Características do estilo Art Déco no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Opções de acabamento
  4. Paleta de cores
  5. Seleção de móveis
  6. Elementos de decoração
  7. Iluminação
  8. Decoração de salas diferentes
  9. Exemplos no interior

Antes de caracterizar as peculiaridades do estilo art déco (art déco) no interior dos apartamentos, é necessário levar em consideração as peculiaridades de sua aparência e as nuances da decoração dos vários quartos. Um papel importante é desempenhado pela paleta de cores e pelo design das lâmpadas de teto e pela decoração do corredor e de outros cômodos. Tendo lidado com essas sutilezas, você pode responder com segurança à pergunta sobre o que é - art déco, quais elementos decorativos e outras características são característicos dele e como escolher a solução certa,

O que é isso?

Primeiro, você precisa descobrir como dizer e escrever corretamente o nome desse estilo de design - Art Déco ou Art Déco. Do ponto de vista linguístico, a primeira opção é muito mais precisa. O fato é que este termo é emprestado da língua francesa. Portanto, será mais correto guiar-se pelas normas de pronúncia francesa. A principal característica pela qual o Art Déco é reconhecido é a combinação de boemia e pretensão.

Ao mesmo tempo, o ponto importante é que não é comum esse estilo abandonar as conquistas do progresso. Um esclarecimento - isso não significa conquistas modernas, mas apenas aquelas que foram na primeira metade do século passado.

Outras características do Art Deco são:

  • uso ativo de padrões geométricos;

  • móveis de madeira natural;

  • um grande número de espelhos;

  • tetos de dois níveis;

  • o uso de tons contrastantes e seus matizes;

  • o uso de têxteis pesados ​​e aparentemente caros;

  • colocação de lâmpadas em cada etapa.

Outra característica do estilo é a excelente compatibilidade com superfícies de vidro e alumínio. É perfeitamente possível usar aço inoxidável cromado. Esses materiais criam as características de cor ideais da era industrial. Outro ponto importante é a definição dos parâmetros que separam claramente o Art Déco do Art Nouveau. O principal ponto que as pessoas adoram neste estilo é que todos os materiais devem ter uma textura cara, mas sem pathos e pretensão.

Tons pretos são bem-vindos - deve haver muitos deles. Recomenda-se o arredondamento máximo dos cantos. Os padrões devem ser construídos de acordo com requisitos geométricos estritos. As ideias de progresso tecnológico são frequentemente expressas em imagens de trens e aeronaves em movimento rápido.

É importante notar também que embora o estilo tenha se originado na França, ele adquiriu sua conclusão lógica nas cidades americanas. Agora é pela imagem que aí surgiu que julgam este estilo.

História de origem

Este é um caso raro em que não apenas um período específico da formação da estilística é conhecido, mas também um evento específico ao qual ele estava vinculado. Estamos falando da Feira Mundial de Paris em 1925, realizada em Paris. Foi lá que foram apresentados os primeiros exemplares da Art Déco, que já possuía todas as suas características básicas. É claro que 1925 foi apenas o ápice, e o clima de choque causado pela guerra mundial e os eventos revolucionários subsequentes em diferentes países desempenhou um papel na formação da estilística. E é perfeitamente compreensível que foi apenas quando o choque diminuiu que uma reação apropriada se tornou possível.

Nos Estados Unidos do período de "prosperidade", muitos pensaram que agora a prosperidade veio para sempre, nunca haverá mais problemas. A diferença com a vanguarda era impressionante.Agora, o programa de "criar uma nova estética" ou qualquer outra tarefa em grande escala não foi apresentado. Todos esses sentimentos, circulando abundantemente em uma determinada parte da sociedade, estavam plenamente incorporados ao estilo Art Déco.

Hoje sabe-se que tais ideias se revelaram incorretas, mas a abordagem do design resistiu. Ele sobreviveu até mesmo nas chamas da Segunda Guerra Mundial, ou melhor, foi revivido depois dele em uma nova base no processo de reconstrução do pós-guerra.

Art Déco foca no fato de que "você tem que viver aqui e agora", puramente na sensualidade e atração externa. Ele não pode estar divorciado de seu tempo, portanto, é impossível transferir tal abordagem para os nossos dias. Mas você pode fazer uma adaptação ou alteração completa às realidades modernas. Para reproduzir o espírito específico do estilo com a maior precisão possível, é necessário retornar às especificidades da visão de mundo daquele período. Não continha emoções negativas particulares, uma vez que as convulsões dos últimos tempos foram simplesmente expulsas da consciência, inclusive por meios planejados.

O primeiro terço do século passado foi acompanhado pelo rápido desenvolvimento da tecnologia, indústria, comunicações e comunicações. A comunicação entre diferentes países tornou-se muito mais fácil. Havia um sentimento de que não se podia seguir a tradição, mas sim criar um ambiente ao redor de si individualmente. Eles tentaram levar a decoratividade ao máximo, para demonstrar sua superioridade e sutil conhecimento do ambiente.

A decoração Art Déco é inevitavelmente eclética. Deve conter referências a outras culturas. Entende-se que o dono da casa tem a oportunidade de viajar, conhecer cantos remotos do mundo, sua cultura, fundamentos e conquistas. Mas falar sobre a "pura racionalidade" de tal conhecimento é inapropriado. Afinal, uma característica indispensável da Art Déco são as notas de mistério e mistério.

O uso de materiais não padronizados e expressivamente cativantes foi incentivado, o que novamente enfatizou o bem-estar do proprietário. Art Déco chegou à sua forma completa em meados dos anos 30 do século XX. Esse estilo foi finalmente atualizado, de acordo com algumas fontes, novamente em uma exposição em Paris, mas já em 1966.

É interessante notar que durante esse período a popularidade das sessões espíritas permaneceu, algumas pessoas continuaram a buscar os mistérios do antigo Oriente. Em comparação com a Art Nouveau, existe uma geometria muito mais rigorosa.

Opções de acabamento

Considere quais opções de acabamento dos elementos da sala neste estilo estão disponíveis.

Sten

Ao renovar uma casa no espírito da Art Déco, é necessário demonstrar diligentemente sofisticação e pathos. Cada material deve definitivamente adicionar chique, desenvolver um senso de interior boêmio. Superfícies lustrosas, envernizadas e polidas são incentivadas. Nesse caso, o pathos do material é acompanhado por cores e soluções geométricas relativamente simples, o que elimina a sobrecarga visual. Superfícies de madeira, alumínio e vidro são muito importantes, assim como revestir com tecidos caros em todos os locais onde podem ser usados.

Teto

Os designs Art Déco costumam ser associados às casas das estrelas de cinema da época de ouro de Hollywood. Claro, os painéis de teto usuais terão que ser abandonados completamente - eles categoricamente não se encaixarão no esboço geral. Mas inclusões em zigue-zague simples são bem-vindas, pois diluem os contornos retos usuais do teto alto. A solução padrão para este estilo é o "semicírculo egípcio", simbolizando o amanhecer. Essa estampa em tons de laranja-vermelho e amarelo-ouro é apropriada até mesmo no ramo mais aristocrático do design, que reivindica o mais chique.

Os tetos extensos são bastante apropriados - em várias camadas, pintados em vários tons. As intersecções do teto com as paredes são marcadas com bordas claras.Toda a composição é criada de forma que a geometria da sala seja enfatizada ao máximo.

A largura da estrutura do teto e a saturação de suas cores são selecionadas individualmente, não há cânones rígidos. Os elementos distorcivos devem ser obrigatórios - extremamente nítidos e impetuosos, expressando a máxima expressão.

Entre os favoritos dos designers modernos estão os conjuntos multiníveis feitos dos seguintes materiais:

  • PVC;

  • GKL;

  • tecidos naturais.

Paulo

O design elegante no espírito da Art Déco também toca essa parte do quarto. Ao preparar o piso, é apropriado usar ladrilhos pretos e brancos em qualquer layout conveniente. É importante que os ladrilhos sejam de pedra e não ladrilhados. Mas, melhor ainda, o uso de pedra natural ajudará a manter os cânones do estilo. O uso do parquet está de acordo com o espírito dos loucos anos 20. Deve-se permitir que pelo menos uma espécie de madeira preciosa o faça.

Se houver um desejo de obter um efeito visual semelhante com recursos mais orçamentários, eles podem ajudar:

  • laminado;

  • linóleo;

  • tapete com padrão geométrico simples;

  • pele.

Na escolha do parquete, eles são guiados por elementos característicos do estilo desmontado, tais como:

  • listras;

  • Raios solares;

  • degraus;

  • ziguezagues;

  • estrutura.

Paleta de cores

As cores dos elementos individuais desempenham um grande papel na Art Déco. Se usados ​​de forma inadequada, eles podem criar uma mistura inimaginável de cores, em vez de um espaço de luxo harmonioso e agradável. Portanto, o conselho geral é simples: com a menor falta de confiança em suas habilidades, é melhor chamar designers. Pelo menos 70% de toda a superfície da sala deve ser pintada em tons pastéis calmos. Para acentuar, use tintas diluídas (como se fossem "sujas").

O acento também pode ser criado em tons de preto - com ênfase na cor aveludada visual para móveis ou nos padrões contrastantes de decoração de parede. Uma certa parte do interior pode ser feita em cores brilhantes, mas não deve ser dada prioridade. Um rico tom de marrom é bem-vindo e, nesse aspecto, o Art Déco é completamente diferente dos estilos mais antigos. Você não deve se deixar levar pela cor azul - ela não se encaixa bem no cânone. Mas você pode experimentar com segurança outras tintas:

  • vermelho saturado;

  • rubi;

  • chocolate;

  • roxa;

  • marfim.

Seleção de móveis

Como outros componentes de estilo, o mobiliário deve produzir um efeito luxuoso e sofisticado. É encorajada a presença de elementos geométricos, mas não de forma pura, mas numa complexa mistura com motivos "orientais". Cadeiras, poltronas, sofás e até armários devem ter formas geométricas suaves e aerodinâmicas. A criação de um ambiente chique é conseguida com a ajuda de prata e douramento, marfim, madeiras exóticas.

Você pode encontrar um lugar para madrepérola, couro de crocodilo e outros materiais que incorporam os ideais de luxo. A decoração adicional dos móveis é feita por incrustação ou pintura. É permitido o uso de objetos com superfícies de vidro e metal (no passado, eles personificavam o auge do progresso técnico).

Além disso, uma característica fundamental do estilo é o uso de móveis escalonados em várias camadas. Os designers se inspiraram nos zigurates babilônios, reproduzindo diligentemente sua geometria.

Essas soluções são bastante populares:

  • execução trapezoidal;

  • abundância de aparadores, cômodas e mesinhas de cabeceira, o que está diretamente relacionado à solidez do mobiliário;

  • ornamentos em ziguezague e meandros.

Elementos de decoração

O tema com enfeites deve ser revelado com um pouco mais de detalhes. Além de ziguezagues, círculos, quadrados e espirais são apropriados. Em tais formas simples, uma atitude tecnocrática característica é expressa. Ao mesmo tempo, parcelas com carros, vapores, aviões antigos, trens são mais adequados.Fotos com vistas exóticas de países românticos do Oriente, roupas tradicionais asiáticas e outros acessórios são bastante coerentes com o espírito da Art Déco.

UMA ornamentos com motivos vegetalistas também podem ser usados. Esses enredos são especialmente característicos no ramo europeu do estilo, mas nos EUA eles gostavam muito menos disso. Também é necessário notar que os cânones de alto estilo se aplicam até mesmo a grades de ventilação. Eles são projetados da forma mais ousada e marcante possível, alcançando um efeito incrível. A decoração deve ser controversa - levando em consideração tanto os motivos primitivos quanto os mais modernos da indústria.

Iluminação

Ao decorar um interior no espírito da Art Déco, você pode usar lâmpadas de teto e arandelas, abajures de mesa. As formas geométricas devem ser tão contidas quanto possível, no entanto, a ênfase deve ser colocada em uma textura saturada brilhante. É imprescindível o uso de materiais caros - se a lâmpada parecer barata, ela não caberá no interior. A luz deve ser forte, mas os efeitos "ofuscantes" não são bem-vindos - tudo é feito para a máxima comodidade.

O preenchimento ideal do espaço com luz é alcançado através do uso de fontes multiníveis. É prática comum usar cores emprestadas da vida cotidiana das tribos africanas ou da Grécia antiga. Os próprios dispositivos de iluminação devem ser estritamente geométricos. Ou apenas os plafonds serão redondos, retangulares, quadrados. Lustres e arandelas de várias camadas serão um ótimo achado. Se a principal luz emitida for complementada por purpurina e matizes, tudo bem.

Decoração de salas diferentes

Mesmo em um apartamento pequeno, o hall de entrada Art Déco parecerá colorido. Os elementos decorativos com motivos tropicais desempenham um papel importante. Recomenda-se que o piso do corredor seja revestido com ladrilhos cerâmicos - deve ter padrões lisos e preenchimento geométrico. Quanto mais brilho e brilho no interior, melhor. Quanto à cor, o lilás e o pastel são bem-vindos.

De acordo com vários designers, um arco se tornará uma entrada lógica para as salas principais do corredor. Se for usada uma porta convencional, ela será decorada com vitrais. Todos os móveis são feitos de madeira de alta qualidade. Banquetes são usados ​​em vez de pufes. É mais correto substituir o meio-fio por um console com suportes originais.

Uma escada ajuda a conectar diferentes andares em casas particulares e, no estilo Art Déco, geralmente contém elementos forjados. A principal consideração é óbvia - graça e conveniência máximas. Cada detalhe do elemento arquitetônico é especialmente pensado.

Recomenda-se fazer grandes áreas entre vãos. Pódios e níveis ajudarão a decorar visualmente as escadas.

Na decoração de tais elementos interiores, é aconselhável usar:

  • bronze;

  • prata;

  • marfim;

  • cristal de rocha (e outras incrustações minerais).

Em qualquer sala, exceto em casos raros, colunas decorativas de cores diferentes serão adequadas. Deve-se prestar atenção ao projeto da cozinha. O revestimento do piso é preferível ao trabalho de parede. É coberto com ladrilhos quadrados (menos frequentemente - hex). Deve ter cores contrastantes nas tradicionais cores preto e branco.

Uma boa opção seria uma versão monocromática das metades da sala. Uma solução muito boa é um conjunto de jantar de mármore escuro (ou pelo menos da mesma cor) instalado sobre um fundo claro. É aconselhável equipar o perímetro do pódio com holofotes.

É útil prestar atenção à execução do gabinete. Pratica uma simbiose de materiais exóticos, metal e vidro, linhas suaves. É aconselhável usar móveis de mogno. Deve dar a impressão de leveza e conforto. Em comparação com as salas de aula no espírito da Art Nouveau, a sala será mais funcional e rígida na aparência. Se possível, você deve usar móveis escuros luxuosos.

Um quarto Art Déco pode ter uma área pequena - neste caso, a ênfase deve ser naturalmente colocada nas cores claras. Recomenda-se evitar sombras escuras para que não haja efeito pesado. Mas eles podem ser aplicados com muito cuidado - como acentos locais. A seleção de itens individuais é possível com a ajuda de gravuras e desenhos. Também é aconselhável pendurar quadros em luxuosas molduras de madeira.

Os quartos Art Déco podem ser decorados em vários tons de cinza. Tanto a presença de limites claros entre eles quanto uma transição suave são permitidas. Os elementos decorativos individuais e as superfícies podem ser feitos de alumínio ou aço inoxidável. As paredes são decoradas da maneira mais requintada. Decorações ou pinturas de acento são usadas em paredes pintadas. Ao usar móveis caros, eles não devem se concentrar muito.

Exemplos no interior

A foto mostra uma melhor opção para o estilo Art Déco. O sol estilizado na parede é percebido de forma bastante positiva. Uma parede charmosa com um padrão fora do padrão e a cor "celestial" das cadeiras também se encaixam com sucesso na composição geral. Um piso claro e de cor sólida adiciona charme.

Uma solução alternativa pode incluir, por exemplo, uma palmeira. Bem como móveis escuros e uma parede com fotografias cuidadosamente selecionadas. O chão escuro é decorado com um tapete azul marinho.

Outra opção é apresentada:

  • piso amarelo claro;

  • uma mesa atarracada de madeira escura;

  • armário com grande número de seções;

  • poltronas brancas e escuras;

  • gramofone.

O vídeo a seguir mostra a reforma de um apartamento Art Déco.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário