Ecletismo no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Recursos de acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Elementos de decoração e têxteis
  5. Iluminação
  6. Paleta de cores
  7. Decoração de salas diferentes
  8. Exemplos de design de interiores

O estilo eclético do interior é caracterizado pela diversidade. Envolve uma combinação de várias direções e detalhes. Os interiores ecléticos possuem características únicas e atraem sua originalidade. Tal projeto deve ser escolhido por pessoas que desejam decorar seus apartamentos de uma forma interessante.

O que é isso?

O ecletismo como uma mistura de várias direções era praticado ainda na era colonial. Este estilo combinava os traços característicos do classicismo, barroco real e a monumentalidade do renascimento. O design eclético surgiu espontaneamente quando os habitantes da Inglaterra e da Holanda voltaram das viagens para casa e trouxeram com eles móveis e elementos decorativos originais. Móveis e têxteis de estilo oriental combinam bem com as casas europeias, criando um ambiente burguês. No ecletismo, coisas aparentemente incompatíveis são misturadas. Essa tendência rapidamente ganhou popularidade não apenas nos países europeus, mas também nos Estados Unidos.

À menção do ecletismo, muitas pessoas pensam na arquitetura francesa, que ao longo de todo o período sofreu inúmeras influências das culturas de outros povos. A interpretação moderna deste estilo divide-o em vários tipos. Essa definição pode ser dada a qualquer design que não se enquadre nas regras de um determinado estilo. A direção não perde a relevância, pois oferece constantemente novas soluções de design que surpreendem pela diversidade.

A filosofia do design eclético é que ele combina diferentes elementos e estilos em um projeto de design para criar interiores exclusivos. As principais características deste estilo incluem:

  • uma combinação de vários elementos estilísticos que estão em harmonia em cor e textura;
  • conforto e funcionalidade alcançados pela combinação de objetos modernos e coisas de épocas passadas;
  • aplicação na decoração de papel de parede com padrão e azulejos entalhados, decoração de janelas e portas com cortinas.

Outras características distintivas incluem padrões listrados e em zigue-zague encontrados nos estofados de móveis, o uso de tapetes e travesseiros claros (o mesmo que nos interiores orientais).

Recursos de acabamento

O design eclético pode ser recriado tanto em uma casa de madeira quanto em um apartamento. Na fase de renovação, é importante escolher o acabamento adequado.

Sten

Pode haver várias opções para revestir superfícies de parede:

  • coloração;
  • colagem com papel de parede (à base de papel, tecido ou metalizado);
  • revestimento com gesso decorativo.

Painéis de madeira e alvenaria também são populares. As paredes decoradas com papel de parede de seda e pinturas artísticas parecem espetaculares.

Paulo

Os revestimentos para pavimentos são diversos materiais à base de madeira natural. No quarto e na sala, você pode colocar carpete ou laminado, na cozinha você pode colocar porcelanato ou linóleo. O revestimento do piso deve ser adequado à situação.

Teto

O teto é decorado em escala neutra, sua forma deve ser simples. Você pode usar estruturas de dois níveis, elementos de estuque ou vigas de madeira se combinados com o estilo de loft. Portas que combinam vários tons de madeira, decoradas com inserções de vidro e detalhes em metal, estão se tornando um importante componente interior.Círculos, formas triangulares e ziguezagues são usados ​​no desenho das folhas das portas.

As portas podem apresentar sinais de envelhecimento e decoração em estilo vintage.

Seleção de móveis

Os interiores ecléticos combinam móveis modernos com vintage. No cenário, eles usam objetos retrô, sofás restaurados, poltronas, mesas e guarda-roupas. O balcão do bar destaca-se pelo mobiliário moderno, com a sua ajuda é possível zonear o espaço.

A mobília deve ser confortável e funcional. Um sofá e poltronas são instalados na área de lazer, podendo ser diferentes em formato e tamanho. Vários materiais são adequados para a produção de móveis. Pequenas mesas de vidro, cadeiras de madeira e bancos de ferro se encaixam organicamente em tais ambientes.

Elementos de decoração e têxteis

É dada atenção especial ao design das aberturas das janelas. Cortinas em interiores ecléticos são geralmente cortinas pesadas decoradas com babados e fechos. As cortinas luxuosas e brilhantes são decoradas com pedras iridescentes, botões e até penas. As cortinas podem ter vários padrões diferentes, por exemplo, padrões de cores no centro e linhas na parte inferior das cortinas. Os tapetes podem ser decorados com estampas orientais ou desenhos geométricos modernos. Um tapete étnico pode ser colocado no corredor e mini-tapetes no quarto.

Os elementos de decoração em tais interiores são vasos, lembranças, estatuetas, utensílios de cozinha de cerâmica, pinturas, guardanapos de renda, flores de interior. O design é complementado por elementos de cor e textura contrastantes e repetitivos. O ecletismo abre a liberdade para a criatividade.

Iluminação

Em interiores ecléticos, a iluminação deve ser maciça. Ele é criado por lustres com várias guarnições de cristal que criam destaques únicos no ambiente. Candeeiros de pé da forma original, candeeiros antigos são usados ​​como dispositivos de iluminação adicionais. É necessário tentar criar iluminação combinada, para isso se utilizam lâmpadas que sintetizam luz de espectros quentes e frios.

A solução ideal é um sistema de iluminação multinível, que inclui LEDs, lâmpadas fluorescentes e halógenas.

Paleta de cores

Os interiores ecléticos são dominados por cores naturais. O esquema de cores pode ser brilhante ou delicado, o principal é evitar o embaçamento. Os tons dominantes são os tons de marfim, bege, branco neve ou cinza. A cor principal é complementada por salpicos de laranja, amarelo rico, esmeralda e azul.

A partir desse quão harmoniosamente os tons são selecionados depende da impressão que o interior causa nos outros. Você não deve usar combinações muito duras na decoração das instalações. A gama de cores deve conter no máximo 5 tons. A direção eclética visa monocromático, nega gradientes e realces. Duetos bastante estranhos podem coexistir aqui, por exemplo, esmeralda e preto.

Decoração de salas diferentes

Ao recriar um design eclético, é permitido experimentar, transformando espaços comuns em verdadeiras obras-primas de design. Neste estilo, você pode organizar um pequeno berçário, escritório, corredor, banheiro. Também é adequado para a cozinha, bem como para a sala de estar com lareira.

Sala de estar

O elemento interior central na eclética sala de estar é o canto macio. É complementado por guarda-roupas, prateleiras, cômodas grandes e detalhes vintage.... Na hora de escolher um conjunto de móveis, recomenda-se focar no estofamento, na configuração e na textura. Uma sala eclética pode ser decorada com um sofá estofado em couro ou veludo.

Para focar ao máximo na ideia de combinar diferentes direções, use componentes internos em uma cor contrastante. As superfícies das paredes da sala podem ser decoradas com pôsteres modernos ou pinturas que retratam paisagens clássicas.

Molduras idênticas em material e cor ajudam a criar uma composição completa.

Quarto

Ao decidir decorar seu quarto em um estilo eclético, você deve se preocupar em comprar uma cama vintage com cabeceira macia. Os espelhos na superfície do teto e nas paredes complementarão o interior. Um lustre de cristal e um tapete macio ajudam a criar uma atmosfera romântica. Veludo e outros tecidos luxuosos também podem ser usados ​​na decoração. A filosofia da direção eclética fica evidente nos detalhes. No quarto, podem ser luminárias com a forma original, uma cama de dossel ou um espelho com moldura dourada. Apesar de os componentes do interior pertencerem a estilos diferentes, combinam-se maravilhosamente uns com os outros e dão ao quarto um aspecto completo.

Ao brincar com a luz no interior da sala de recreação, é possível distinguir elementos individuais, por exemplo, estantes com lembranças ou painéis na parede. A principal fonte de iluminação é um lustre que sintetiza um fluxo luminoso de alta qualidade e tem um design apresentável. Colchas, travesseiros e cortinas brilhantes irão adicionar cor ao interior.

Cozinha

Em uma decoração eclética de cozinha, você pode combinar um conjunto clássico com azulejos decorados com padrões étnicos. A elegante Provença francesa é combinada com uma grande mesa de jantar que chama a atenção pela sua solidez. Na área de trabalho são colocados ladrilhos e na área de alimentação - tábua de passar, laminado ou piso de cortiça. Têxteis feitos de tecidos naturais leves e couro ecológico se encaixam perfeitamente no design misto.

Um truque de design original é combinar luxo com simplicidade em um único quarto. No interior, você pode instalar um sofá enorme com detalhes dourados e uma mesa de madeira comum com cadeiras de plástico. O esquema de cores ideal para uma cozinha neste estilo é neutro, por exemplo, creme. Ao criar estilo, use móveis exclusivos - pode ser uma estante sem fachadas ou um guarda-roupa. Um conjunto de facas para abrir latas, pratos pintados, utensílios de cozinha em cobre vão decorar o ambiente.

Banheiro

Móveis antigos e encanamentos de cromo cintilante se encaixam perfeitamente na mistura eclética. Em tal banheiro, deve haver um espelho em uma moldura moderna. As paredes podem ser decoradas com pinturas Art Nouveau e azulejos antigos podem ser colocados no chão. Dê atenção máxima aos elementos de destaque, como uma banheira oval independente. Para evitar sobrecarregar o interior, limite-se a uma combinação de 3 estilos.

Uma decoração semelhante é adequada para um banheiro em uma área modesta de Khrushchev. A presença de detalhes ecléticos possibilitará uma ambientação original do ambiente, e o acabamento adequado o tornará mais amplo.

O corredor

O corredor de design eclético dá o tom para outras áreas de estar. Ao decorar um corredor nesta direção, deve-se usar os princípios clássicos do ecletismo, já que geralmente esta sala tem um tamanho modesto.

Use manchas originais e coloridas no desenho do corredor, que são detalhes memoráveis ​​e funcionais.

Exemplos de design de interiores

  • O design eclético permite combinar várias direções sem comprometer o interior.
  • O destaque do interior bem iluminado da sala de estar, projetado em estilo eclético, é um sofá laranja brilhante.
  • O elemento central do design eclético do quarto é uma cama com cabeceira macia de um formato ondulado incomum.
  • O design de um interior eclético de cozinha é composto por muitos detalhes originais.

O design eclético é uma excelente solução para quem não consegue decidir entre várias tendências de interiores e quer combiná-las.

Para obter informações sobre como não estragar o interior misturando estilos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário