Tudo sobre o estilo vanguardista do interior
A vanguarda é uma das mais novas tendências estilísticas do design, surgida no início do século XX. Esse jovem explica seus traços característicos como rejeição revolucionária e ousada das tradições, obstinação no design. Mais cedo ou mais tarde, qualquer interior fica enfadonho. E quando há um desejo de mudar algo, a vanguarda rebelde é mais adequada para isso.
O que é isso?
As vanguardas surgiram nos anos 20 do século XX na era das revoluções e das guerras mundiais - sempre contribuíram para a reavaliação de absolutamente todos os valores. Isso é inovação: ideias progressistas surgem como um protesto contra as normas conservadoras. Ainda hoje, a vanguarda quebra as tradições do design de interiores. As principais características da direção inovadora:
- a presença de espaço, grandes volumes;
- acabamento com materiais inovadores;
- móveis não padronizados interessantes - formas incomuns, cores interessantes, materiais;
- paleta de cores brilhantes na decoração;
- soluções de planejamento não padronizadas, técnicas de zoneamento interessantes e originais;
- a presença de um centro semântico da composição em cada sala;
- quebrando cânones e tradições, objetos usados sob uma nova luz, cores e formas incomuns;
- multifuncionalidade soou aqui de uma maneira nova.
O conceito de modernidade na vanguarda é uma espécie de exagero - a realidade é apresentada na perspectiva de uma pessoa do futuro. Este estilo é freqüentemente comparado com outras direções - futurismo, fusão, loft, kitsch, com os quais tem características relacionadas. Mas a vanguarda se diferencia de outros estilos de interiores - não pode ser confundida com nenhuma outra.
O principal é que tal interior sempre evoca emoções, não importa - positivas ou negativas, ninguém ficará indiferente.
Opções de acabamento
Decorar qualquer espaço no estilo vanguardista é inovador e não convencional. O interior vanguardista é uma espécie de plataforma experimental de inovações no mercado da construção.
Sten
Anteriormente, para a implementação desta direção interior, os designers absolutamente não reconheciam o papel de parede. Basicamente, as paredes eram pintadas ou rebocadas. Hoje, surgem várias novas texturas, novas opções de papéis de parede que correspondem ao conceito de vanguarda.
Ao decorar paredes de vanguarda, é impossível prescindir de materiais tecnológicos de ponta:
- papel de parede - líquido, telas metalizadas;
- painéis laminados;
- painéis com um padrão 3D;
- acabamento em couro.
Partições como tais podem não ser vistas. Eles são simplesmente removidos; em casos extremos, eles recebem uma forma incomum. Uma opção popular para partições é transparente e translúcida, que refrata a luz. Tal elemento irá transformar o cenário mais comum em um original e incomum.
As divisórias geralmente funcionam como luminárias e são equipadas com iluminação suave.
Teto
Na vanguarda do teto, não existem requisitos rigorosos. Pode ser esticado, suspenso e pintado. Neste caso, não necessariamente uma cor - 2 tons são frequentemente combinados e um terá prioridade.
Formas atípicas são bem-vindas, é possível diversificar com níveis, nichos ou camadas. Mas o principal é o contraste com as paredes, o chão, os móveis. Claro, não deve haver nenhuma pintura ou moldagem de estuque.
Paulo
Este elemento interior vanguardista também apresenta tecnologia de ponta.Um pódio de qualquer configuração ficará ótimo; ele também é usado para zoneamento.
Freqüentemente, há um piso autonivelante espetacular em formato 3D e formas lisas ou geométricas são usadas para as imagens. Ladrilhos cerâmicos, grés porcelânico, laminado de aspecto orgânico.
Seleção de móveis
Não é fácil escolher um mobiliário para um interior vanguardista, porque deve ser especial, possuir não só funcionalidade, mas também um toque de design. Um sofá comum, poltronas, fones de ouvido clássicos são categoricamente inaceitáveis para decorar um apartamento ou uma casa no estilo vanguardista. Mas uma poltrona de vidro, um sofá a la piano, em forma de lábios é uma coisa comum aqui. Na sala de estar, cadeiras suspensas originais e sem moldura serão adequadas.
Uma cama em um quarto vanguardista deve ter um formato incomum. Você também pode abandoná-lo completamente: haverá pódio suficiente, basta comprar um bom colchão - e aqui está um dormitório pronto para você. E diretamente sob a cama do pódio, haverá espaço para sistemas de armazenamento.
Ao mesmo tempo, cadeiras anatômicas de vidro ou plástico, brilhantes ou transparentes, emprestadas de alta tecnologia, se encaixam perfeitamente no design vanguardista. As mesas certamente devem ser dobráveis ou extraíveis. É claro que há móveis de gabinete, mas pela autenticidade do estilo, eles são embutidos nas paredes ou devem assumir uma forma incomum ou assimétrica. Roupeiros embutidos, com portas de correr.
Idealmente, esses móveis são feitos sob medida. No entanto, se você tentar, poderá encontrar artigos de série ou de designer modernos e interessantes (modelos feitos em alta tecnologia e estilos minimalistas são adequados) com estofamento colorido interessante. Nesse caso, é melhor escolher modelos leves e funcionais.
Junto com produtos exclusivos, móveis simples e confortáveis também serão necessários para a vida. A multifuncionalidade continua sendo o principal requisito aqui.
Elementos de decoração
Uma característica significativa do interior vanguardista é a completa ausência de pequenos itens de decoração e acessórios. Não há lugar para várias estatuetas, velas, outras coisas pequenas e linhas suaves não funcionam. Mas isso não significa de forma alguma que os adornos sejam estranhos à vanguarda. Isso requer formas complexas de geometria correta, sem detalhamento e elementos perfurados. Os itens de decoração devem ser bastante grandes e sua abundância também é inaceitável. Vasos enormes austeros de formas regulares, que são feitos de vidro, plástico, metal, serão adequados. Numa espaçosa sala de estilo vanguardista, a vegetação exótica encontra o seu devido lugar em vasos de flores ou vasos, também de grandes formas.
Mas a principal decoração da vanguarda são, naturalmente, pinturas em qualquer estilo de nosso tempo. - abstracionismo, cubismo, outras pinturas semelhantes, esculturas, por exemplo, produtos surreais de metal. No entanto, quaisquer acessórios, itens incomuns, devem ter a aparência de verdadeiras obras de arte moderna.
As notas industriais não são estranhas à vanguarda; as decorações desses itens também são adequadas. É muito importante não exagerar aqui, caso contrário, sua casa parecerá um museu estranho.
Iluminação
A vanguarda distingue-se pela presença de uma sala espaçosa e luminosa. Durante o dia, a luz natural será fornecida por janelas, grandes vitrais e, à noite, por uma variedade de dispositivos de iluminação. Deve haver uma abundância de lâmpadas - elas são um dos componentes importantes da decoração. Muitos lustres, abajures e abajures se distinguem por sua paleta brilhante e formas incomuns.
Para sua fabricação, o vidro, o plástico e o metal são os mais escolhidos. Ao mesmo tempo, ou atuam como um acento de todo o interior, seu destaque, ou são um elemento que não é nada marcante, mas apenas acentua a atenção em qualquer zona.
Paleta de cores
Uma paleta rica reina no estilo vanguardista - existem apenas cores brilhantes, combinações contrastantes. Ao mesmo tempo, praticamente não existem meios-tons, tons pastéis.Fazendo experiências com cores, é extremamente importante observar as regras de harmonia ao combinar tons - para que o interior não fique berrante, uma escolha aleatória de cores.
O critério fundamental na escolha de uma paleta para qualquer ambiente será o contraste. Está em todo lugar: em qualquer detalhe, tintas de parede que estão localizadas nas proximidades. Apenas cores puras abertas, como vermelho e azul, verde, amarelo e preto, são obtidas.
Combinações de características orgânicas:
- azul com verde;
- paleta preto e branco (esta combinação é emprestada do Art Déco);
- branco com amarelo;
- vermelho com cinza metálico;
- azul claro + cinza claro;
- vermelho + verde;
- laranja a uma faixa cinza, roxa ou coral (os tons na faixa não serão tão saturados).
Decoração de salas diferentes
É difícil, mas possível, incorporar o estilo vanguardista em um apartamento, quarto ou casa separada. Para isso, em primeiro lugar, você deve se armar de imaginação.
Quarto
No estilo vanguardista, o quarto sempre parece interessante. O elemento chave do quarto é definitivamente a cama. Aqui, vale a pena focar na forma não padronizada ou no material original. Em vez de uma cama, costuma-se usar um pódio, sobre o qual é colocado um colchão confortável. Ao decorar uma janela, você deve evitar cortinas de vários níveis, lambrequins. A abertura da janela no quarto vanguardista é projetada de forma simples, sem cortinas e babados.
A propósito, você pode dispensar totalmente os têxteis e preferir as cortinas. Mas se cortinas ainda forem necessárias, elas não devem atrair a atenção. O guarda-roupa tem apenas uma forma incomum, uma cor extraordinária. As telhas do teto espelhado cabem com sucesso no quarto de vanguarda.
Uma palmeira em uma banheira, plantas com flores em uma prateleira, peixes em um grande aquário reviverão o interior vanguardista.
Cozinha
A vanguarda também é apropriada no interior da cozinha, especialmente se for grande e espaçosa. Não é impossível pegar emprestadas as idéias de alta tecnologia e loft aqui. Em uma cozinha de vanguarda, as inovações técnicas integradas serão orgânicas contra o fundo de fachadas pretas com puxadores cromados.
Mas as cadeiras com mesa podem ter formatos inesperados, com pernas finas, mas não desprovidas de conforto, com assentos macios.
Sala de estar
O interior da sala vanguardista deve ter uma ideia original que justifique a escolha do estilo - isto diz respeito ao fundo, contrastes, realces. Uma solução de orçamento também é possível. O interior é representado com papel de parede original, móveis de plexiglass transparente na área de jantar, um sofá brilhante incomum, lustres e outros acessórios de iluminação interessantes.
Crianças
Para um quarto de adolescente ou infantil, você também pode tomar como base o estilo vanguardista. E isso não contradiz os fundamentos do estilo. O teto com estrelas no céu negro, painéis decorativos, quaisquer instalações, papéis de parede 3D representando seus personagens de desenhos animados favoritos que literalmente destroem a alvenaria - tudo isso irá encantar qualquer criança. Além de móveis de formato extravagante, em vez de travesseiros - brinquedos volumétricos macios feitos pelos próprios pais com a ajuda do próprio bebê.
Banheiro
Se você quiser usar acessórios de encanamento muito incomuns, por exemplo, uma pia e vaso sanitário pretos, uma banheira de vidro, você deve usar as características únicas da vanguarda para decorar o interior de um banheiro como esse.
A escolha de ladrilhos para revestimento, um piso 3D autonivelante, como uma imagem volumétrica - golfinhos, corais, tubarões será apropriada aqui.
Corredor
A ideia geral de um interior residencial de vanguarda pode ser vista já no corredor. É a partir daí que começa a apresentação de um apartamento extravagante. Você pode pensar muito aqui. Tetos altos serão úteis, assim como painéis no chão que brilham quando as pessoas andam sobre eles.
A vantagem aqui será o fato de o espaço ser pequeno, por isso não exigirá grandes custos para o acabamento original. Aqui você pode pagar muito: arandelas no desenho de tochas refletidas em uma parede de vidro, papel de parede panorâmico com as ruas de Londres ou arranha-céus de Nova York.
Exemplos no interior
- Os princípios estéticos deste interior vanguardista baseiam-se no branco, preto, vermelho, que são o código de cores da vanguarda russa. Aqui, o branco serve de fundo e sobre ele os detalhes em vermelho e preto se destacam de forma bastante contrastante. Para suavizar o efeito, os designers usam painéis de madeira nesta sala de estar e jantar.
- Este corredor vanguardista é um grande cubo gráfico embutido em um revestimento de madeira. Todas as superfícies são revestidas a grés porcelanato branco. Contra seu fundo, móveis de cor preta contrastante são bem lidos no interior.
- Este interior em plano aberto é baseado na vanguarda russa. Esses motivos podem ser vistos nas superfícies e no esquema de cores.
- Quarto vermelho e branco. Há uma cama baixa de pódio, decoração de parede contrastante interessante, um abajur e uma poltrona têm formas originais - tudo está como deveria ser para um interior vanguardista.
- Na Rússia, a vanguarda não surgiu do zero. Muitos nomes mundiais surgiram dessa tendência. Entre eles está Alexander Rodchenko, uma figura icônica da vanguarda russa. Ele trabalhou com igual sucesso em vários campos da arte - desenho de livros, fotografia, pôsteres e cenografia, design de interiores. Aqui está um exemplo de seu trabalho no design de interiores de um clube de trabalhadores no estilo vanguardista - ainda parece bastante moderno hoje.
No próximo vídeo, você encontrará um projeto de design para um apartamento vanguardista.
O comentário foi enviado com sucesso.