Tudo sobre estilo antigo no interior

Contente
  1. Traços específicos
  2. Opções de acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Elementos de decoração
  5. Segredos da decoração do quarto
  6. Exemplos de interiores elegantes

Para as pessoas modernas, o cenário antigo com sua amplitude, abundância de luz e delícias arquitetônicas ainda permanece incrivelmente atraente devido à harmonia e ao equilíbrio ideal entre a decoração e os elementos estruturais. O estilo antigo nobre atende a todos os requisitos de percepção estética de uma pessoa e é considerado o padrão. Se você se sente atraído por essa direção, vale a pena descobrir tudo sobre o estilo antigo de seu interior.

Traços específicos

Para a antiguidade, quaisquer imitações da arquitetura clássica dos antigos romanos e gregos são típicas, mas a direção também se caracteriza pela modelagem das mesmas opções de interiores e detalhes específicos que preenchiam os espaços interiores das instalações da época. O estilo antigo proporciona proporcionalidade impecável, combinação impecável de ornamentos decorativos, uma certa simplicidade e severidade com uma sensação geral de luxo.

A intemperança e o excesso de pinceladas brilhantes para este gênero interior não são apropriados, assim como o pathos excessivo.

Em particular, entre os gregos, as câmaras internas eram extremamente ascéticas, elas não decoravam realmente as paredes, exceto com afrescos lacônicos, que mesmo agora os designers costumam recomendar se a atmosfera da antiguidade está sendo recriada. Ao mesmo tempo, a localização das salas residenciais e de utilidades sempre foi única. Essa solução de estilo há muito é considerada um clássico, por isso é necessário eliminar todas as coisas desnecessárias que interferem na sensação de sublimidade e tranquilidade.

Considere as seguintes características principais do interior em estilo antigo:

  • Máximo espaço e volume de ar devido aos tetos altos e grandes janelas que podem deixar entrar muita luz; nesse sentido, casas e apartamentos particulares são mais adequados para essa direção do que apartamentos;
  • sem excessos na forma de pequenos elementos decorativos - a beleza deve ser vista em joias individuais, cuja quantidade geralmente é medida com precisão;
  • colunas, pórticos e arcos, afrescos e pinturas murais são detalhes originais, específicos do estilo que completam a imagem, mas precisam de espaço livre, e não o suficiente em apartamentos comuns; em uma grande área, esses elementos também são usados ​​para dividir a sala em áreas funcionais.

Acontece que acima de tudo a antiguidade é preferível no design da casa, mas se o apartamento for grande ou em plano aberto, então também é possível criar um design clássico da antiguidade nele. De particular interesse são as características da paleta de cores de tal interior. Estas são cores pastel neutras - branco, rosa, amarelado, marfim combinadas com cores contrastantes de preto, verde, vermelho, azul e terracota.

Opções de acabamento

Antigamente, as casas de pessoas ricas e governantes eram decoradas com materiais caros, como granito, mármore, bronze, marfim natural e tipos únicos de madeira. Na maioria dos casos, ladrilhos de duas cores eram usados ​​para o piso, mas um revestimento monocromático de pedra natural também estava na moda.

Para as paredes, foi utilizado gesso de coloração suave em tons neutros. As paredes foram decoradas com tapeçarias feitas à mão - um período posterior da antiguidade.

Essas telas retratavam batalhas de guerra, animais e plantas, paisagens e reproduziam temas mitológicos. Algumas nuances de revestimento e detalhes decorativos característicos também são apropriados para criar um interior moderno neste estilo.

Sten

Para as paredes, é melhor escolher cores de gesso suaves e quentes - ocre, pêssego, bege delicado, cremoso, rosado, caramelo. Com a coloração suave, a pintura se tornará uma decoração elegante de superfícies; quadros com bordas douradas podem ser pendurados nas paredes com gesso volumétrico em relevo. E também os pequenos baixos-relevos ficam espetaculares nas paredes rebocadas. Para decoração no estilo antigo, é permitido o uso de molduras em estuque, o principal é não exagerar e distribuir esses elementos de maneira uniforme. Os designers modernos também usam folha de ouro em seus designs antigos, o que ajuda a conseguir o efeito do envelhecimento em algumas superfícies.

Além do gesso, o papel de parede é bastante adequado para decoração de paredes, em texturas e cores próximas ao gesso e à pedra natural. Se a utilização da tinta requer um nivelamento preliminar das bases e é relativamente difícil aplicar o gesso sozinho, o papel de parede é a opção mais económica, simples na forma de execução. No entanto, esse tipo de design não é muito resistente à umidade e outras influências externas.

Paulo

Na Grécia, os pisos eram em sua maioria de mosaico, por isso não foram usados ​​tapetes. Mas os romanos usaram com prazer tapetes com enfeites interessantes sobre pisos monocromáticos. Se os antigos colocavam o chão de suas casas e vilas com pedras naturais caras, hoje uma laje de cerâmica e grés porcelânico imitando vários materiais naturais são bastante adequados para isso. Uma das soluções atuais é o revestimento do piso, feito na versão bicolor, quando os ladrilhos são colocados em padrão xadrez. Dependendo do projeto geral, o piso pode ser feito de lajes claras de tons semelhantes, por exemplo, branco e bege.

Graças a isso, o contraste não é muito pronunciado e, com móveis e paredes adequados, um quarto estilizado como antigo será claro e arejado.

Mas você pode ir por outro caminho - escolha cores polares ou um material de tons quentes com a inserção de uma imagem em mosaico ou um belo desenho em estilo antigo. No entanto, um tapete com uma cor semelhante também pode funcionar como um ornamento brilhante. Outra opção é o piso de madeira natural, laminado ou parquete, que não ficará menos nobre com o tom certo, adequado para o interior da sala.

Teto

Tradicionalmente na Grécia e em Roma, os tetos eram uma estrutura de vigas de madeira formando pequenas seções quadradas e decoradas com ladrilhos de mármore ou pintura artística. Graças às tecnologias modernas, este efeito pode ser alcançado simulando qualquer, mesmo a geometria de superfície mais complexa usando placas de gesso. Uma certa dificuldade é o teto falso em estilo antigo. A maneira mais fácil é pintar, mas então você terá que abandonar as formas complexas. Um detalhe notável na decoração dos tetos é também uma cornija tridimensional com um padrão.

Seleção de móveis

Itens de mobília em interiores antigos devem ser trazidos com cuidado. Em primeiro lugar, todos os elementos devem ter geometria perfeita e simplicidade ao mesmo tempo. Dos materiais, a madeira natural é mais apropriada em combinação com bronze e douramento. A forma é geralmente quadrada, retangular, as mesas podem ser redondas. É importante prestar atenção especial às pernas dos móveis - em forma de patas de grifos e animais, curvas, conectadas na base. Em salas e quartos, você pode colocar longos bancos esculpidos e banquetes com alças e estofamento macio, poltronas com costas retas e curvas em relevo.

As mesas para essas salas podem combinar superfícies de madeira e vidro, mas sempre com ornamentos ou incrustações. Em vários designs de móveis, inserções decorativas em marfim, padrões usando madeira de diferentes espécies e cores são permitidos. Para guardar roupas, cômodas entalhadas antigas e belas arcas decorativas serão relevantes.

Importante! Muitos móveis em um interior clássico não deveriam ser, o principal é o espaço livre, enfatizando a liberdade do espírito.

Elementos de decoração

Claro, todo mobiliário de estilo antigo é uma decoração decorativa de quartos, razão pela qual sua quantidade é sempre limitada. Mas a escultura também é um elemento importante. Hoje são colunas estilizadas, baixos-relevos e molduras de estuque, que são uma adição orgânica a este estilo. As instalações que imitam as vilas romanas e gregas também são caracterizadas por uma variedade de cerâmicas - belos pratos, vasos de barro, jarros, ânforas no chão decoradas com pinturas mitológicas, vasos intrincados com plantas vivas.

Vários utensílios domésticos colocados em mesas compactas de uma perna parecem espetaculares em tal ambiente, incluindo pequenos bustos de figuras famosas da antiguidade e estatuetas em miniatura feitas de bronze, gesso e marfim. Lareira lindamente decorada com um espelho emoldurado por colunas de gesso, pinturas em molduras luxuosas, lustres de parede graciosos e lâmpadas de tocha, lustre dourado com guarnições de cristal - atributos inalienáveis ​​do salão romano, que podem ser aplicados com sucesso às habitações modernas com o mesmo espírito. A disponibilidade dos tapetes depende do pavimento escolhido e pode ser um toque marcante que realça a sua impecabilidade.

Segredos da decoração do quarto

Cada cômodo em estilo antigo tem seu próprio papel, por exemplo, a sala de estar é o centro de uma habitação, semelhante a um átrio - um pátio interno no qual colunas e esculturas são quase um elemento indispensável. Aqui, uma área de estar pode ser um espaço ao redor de uma lareira improvisada ou real, cercada por poltronas em formato original e um sofá com cabeceira embutida.

Mais confortável e aconchegante, naturalmente no sentido grego ou romano, o ambiente vai ajudar a fazer o tapete colocado neste setor - colocado sobre um revestimento de azulejos imitando pedra fria.

Este acessório irá adicionar calor ao seu ambiente doméstico. Mas os designers não aconselham cobrir o piso se for feito de madeira natural bonita ou se tiver um mosaico espetacular. Afrescos e mosaicos em grande escala parecem organicamente na sala de estar, mas se a presença de nichos for inicialmente concebida, a sala será percebida como mais volumosa e viva, especialmente porque qualquer nicho também pode carregar uma carga semântica - você pode colocar uma prateleira com uma bela estatueta de metal ou gesso, pendure um quadro ou crie um luxuoso baixo-relevo.

Vale a pena ouvir as recomendações dos profissionais em relação ao design de outras salas.

  • Banheiro antigo - são delicadas cores pastel claras combinadas com tons de branco. É impossível imaginar esta sala sem ficar de frente para o chão com porcelanato e imagens de parede de acontecimentos míticos do passado, sem um grande espelho decorado com estuque. Além disso, você deve pensar em comprar uma banheira redonda e uma pia, e para eles elegantes torneiras de bronze ou ouro, e decorar o quarto com flores frescas em vasos ou potes. Tanto na casa de banho como no quarto de dormir, é permitido colocar os móveis sobre um pódio, uma espécie de pedestal, tão típica da antiguidade.
  • Quarto - um local para relaxar, que não requer decorações dimensionais e móveis. Colunas também são indesejáveis, mas na cabeceira da cama você pode criar semicolunas embutidas na superfície das paredes para apoiar o arco da alcova.Os designers acreditam que esculturas maciças e muitos móveis não devem ser instalados nesta área, já que o elemento principal do quarto é, antes de tudo, a própria cama. Portanto, é melhor certificar-se de que tem um aspecto harmonioso, tem um forro de tecido bonito e uma cabeceira macia, possivelmente também com decorações em estuque. Uma cômoda de madeira entalhada, um espelho lateral e um piso macio em um tom neutro complementam a imagem de um quarto antigo. Cortinas leves de tule, reunidas em lindas dobras, e candelabros com luz fraca completam o visual.
  • Uma cozinha antiga deve ser harmoniosa e discreta. É melhor que todas as estruturas e elementos sejam mantidos no mesmo tom, bem iluminados. Das decorações, cornijas de gesso e frisos de estuque na parte superior das paredes, são permitidos pequenos baixos-relevos e mosaicos na zona de refeições. Um avental de trabalho pode ser feito de materiais que imitam qualquer pedra natural; um revestimento de piso com um padrão original é recomendado para o piso. As cores preferidas são tons claros e escuros de marrom e bege. Um bom truque de design é um piso que contraste com os pisos de outras divisões. Móveis - um conjunto de cozinha com fachadas esculpidas e inserções espelhadas, superfícies de trabalho - imitação de mármore claro.

Importante! Não se esqueça de projetar o corredor em conformidade, no qual o elemento decorativo principal é um espelho, um ou vários ao mesmo tempo, sem falta, em uma moldura dourada.

Exemplos de interiores elegantes

O estilo antigo é uma direção autossuficiente em design de interiores. O maior erro está associado à sua escolha por pequenos apartamentos, bem como à supersaturação do espaço com elementos de decoração e móveis. Aqui estão alguns bons exemplos de design de quartos que você pode observar.

  • A sala de estar pode estar localizada na janela saliente, este é um lugar muito conveniente para organizar estátuas e colunas de maneira eficaz. Neste caso, toda a sala de estar está em um pequeno pedestal. A combinação do branco com turquesa escuro e dourado é a combinação perfeita para uma tendência como a antiguidade.
  • Estude neste estilo, combina perfeitamente o simbolismo dos mais famosos estados antigos e a tecnologia moderna, sem deteriorar em nada a aparência geral.
  • Quarto em estilo antigo em tons de branco e dourado - uma sala espaçosa e arejada com piso de madeira natural e um padrão antigo, um baixo-relevo e um espelho luxuoso sobre uma cômoda de carvalho branqueado. As colunas são bastante simbólicas aqui, elas não criam uma atmosfera rígida.
  • Em uma casa grande, a culinária antiga pode ser simplesmente chique., neste caso, sua área de trabalho está localizada dentro do pórtico com luxuosas colunas. As fachadas dos guarda-roupas são feitas no mesmo estilo com outros elementos de mobiliário e decoração, completando o quadro majestoso da incrível beleza de um lustre.

Apesar da escala e de uma certa pompa, o estilo antigo tem calor emocional, cria um espaço orgânico repleto de tranquilidade e sublimidade espiritualizada. Ao escolher essa direção para sua casa, você precisa, como dizem, combiná-la tanto em caráter quanto em temperamento.

Para o estilo antigo do interior, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário