Estilo georgiano no interior
O design georgiano é o antepassado do popular estilo inglês. A simetria é combinada com harmonia e proporções verificadas.
Peculiaridades
O estilo georgiano surgiu durante o reinado de George I. Nesse período, a direção Rococó entrou em voga. Os viajantes que visitaram outros países trouxeram tendências inovadoras para o Reino Unido, e uma delas foi o classicismo, que foi usado ativamente em projetos arquitetônicos e de interiores.
A combinação de duas direções diferentes - rococó com classicismo - permitiu obter um resultado inusitado, mas interessante.
A simetria e a simplicidade, características dos clássicos, tornaram os interiores em estilo rococó mais contidos.
O design georgiano incorporou em certa medida o gótico chinês. A transformação dos cânones da moda estabelecidos também foi facilitada por novos materiais e desenvolvimento de artesanato. No projeto de interiores residenciais, eles começaram a usar variedades vermelhas de madeira, elegantes produtos de vidro. Eles substituíram elementos decorativos maciços.
Os apartamentos, projetados em estilo georgiano, incorporam praticidade. Eles necessariamente tinham lareiras, o que ajudava a manter a casa quente no tempo frio. As aberturas das janelas nessas mansões eram tornadas volumosas, permitindo a entrada de grande quantidade de luz solar.
A paleta de cores da tendência inicial, via de regra, é discreta - predominam os tons de marrom claro, pantanoso e cinza. O período posterior é caracterizado pelo aparecimento de manchas azuis e rosa, douradas.
Recursos modernos
O design georgiano pode ser realizado em qualquer época; muitas pessoas o escolhem para decorar casas de campo. Esta decoração enquadra-se perfeitamente no ambiente de uma espaçosa sala de estar, podendo ser recriada no interior do quarto e do corredor.
Ao criar esse design, você precisa seguir diretrizes simples.
- Divida as paredes da sala em 3 partes. Não é necessário comprar materiais de acabamento caros. Você pode pintar os painéis da parede, envernizá-los, criar uma imitação confiável de madeira real. Use hastes de cortina de poliuretano ou vinil de orçamento na decoração.
- O papel de parede georgiano não é tão caro quanto costumava ser e pode ser comprado a qualquer momento. Não se esqueça de colar a borda da fita dourada ao redor do perímetro.
- O desenho nas superfícies das paredes, criado por suas próprias mãos a partir de tecidos e bordas, permitirá recriar o design georgiano original.
- Para o piso, use vinil com aspecto de mármore ou linóleo. Na cozinha, coloque as telhas em um padrão quadriculado.
- As instalações não requerem muitos móveis. Se desejar, você pode encontrar móveis baratos que se encaixam no interior georgiano. Recomenda-se colocar os móveis ao longo da parede.
- As janelas podem ser decoradas com venezianas ou venezianas.
- Escolha acessórios de iluminação semelhantes ao estilo do período georgiano, lembrando o formato de uma vela.
- Complemente o interior com espelhos, painéis decorativos de gesso. Observe a simetria ao colocar elementos de decoração.
Opções de acabamento
Durante o reinado de Jorge I, a produção de móveis floresceu e estava na moda usar materiais de elite na decoração. Na decoração das superfícies utilizou-se o mármore, as janelas foram decoradas com venezianas talhadas. Os tetos foram decorados com estuque, as paredes das casas foram revestidas com madeira.Apesar de sua praticidade inerente, o design georgiano dificilmente era completamente utilitário.
Particularmente notável é a decoração das superfícies das paredes nos interiores das casas projetadas neste estilo. A solução tradicional envolvia dividir o espaço da parede em 3 partes.
O primeiro incluía um pedestal com pedestal, painéis e ripas. Para o revestimento desta seção, foram utilizados painéis de madeira.
A segunda seção do meio começou a aproximadamente 75 cm da superfície do piso. A terceira seção incluía um friso com cornija. A parte central foi decorada com papel de parede caro ou forrada com tecidos, com exceção da área de jantar.
O piso das mansões georgianas geralmente era de tábua ou parquet polido. As casas foram feitas aconchegantes à custa de tapetes orientais ou ingleses. Pisos de madeira foram pintados e envernizados. Ladrilhos de terracota foram colocados no corredor, banheiro e cozinha.
O interior foi completado com cortinas nas janelas, decoradas com lambrequins.
Seleção de móveis
Em uma mansão georgiana, certamente deve haver um conjunto de móveis no qual todos os elementos são combinados no estofamento e no material de fabricação.
Os tecidos para estofados foram escolhidos com padrões no estilo oriental. Materiais com bordados também eram populares.
Na sala você pode comprar cadeiras macias com braços e complementá-las com pufes, e na cozinha - cadeiras de vime com travesseiros fixados nelas com laços.
A mobília não deve ocupar todo o espaço disponível. Este estilo pressupõe espaço livre.
Coloque os móveis em volta do perímetro da sala e deixe o centro vazio.
Acessórios e iluminação
Numerosas velas foram usadas para iluminar a casa. Eles foram colocados em candelabros e lindos castiçais. Arandelas com designs clássicos ou rococó também foram usados como acessórios de iluminação.
Luz adicional foi fornecida pelo fogo na lareira. Ele contribuiu para a criação de um ambiente aconchegante nas instalações.
Pinturas emolduradas com molduras douradas, utensílios de cozinha em porcelana com motivos chineses, espelhos serviam de acessórios.
Além disso, os quartos foram decorados com itens de prata, os desenhos foram aplicados às superfícies das paredes e painéis das portas.
Os interiores das casas, projetados em estilo georgiano, combinam o luxo real com elegância. Este projeto incorpora as melhores características do Rococó, Gótico e outras tendências, embora tenha um grande número de características individuais que proporcionam harmonia e graça.
Uma visão geral da casa gregoriana no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.