos quartos durante as reformas, e o estilo chinês não é exceção. É caracterizada pelo uso de papel de parede de papel, bambu, madeira, cerâmica, esteiras e têxteis naturais. Além do papel de parede, pinturas monocromáticas ou gesso colorido são usados ​​para a decoração das paredes. Para enfatizar a pertença do interior ao tema chinês, imagens de dragões, pagodes, mulheres chinesas em roupas nacionais são desenhadas nas paredes. Para os mesmos fins, você pode escolher o papel de parede apropriado.

O piso é geralmente instalado de pedra natural, ladrilhos de cerâmica ou areia, madeira cinza e avermelhada. O conforto é criado por tapetes ou tapetes simples e finos. O eufemismo ascético no interior é totalmente compensado pelos belos tetos significativos. Eles podem ser de vários níveis, composicionais, com uma treliça, decorados com lanternas chinesas e lâmpadas incomuns.

Mobiliário

Durante séculos, os europeus foram atraídos pelas peças exóticas de móveis nas residências chinesas, montadas na forma de ripas e treliças decorativas. No design da sala em estilo chinoiserie, o cenário asiático também foi copiado - móveis, janelas, portas. A principal característica dos interiores chineses modernos é o espaço livre, que não precisa de muitos móveis. Estruturas macias e de casco mal são levantadas acima do chão. Em vez de cadeiras, você pode ver pufes de couro largos com não mais de 20 cm de altura.Para esses bebês, as mesas são colocadas baixas, com um lindo tampo quadrado e sofás em volta delas. Em tal ambiente, você se sente mais perto da terra, do início natural.

O material para móveis é escolhido caro - mogno, ou outros tipos de madeira densa, eles são revestidos com verniz preto multicamadas, decorados com entalhes. Os guarda-roupas tradicionais estão tentando ser mascarados para combinar com as paredes para não apertar o espaço. Também estão instalados roupeiros deslizantes, que também são invisíveis no quarto. Na modelação do interior, dá-se preferência a uma cómoda, um meio-fio, uma consola com pequenas gavetas.Situados contra a parede, eles não ocupam muito espaço.

O quarto é dominado por uma grande cama baixa. No hall, o lugar central é ocupado por uma mesa sobre pernas minúsculas, em torno da qual há sofás, poltronas subdimensionadas e almofadas-almofadas. O bambu é introduzido no ambiente, a partir das placas prensadas com as quais são feitos os armários, mesas e cadeiras, e belos móveis de vime são produzidos a partir de hastes finas. Tetos e paredes são decorados com bambu.

Em interiores caros, os móveis são decorados com entalhes habilidosos que retratam dragões míticos, flores de sakura, pavões e cenas da vida popular. Hieróglifos dourados e pequenos padrões graciosos ficam incríveis em verniz preto. Telas dobráveis ​​e divisórias leves esculpidas desempenham um papel importante no zoneamento interno.

Em termos de composição, eles complementam o mobiliário.

Iluminação

Nos interiores chineses modernos, raramente é encontrado um lustre clássico. Os designers escolhem produtos retos ou redondos que lembram lanternas nacionais. Os tetos em várias camadas permitem que a parte central quadrada seja iluminada por dentro. Um fragmento de parede ou divisória freqüentemente acaba sendo o mesmo ponto luminoso. Pode haver muitas fontes de luz em uma sala, e todas elas têm um brilho suave e quente.

Têxteis e acessórios

Os tecidos no interior são representados por seda e outros tecidos naturais. Há uma opinião de que não deveria haver cortinas no estilo chinês. Mas às vezes a sensação de insegurança faz com que você feche as janelas. Nesses casos, eles são drapeados com belos tecidos para cortinas com um sabor chinês característico. Cortinas de rolo ou romanas, opções de bambu são usadas.

Tecidos decorados com bordados étnicos também estão presentes em colchas, travesseiros, pufes, telas portáteis rígidas e até paredes em vez de papel de parede. Quando se trata de acessórios, existem muitos itens incríveis que tornam mais fácil reconhecer o estilo chinês. Isso inclui guarda-chuvas de papel pintados em cores vivas e leques, lindas lanternas chinesas penduradas por todo lado e uma abundância de decoração de bambu.

Ideias de design para salas diferentes

O design no estilo chinês é executado e colocado estritamente de acordo com o Feng Shui. Apesar da pequena quantidade de móveis, não pode ser chamado de minimalismo. O interior usa cores monocromáticas, mas expressivas - vermelho, dourado, preto, marrom, bege.

Quartos de dormir

Atratividade e conforto determinam o design do quarto. Possui móveis atarracados de madeira natural. Um lugar importante é ocupado por uma cama grande, mas simples. Além disso, o quarto pode conter mesas de cabeceira, uma pequena cômoda e, se o tempo histórico for enfatizado, uma cômoda coberta com verniz e pequenos enfeites é introduzida no ambiente.

Em um interior moderno, um guarda-roupa espaçoso é permitido, mas ao mesmo tempo não deve parecer volumoso. Está disfarçado para combinar com a cor das paredes, decorado com detalhes em treliça de bambu, ou fotocopiado com a imagem de uma paisagem chinesa. São usados ​​tecidos naturais com belos bordados.

Sala de estar

O quarto pode ser feito em estilo chinoiserie, em estilo chinês tradicional ou moderno, cada interior tem suas próprias características. O que eles têm em comum é o uso de móveis baixos e até mesmo cortinas saturadas. Nos corredores, uma rica cor vermelha é freqüentemente usada. O lugar central é ocupado por uma mesa de centro prática com um amplo plano e um conjunto estofado de móveis.

A decoração pode conter leque de parede, pinturas, painéis, lanternas, vasos. Aliás, estes últimos não são feitos apenas de porcelana, vasos de metal não ferroso com pinturas exóticas coloridas cobrindo toda a superfície ficam incríveis. Apenas olhando para dentro, você pode entender do que eles são feitos.

Cozinhas

No interior da cozinha, o tema chinês é facilmente denotado com várias lâmpadas de estilo oriental e utensílios tradicionais.... Cortinas e tapetes não são fornecidos no design.

Banheiro

O banheiro é um lugar importante para limpar uma pessoa. No feng shui, durante a construção de uma casa, é alocado um lugar para a mesma na parte norte da mesma. Você pode pendurar um espelho na porta, os chineses acreditam que isso não permitirá a penetração de energia negativa. Ladrilhos de cerâmica com um padrão característico podem ser usados ​​para indicar que uma sala pertence ao estilo chinês.

No banheiro, deve estar presente a cor vermelha ou seus fragmentos na decoração.

Belos exemplos

O estilo chinês atrai pelo seu exotismo e sabor. Sua beleza pode ser apreciada por exemplos de interiores prontos.

  • Sala de estar vermelha.
  • Quarto moderno.
  • Colorindo as fachadas da cozinha.
  • Banheiro Feng Shui.

Aqueles que estão cansados ​​de interiores tradicionais podem adicionar variedade à sua vida cotidiana com a ajuda de um exótico tema chinês.

Para obter informações sobre como criar um estilo chinês moderno no interior da sala, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário