Estilo francês no interior

Contente
  1. Traços específicos
  2. Opções de acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Iluminação
  5. Paleta de cores
  6. Têxteis e decoração
  7. Decoração de salas diferentes

Por muitos séculos, a França foi uma das potências mundiais mais poderosas, definindo a moda. O legado imperial deu ímpeto ao surgimento de estilos de interiores originais que rapidamente ganharam popularidade. O design francês é uma imagem coletiva, os especialistas em design de interiores distinguem várias áreas, unidas por características comuns.

Traços específicos

O estilo francês contemporâneo é caracterizado por um conceito de design incomum e objetos com uma história que os proprietários guardam. Embora muitas pessoas associem o luxo de palácios e design monumental, isso é um equívoco. O ambiente externo não é tão importante.

Entre as principais características do estilo francês estão:

  • foco histórico;
  • improvisação artística;
  • disponibilidade de espaço livre;
  • detalhes ecléticos;
  • uso obrigatório do esquema de cores branco.

Para os franceses, antiguidades e coisas vintage, os edifícios antigos são de grande valor. Na hora de escolher entre móveis novos e aqueles com história, eles sempre preferem este último. E os franceses costumam recorrer à improvisação artística, para eles o luxo não é uma prioridade. Ao decorar interiores em estilo francês, ninguém segue instruções claras, você precisa ser guiado por gostos individuais.

No design, a negligência é permitida, os esforços excessivos são inúteis. Em interiores franceses, uma mistura de épocas é frequentemente identificada. Uma das condições mais importantes para recriar tal projeto é a disponibilidade de espaço livre. Este estilo é ideal para proprietários de apartamentos e casas com tectos altos, especialmente se os seus planos incluem uma incorporação luxuosa.

Os franceses não enchem seus apartamentos de muitos móveis. Os móveis não devem ser colocados próximos uns dos outros, isto também se aplica aos elementos de decoração. A prioridade é o minimalismo, contribuindo para a criação do efeito de luz do espaço.

Outra característica do estilo francês é o ecletismo. Os designers franceses combinam com entusiasmo as coisas, os materiais de acabamento e os estilos de diferentes épocas, prestando atenção a cada um dos detalhes. Os interiores no espírito de tal mistura parecem incomuns, eles são apreciados por sua originalidade.

Opções de acabamento

Os franceses adoram os velhos edifícios do pré-guerra. Nessas casas, os tetos são altos, o layout é espaçoso. Nessas condições, é fácil implementar qualquer conceito de design. Ao escolher um acabamento, você deve se orientar pela direção tomada como base. O teto pode ser caiado de branco ou pintado, muitas vezes decorado com elementos de estuque. Um lustre clássico é normalmente usado, com vários pingentes de cristal. Estruturas de tensão e suspensas não se encaixam em tais interiores. Mas se você não pode fazer sem eles, deve-se dar preferência a telas lisas sem brilho.

As paredes em interiores franceses, na maioria dos casos, são decoradas em tons de branco. Outros tons, por exemplo, lavanda delicada, são mais típicos para a direção provençal. As superfícies das paredes podem ser pintadas com tinta mate ou semi-mate. Texturas brilhantes e laconicismo são conceitos incompatíveis.Se for necessário criar um ambiente romântico, as paredes são revestidas com papel de parede semelhante a um antigo tecido de chita.

O revestimento do piso deve ser de cor clara. A melhor solução é o parquete ou laminado que imita a madeira natural. Na área da cozinha, você pode colocar ladrilhos com um padrão de mosaico ou ladrilhos de grés porcelânico.

O design francês pode ser não apenas luxuoso, mas também econômico. Uma de suas características são as janelas, que são estruturas translúcidas, com a base do módulo da janela apoiada no chão e combinando a função de armário de vidro e porta. Se isso for possível, o envidraçamento panorâmico é executado nas instalações. Grandes janelas, que podem ser abertas total ou parcialmente, inundam as salas com luz natural, tornando-as visualmente mais espaçosas.

Seleção de móveis

Os franceses tentam não ostentar sua riqueza. Isso se aplica a todas as áreas da vida, incluindo interiores. Mas essa regra não significa que eles escolham móveis baratos para suas casas. A sala de estar, o quarto e o escritório são geralmente mobiliados com itens vintage ou sua imitação de alta qualidade. Uma característica do mobiliário é o ecletismo, uma combinação de elementos de diferentes estilos e épocas. Esse tipo de mistura contribui para a criação de uma atmosfera única. Eles procuram sofás e poltronas em mercados de pulgas e lojas de antiguidades. Móveis modernos, por exemplo, um grupo de jantar, também podem caber no interior, mas terão que ser envelhecidos.

Não é necessária a presença de arranhões fortes, porque não se trata de uma Provença pura. Alguns vestígios da antiguidade bastam para preservar o encanto. O estofamento do sofá da sala pode estar levemente desbotado, podendo haver uma leve patina nos produtos falsificados. O mobiliário clássico inclui elementos reconhecíveis: um guarda-roupa com pratos, uma mesa discreta com pernas graciosas, uma poltrona baixa, uma cama com cabeceira decorada com detalhes forjados. Móveis com pernas esculpidas são preferidos. Em uma sala, os móveis podem ser montados em vários materiais, de cores diferentes. Mas a interpretação moderna do estilo enfatiza a unidade. Produtos forjados são freqüentemente encontrados em interiores franceses, mas itens laqueados e móveis cobertos com couro brilhante devem ser descartados.

Iluminação

A iluminação desempenha um papel significativo nos interiores franceses. A sala deve ter um grande lustre localizado no centro do teto. A sua presença também é bem vinda na cozinha e até na casa de banho. É aconselhável escolher uma luminária com vários pingentes de cristal.

Em tais interiores, fontes de iluminação locais também são usadas - arandelas e candelabros.

Paleta de cores

O esquema de cores favorito dos franceses é o branco, ele é usado como cor de fundo. É nesta cor que se manifesta o chique dos interiores franceses. Contra um fundo branco, todos os elementos parecem tão vantajosos quanto possível. Tons de creme e marfim também são populares.

O resto da paleta inclui cores suaves e pastéis que enfatizam sutilmente os detalhes do interior. Além de tons de branco, bege, chocolate, amarelo claro, trigo. Há um lugar em tais interiores e cor verde. Na versão provençal, o esquema de cores inclui rosa delicado, menta, lilás, lavanda, azul. O cinza é usado na dosagem, geralmente um tom perolado.

Têxteis e decoração

Os elementos de decoração devem estar imbuídos do espírito da história. Procure por itens com acabamento brilhante e dourado. Em tais interiores, há um lugar para elementos decorativos de vidro. É obrigatório ter coisas autênticas, por exemplo, um caixão velho ou um espelho. Itens raros irão adicionar um charme especial ao interior.

A acolhedora decoração francesa não pode ser imaginada sem os tecidos. Escolha texturas complexas, tecidos que refratam os raios de luz. Pendure cortinas de seda ou organza nas janelas.Complemente-os com cortinas com numerosas cortinas presas a uma cornija de ferro forjado. Dos enfeites, os padrões florais e listras são populares, o principal é não exagerar com eles. Eles podem estar presentes em almofadas de sofás, toalhas de mesa.

Decoração de salas diferentes

Casas e apartamentos inteiros são decorados em estilo francês. Ele é escolhido para diferentes premissas.

Quartos de dormir

Os interiores dos quartos franceses atraem com formas suaves e linhas graciosas. Os móveis devem ser aerodinâmicos, instale uma cama no quarto com uma cama larga, com cabeceira de madeira ou estofada em tecido. O conjunto de móveis incluirá uma penteadeira equipada com um espelho antigo em moldura volumétrica, um belo pufe, uma poltrona confortável. Evite itens volumosos que ocupam espaço.

Sinta-se à vontade para experimentar acessórios, decorar a cama com um dossel e pequenas almofadas e organizar pequenas coisas incomuns no quarto para criar uma atmosfera verdadeiramente boêmia.

Sala de estar

O principal no interior da sala é o espaço e a leveza. Essa impressão é criada pelos acabamentos em cores claras. O interior mistura elementos de diferentes épocas. Uma mesa de revista antiga é combinada com uma TV de plasma e uma poltrona bergere clássica. Uma lareira rara também se encaixa no conceito de interior. Ao decorar uma sala de estar no estilo francês, lembre-se sempre do senso de proporção, não sobrecarregue o espaço.

Cozinhas

O clima da culinária francesa respira aconchego. Na sala é imprescindível a instalação de um conjunto em madeira natural. Na utilização de móveis com fachadas sem pintura, dê preferência às espécies leves. Um aparador com portas de vidro pode se tornar um destaque do interior. Se a cozinha for pequena, desista de armários de parede, substitua-os por nichos ou prateleiras.

Infantil

Ao decorar uma creche no estilo francês, eles costumam dar preferência à direção provençal. Este projeto envolve o uso de tons de rosa pálido, azul e lavanda. A sala está decorada com móveis de madeira com vestígios de arranhões, suas superfícies parecem ter sido queimadas pelo sol. As paredes podem ser decoradas com papel de parede com um delicado padrão de cores.

Banheiro e toalete

Ao decorar um banheiro em estilo francês, deve-se dar preferência a materiais resistentes à umidade. As paredes e os pisos são geralmente decorados com azulejos. Se o banheiro for pequeno, escolha um acabamento claro.

Se as oportunidades financeiras permitirem, o banho pode ser revestido com mármore. Deve haver espelhos no interior, eles tornarão o ambiente visualmente mais espaçoso.

Sacada

No estilo francês, você pode decorar não apenas os aposentos, mas também uma varanda. Na fase de acabamento, guie-se pelas principais características desta direção: não atravancar a área da varanda com móveis, fique à vontade para combinar itens de diferentes épocas. Na varanda, você pode colocar uma cadeira confortável sobre pernas baixas e uma mesa baixa - crie uma área para tomar chá, durante a qual você poderá admirar a vista.

Corredor

O corredor é o cartão de visita de qualquer casa, portanto sua aparência pode ser realmente luxuosa. E o estilo francês vai ajudar nisso. Coloque um sofá comprado em um mercado de pulgas no saguão. O estofamento dos móveis deve ser discreto. Use espelhos com moldura branca e arandelas de metal como elementos decorativos.

O estilo francês permite criar um ambiente aconchegante e sofisticado. É muito simples recriá-lo no interior de um apartamento na cidade ou de uma casa de campo, o que nem sempre requer grandes despesas.

Para informações sobre como decorar uma sala no estilo francês, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário