Layouts de apartamentos de dois quartos e design de interiores

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Layout
  3. Opções de redesenvolvimento
  4. Métodos de zoneamento
  5. Estilos de interiores
  6. Exemplos de design de interiores

Um apartamento de dois quartos é um espaço para a imaginação quando se trata de criar um design interior exclusivo... Muitas pessoas pensam que é impossível criar um interior único em um apartamento em um edifício de painéis de vários andares, mas não é assim. Este artigo é a prova disso.

Vantagens e desvantagens

Quando se decide equipar um apartamento, logo surge o desejo de torná-lo não só atraente, mas o mais confortável e prático possível. Em seguida, recorrem à ajuda de designers que elaboram projetos de planejamento e design de interiores de apartamentos de dois quartos.

As vantagens dos layouts modernos incluem muitos pontos.

  • Cozinhas espaçosas nas casas modernas, assim como em um grande número de salas de serviço, às vezes há dois banheiros. Alguns apartamentos estão equipados com varandas, loggias.
  • Espaço para imaginação... Um apartamento de dois quartos tem pelo menos dois quartos, em cada um dos quais pode ser realizado um design especial.
  • Grandes áreas... O apartamento poderá disponibilizar espaço para várias zonas, incluindo um quarto de vestir e um escritório.

Claro, existem algumas desvantagens. Talvez uma das principais desvantagens seja a presença de pequenos apartamentos de dois quartos no mercado. Para eles, a gama de projetos de design é limitada.

Além disso, em algumas casas, layouts extremamente desconfortáveis, com os quais você pode tolerar ou pensar seriamente em uma reconstrução legalizada global.

Layout

Existem muitos layouts de apartamentos de dois quartos. No entanto, todos os layouts padrão podem ser classificados em grupos, dependendo do edifício em que a área de estar está localizada.

Vale a pena considerar detalhadamente cada grupo de apartamentos de 2 quartos para determinar suas características, prós e contras.

"Estalinistas"

A principal diferença entre esses apartamentos são as grandes áreas e os tectos altos. Aqui, por exemplo, existem apartamentos com área de 54, 65 ou 70 m2. m.

É possível aproveitar ao máximo o espaço disponível e, se necessário, remodelar o apartamento a partir dos desenhos.

Os proprietários de "Stalinkas" costumam recorrer a designers com um pedido para converter um apartamento de dois quartos em um apartamento de três quartos. O redimensionamento permite equipar um local para uma creche ou escritório.

"Khrushchev"

Inicialmente, as casas em que esses apartamentos estavam localizados foram construídas como provisórias. No entanto, hoje esses layouts são encontrados com mais frequência do que outros, apesar da pequena área: até 17 sq. m. Características principais:

  • pequenas áreas;
  • tetos baixos;
  • pequenas cozinhas;
  • banheiros combinados.

Menos "Khrushchev" - um esquema de cross-country mal planejado, que muitas vezes causa desconforto para quem mora no apartamento. Se você mora em um espaço pequeno, pode encontrar outras desvantagens, mas os designers o ajudarão a lidar com a maioria das desvantagens. Freqüentemente, esses apartamentos são chamados de "coletes", o nome se deve ao fato de que dois quartos estão localizados em cada lado do corredor, mas mais frequentemente esse nome é aplicável a apartamentos de três quartos.

"Brezhnevki"

Não é a melhor, mas não é a pior opção de habitação, uma habitação média tem 43 m2. m... Em comparação com os apartamentos "Stalin", os apartamentos são muito menores e até os quartos são pequenos. Mas, ao mesmo tempo, o layout possui um banheiro separado e uma cozinha espaçosa. Existe ainda a possibilidade de combinar a cozinha com o hall.

Menos "Brezhnevok" - a presença de paredes de suporte de carga dentro do apartamento, por causa das quais existem dificuldades com a remodelação e alteração da filmagem. Para alterar a localização dos quartos, serão necessárias licenças, e nem em todos os casos poderá ser obtida.

Novas construções

A versão mais recente e moderna de apartamentos, em que entre as características se destacam:

  • grandes cozinhas;
  • áreas de até 38, 46 e até 70 m². m;
  • banheiros separados;
  • corredores espaçosos.

Além disso, a maioria dos apartamentos prevê a presença de galerias, com a ajuda das quais é possível expandir o espaço. Os novos edifícios não precisam de remodelação, visto que nestes apartamentos tudo é pensado para uma estadia confortável.

Opções de redesenvolvimento

Os apartamentos de um quarto oferecem várias opções de remodelação. Os proprietários dessas áreas podem, se as oportunidades permitirem, equipar o espaço destacando as áreas funcionais necessárias.

Combinando cozinha e sala de estar

Isso ajudará a tornar o layout mais racional se a área do apartamento for pequena. A vantagem de combinar a cozinha com a sala é também aumentar o nível de iluminação do espaço.

Se desejar, você pode combinar a cozinha com a sala de estar instalando uma divisória de vidro entre eles. Assim, será possível proteger os móveis estofados dos odores que penetram na divisão durante a cozedura.

Combinando um quarto com uma varanda

Esta opção é possível se for possível obter licenças.... Se você não planeja demolir as paredes, mas deseja combinar os dois cômodos desmontando as janelas e a porta da varanda, será necessário isolar as paredes e o piso da varanda.

Métodos de zoneamento

Você pode distribuir zonas em um apartamento de dois quartos de maneiras diferentes. O principal é levar em consideração algumas dicas importantes que ajudarão a tornar o espaço o mais confortável e funcional possível.

  1. Área da despensabem como corredor, corredor, despensa e guarda-roupas embutidos no total não deve exceder 20% das praças totais do apartamento.
  2. A área da cozinha deve ter entre 10 e 12 metros quadrados... Este espaço será suficiente para acomodar o fone de ouvido necessário e equipar a área de alimentação.
  3. Ao formar premissas, é melhor dar preferência aos quadrados. Isso tornará mais fácil mobiliar o espaço vital e prover as zonas necessárias.
  4. A altura ideal do teto em um apartamento deve ser de 2,8 metros... Isso é suficiente mesmo levando em consideração a instalação de estruturas de tensão ou drywall.
  5. No processo de criação de um layout recomenda-se fornecer imediatamente nichos para guarda-roupas embutidos e estantes, onde as coisas, os elementos decorativos serão armazenados.
  6. Em apartamentos com varanda ou loggias vale a pena usar o espaço extra para criar áreas de trabalho ou locais de recreação. Caso contrário, a varanda ou loggia se tornará salas de armazenamento.
  7. Para famílias com uma criança é importante ceder espaço para o quarto das crianças.

É melhor fazer um banheiro separado em um apartamento de dois quartos. Isso é necessário para o conforto dos membros da família que irão morar no quarto.

A fim de obter o layout perfeito do apartamento no final, você precisa considerar várias lacunas no zoneamento da área de estar.

  • Cozinha... A grande desvantagem costuma ser o tamanho da sala. A questão é especialmente aguda nos "Khrushchevs", onde a sala tem apenas 4-6 m2. Life hacks com ampliação visual do espaço não vão funcionar aqui, a melhor solução seria combinar a cozinha com a sala, se possível. Caso contrário, vale a pena mudar a área de alimentação para outro cômodo.
  • O corredor... Outro lugar popular onde os contras de layout são encontrados. Normalmente, em apartamentos de dois quartos, são feitos corredores estreitos e, em alguns, não há corredor. Este problema pode ser resolvido apenas na fase de criação do layout do futuro apartamento.
  • Simetria e proporção... É mais fácil fazer reparos em apartamentos com ângulos retos, o que permitirá organizar de forma eficaz as áreas necessárias e maximizar o aproveitamento do espaço.Se o apartamento tiver uma disposição semicircular ou cantos oblíquos, vale a pena dar o desenvolvimento do projeto a designers experientes.

Mesmo que um apartamento de dois quartos seja pequeno, você pode fazer doces com ele e, ao mesmo tempo, prover várias zonas.

Qualquer pessoa sonha com um apartamento em que a disposição atenda a todos os requisitos e proporcione uma estadia confortável. Isso só pode ser alcançado por meio de uma abordagem responsável para a criação de um plano de habitação futura.

Estilos de interiores

Os designers oferecem centenas de opções diferentes de design de interiores para apartamentos de dois quartos. Especialmente os comuns devem ser considerados.

Minimalismo

Principais características do estilo:

  • facilidade de decoração;
  • formas clássicas;
  • mínimo de móveis.

Graças à solução de design, será possível tornar o interior harmonioso e com estilo. É melhor decorar as instalações do apartamento em tons de cinza e branco. Se você quiser diluir o design monótono, pode usar realces brilhantes que ajudarão a enfatizar certos objetos ou áreas.

Para o acabamento do teto no minimalismo, utiliza-se gesso cartonado ou estruturas tensionadas, é colocado carpete no chão. Parquet em tons neutros também é adequado como piso de acabamento.

Na hora de escolher os móveis, você deve dar preferência aos modelos com formas e linhas simples. Nesse caso, o fone de ouvido deve estar funcionando. Quanto à decoração, no minimalismo é praticamente desnecessário. É melhor cuidar da iluminação das dependências do apartamento, já que o estilo exige muita luz.

Alta tecnologia

Este estilo é caracterizado pela funcionalidade. Em interiores, os designers costumam usar objetos feitos de vidro e ferro, e para organizar o espaço - um acabamento monocromático. As paredes de alta tecnologia geralmente são cobertas com tinta, às vezes é aplicado papel de parede líquido. Para o acabamento do teto, são utilizadas lonas brilhantes elásticas e o piso é revestido com linóleo.

Cores básicas de alta tecnologia:

  • cinza claro;
  • Preto;
  • Branco.

Os desenhos também podem ser diluídos com pequenas quantidades de tons metálicos e cores brilhantes. Ao decorar ambientes, atenção especial deve ser dada à iluminação. Mas os elementos decorativos devem ser o mínimo possível.

Art Deco

Combina perfeitamente estilos modernos e clássicos tradicionais. A vantagem do Art Deco é que permite experimentar não só na concepção das instalações, mas também na disposição das divisões. As seguintes cores são usadas para criar um design exclusivo:

  • verde;
  • Vermelho;
  • esmeralda;
  • azul;
  • ouro;
  • Branco;
  • Preto.

Aqui, os proprietários do apartamento podem decorar a casa com uma variedade de itens decorativos e acessórios. A decoração pode incluir fotografias, pinturas e espelhos, bem como peças étnicas, esculturas ou almofadas.

Techno

Este estilo também pode ser classificado como moderno. Techno incorpora com sucesso o uso de tecnologias inovadoras. Vamos considerar os recursos do estilo com mais detalhes.

  • Tons escuros no design. Os quartos podem ser decorados em tons de vinho, tijolo e cinza. Os tons preto e cáqui também são adequados. Para suavizar o fundo escuro, você pode usar tons quentes, também característicos do estilo techno.
  • Móveis de vidro ou metal e eletrodomésticos. Esta é a principal característica do estilo, por isso os designers prestam especial atenção a ela.
  • Acabamentos de qualidade. Para o acabamento do teto, utiliza-se tinta ou lonas elásticas. Você também pode instalar uma estrutura de gesso cartonado, onde posteriormente será possível montar luminárias. As paredes são acabadas com tinta ou gesso decorativo, o que permite criar texturas tridimensionais. Finalmente, placas de parquete, pisos laminados e autonivelantes são usados ​​como piso.

O estilo techno torna possível criar uma parede de pedra ou tijolo que terá um design atraente e não tornará os quartos menos acolhedores.

Loft

Um estilo moderno e arrojado caracterizado por cantos agudos, materiais naturais... Freqüentemente, ao escolher esse estilo, os designers se oferecem para transformar um apartamento em um estúdio.O espaço livre de divisórias e paredes, com o design certo, vai brilhar com novas cores.

Cortinas de loft:

  • Branco;
  • metal;
  • Preto;
  • Vermelho;
  • Cinza.

Os designers prestam especial atenção ao mobiliário, com o qual será possível dividir o espaço em zonas funcionais.

Quanto ao acabamento, aqui a preferência é dada à alvenaria, gesso casualmente aplicado e papel de parede vintage. A decoração do teto envolve a colocação de vigas de metal ou madeira. O piso é acabado em parquet.

Provença

O estilo veio da França. O design dos quartos em estilo provençal é elegante e aconchegante, atraindo a atenção. Normalmente, os designers recorrem a esta solução ao decorar quartos pequenos, por isso a Provença é frequentemente encontrada em apartamentos pequenos.

Cores do estilo:

  • azul;
  • turquesa;
  • hortelã;
  • láctico;
  • náutico;
  • lilás;
  • cor de rosa.

Outros tons refrescantes e ao mesmo tempo delicados podem ser incluídos na paleta. Com a ajuda dessa combinação de cores, é possível transmitir perfeitamente o estilo, enfatizar as zonas e itens de interior necessários.

As paredes na Provença são geralmente decoradas com papel de parede de padrão vintage na forma de flores ou padrões. Para o acabamento do piso, utilizam-se placas de linóleo ou parquete, às vezes tapetes são colocados no chão.

Um requisito fundamental para itens de decoração é criar a aparência de coisas velhas que foram usadas por muitos anos. Essa é a única maneira de alcançar a atmosfera desejada. Assim, por exemplo, você pode decorar um apartamento com baús, cômodas, acessórios de madeira. As cortinas estão penduradas nas janelas e o teto é pintado.

Exemplos de design de interiores

Existem muitos projetos de design para apartamentos de dois quartos. Para projetar seu próprio espaço, você pode considerar não apenas as propostas de designers, mas também estudar exemplos prontos.

  • A primeira foto mostra um elegante apartamento de um quarto onde a cozinha e a sala de estar foram combinadas. Para decorar o ambiente, os designers utilizaram tons escuros, diluídos em delicados tons claros.
  • Aqui o apartamento é mais claro, diluído, pelo contrário, com tons escuros. A cozinha está localizada em uma área separada, mas ao mesmo tempo não está limitada de forma alguma à aconchegante sala de estar.
  • Apartamento estrito e bonito em estilo moderno com zoneamento competente. Nesta versão, a cozinha e a sala não se combinam, mas a casa de banho é separada.
  • Um exemplo interessante em que a cozinha e a sala de estar se combinam novamente, mas ao mesmo tempo uma ilha com uma TV e um sistema de áudio atua como o destaque de um grande espaço. A ampliação do apartamento com a demolição de divisórias possibilitou deixar o ambiente mais claro, além de ampliar as possibilidades de utilização de móveis dimensionais.
  • Um exemplo com uma loggia envolvida, onde parte da cozinha foi colocada. Uma solução interessante e arrojada que, como resultado, ajudou a obter uma sala quase panorâmica de uma grande área.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário