Tudo sobre o estilo boudoir

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Acabamento
  3. Como escolher móveis?
  4. Acessórios e iluminação
  5. Exemplos de interiores

O estilo boudoir é conhecido desde o início do século XVII. Até então, o boudoir era considerado a parte feminina da casa, destinada a dormir, trocar de roupa e ir ao banheiro. O novo século tornou possível usar o espaço do boudoir de uma forma diferente - para receber amigos íntimos e depois para reuniões de negócios. Era lá que as mulheres hospedavam, mostravam suas roupas, compartilhavam segredos e, às vezes, para ser honesta, aceitavam admiradores secretos.

Peculiaridades

No início do século XVII, o magnífico estilo barroco deu lugar ao rococó, com sua leveza e até frivolidade. A história chamou essa era de "Idade Galante", um tempo de moral livre e comportamento relaxado, quando nomes femininos famosos entraram na história e permaneceram para sempre.

Eram nomes das favoritas brilhantes e educadas que se tornaram as criadoras de tendências da moda de então, cuja opinião era ouvida pelo mundo e até pelos homens. Segurando nas mãos as rédeas secretas do governo, ditando o estilo e as tendências da moda, eles, é claro, deixaram sua marca no design de interiores, mesmo que fosse denominado de forma diferente naquela época.

Graças aos grandes favoritos, o costume de receber hóspedes no boudoir entrou em moda, transformando-o gradativamente em um consultório feminino. O boudoir tornou-se não apenas um lugar de descanso, uma zona onde uma mulher podia se colocar em ordem, ficar sozinha com ela mesma. As salas tornaram-se salas secretas, onde às vezes eram tomadas decisões de importância estatal. Foi lá que aconteceram as primeiras provas e demonstrações de roupas da moda. Podemos dizer que foram essas as primeiras passarelas da moda.

Segundo a arquiteta Amalia Talfeld, um boudoir moderno é uma espécie de mini-escritório, um espaço multifuncional dominado por uma paleta sensual, tons eróticos de vermelho vinho, bordô, luxuoso e preto aveludado. O estilo Boudoir é um estilo sensual em que grande atenção é dada ao conforto espiritual, coloração emocional do espaço interior.

Um verdadeiro boudoir deve ter vários quartos, unidos por uma ideia comum de "espaço feminino". Devem ser: um quarto, um camarim espaçoso, um banheiro, de preferência com banheiro separado, uma penteadeira e uma área para conversas confortáveis ​​- um par de poltronas e uma mesa de centro.

  • Uma opção ideal em que todas essas zonas só podem ser acessadas a partir do quarto. Idealmente, este é um espaço pessoal, inacessível sem a permissão da anfitriã para outros membros da família.
  • Um guarda-roupa é uma boa iluminação, um grande espelho de parede, um sistema de armazenamento conveniente para roupas, sapatos, bolsas e tudo mais que uma mulher não pode prescindir.
  • O maior nível de conforto é uma varanda privada, acesso ao terraço, ao jardim, à piscina.
  • Um estilo semelhante deve ter cantos lisos, formatos de móveis suaves.
  • Linhas suaves de decoração de janela. Cortinas graciosas, tecidos nobres nas janelas e dossel.
  • Iluminação multinível que permite criar recantos íntimos e acolhedores com um crepúsculo silencioso.
  • Muitos lugares para relaxar - pufes, sofás, banquetes, poltronas.
  • Artigos de decoração pessoal: lâmpadas de aroma, velas, bastões de fumar, estatuetas e muito mais, que depende da personalidade feminina.
  • Um boudoir masculino também pode ser. Este é um local de trabalho com um computador, escritório ou mesa.

Acabamento

O ancestral do estilo boudoir é o Rococó em toda a sua sofisticação e estética. A decoração preferida das paredes em estilo boudoir é um papel de parede discreto com uma pequena impressão, nobre serigrafia. O piso clássico é de parquete de boa qualidade, laminado, carpetes macios e fofos, possivelmente peles.

A direção sofisticada prefere tons de marshmallow: baunilha, azul, rosa, creme, caramelo, branco. Têxteis luxuosos na cama, dossel, cortinas com várias cortinas e lambrequins. Um pequeno padrão floral no estofamento de móveis elegantes com pernas curvas, decorado com detalhes decorativos sobrepostos.

A direção do boudoir glamoroso prefere tons suaves de meios-tons nobres - chocolate, café, cappuccino, champanhe, prata e bronze. Tecidos iridescentes cintilantes, muito brilho, superfícies espelhadas. O glamour das estrelas é harmoniosamente combinado com elementos de estilo art déco e safári.

Contos orientais e motivos árabes são outra ramificação do estilo boudoir. As cores vivas inerentes ao Oriente reinam aqui, tecidos translúcidos leves, móveis e luminárias marroquinas, um grande número de almofadas decorativas, sofás, pufes orientais.

Um vamp barroco vibrante e provocante. O uso de cores contrastantes - vermelhos carmim, pretos, azuis e roxos, uma paleta um pouco neutra. Móveis brilhantes e acabamentos decorativos em tons de prata e ouro. Papel de parede de seda, serigrafia, esquema de cores monocromáticas com tons dourados, gesso veneziano nas paredes.

As mais populares hoje são as cores das especiarias orientais - açafrão com tons vermelhos, Marsala, transformando-se em uma paleta de carmim.

Como escolher móveis?

Para um quarto decorado em estilo boudoir, móveis feitos de espécies de madeira clara são surpreendentemente adequados - freixo, bétula, faia e outros. Além de uma cama, de preferência com dossel, é possível a presença de uma penteadeira com espelho lindamente decorado, uma mesinha de centro, um par de poltronas, pufes, um sofá. Todo o conteúdo deve corresponder à direção em que o fundo geral do interior foi concebido.

É aconselhável escolher móveis para a sala em formas suaves e arredondadas, com bordas arredondadas, cantos obtusos. Para uma sala de estar mais masculina, o sofá pode ser feito com um acoplador de carruagem com um esquema de cores em tons ricos de vinho e preto. Uma direção sofisticada é caracterizada por móveis estofados, que lembram royal, com contornos graciosos, pernas curvas, elementos decorativos esculpidos, estofados com estampa floral.

O estilo boudoir moderno permite novos avanços na indústria de móveis. Nada o impedirá de instalar uma poltrona ou sofá com sistema reclinável, uma chaise longue na sala. O principal requisito é uma combinação de mobiliário e um conceito geral.

Acessórios e iluminação

O estilo boudoir moderno adora acessórios decorativos com tons metálicos, detalhes em ouro e prata. Os elementos dos anos 20 e 30 do século XX parecem bons: uma abundância de superfícies cromadas e detalhes de acabamento, tecidos acolchoados em preto e branco, uma combinação de cristal e lâmpadas. Os contrastes na paleta de cores dos estofados e itens individuais desempenham um papel significativo. A tela, tão apreciada nos palácios reais da França, se tornará um sotaque brilhante.

As lâmpadas são usadas na forma de lâmpadas de assoalho, arandelas de parede. Se for escolhido um estilo boudoir com notas da noite árabe, então a iluminação deve ser usada no mesmo tema - lâmpadas orientais, aromáticas com inclusões de cobre, bronze, latão. Em qualquer caso, a luz deve ser difusa, em tons suaves e suaves.

Exemplos de interiores

Glamourosa sala de estar em tons ricos de paredes bordô intensas, carpete cor de marsala. Contra o fundo de cores orientais, sofás macios em tons de azul e preto, espelhos em molduras fantasticamente esculpidas, pingentes de cristal cintilante em um lustre de várias camadas, intercalados com tons dourados - como se em contos de fadas orientais, parecem intrigantes.

Quarto boudoir em cores escuras com forte contraste com a paleta branca.A modernidade é adicionada às superfícies espelhadas metalizadas das mesas de cabeceira, penteadeira e pernas das cadeiras dobráveis.

Para o estilo boudoir, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário