Características do estilo asiático
O estilo asiático em roupas e design de interiores envolve o uso das tradições culturais da China e do Japão, Tailândia, Índia e Cingapura, bem como de outros países do Oriente. Cada cultura é dotada de seu próprio sabor único e possui uma série de características distintas. Os designers-orientalistas modernos, estudando a imagem e o estilo de vida dos povos asiáticos, tiraram os traços mais interessantes de suas tradições e, inspirados por elas, introduziram um rumo totalmente novo na cultura do Ocidente, fascinante pelo seu exotismo.
Características de design de interiores
O interior moderno muitas vezes gravita em torno de motivos japoneses ou chineses. Por muito tempo, a Ásia esteve fechada aos olhos curiosos dos europeus, então agora, quando as informações se tornaram disponíveis, a identidade do Oriente parece algo único e exótico. Pessoas que buscam originalidade costumam decorar suas casas, apartamentos e cômodos com elementos orientais.
Para os amantes do Oriente, não é necessário subordinar todo o seu interior a este estilo: basta que a cozinha ou a sala sejam decoradas de forma oriental.
Os residentes de países asiáticos têm uma filosofia especial que difere da visão de mundo de uma pessoa ocidental. Para um asiático, sua casa é um refúgio das tempestades da vida, um lugar onde a harmonia e a tranquilidade reinam. Esta filosofia está imbuída de todo o ambiente da casa: design, mobiliário, decoração. A ideia principal do interior é a ausência de itens desnecessários, para não desorganizar o espaço e estar em máxima harmonia com a natureza.
O estilo asiático no interior é caracterizado por uma versatilidade especial.
O conceito geral de decoração depende das suas preferências: pode ser um design exótico e brilhante ou calmo e contido, na tradição do minimalismo. Se você é adepto do estilo chinês, a decoração será dominada pelas cores vermelho e preto, enquanto para os amantes do estilo japonês, o branco ou tons pastéis suaves serão mais agradáveis.
Agora vamos dar algumas dicas úteis para decorar um interior em estilo oriental.
- Ao criar um design, a atenção é dada não só à escolha da paleta de cores dos materiais para decoração, mas também à sua textura. Cada detalhe deve ser pensado com cuidado: móveis, sua disposição, escolha de tecidos, acessórios, plantas. O bambu ocupa um lugar especial no design oriental: sua presença no interior se ajusta imediatamente à unidade com a natureza e o sabor oriental.
- Ao contrário da cultura ocidental, na Ásia é comum que os pisos das casas sejam cobertos com tapetes ou esteiras. A textura e a cor do piso podem ser qualquer, mas o objetivo comum é criar um ambiente aconchegante e confortável no ambiente.
- Os móveis de interior oriental têm pequenas dimensões, são compactos e multifuncionais, não chamam a atenção e não ocupam muito espaço livre.
- Um lugar especial nas tradições orientais é dado à água. Esta fonte de vida sempre foi um recurso valioso nos países asiáticos, por isso a atitude em relação a ela é respeitável. A decoração da sala pode ser complementada por um aquário com peixes ou uma pequena fonte vertical.
Para criar um interior oriental em sua casa, é importante manter a harmonia. A proporção de gravidade e brevidade ou uma profusão de cores deve ser suficiente e natural.
Exemplos elegantes
O design asiático pode combinar peças modernas e antigas. Essa mistura cria composições únicas e imagens inesquecíveis.
Na cultura ocidental moderna, o estilo asiático parece cativante e fresco. Essa direção parece inesgotável para cada vez mais novas idéias criativas.
A unidade com a natureza e o manejo cuidadoso dela é uma das principais idéias da filosofia da Ásia, que se manifesta no design.
Para os conhecedores do ecletismo do interior, os motivos asiáticos serão a opção mais simples que pode ser combinada com os estilos de outras tradições culturais.
Uma visão geral de um apartamento de estilo asiático no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.