Estilo Wabi-sabi no interior

Contente
  1. Filosofia de estilo
  2. para quem é isso?
  3. Como aplicar no interior?
  4. Belos exemplos

O campo da arte do design está em constante evolução e mudança. Hoje há um grande número de direções, entre as quais é bastante difícil escolher apenas uma. O estilo wabi-sabi japonês merece atenção especial. Hoje falaremos com mais detalhes sobre a filosofia e estética desse estilo, e também consideraremos como você pode aplicar o wabi sabi no processo de decoração da sua própria casa.

Filosofia de estilo

Em primeiro lugar, deve-se notar que wabi-sabi não é apenas a estética japonesa do design de interiores, mas também toda uma filosofia, uma arte completa. Esta tendência de design e estilo tornou-se popular em 2017. Os japoneses enfatizam que todos devem ser capazes de apreciar o momento presente em sua naturalidade, autenticidade e imperfeição.

Os proponentes do Wabi-sabi rejeitam o luxo desnecessário e desnecessário, preferindo a simplicidade, o minimalismo e a funcionalidade.

Apesar de o Japão ter sido o berço da direção estilística do wabi-sabi, essa filosofia se espalhou muito além das fronteiras do país e atualmente é popular na Europa e nos Estados Unidos da América. Muitas estrelas de classe mundial são adeptas do wabi-sabi, por exemplo, Jessica Alba, Robert De Niro.

A própria frase "wabi-sabi" é traduzida do japonês como "beleza modesta".

É a esta frase que correspondem todos os princípios deste estilo. O design de interiores neste estilo deve ser abordado como arte, trate o processo de decoração como aprender uma nova filosofia. Só assim você pode alcançar o resultado desejado.

para quem é isso?

A decoração interior em estilo Wabi-sabi não é adequada para todas as pessoas. Será apropriado e relevante apenas para quem prefere o minimalismo e não usa uma grande quantidade de acessórios desnecessários. Além disso, os adeptos desta direção prefere usar coisas velhas e imperfeitas, em vez de adquirir análogos novos e perfeitos.

A decoração do quarto no estilo Wabi-sabi combina com você se você se sente atraído por texturas naturais sem processamento (por exemplo, madeira, pedra bruta, concreto, etc.). Por outro lado, a escolha desta direção estilística para o desenho da sua casa ou apartamento é contra-indicada para os perfeccionistas, pois no âmbito da decoração é necessário utilizar uma grande quantidade de objetos imperfeitos (por exemplo, produtos com rugosidades e arranhões, objetos de forma irregular, etc.).

Apesar de o projeto inicial e a decoração de um cômodo neste estilo exigirem de você investimentos materiais, no processo de uso e manutenção dos cômodos, você não precisa atualizar o interior o tempo todo, despende muito esforço, tempo e dinheiro para cuidar dele.

Como aplicar no interior?

Ao contrário de muitas outras tendências estilísticas, o wabi-sabi é adequado para quase todos os ambientes: para uma pequena cozinha, para um corredor estreito e para qualquer outro cômodo da sua casa.

À primeira vista, o desenho de wabi-sabi é bastante difícil de aplicar, porque é muito difícil refletir a imperfeição do mundo, a passagem do tempo e a fugacidade de um momento no mundo material.

A este respeito, não existem regras e princípios claramente definidos que devam ser seguidos no processo de decoração de uma divisão. Ao fazer isso, várias ideias importantes podem ser observadas:

  • a ausência de excessos (seja qual for a divisão que esteja a decorar, não deve adquirir uma quantidade excessiva de acessórios que não irá utilizar e que terão um papel exclusivamente decorativo);
  • simplicidade acima de tudo (todas as coisas usadas no interior devem ser simples e compreensíveis: isso se aplica à sua aparência e finalidade funcional);
  • se possível, recomenda-se o uso de itens artesanais (por exemplo, móveis ou pratos);
  • cores naturais (não é recomendado o uso de tons neon muito brilhantes, todas as cores devem ser naturais e tais que você possa encontrar na vida selvagem);
  • você não deve preencher todo o espaço disponível com móveis ou outros objetos (tapetes, acessórios, etc.), dentro da estrutura do wabi-sabi, você deve aceitar o espaço vazio;
  • os têxteis devem ser feitos de materiais naturais;
  • a iluminação deve ser suave e difusa, não é recomendado o uso de lâmpadas de néon;
  • os espaços e sistemas de arrumação não devem ser abertos, é melhor usar prateleiras, armários e gavetas com portas - graças a isso, o interior ficará o mais limpo e holístico possível;
  • deve ser dada preferência à qualidade em vez da quantidade (todos os itens de interior - de móveis a decoração - devem evocar sentimentos calorosos em você, por favor), etc.

Assim, ao decorar uma sala no estilo wabi-sabi, você deve focar não só (e não tanto) na estética externa, mas em criar um sentimento único que seja característico apenas desta direção estilística e de nenhuma outra.

Não se apresse em substituir um vaso lascado ou uma prateleira por um arranhão - essas coisas refletem totalmente a filosofia de design.

Belos exemplos

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos bonitos e atmosféricos de interiores wabi sabi.

  • Nesta foto, a simplicidade do wabi sabi se reflete em quase todos os elementos. O mais marcante a esse respeito é o acabamento, ou melhor, sua completa ausência. As superfícies de concreto não tratadas criam aquela sensação de funcionalidade sem serem excessivamente decorativas.
  • A sala mostrada nesta foto não possui elementos decorativos desnecessários. Pelo contrário, todos os itens são caracterizados por uma funcionalidade excepcional e cumprem um importante papel prático.
  • Esses elementos decorativos são típicos dos designs wabi sabi. Como podemos ver, apenas materiais naturais são usados ​​aqui: argila e madeira. Além disso, o esquema de cores é adequado e natural.
  • Essa assimetria e desorganização é um reflexo de todos os processos que ocorrem na vida real. Esse acabamento será relevante em quase todas as salas. No entanto, também é esteticamente agradável e funcional.
  • Nesta foto, podemos observar uma combinação bem-sucedida de texturas e cores que se encaixam totalmente no design e estilo geral do wabi-sabi. Apesar do fato de que graças a tais combinações uma aparência incomum é criada, na verdade, o interior serve a um propósito extremamente prático e funcional.
  • Este quarto também é decorado no estilo wabi sabi, mas é mais modernizado. É adequado para proprietários de casas espaçosas.
  • Esses pratos são típicos desta tendência estilística. Possui um grande número de defeitos que afetam apenas a aparência dos objetos, mas não afetam sua finalidade funcional.

As fotos acima podem ser uma inspiração para você. Você pode projetar sua própria casa repetindo esses exemplos ou guiado por sua própria visão. Em qualquer caso, é sempre importante lembrar a filosofia original do wabi sabi.

Veja o vídeo do estilo wabi sabi.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário