Layout e design de apartamentos de um quarto

Contente
  1. Layout
  2. Combinação com varanda (loggia)
  3. Regras fundamentais
  4. Contabilidade de área
  5. Tipo de layout
  6. Estilos
  7. Espectro de cores
  8. Materiais de acabamento
  9. Projeto
  10. Belos exemplos

Projetar um apartamento de um cômodo não é uma tarefa fácil. Para criar uma atmosfera de conforto doméstico ao entrar, você deve prestar atenção especial ao layout e à escolha do estilo. Com o material deste artigo, você aprenderá como projetar um único cômodo o mais funcional possível, levando em consideração as últimas tendências da moda em design de interiores.

Layout

A principal tarefa no projeto de um apartamento de um cômodo é escolher o layout correto do espaço. Portanto, um diagrama preliminar é necessário. É necessário minimizar a probabilidade de erros na fase inicial do reparo. Em primeiro lugar, ao elaborar um projeto, você terá que aproveitar os recursos de layout do próprio apartamento.

Pode ser complicado por saliências, paredes inclinadas, portas estreitas, pequenas janelas, nichos, peitoris.

A sala será simultaneamente um quarto, uma sala, um escritório e uma zona de lazer. É necessário conceber o seu design de forma a que a divisão seja acolhedora e sem bagunça de móveis. O plano permite que você veja a disposição mais racional dos elementos do arranjo antes do início do reparo. Você precisa pensar sobre onde e como o dormitório, o guarda-roupa e a mesa de trabalho ficarão no cômodo principal.

Combinação com varanda (loggia)

Se tiver varanda ou loggia, pode considerar a opção de alinhamento parcial devido à demolição da parte da janela da parede. Isso aumentará a área e preencherá a sala com espaço visual. Com esta combinação, no local da antiga varanda, pode-se construir uma área de lazer ou um pequeno escritório... Se a disposição o permitir, aqui pode equipar uma cozinha ou um mini-bar.

Neste caso, a parte inferior da restante parede pode ser utilizada, por exemplo, como balcão, mesa de jantar ou de trabalho, bancada para forno de micro-ondas. Os radiadores são transferidos ao combinar uma sala com uma varanda ou loggia. No local da antiga varanda, você pode equipar uma sala de narguilé, aqui você pode instalar um sofá, um pufe, criar uma mini-estufa.

Regras fundamentais

Para que o design de um apartamento tenha um visual elegante, moderno e funcional, é necessário:

  • organizar áreas funcionais;
  • escolha o desenho do teto;
  • escolha o tamanho e tipo de luminárias;
  • escolha o estilo do interior de todo o apartamento;
  • decidir sobre o tipo e material do revestimento;
  • pegar e organizar acessórios;
  • escolha os locais para instalar os móveis;
  • combinar pisos, paredes, acabamentos de teto;
  • manter um único esquema de cores do design.

Além do mais, é preciso criar um ambiente aconchegante, preenchendo o espaço com leveza e leveza visuais. Todos os elementos da disposição de um apartamento de 1 quarto devem ser combinados entre si. Os tamanhos de móveis, louças sanitárias, acessórios, têxteis são selecionados levando em consideração as dimensões de cada cômodo.

Contabilidade de área

No planejamento de um projeto, é necessário levar em consideração o tipo de apartamento, bem como a área das instalações. Por exemplo, nos edifícios novos, os quartos são mais espaçosos do que nos típicos "Khrushchev" ou "Brezhnev" de pequeno porte. Com uma abordagem racional de planejamento, você pode criar um interior com um camarim, um bar, uma cozinha europeia ou até mesmo uma pequena estufa de flores.

Em quartos com área de 15-16 m². m de espaço mal dá para acomodar uma cama, uma mesa e um guarda-roupa. Em apartamentos pequenos, não há espaço suficiente na cozinha, varanda, banheiro, corredor.Em alguns casos, a área da sala principal não ultrapassa 8 quadrados.

A escassez de filmagens tem que ser compensada com a compra de móveis ergonômicos e louças sanitárias.

Apartamentos com área habitacional de 19 a 20 m². m, a cozinha às vezes não tem mais do que 2-4 sq. m. A sacada é ainda menor, por isso na hora de arrumá-la é preciso avaliar se cada item é adequado, inclusive o tipo e o tamanho dos acessórios. Em quartos individuais com uma área total de 32-34 m². m de espaço não é muito mais. Se necessário, eles também combinam um hall com uma cozinha ou uma varanda (loggia) aqui.

Se um estúdio for espaçoso, há mais possibilidades de design. 42-45 metros quadrados é uma boa base para a criação de interiores elegantes nos melhores estilos modernos. Há espaço suficiente no hall para organizar a sala de estar, zona de vídeo, cama, penteadeira.

Tipo de layout

O layout de um apartamento de 1 quarto é diferente. Pode ser um projeto típico de uma sala ou uma solução não padrão. Por exemplo, uma solução prática seria projetar um apartamento estúdio. Neste caso, até projetos fora do padrão podem ser realizados, criando uma atmosfera de ar e conforto em casa.

Um odnushka típico pode ter apenas 2 opções de layout: "régua" ou "colete". Ao mesmo tempo, com a mesma área, o “colete” parece ser mais espaçoso e confortável do que um layout linear. A parte inferior do "colete" é um corredor ou corredor, no final do qual há uma porta de entrada para o banheiro. De cada lado estão as entradas para o quarto e a cozinha.

A varanda pode estar localizada em qualquer uma das instalações.

Em edifícios novos, típicos de casas de painel, o layout pode ser diferente. Não é incomum que a cozinha e a sala de estar estejam do mesmo lado da casa. Às vezes, o desenvolvedor cria uma entrada para a cozinha pelo corredor. Nesse caso, o banheiro e o toalete podem estar localizados próximos a ele. Às vezes, o problema do planejamento irracional é resolvido pela demolição parcial da parede, deixando apenas a partição.

Quando se trata de layout de estúdio, tem seus prós e contras. Em casas de painéis, isso nem sempre é permitido pelos regulamentos estabelecidos. No entanto, hoje projetos de dois níveis de apartamentos de um quarto também estão sendo criados, o que abre grandes possibilidades de design. Além disso, cada um deles é individual e reflete as preferências do cliente.

Em quase todos os casos, você precisa superar a perspectiva da sala. Se a sala for estreita e comprida, ela é disposta ao longo de uma das paredes longas, deixando espaço para movimentos livres. Em outros casos, o quarto é corrigido instalando-se uma parede ou guarda-roupa ao longo de uma mureta. Em um salão amplo e amplo, os móveis podem ser instalados de acordo com o princípio da ilha.

A disposição dos banheiros depende do tipo (separados ou combinados) e da área. Às vezes, para economizar espaço, é preciso substituir a banheira por um box compacto, liberando espaço para a instalação de uma máquina de lavar. Nem sempre é possível colocar aqui uma máquina de secar ou um cesto para roupa suja. Em algum lugar eles removem completamente a pia, substitua o gabinete por uma prateleira articulada.

Estilos

As soluções de design para a disposição de apartamentos de um quarto são diferentes. Dependendo da área da moradia e das preferências dos proprietários da casa, podem ser estilos modernos, vintage, retro e ultra. As tendências de design moderno são consideradas as mais populares entre os clientes de projetos.

Loft

Este estilo de interior é popular há vários anos. No entanto, hoje é um pouco diferente do original, criando a atmosfera de uma instalação industrial habitada. Hoje é mais estilização, falsos feixes, ostentando comunicações, usando não só tons escuros, mas também claros. É um glamour industrial, uma adaptação da habitação de luxo, em que o incomparável se une.

Os traços característicos do estilo são paredes de concreto, escadas, vigas, ventilação, tubos. Os móveis são caros e estofados, espelhos e tecnologia de ponta.Inicialmente, esse estilo era preferido por representantes de boêmios, hoje esses projetos são encomendados por empresários. Está incorporado em apartamentos tipo estúdio.

Caracteriza-se pela abertura do espaço, pela ausência de divisórias, pela disposição das ilhas e pela dosagem dos móveis. Este interior é adequado para apartamentos espaçosos com tectos altos. Distingue-se pelo tijolo, decoração de parede de concreto, presença de elementos metálicos do arranjo. Neste caso, as paredes podem ser decoradas com pinturas ou grafites. A decoração principal do interior é um sofá de couro.

escandinavo

O estilo escandinavo é caracterizado por uma aposta no minimalismo e abundância de luz, que se consegue através de janelas panorâmicas. Os elementos-chave do estilo são os materiais ecológicos, o uso de madeira de cor clara. As cores claras prevalecem em todos os lugares, o que atinge o efeito de amplitude.

Móveis de estilo escandinavo são caracterizados por dimensões ideais, funcionalidade, estofamento em tecido ou couro. Os recursos de design prioritários são minimalismo, praticidade e planejamento cuidadoso. Acentos brilhantes são usados ​​para diluir os tons claros no interior.

A textura dos materiais utilizados deve ser mate.

As paredes são acabadas com gesso ou pintadas, decoradas com pedra natural ou painéis de madeira. Esta acentuação do espaço permite que você efetivamente divida em áreas funcionais separadas. O teto deve ser simples, plano e pintado. Se for usada uma película extensível, ela deve ser fosca. O banheiro pode ser revestido com azulejos lisos.

Minimalismo

Esta é uma das orientações de design mais adequadas na disposição de apartamentos de um quarto. Hoje é considerado ultramoderno e muito procurado. Ele é caracterizado pelo zoneamento do espaço, arranjo de móveis funcionais. Sua quantidade é mínima, assim como os acessórios e a decoração.

Uma atenção particular é dada aqui à modelagem do espaço. Ao mesmo tempo, o tamanho das aberturas das janelas é frequentemente aumentado, assim como as partições internas são removidas. O interior deve conter apenas o essencial. Severidade, simetria e clareza de linhas são traçadas no design. As proporções ideais são importantes.

Com tudo isso, o interior não é orçamentário de forma alguma. Ao organizar, pedra, madeira, vidro, metal, azulejos, plástico podem ser usados. O design não deve ser muito variegado e embelezado. As cores ideais para o minimalismo são neutras e ligeiramente amadeiradas. No interior, você não pode combinar mais do que três tons calmos.

Moderno

Este estilo é considerado difícil de implementar, um dos mais modernos e originais da atualidade. As ideias para sua implementação podem ser diferentes, enquanto os recursos serão a suavidade e tortuosidade de linhas e formas. Podem ser formas onduladas de tetos de gesso, curvas de fones de ouvido, móveis. A estilística não aceita ângulos claros e pronunciados.

As soluções de cores tendem a favorecer tons claros quentes e suaves. Ao mesmo tempo, dá-se especial importância aos tons amadeirados (faia, wengué, carvalho pantanoso). Vitral, metal e vidro podem ser usados ​​no design.

Deve haver o mínimo de têxteis possível, os materiais sintéticos devem prevalecer.

O mobiliário Art Nouveau é compacto, funcional e diferente do clássico. Não há muitas decorações e acessórios aqui, o que não se pode dizer da madeira. O teto pode ser de madeira, esticada, gesso cartonado. As paredes podem ser decoradas com seda drapeada, forradas com papel de parede. As luminárias devem ser compactas e modernas.

Espectro de cores

O esquema de cores de um apartamento de um quarto pode ser diferente. Depende dos recursos de um determinado estilo, da iluminação da casa e das preferências dos proprietários da casa. Por exemplo, na hora de escolher as cores para um apartamento frio, eles param nas cores quentes. Cool neste caso são inadequados, eles tornarão o interior ainda mais escuro e desconfortável.

Hoje, o foco está em cores claras e nobres.Entre eles, os mais relevantes são bege, wengé claro, leite, cremoso, marrom acinzentado, prata, pérola. É desejável combinar não mais do que 3-4 tons no design:

  • 1 deles é dominante;
  • 1 - sotaque;
  • Os 2 restantes estão em tons conectando os 2 primeiros.

O interior não deve ser desbotado, por isso as cores de destaque geralmente são brilhantes. No entanto, são puros e nobres, combinados com os tons usados ​​de um determinado interior. Azul legal, esmeralda legal, chocolate estão na moda. Parece ótimo em vinho de design moderno, terracota, pistache brilhante, laranja rico, amarelo escuro.

Uma combinação de tons contrastantes está na moda. Por exemplo, pode ser um dueto de preto e branco, preto com branco e cinza claro. Uma combinação popular de tons neutros com tons amadeirados. Eles trazem cores vivas para a percepção emocional do espaço. Por exemplo, uma combinação de branco, bege e madeira pode se tornar um esquema de cores no design de interiores de um apartamento de um quarto.

As cores claras (por exemplo, branco e cremoso) podem ser complementadas com limão ou pistache. Isso salvará o interior do desbotamento e do tédio. Você pode adicionar cor chocolate ao branco e metálico. O quarto companheiro do esquema de cores pode ser leite ou creme.

Branco, cinza metálico e marrom frio podem ser complementados com tons de bege ou areia. O tom pistache combina harmoniosamente com o bege, o amadeirado claro e o café. Além disso, pode decorar desenhos nas cores preto e bege. A sombra vinho pode se tornar o acento do interior branco-acinzentado e branco-amadeirado.

Materiais de acabamento

A escolha dos materiais de acabamento depende dos recursos de um determinado estilo de interior. Por exemplo, para estilos ecológicos, madeira e pedra serão os acabamentos prioritários. Ao incorporar o design moderno, você precisa usar plástico, vidro, metal. Para a decoração de interiores vintage, são usados ​​tecidos, papel, pedra e madeira.

Paredes

Diferentes materiais são usados ​​para decorar as paredes hoje. O papel de parede é o tipo de matéria-prima mais popular. Eles são acessíveis, diferem em uma variedade de textura, design, largura e composição. Além disso, eles diferem na maneira como são colados. Por exemplo, as variedades laminadas são coladas da maneira tradicional, as líquidas são diluídas e espalhadas nas paredes, como o gesso.

Para decorar as paredes, eles tentam levar papel de parede companheiro. Eles permitem que você coloque acentos, delineie os limites de diferentes áreas funcionais e torne o design interessante. Estas telas têm um metro de largura e podem ser coladas de forma cómoda e rápida. Sua textura pode imitar a textura de pedra, tijolo, azulejo, madeira, parquet.

É habitual colar as paredes da casa de banho com azulejos. Seu sortimento é muito diversificado. Pode ser liso, em relevo, brilhante, fosco, espelho, vidro, metal, transparente. Este material de revestimento se distingue por sua variabilidade em forma e tamanho. As banheiras também podem ser decoradas com mosaicos, que podem ser tradicionais e com base em rede.

Freqüentemente, as paredes são decoradas com painéis de plástico que podem imitar a textura de qualquer material.

Na cozinha, você pode usar adesivos de vinil que simulam azulejos para decoração.

Na sala principal, parte da parede, dependendo do desenho, é por vezes recortada com pedra artificial. Se a área de um apartamento de um quarto permitir, a área da lareira é decorada com tijolos. Em outros casos, concreto, pintura e painéis de parede, bem como lâminas, são usados ​​para o revestimento. Além disso, pode-se fazer o acabamento das paredes com gesso, formando um efeito e relevo diferenciados.

Freqüentemente, drywall é usado no projeto das paredes do corredor. A partir dele eles criam o design da zona da cabeceira do quarto, eles acentuam o espaço. Além disso, a área do quarto é projetada com laminados e painéis. Ocasionalmente, o projeto envolve decorar as paredes em forma de graffiti ou outros desenhos.

Piso

O material do revestimento do piso, dependendo do estilo, pode ser linóleo, parquet, laminado, ladrilho, pedra, piso autonivelante. A escolha do material de revestimento é ampla, em cada linha um enorme sortimento de materiais é apresentado ao consumidor, diferindo não só na cor, mas também na textura. Até o linóleo hoje em dia pode imitar diferentes tipos de revestimento, incluindo parquete e até carpete.

Este design permite que você divida o espaço, o carpete parece extraordinário e elegante. As variantes de padrões para esse tipo de piso podem ser diferentes, desde um padrão geométrico simples até um ornamento estilizado ou padrões adamascados. A colocação também varia: pode ser um parquete tradicional, em forma de diamante, complexo.

O piso autonivelante não pode ser apenas simples: graças a ele, você pode decorar um banheiro, varanda ou outro cômodo da casa com um padrão bonito e eficaz. Além disso, pode ser tradicional e volumétrico, tridimensional. Este revestimento é original, durável e prático. Pode ser fosco e brilhante.

O piso de parquete confere ao interior de um apartamento de um quarto um visual especial. Ao mesmo tempo, as opções de assentamento podem ser muito diversas, desde "tabuleiro de xadrez", "diagonal" e "espinha" a complexos padrões obtidos através da utilização de elementos de diferentes tamanhos, cores e formas. Este revestimento é versátil e adequado para a maioria dos estilos modernos.A pedra utilizada no trabalho é prática, durável e esteticamente agradável.

Teto

Pladur, filme stretch, cassetes, ripas, painéis, placas de poliestireno para teto podem se tornar o material do teto para o acabamento de um apartamento de um cômodo. Cada tipo de material tem suas próprias características, é diferenciado por uma variedade de designs e é selecionado para um projeto de interior individual.

Por exemplo, o ladrilho é econômico, fácil de colar e sua superfície frontal pode ser pintada várias vezes. É adequado para o acabamento de tetos em diferentes estilos de interiores. No entanto, hoje é inferior a revestimentos como filme extensível e drywall.

O filme é totalmente universal, é fácil de instalar, esteticamente atraente e durável.

Em caso de vazamento vindo de cima do apartamento, ele se distende e, depois de eliminado o problema, assume sua forma original. Além disso, pode ser não apenas liso, acetinado, fosco, espelhado, mas também estampado. Os designers modernos costumam criar projetos odnushki, tomando como base para o design do teto com um padrão. As opções de cassete ficam bem em apartamentos com bar, apartamentos estúdio.

Projeto

Atenção especial é dada à disposição de um apartamento de um quarto. Em que a escolha de móveis, louças sanitárias, têxteis, acessórios está sujeita não só às preferências do proprietário, mas também ao número de residentes, sua idade, sexo, estilo de vida. Por exemplo, o apartamento de uma garota se distingue pelas cores dos móveis, revestimento e tipo de acessórios.

Um apartamento de dois andares tem suas próprias nuances de disposição. São cortinas compridas, móveis dimensionais, lâmpadas maciças, o princípio insular da disposição dos móveis. Muitas vezes, essas residências têm escadas e as áreas funcionais estão localizadas em níveis diferentes. Por exemplo, no andar de cima você pode arranjar um lugar para dormir, no andar de baixo - um quarto de hóspedes e uma cozinha.

A residência de um empresário muitas vezes parece brutal e se distingue pelos elementos minimalistas do arranjo. Os homens não desejam adornos excessivos. Praticidade, funcionalidade e estética rigorosa são importantes para eles. São móveis elegantes e caros, cortinas lisas, um sofá macio, uma área de dormir, um guarda-roupa, tecnologia moderna, uma área de vídeo.

A mobília de um apartamento é selecionada levando-se em consideração o tamanho e a forma das instalações. Em uma pequena cozinha, é melhor comprar um conjunto não só com armários de chão, mas também de parede. Além disso, sua cor deve ser clara, para que o efeito de amplitude seja criado. A mesma regra se aplica à cor do revestimento da parede, do teto e do piso.Em apartamentos pequenos, não são necessários materiais com padrões grandes e complexos. Melhor apostar na fatura.

Em um grande apartamento de um cômodo, você pode equipar uma área aconchegante para os hóspedes comprando um sofá, poltronas e uma mesa de chá. Em um espaço pequeno, você terá que limitar o número de áreas funcionais. Neste caso, é altamente indesejável dividir o salão com várias divisórias ou telas. Isso reduzirá a iluminação da sala, tornando-a desconfortável.

Belos exemplos

Os projetos de design para apartamentos de um quarto podem ser muito diversos. Ao planejar, você pode levar em consideração não apenas as recomendações de designers profissionais, mas também ideias retiradas da Internet. Oferecemos 12 exemplos de design harmonioso de um apartamento de um quarto.

  • Projeto de apartamento de um cômodo usando divisórias em um espaço aberto.
  • Um exemplo de combinação de sala, cozinha e varanda, um design elegante no espírito das tradições modernas.
  • Uma solução de design original para um apartamento com layout de estúdio, uma disposição de móveis em ilha.
  • Um exemplo de arranjo de apartamento com combinação de cômodo principal e varanda, design milimalista.
  • Layout de estúdio de um apartamento de um quarto com a criação de um ambiente aconchegante, disposição das áreas de dormir e de hóspedes.
  • Divisão do espaço em diferentes áreas funcionais por meio de divisórias e um pódio.
  • O projeto de um apartamento para menina, feito em tons claros com um conjunto mínimo de elementos de decoração.
  • Um exemplo de separação harmoniosa da área de dormir, que não diminui a iluminação de uma única sala.
  • Arranjo de um pequeno salão com zoneamento espacial.
      • Cercar um local de dormir em um pequeno corredor, um conjunto mínimo de móveis.

      5 erros ao criar o design de interiores de um pequeno apartamento, veja o vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário