Tudo sobre o estilo Biedermeier
Em nosso tempo de distribuição onipresente dos mesmos bens de consumo, é muito importante nos destacarmos, sermos inusitados em um determinado ramo de atividade. A lista de estilos que são ativamente usados na decoração do interior de sua própria casa, para o leigo médio é limitada a uma lista de no máximo cinco itens, gourmets raros podem trazer até dez posições, mas ainda assim você provavelmente encontrará centenas ou mesmo milhares dos mesmos apartamentos em sua cidade.
Se pretende que o design da sua casa seja significativamente diferente das soluções habituais e ao mesmo tempo requintado e com estilo, preste atenção a uma curiosidade como o Biedermeier.
O que é isso?
Esse estilo surgiu em meados do século XIX na Alemanha e na Áustria entre pessoas relativamente pobres, que, no entanto, não podiam ser consideradas pobres. Os especialistas chamam Biedermeier de uma estranha combinação do exuberante estilo do Império Francês com características claras de romantismo, mas ao mesmo tempo com uma forte ênfase no conforto do lar em uma visão burguesa. É curioso que, com sua origem germano-austríaca, o estilo tenha chegado rapidamente à Rússia, onde ficou conhecido ainda na época de Pushkin, embora ainda tenha recebido o nome um pouco mais tarde.
As características de um Biedermeier, seja ele alemão ou russo, são sempre as mesmas. As instalações são amplas, mas ao mesmo tempo não há nelas uma opressão massiva antiga, e todos os contornos são feitos com ênfase na praticidade, sem pretensão. O interior parece leve, cria um clima romântico, é agradável estar nele. A estrita simetria do estilo Império não está mais aqui, assim como sua teatralidade, mas os princípios gerais da composição equilibrada permanecem.
Ao mesmo tempo, Biedermeier não aceita o vazio - apesar de toda a amplitude das instalações, elas deveriam ser abundantemente preenchidas com móveis e decoradas com tecidos. O mobiliário em si deve ser simples, não são os elementos decorativos que importam, mas sim a praticidade.
O esquema de cores é selecionado principalmente em tons naturais, necessariamente quentes, o resto fica a critério do designer. Os têxteis também "trabalham para a alegria", sendo decorados com pássaros e flores. As janelas são penduradas com cuidado, em várias camadas - deve haver cortinas sob as cortinas. Se o mobiliário em si tem um mínimo de decoração, então isso não se aplica a todo o resto, e mesmo vice-versa - a sala deve ter no máximo pinturas, plantas vivas, porcelanas, caixões, lâmpadas à vista de todos.
Opções de acabamento
Em busca do objetivo de decorar as instalações nas melhores tradições do estilo Biedermeier, deve-se focar nas possibilidades que a classe média alemã e austríaca tinha no século retrasado. A regra mais importante: não há busca de elitismo, a decoração em si tem a ver com praticidade, e não com esteticismo sem precedentes.
Sten
Os verdadeiros burgueses de uma vez não se intimidaram em estofar as paredes com tecido, mas hoje é muito mais prático usar sua outra solução - o papel de parede. Eles são apropriados para o quarto e a sala de estar, e deve ser dada preferência a material listrado em relevo ou liso. O ornamento também é possível, mas não deve ser intrusivo - ao contrário, ele apenas introduz uma leve nota de variedade. Os tons são geralmente muito quentes e delicados - tons pastéis de rosa, cremoso, arenoso ou café, azul da faixa fria são permitidos.
Em salas de serviço, o papel de parede não é muito apropriado, mas Biedermeier é uma praticidade estrita.É por isso que as cozinhas são mais frequentemente pintadas, enquanto os corredores e corredores são rebocados.
Paulo
Pisos de pedra real sempre foram caros, mas o parquet era o material preferido dos burgueses - por um lado, era acessível para esses cavalheiros, por outro, podia servir por muitas décadas e não exigia cuidados especiais. Este acabamento ainda está disponível hoje, mas agora é considerado caro.
Se houver necessidade de economizar um pouco na reprodução do Biedermeier em sua forma original, você pode usar um dos materiais modernos, que na aparência imita naturalmente um piso de parquete. Existem muitas dessas soluções hoje - isto é, antes de mais nada, um laminado. Para banheiro e cozinha, os revestimentos cerâmicos com imitação de madeira são adequados e, para maior durabilidade e com um pouco mais de custo, pode-se investir também no porcelanato.
Teto
Esses são os requisitos mínimos para o estilo em questão para o design do teto. Alemães e austríacos práticos queriam apenas uma coisa do teto - que não estragasse a impressão geral da sala, ou seja, deixasse tudo com a mesma luz e espaço. Isso é bastante simples de implementar - você só precisa alinhar o teto e torná-lo branco.
Hoje, os tetos ampliados lidam com sucesso com essa tarefa. Como decoração, pode-se teoricamente usar estuque para a orla, mas deve-se lembrar que não deve haver muito, pois o esplendor é para outros estilos.
Mobiliário
À primeira vista, o princípio da escolha de móveis para um ambiente de estilo Biedermeier é simples e óbvio: todas essas poltronas e guarda-roupas não precisam ser requintados e bonitos, porque para eles algo completamente diferente é fundamental - praticidade e facilidade de uso. A qualidade e durabilidade potencial do produto também são consideradas uma grande vantagem. No entanto, na verdade, nem tudo é tão primitivo e os designers profissionais destacam características muito mais específicas que permitem que você alcance a autenticidade completa.
Então, argumentando sobre a praticidade em detrimento do esteticismo, não se deve pensar que a beleza não seja inerente ao estilo - pelo contrário, ela tem uma relação parcial com o romantismo. Estamos falando, sim, sobre a falta de vontade de gastar dinheiro em coisas que não valem a pena. Um verdadeiro burguês não entende o significado de móveis feitos de preciosas madeiras estrangeiras, se bordos e bétulas confiáveis crescerem do lado de fora da janela.
Da mesma forma, não faz sentido estofar móveis estofados com seda - chita em uma flor brilhante ou repetições com listras bonitas para o estilo Biedermeier é muito mais agradável.
O burguês não é verdadeiramente um homem rico, não precisa de numerosos aparadores com "vitrines", porque não há muito para expor neles. Em vez disso, o espaço é abundantemente preenchido com "poltronas", sejam sofás, sofás ou poltronas, porque o valor principal para essa pessoa é uma família grande e amigável.
Toda essa mobília não repousa mais sobre essas pernas ornamentadas, que eram populares na maioria dos estilos "anteriores", mas uma curva suave ainda é característica deles.
No entanto a sala não ficará totalmente ocupada com "vitrines", afinal, tal móvel deve estar presente. Isso é compreensível: embora o dono da casa não tenha muitas "peças" para visualização geral, isso só as torna mais valiosas e devem ser mostradas.
Embora Biedermeier e seus móveis sejam frequentemente descritos como modestos e praticamente desprovidos de decoração, deve-se entender que isso não é dito no sentido atual, mas em comparação com o exuberante estilo Império, cuja reação foi o surgimento do estilo em pergunta. Na verdade cada guarda-roupa é individual graças aos entalhes - geralmente coroas de louros, cisnes ou grifos. As esculturas em relevo eram quase envernizadas ou, em casas mais ricas, douradas.
Defendendo o máximo de praticidade dos móveis, os burgueses da Alemanha e da Áustria-Hungria se tornaram um dos primeiros divulgadores de transformadores. Várias mesas dobráveis, bem como gavetas secretas nelas, se espalharam pela primeira vez aqui, tornando-se elementos integrantes do estilo. Um exemplo conhecido de móveis confortáveis e práticos também são as cadeiras de biblioteca, que podem ser expandidas em uma escada completa.
Pinturas e decoração
Uma vez que os criadores originais do estilo apreciavam muito o conforto do lar, não há dúvida de que ainda estavam interessados na decoração. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a abundância de pinturas nas paredes. Embora o burguês não pudesse pagar pelos originais de artistas notáveis, e mesmo em uma moldura cara, ele ainda podia pagar pelo trabalho de um mestre de categoria inferior, especialmente sem uma moldura elaborada.
Essas pinturas foram passadas de geração em geração e coletadas, portanto, havia algumas delas. Mas a hora da distribuição em escala real das fotografias virá mais tarde, porque elas não cabem na decoração. Assim como a mobília em tamanho real deve preencher todo o espaço da sala, várias pequenas coisas devem ocupar espaço livre entre os principais detalhes do interior.
Por analogia com a aristocracia, os burgueses valorizavam a porcelana e os caixões esculpidos, mas é claro que havia menos tais elementos em suas casas, e eles próprios não eram tão luxuosos. Uma bela lâmpada também pode ser considerada uma decoração. E também a classe média era muito próxima da natureza, então eles não hesitavam em decorar suas casas com flores frescas.
Os enfeites usados no estilo Biedermeier sempre se destacaram por sua simplicidade e discrição, mas podiam estar presentes em quase todos os lugares. A monotonia severa não era típica dos burgueses, portanto, papel de parede, estofados de móveis e tapetes eram frequentemente cobertos de ornamentos. Em vasos e outras cerâmicas, também havia imagens mais complexas, como paisagens ou cenas de caça.
Dicas de decoração de interiores
Ao criar um interior no estilo Biedermeier, vale lembrar que esta direção de projeto não tem restrições rígidas e permite a interpenetração com outros estilos, desde que seja conveniente e prático para o proprietário do local. Graças a isso, até os acessórios orientais teoricamente cabem nele, e verdadeiros conhecedores do sabor dos séculos passados podem organizar uma sala separada para fumantes em sua própria casa, e isso não se destacará do estilo geral.
Ao mobiliar vários cômodos, em nenhum caso não poupe dinheiro em móveis. - deveria haver muito, porque para um burguês a presença do vazio é impraticável e uma espécie de reconhecimento da própria pobreza. Em uma sala de estar, por exemplo, não só pode, mas até deve haver mais de uma mesa. Uma, claro, é a central, ela consegue reunir uma grande empresa ao seu redor e também serve para jantares. Uma mesa menor adicional é colocada em algum lugar no canto; sua finalidade específica depende de como os anfitriões e seus convidados gostam de passar o tempo.
Graças a isso, a mesa pode vir a ser uma mesa de baralho, de café, de artesanato, de fumo ou de centro.
Hoje em dia, as funções dos guarda-roupas são muitas vezes desempenhadas pelas mesmas camas em que há caixas para guardar coisas, mas só apareceram à venda há relativamente pouco tempo e, no século retrasado, os proprietários tiveram que adquirir uma massa de vários guarda-roupas e cômodas . Conseqüentemente, a estilística exige que eles estejam presentes, e algum bureau daquela época se tornará a peça central de todo o design.
Contudo, a sala é uma área de lazer, o que significa que deve haver muitas poltronas e sofás com encosto e pufes macios. Um burguês, ao contrário de um aristocrata, ganha seu dinheiro com trabalho árduo, portanto, ele precisa de um conforto especial após o trabalho - cadeiras de balanço e bancos para os pés podem ajudar nisso.
Como não havia nada para se divertir naqueles dias nas longas noites de inverno, e era necessário aquecer o ambiente, uma lareira não faria mal nenhum, mesmo que fosse elétrica. Um ponto separado é a iluminação das instalações. O pico da popularidade de Biedermeier veio em uma época em que a eletricidade ainda era algum tipo de força experimental, então velas comuns foram usadas no original.
Você pode usá-los hoje, o que será autêntico, mas viola o princípio da praticidade - agora é mais sensato comprar um lustre com lâmpadas que imitam velas. Para o quarto, arandelas de design semelhante são úteis; abajures de mesa são adequados para iluminar mesas temáticas.
Belos exemplos
- O primeiro exemplo mostra claramente como Biedermeier pode ser modernizado - embora todos os princípios sejam observados, o interior parece mais fresco, inerente já na primeira metade do século passado. Como você pode ver, a sala de estar acabou sendo bastante aconchegante e ao mesmo tempo muito cinematográfica - os convidados irão se aglomerar aqui pelo menos por causa das fotos coloridas.
- A segunda foto parece mais um clássico, e até com ênfase no luxo. A imagem na parede não é apenas grande, mas em uma moldura entalhada, um relógio com este design claramente não é barato, e a moldura de estuque é visível ao redor da porta. Porém, mesmo o tecido dos apoios de braço das cadeiras não engana - isso é Biedermeier, e não algo mais "caro", porque o teto não tem moldura de estuque, o lustre é "muito modesto" e todo o interior carece de solidez.
- Finalmente, o terceiro interior parece ser algo entre o Biedermeier clássico e a realidade soviética típica, graças ao papel de parede específico e ao lustre característico. No entanto, também pode ser assim, e como os móveis são limpos e confortáveis, não há nada de errado com essa decisão, especialmente se os proprietários gostarem.
O comentário foi enviado com sucesso.