Estilo Boho no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para quem é o interior adequado?
  3. Visão geral das variedades
  4. Decoração de piso, parede e teto
  5. Seleção de móveis
  6. Paleta de cores
  7. Têxteis e elementos decorativos
  8. Iluminação
  9. Exemplos elegantes

O estilo boho é geralmente entendido como uma direção interior, onde peças de móveis e coisas não obedecem a uma única ideia de design, mas são montadas de acordo com um princípio aleatório na forma de uma confusão caótica de texturas brilhantes e tons de cores. A anarquia no estilo boêmio enfatiza as visões amantes da liberdade do proprietário, que, via de regra, leva um estilo de vida boêmio. Tal estilo existe no mundo do design sem quaisquer cânones e restrições rígidas, no entanto, desperta interesse persistente e é muito procurado.

O que é isso?

O estilo interior Boho é um mínimo de regras e um máximo de criatividade, a capacidade de combinar livremente coisas aparentemente incompatíveis umas com as outras.

Essa direção, apesar de sua confusão, tem sua graça.

Para entender melhor esse estilo, é necessário nos voltarmos para a história da origem do boho. Em francês, la boheme significa literalmente "cigano", no léxico francês esta palavra veio da República Tcheca, onde vivia um grande número de ciganos nômades. Durante séculos, este povo viveu de acordo com suas próprias leis e regras, o caminho dos nômades ciganos tinha uma originalidade, expressa na variedade de cores e formas variadas.

No século passado, a palavra "boêmia" passou a ser chamada não apenas de tribos ciganas nômades, mas também de trupes de performers, performers de circo, dançarinos e artistas. O brilho e a claridade do feriado foram a base da existência dessas pessoas. As visões boêmias sobre a vida tinham sua própria peculiaridade - elas não se esforçavam para ser fundamentalmente e constância.

Brilho, simplicidade e não trivialidade - esse era o lema dessas pessoas. Idéias de uma visão de mundo semelhante e incorporadas ao estilo boho.

Nem todo mundo pensaria em trazer motivos ciganos para o projeto de sua casa, tornando-os parte de sua sala de estar, estúdio, quarto, cozinha. Essas opiniões devem ser compartilhadas por todos os residentes de uma casa ou apartamento. Esse passo ousado é geralmente dado por jovens representantes de profissões criativas, que escolhem móveis baratos, mas muito originais, para suas casas. Esse interior ajuda a compreender e aprender muito sobre o caráter de uma pessoa, seus pensamentos e pontos de vista sobre a realidade circundante.

Esta direção de design não tem cânones e regras rígidas; você pode decorar a sala como seu próprio senso de beleza sugere.

Para quem o interior é adequado?

Os interiores no estilo Boho podem parecer bastante orgânicos em uma casa de madeira, apartamento ou prédio rural. Em alguns casos, apenas um dos quartos pode ser decorado de forma semelhante - um berçário, uma cozinha ou uma sala de estar.

As motivações ciganas muitas vezes podem ser encontradas nas residências das pessoas, de uma forma ou de outra ligada à criatividade ou à arte. Normalmente, os boêmios têm suas próprias opiniões sobre a vida e decoram o espaço ao seu redor de forma criativa e distinta. Os adeptos do estilo boho valorizam o conforto, mas o entendem de forma peculiar e não buscam seguir as regras e tradições da maioria, preservando e expressando sua individualidade de forma não trivial.

O estilo boho é único à sua maneira, contém motivos étnicos de nacionalidades acostumadas a levar um estilo de vida nômade e não leva em conta os fundamentos tradicionais da sociedade.

O círculo de adeptos da decoração cigana é bastante diverso: cantores e músicos, poetas e artistas, atores, dançarinos, artistas circenses, estudantes e pessoas com um certo caráter amante da liberdade. O estilo de decoração que ama a liberdade é adequado para todos aqueles que valorizam a liberdade, conforto simples, amenidades descomplicadas e uma estadia agradável. No ambiente de tais interiores, é bom encontrar os amigos e conversar de forma descontraída, se aposentar e relaxar, substituindo o primoroso escritório por cores vivas e muitas coisinhas agradáveis ​​à vista.

Pessoas acostumadas com a severidade das formas e minimalismo vão se sentir desconfortáveis ​​em um interior boho. - em meio a uma profusão de cores e uma abundância de objetos, tal pessoa rapidamente se cansa e se sacia de impressões.

Nem quem está acostumado com o fato de que tudo está em seu lugar, e a severidade das formas da mobília obrigam a um comportamento afetado e moderado, não aceitará para si um design anárquico. Uma certa regulamentação harmoniosa é incomum para o estilo boho, mas é difícil culpar o dono de tal sala pela imprecisão. Há uma ordem bem pensada aqui, sem a qual a moradia, muito provavelmente, se pareceria com um depósito de lixo.

A aleatoriedade só se parece com isso - na verdade, cada menor detalhe do interior carrega sua própria carga funcional, o que cria toda uma composição que atrai os olhos.

Visão geral das variedades

Uma das direções do estilo boho é sua combinação com motivos étnicos escandinavos. A Escandinávia é famosa por seus ornamentos e cores naturalistas. A combinação de cores contidas e frias com objetos brilhantes deu origem a uma nova direção de design incomum chamada scandi-boho. Este estilo é caracterizado pela presença de móveis de madeira natural, capas de pele, tapetes, elementos florais.

Tais técnicas diversificaram significativamente e dinamizaram a exuberante diversidade cigana e, graças à abundância de tons de branco, tornaram a cor de fundo do interior mais calma.

Um dos detalhes essenciais do estilo livre é a escolha de decorações para decoração de interiores a seu critério. Paredes de tijolo áspero aqui podem ser combinadas com uma placa de parquete, e superfícies simples de gesso harmonizam-se de uma forma estranha com o estuque do teto.

As peças de mobiliário não têm de se enquadrar no estilo geral do design dos quartos - apenas realçam com a sua presença a harmonia e a simplicidade do ambiente existente.

Para criar um interior no estilo boho, os designers modernos usam não apenas produtos feitos de materiais naturais, mas também os combinam habilmente com itens modernos relacionados a outros estilos. Tudo pode ser combinado no boho - as únicas exceções são itens feitos em estilo de alta tecnologia.

Sintéticos e couro, algodão e plástico, metal e madeira, ladrilhos e vidro - todos estes materiais permitem organizar o espaço de instalações de várias linhas temáticas do eco-boho ao boho-chic.

Ecológico

O mais compreensível e logicamente simples é a direção chamada ecoboho. O interior, feito neste estilo, pressupõe a utilização apenas de materiais naturais, excluindo sintéticos e polímeros. Pedra, cerâmica, vidro, madeira, argila, lã, linho, pele, couro - tudo isso se combina, criando excelentes composições decorativas.

Combinações de materiais sustentáveis ​​podem criar uma sensação de simplicidade, mas em alguns casos podem ser usadas para criar interiores bastante caros e elegantes.

O estilo ecológico implica a presença de um grande número de plantas vivas na sala, com a ajuda das quais se distinguem ilhas verdes e delimitam grandes espaços em zonas menores. O esquema de cores das plantas é harmoniosamente combinado com os tons naturais dos materiais naturais. A mensagem principal deste projeto é enfatizar a atitude econômica para com a natureza e a unidade do homem com ela.

Glamoroso

A direção glam-boho implica a presença de uma abundância de diferentes objetos glamorosos no interior: lâmpadas, estatuetas, estandes decorativos, cortinas, elegantes aparelhos e muito mais. Neste tipo de design, uma pessoa pode colocar todas as bugigangas que lhe são queridas - aqui tudo encontrará um uso digno. Os móveis glam boho são vintage, com muitas prateleiras para a disposição dos itens decorativos. Uma abundância de brilho, decoração e chique também é bem-vinda aqui. Belos tecidos podem ser combinados com miçangas e penas, tábuas de piso ásperas aparecerão de maneira coquete sob o tapete com pelo fofo.

Criar um tal interior não é uma tarefa fácil, é importante parar aqui a tempo e não levar o design ao ponto do absurdo.

Luxuoso

Uma das tendências modernas é considerada o luxuoso boho chic, que é uma personificação viva da vida boêmia. Cores vivas, materiais naturais, itens caros e elegantes, móveis de alta qualidade e acessórios elegantes são usados ​​para o design. Nesse sentido, cada detalhe é pensado e harmoniosamente combinado entre si. Metais e pedras preciosas, tecidos luxuosos, pinturas, pratos podem ser usados ​​aqui.

O esquema de cores é desenhado em tons mais calmos, mas sempre há pontos brilhantes que chamam a atenção. Os elementos decorativos do estilo de luxo implicam um grande número, mas todos eles são de alta qualidade.

Os móveis para o interior são escolhidos apenas de alta qualidade, sem arranhões e pintados à mão.

Clássico

Este é um estilo boho contido, que se caracteriza por contornos claros de formas e materiais naturalistas. As cores principais aqui podem ser tons suaves de azul, verde, cinza, marrom, bem como ouro, pátina, prata. Para diluir a severidade dos clássicos, elementos de etnia são adicionados ao interior. Uma variedade de materiais proporciona um voo para ideias criativas, que podem ser realizadas tanto em um quarto quanto em toda a casa. O estilo clássico combina luxo e liberdade.

Nesse sentido, convém usar lustres de cristal e iluminação forte, móveis austeros e tecidos de seda, superfícies metálicas e peles naturais.

Hippie boho

A direção da juventude é o estilo hippie. Ele é brilhante, relaxado e confortável. Para criá-lo, eles usam ornamentos coloridos, acessórios diversos, lâmpadas de aroma fabuloso, narguilés, plantas vivas, instrumentos musicais, apanhadores de sonhos e mandalas, cobertores, velas, lâmpadas encaracoladas, escovas e franjas.

O estilo hippie implica uma parcela de grosseria e negligência deliberada, bem como o uso de ornamentos étnicos.

A escolha de uma direção no estilo boho depende da visão de mundo interior de uma pessoa, seus hobbies, afeições e interesses. Acessórios comuns e itens pessoais tornam-se elementos de design e decoram o ambiente.

O amor pela etnia, pela vida selvagem e pelo componente criativo permitem que você crie composições interiores exclusivas.

Decoração de piso, parede e teto

O estilo boho democrático permite que você crie um interior com suas próprias mãos. Uma sala, quarto, casa de banho ou cozinha podem ser transformados num espaço único caracterizado pela exclusividade e simplicidade. O design da sala não se trata apenas de acessórios e cortinas - a base da composição é constituída por paredes, piso e teto devidamente preparados para a concretização de ideias criativas.

Muito do trabalho depende da escolha dos materiais de acabamento, que devem ser de origem natural ou ser uma imitação sólida.

As opções de design da sala podem ser muito diferentes.

  • Superfície do piso. Para um estilo que ama a liberdade, os materiais de piso mais adequados podem ser parquet, ladrilhos de cerâmica ou pedra, laminado, tábua de madeira.

Sua aparência em cor e textura deve ser o mais parecida possível com a aparência de madeira, pedra ou argila.

  • Superfície do teto. A superfície do teto não está sujeita a particular pretensão e idealidade. Como material de acabamento, escolha tinta à base de água, cal ou teto falso em material fosco que imita o tecido natural - linho ou chita. O teto pode ter vigas ou tetos de madeira, tubos de comunicação - todos esses detalhes não precisam ser costurados em caixas, devem ter aparência natural, além disso, podem ser especialmente enfatizados.
  • Superfície da parede. Gesso ou papel de parede é permitido, mas o esquema de cores deve ser neutro e uniforme. Em alguns casos, um ornamento ou pintura é adicionado às paredes, elas são decoradas com pôsteres ou pinturas. O papel de parede lindamente selecionado pode ser o destaque de toda a composição interior.

O estilo boho é interessante na medida em que a decisão do projeto na hora de decorar o interior não obedece à opinião da maioria, mas leva em consideração apenas a vontade de quem vai morar no cômodo que está sendo decorado.

Seleção de móveis

O estilo boho temperamental e distinto implica o uso de modelos de móveis clássicos e opções rústicas. Na maioria das vezes, em tais salas, você pode ver amostras vintage de móveis antigos. Os objetos retrô assumem um papel de destaque no estilo cigano - a presença de cômodas, cadeiras ou armários restaurados confere ao interior uma singularidade única. Para dar ao móvel uma aparência apresentável, basta eliminar rachaduras ou lascas, refrescar as superfícies de madeira com verniz fosco.

Cada peça de mobiliário não deve esconder, mas enfatizar sua venerável idade, então você não deve se deixar levar pela restauração.

Na decoração das instalações podem-se utilizar sofás e poltronas de couro, mesas e cadeiras de vime, baús de madeira com decoração forjada. Em alguns casos, os móveis são substituídos por colchões macios ou travesseiros localizados diretamente no chão.

Móveis relacionados ao estilo country francês estão em boa harmonia com o conceito geral do estilo: guarda-roupas surrados, estantes, armários, cômodas - tudo isso é organicamente combinado com ornamentos e pinturas boho.

Paleta de cores

Ao determinar a paleta de cores para a criação de um interior, os designers recomendam ater-se a tons discretos, aos quais são adicionados pontos brilhantes de acessórios ou móveis. Os amantes do boho escandinavo vão adorar o interior branco, enquanto os conhecedores do glamour vão preferir cores vivas e elementos espetaculares.

Ao escolher um esquema de cores, você deve seguir as seguintes recomendações:

  • a decoração dos quartos é feita em cores calmas e discretas, e para o quarto das crianças pode-se escolher os tons caramelo, diluindo-os com toques brilhantes;
  • ao escolher uma cor, você precisa seguir apenas uma regra - você deve gostar e causar emoções positivas de alegria;
  • a paleta de cores deve ser naturalística, evitando-se cores ácidas e texturas metálicas;
  • para enfatizar o brilho dos acentos, branco, cinza claro, bege, azul claro são escolhidos como a cor principal - contra o fundo desses tons, as cores brilhantes parecem especialmente cativantes.

O quarto mais elegante parece onde as cores se combinam harmoniosamente. Móveis e acessórios, combinados com tons de paredes e pisos, parecem adequados e elegantes, dando a impressão de que cada item está no seu lugar.

Têxteis e elementos decorativos

    A questão da escolha dos têxteis na decoração de uma sala no estilo boho é uma das principais. Com a ajuda de cortinas, preenchem o espaço livre nas paredes, janelas, bem como no chão e no teto. Os têxteis são capazes de unir todos os elementos díspares da composição. Para isso, o projeto usa:

    • cortinas, biombos em tecido, dosséis, cortinas com franjas;
    • cobertores, colchas, capas de pele, almofadas macias;
    • pufes, pufes, colchões, almofadas;
    • tapetes de várias formas e texturas para pisos, paredes;
    • toalhas de mesa, guardanapos, abajures.

    A escolha da textura do tecido depende do estilo do interior. Pode ser seda fina, veludo pesado, serapilheira grossa, veludo cotelê jovem, cetim brilhante, brocado iridescente, tapeçaria tecida, linho.

    A cor, o padrão e a textura dos têxteis dependem do estilo geral de design e das preferências do decorador.

      Ao organizar as instalações, muita atenção é dada aos acessórios. Como elementos decorativos, você pode usar:

      • lâmpadas, velas, lâmpadas, guirlandas;
      • figurinhas, fotografias emolduradas, caixas, vasos, buquês de flores secas, pequenas lembranças;
      • estantes de livros, revistas, livros;
      • prancha de surf, conchas;
      • antiguidades, feitas à mão, potes, frascos de perfume, contas e assim por diante.

      O número de objetos pode ser tão grande quanto você quiser, o principal é que eles estão todos harmoniosamente localizados e parecem adequados contra o fundo geral.

      Iluminação

      Como luminárias podem ser lâmpadas antigas, lâmpadas pendentes, velas, lustre de designer, abajur grande. O número de pontos de iluminação também não é regulamentado - eles são colocados em qualquer área ativa do quarto para que sua estadia seja o mais aconchegante e confortável possível. O estilo boho permite a modernização de luminárias modernas - você pode fazer seu próprio abajur, jogar um guardanapo de renda fina sobre a luminária ou criar uma luminária a partir de materiais descartados.

      As lâmpadas podem ser decoradas com miçangas, pinturas, enfeites, peles, strass - tudo que atrai a alma em um impulso criativo.

      Exemplos elegantes

      O estilo boho é bom porque pode incorporar qualquer, mesmo as soluções de design mais ousadas e inusitadas. O principal é pensar bem em todos os detalhes e escolher a quantidade certa de acessórios.

      Os objetos mais mundanos podem complementar o design brilhante da sala, tornando-a inimitável e espetacular. Uma profusão de cores apenas enfatiza a beleza e harmonia do estilo boho.

      A cozinha, feita no estilo da desordem criativa, chama a atenção com suas cores vivas e acessórios adicionais na forma de pratos originais, potes, caixas e outras bugigangas fofas dispostas de forma caótica.

      O estilo boêmio implica um uso generoso de têxteis. A combinação de várias cores e texturas cria um interior único que atrai pela sua vivacidade, simplicidade e originalidade. A cortina pode ser leve e leve, ou pode enfatizar a solidez e a natureza fundamental do interior.

      O mundo dos quartos em estilo boho não está completo sem um grande número de travesseiros diferentes, complementados por um cobertor, colcha ou um dossel improvisado.

      O apanhador de sonhos pode ser o principal foco de atenção. Os tons pastel utilizados na decoração contribuem para uma estadia confortável.

      Para equipar uma sala de estar boêmia, não economize na abundância de decoração e acessórios. Este espaço foi projetado para encontros boêmios ou sociais casuais com a família. Deve ser o mais espaçoso e confortável possível.

      Para mais informações sobre o estilo de interiores boho, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário