Estilo italiano no interior
Durante vários séculos, a Itália foi considerada a capital permanente da moda e do estilo, é costume em todo o mundo imitar sua cultura. E embora o estilo italiano de decoração de interiores em nosso país ainda não seja muito popular, na verdade, isso é apenas uma vantagem para ele - o apartamento não será “igual ao de todo mundo”, e será mais fácil de exibir aos convidados.
Origem do estilo
Embora formalmente o estilo seja denominado italiano, suas raízes profundas remontam aos tempos antigos do Império Romano e, portanto, não tem uma conexão estrita com a Itália - na verdade, também foi formado no território de estados adjacentes à Itália moderna . O estilo é caracterizado por uma combinação de elementos de épocas sucessivas - há pouco tanto da Antiguidade como do Renascimento, mas em qualquer caso, o estilo permanece clássico e não está ligado a nada moderno. Se o estilo antigo acima mencionado e o Renascimento eram mais inerentes às cidades, que sempre foram o foco principal da cultura, então o estilo italiano como um todo é uma espécie de versão dos Apeninos.
Embora as regiões costeiras tenham sido dominadas e desenvolvidas na antiguidade, no interior, em algum lugar das montanhas, a civilização floresceu muito mais tarde. Os proprietários locais, mesmo que fossem cidadãos ricos que estavam construindo uma residência de campo, aqui não tinham mais acesso à sua pedra favorita, que não estava à mão e não podia ser facilmente entregue, e por isso usaram intensamente a madeira das florestas locais tanto para construção e para a produção de móveis. ... Ao mesmo tempo, se possível, não se esquivaram dos excessos urbanos em forma de colunas, arcos, esculturas e modelagens.
As origens rústicas do estilo fazem com que seja geralmente muito patriarcal, voltado para os valores familiares e mantendo uma história familiar própria. Antiguidades e vários souvenirs na boa e velha Itália muitas vezes eram feitos à mão, esta não é comprada, mas a sua, porque onde, se não neste país, para homenagear a história.
É por isso que cada edifício de estilo italiano tem um charme único e um conforto doméstico indescritível. Ao mesmo tempo, os conhecedores também destacam tendências específicas dentro do estilo italiano - o próprio estilo rústico, mediterrâneo, toscano, clássico e moderno.
Em nossa realidade, eles costumam se misturar um pouco, portanto, vamos considerá-los como variantes de um estilo holístico.
Como decorar o interior?
Para aqueles que, em geral, são bem versados nos principais estilos de design, mas encontram a direção italiana pela primeira vez, o estilo apenino inevitavelmente lembrará o rococó francês, e por boas razões - há realmente muito em comum. No entanto, o sinal de "igual" não pode ser colocado entre eles, porque o estilo italiano tem uma série de características específicas:
- na Itália, nem tudo é tão sutil - aqui a decoração mais sutil e requintada coexiste com uma maciez inaceitável para o Rococó;
- O estilo italiano é frequentemente descrito como uma espécie de cruzamento entre o estilo francês medieval e o país mediterrâneo - à primeira vista, tudo é prático, mas não sem um toque de sofisticação;
- os materiais são usados puramente naturais, mas além da madeira e da pedra típicas de qualquer outra região europeia, soluções locais como o gesso veneziano e o vidro veneziano também são amplamente utilizadas;
- a paleta de cores é natural, principalmente aquelas tonalidades que podem ser vistas ao redor: azul e verde, bege, cremoso e roxo;
- a natureza deve estar próxima, porque as casas de estilo italiano "deixam" entrar o verde em seu território na forma de abundantes plantações em vasos, ainda que se trate de uma pequena árvore;
- a penetração da natureza, mencionada no parágrafo anterior, é formada como natural, portanto, a borda do terraço é muitas vezes desnivelada de propósito, de modo que parece milagrosa;
- no estilo sente-se a estética típica do sul - aqui as janelas são grandes, porque não sopram de frio, as portas de entrada podem ser de vidro, em vez de cortinas pesadas e severas - tule claro.
Como o leitor deve ter notado, a descrição do estilo é mais sobre uma casa particular do que um apartamento., e isso não é surpreendente - os princípios de qualquer estilo clássico sempre foram determinados pelas pessoas ricas que viviam em mansões.
No entanto, um apartamento também pode ser decorado em estilo italiano, se você escolher os materiais de acabamento e móveis adequados. Vamos falar sobre isso com mais detalhes.
Paredes
Hoje, o gesso veneziano também está difundido em nosso país, mas ele vem da Itália, o que significa que se encaixa facilmente no design de interiores. No entanto, esta é a forma mais fácil, não conduzindo à originalidade das instalações, e caso afirmativo, pode-se atentar para a alternativa sob a forma de papel de parede em cortiça clara. Globalmente, até mesmo os azulejos são permitidos, e não apenas na cozinha ou no banheiro, mas também em qualquer outro cômodo.
Se você decidir por tal movimento, escolha um azulejo grande com padrões fortemente borrados, mas lembre-se que o frio que inevitavelmente soprará da cerâmica é apropriado para o clima quente dos Apeninos, e em nossas condições pode ser mortal para o conforto.
Mosaico e pintura são usados ativamente para decorar as paredes. O mosaico, em geral, é muito típico dos interiores italianos, popular desde a antiguidade. É coletado de pequenos fragmentos, que podem até ser ladrilhos quebrados, pois fragmentos quadrados muito simples não são bem-vindos. Da mesma forma, as peças do mosaico não são necessariamente do mesmo tamanho. A pintura geralmente é feita com tintas à base de acrílico, necessariamente tem formas arredondadas e cachos, e hera e uva como contorno serão adequados para quase todos os lotes.
Entre outras coisas, saliências ou nichos de parede em relevo podem ser adicionalmente contornados com pedra natural ou suas contrapartes artificiais.
Chão e teto
Os italianos adoram mosaicos em todos os lugares, não apenas nas paredes, então também podem ser usados para decorar o chão. Os ladrilhos devem ser ásperos para evitar escorregões ao caminhar. Mesmo no quarto e na sala, fica fosco devido à sua textura, mas isso não assusta - esse estilo não precisa de brilho extra.
Parquet ou imitando-o com sucesso laminado também são adequados, e há uma regra clara: se houver muita madeira no interior, o painel de parquete deve estar em harmonia com o resto dos detalhes de madeira, tanto em tom quanto em textura. Se, para além do parquet, não houver muita madeira no interior, o pavimento torna-se leve e com uma textura enfaticamente áspera. O resto das opções de piso, incluindo linóleo semelhante a madeira, não se encaixam no estilo italiano.
Com tetos é muito mais fácil, porque eles estão longe de ser tão "exigentes" - apenas painéis de PVC e tetos de gesso cartonado são inadequados. Tudo o resto está bem, e o teto falso em branco, bege ou creme parece especialmente suculento. Tanto os tectos falsos como a estrutura de ladrilhos tipográficos também serão adequados, e os amantes do sabor rústico devem decorar o tecto com vigas de madeira, não se esquecendo de escolher o pavimento a condizer.
Mobiliário
Para os italianos, voltados para a estética, as duras formas nórdicas de móveis cortados são algo completamente inaceitável. Os sulistas, por outro lado, amam sofisticação e suavidade em tudo, porque a maioria dos móveis contém ondas de luz, curvas e até padrões em seus contornos. Se esta é uma mesa ou um guarda-roupa, então deve ter pequenas pernas curvas - isso é lindo.
Os habitantes da Itália, por sua natureza, não estão acostumados a nenhum tipo de provações severas, por isso procuram conforto e comodidade em tudo. A parte predominante do mobiliário aqui se encaixa no conceito de móveis estofados - são vários sofás, poltronas e pufes. Até as cadeiras da mesa de jantar aqui devem ser macias e sempre com encosto alto - isso é uma questão de conforto.
Móveis estofados estofados em tecido, bem como conjuntos de quarto, determinam em grande parte o esquema de cores da sala. Já falamos sobre quais cores são bem-vindas no estilo italiano, e os têxteis são selecionados de acordo com a lógica para serem um sotaque brilhante no contexto da gama geral.
Os italianos não aceitam a monotonia entediante, ela os pressiona, e essa regra é relevante não só no berçário, mas até no corredor normalmente rígido (em nosso entender).
Iluminação
Por um lado, os residentes de países do sul estão acostumados à luz natural forte, por outro, é por isso que não são atraídos para iluminar suas casas com muita intensidade, especialmente porque não há noites muito longas aqui. É por isso que o lustre principal, por mais exuberante e enorme que possa parecer, nunca ilumina muito em uma sala de estilo italiano, mas brilha suavemente e difuso.
Claro, para certas necessidades, ainda é necessária uma boa iluminação, porém, esse problema é resolvido com lâmpadas que dão luz até um ponto. Na maioria das vezes, são pequenas arandelas de parede que saem do centro da sala em um crepúsculo claro. De acordo com a lógica descrita acima, o ramo moderno do estilo italiano gravita muito em torno de vários tetos suspensos e trechos - eles permitem que você coloque holofotes e não ocupe espaço contra a parede.
Acessórios e decoração
Não é à toa que a Itália é considerada um país com uma arte muito desenvolvida e, afinal, todas as grandes criações de reconhecidos mestres da pintura e escultura estiveram no início nas casas de venezianos, genoveses e florentinos abastados. Mesmo que os cidadãos mais simples não pudessem pagar uma verdadeira obra-prima, não se deve esquecer que os mestres tiveram dez vezes mais alunos que também deixaram muito legado - em uma palavra, fotos e estatuetas são indispensáveis.
Além disso, as cidades-estados italianas negociavam ativamente com todo o Mediterrâneo e, portanto, seus habitantes podiam se orgulhar da bela porcelana importada.
Os enredos das obras de arte selecionadas são melhor retirados da história ou da natureza da Itália. Você pode começar desde os primeiros séculos, tocando os tempos de Rômulo e Remo, da Roma Antiga e da Hélade, intimamente associados a ela, mas também pode representar os navios mercantes dos mercadores italianos da Renascença. Alternativamente, preferidos pelos próprios italianos, podem ser cachos de uvas (em pintura, em mosaico, em forma de escultura) ou olivais.
Mais globalmente, quase qualquer decoração característica da ensolarada Itália pode desempenhar o papel de decoração. Certa vez, em Veneza, eles fizeram os lustres de vários níveis mais luxuosos do mundo - no apartamento, é improvável que seja possível repetir a escala do palácio, mas você pode pelo menos tentar. Um espelho com uma baguete dourada é outra solução que parecerá sensata. Cortinas opacas luxuosas feitas de tecido caro para o quarto, onde o crepúsculo ainda não machuca, ou uma estante velha com metais preciosos embutidos também serão úteis.
Projetos de casa
Como já foi referido, no caso de apartamentos, trata-se mais de seguir certas regras do estilo italiano, sendo que a sua aplicação integral só é possível numa cabana privada. No entanto, em alguns casos, o conserto "correto" de uma mansão de campo é impossível e só pode ser reconstruído.
A razão para isso é o layout do edifício. O número de andares não é tão fundamental - a casa pode ter um andar ou mais, mas o estilo não será percebido como italiano se os cômodos forem pequenos, com tetos baixos e janelas estreitas.
A fachada pode ser transformada adicionando-se a ela o terraço com vasos de árvores descritos nos capítulos anteriores, você pode substituir as usuais portas de entrada por outras de vidro, mas mesmo assim, essas serão apenas meias medidas, o que ainda não faz o estilo totalmente italiano.
Entretanto, é improvável que um elemento mediterrâneo tão óbvio como um pátio seja organizado dentro de um edifício já construído, e este é um local chave para fazer uma sesta. Ao planejar uma construção do zero, este ponto deve ser levado em consideração: o pátio é um pátio com canteiro de flores e terraços cobertos para relaxamento em todo o perímetro, que é protegido de todos os lados pela própria casa do vento e de animais selvagens.
Exemplos elegantes de design de quarto
A primeira foto é um exemplo interessante de uma sala de estar em estilo italiano. O esquema de cores é selecionado principalmente em tons claros, mas o estofamento têxtil de móveis estofados atua como um destaque, e há manchas brilhantes e menos perceptíveis. Nada interfere na livre difusão da luz - em vez de portas, há muitos arcos, as cercas são feitas com orifícios. As fotos na parede enfatizam que os proprietários não são indiferentes à beleza.
O segundo exemplo mostra um exemplo maravilhoso de uma sala de estar dos sonhos. Na época fria é muito aconchegante para se aquecer junto à grande lareira, sentar-se em almofadas macias e admirar uma bela vista da janela panorâmica, e no verão pode sair para o amplo terraço e aí passar o tempo. Vários locais são alocados para vegetação viva dentro das instalações.
A terceira foto mostra um quarto de estilo italiano. Observe como o piso e o teto ecoam em cores, contrastando com as paredes predominantemente de cores claras. Há muita madeira no interior, alguns dos móveis poderiam teoricamente ser feitos à mão pelos próprios proprietários. A saída para o terraço fica diretamente ao lado da cama, o que não permite que você vá muito longe para tomar ar fresco.
O vídeo a seguir mostrará como criar um estilo italiano no interior.
O comentário foi enviado com sucesso.