Variedades de semicolunas e seu uso no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Estilos
  3. Materiais (editar)
  4. Áreas de uso
  5. Belos exemplos

A semicoluna é frequentemente utilizada como elemento decorativo em apartamentos e casas com tectos altos. Pode diversificar o quadro geral de muitos estilos clássicos e adicionar uma nota de solenidade ao interior. Os campos de aplicação das semicolunas são extensos, pelo que podem exercer funções não só decorativas, mas também práticas.

Peculiaridades

A coluna clássica na arquitetura se espalhou pelo Egito Antigo e pela Grécia Antiga. Então, antes de mais nada, era um suporte para um entablamento ou arco. As semicolunas, por outro lado, eram mais utilizadas na construção de edifícios como complemento e carregavam mais uma carga estética.

Uma meia coluna é a metade de um cilindro que se projeta do plano da parede e, portanto, aumenta a estabilidade fundamental da estrutura, além de criar um certo efeito óptico.

Como a coluna clássica, possui um capitel na parte superior, que proporciona uma transição estrutural suave para o teto ou saliência do edifício.

Freqüentemente, meia coluna é confundida com uma pilastra. A principal diferença é que a pilastra é uma saliência plana da parede, enquanto a meia coluna não perde sua forma cilíndrica.

A semicoluna pode ser confeccionada em estilo tradicional clássico ou moderno, dependendo da decoração da sala.

Estilos

Na maioria dos casos, as casas e apartamentos modernos não precisam mais de pontos de apoio adicionais, então as semicolunas agora têm uma função principalmente estética. Para para uma integração adequada da meia-coluna no interior, é necessário determinar o seu papel na organização do espaço.

Este é um elemento de decoração bastante massivo, por isso os designers recomendam construir a estrutura em salas grandes com tectos altos. A semicoluna auxilia no zoneamento e delimitação de várias áreas funcionais da sala. E também muitas vezes se torna o destaque principal do ambiente, permitindo que você alcance o efeito de luxo e solenidade no interior.

Dependendo do estilo em que a casa é feita, as semicolunas podem variar significativamente em aparência e design geral.

As áreas mais populares nas quais os designers incluem com sucesso este elemento de decoração incluem vários estilos.

  • Étnico. Com este projeto, é fácil destacar a decoração tradicional da casa. Mais frequentemente encontrado ao decorar quartos em estilos egípcio, romano e escandinavo. As semicolunas, neste caso, têm sua própria estrutura clássica - base, base e capitel.
  • Barroco. O estilo combina grandeza e esplendor, então a aparência das meias-colunas aqui deve ser solene. Muitas vezes é acompanhado por muitos elementos decorativos adicionais, como relevo de ouro ou folhos de tecido.
  • Rococó. A ternura da decoração pode ser realçada pelas clássicas semicolunas romanas, confeccionadas numa só cor. A opção mais adequada seria um elemento decorativo decorado com moldura de estuque.
  • Moderno. Grandes espaços de vida geralmente requerem elementos adicionais que realçam visualmente a decoração. O design semicilíndrico, neste caso, é projetado para tornar o estilo modernista clássico mais gracioso.
  • Grunge. Uma característica desse estilo é a decoração mínima das paredes, de modo que as majestosas meias-colunas ajudarão a evitar o brutalismo excessivo. A divisão ficará visualmente menos áspera e mais confortável.
  • Art Deco. Semicolunas antigas podem enfatizar perfeitamente o estilo glamoroso desta tendência, adicionando ainda mais luxo a ela.
  • Loft. Estruturas de madeira ou pedra serão uma oportunidade adicional para diversificar o estilo moderno fora do padrão da sala e enfatizar os tetos altos da antiga zona industrial.
  • Debaixo da terra. Os estereótipos que quebram a tendência, que se harmonizam com sucesso na encruzilhada de muitos estilos, assumirão facilmente as semicolunas clássicas com revestimento de pedra como um método universal de zoneamento.
  • Neoclassicismo. Palace chic, combinado com elementos de decoração da moda, requer uma gestão de espaço inteligente. O design semicilíndrico ajudará a suavizar essa transição e reunirá elementos decorativos do passado e do futuro.
  • Alta tecnologia. O design moderno minimalista ficará interessante em contraste com as semicolunas monocromáticas tradicionais.

    Graças à variedade de designs e materiais das semicolunas, agora é possível encaixá-las perfeitamente em qualquer estilo, tornando o ambiente o destaque.

    Materiais (editar)

    Os fabricantes podem usar vários materiais na fabricação deste elemento decorativo. Vários tipos são mais comuns para decoração de interiores.

    • Poliuretano. Material sintético confiável com textura densa e alta resistência e resistência ao desgaste. Pode assumir qualquer forma, por isso é ativamente utilizado na fabricação de colunas entalhadas complexas.
    • Pedra. A estrutura de pedra é particularmente durável e é frequentemente usada como um suporte adicional para estabilidade na forma de meia coluna sob a moldura da sala.
    • Concreto reforçado. Um material durável que confere um aspecto moderno à estrutura. É usado ativamente na fabricação de colunas simples.
    • Moldagem de gesso. Uma opção cara, cujos desenhos são obtidos, de fato, solenes e elegantes. Freqüentemente usado em conjunto com outros materiais.

      Os materiais menos populares para fazer estruturas altas são metal, poliestireno e drywall.

      Áreas de uso

      As semicolunas são ativamente utilizadas como ferramenta de decoração tanto dentro quanto fora da casa.

      Nas instalações, os designers recomendam o uso de opções de design mais minimalistas para evitar sobrecarregar o interior. Eles se encaixam perfeitamente na decoração de uma sala espaçosa ou sala de estar como um ambiente independente ou em combinação com seus outros elementos - portas, janelas ou lareira.

      Fora da casa, recomenda-se usar opções majestosas mais solenes que enfatizam o estilo da arquitetura tanto quanto possível. Para a decoração de fachadas, as clássicas estruturas de talha com capitel, enquadrando a porta, são especialmente adequadas.

      Belos exemplos

      Motivos leves do interior provençal, combinados com tons pastéis aconchegantes, permitem que as semicolunas clássicas se encaixem perfeitamente no estilo geral e se tornem sua parte completa e insubstituível.

      Os semicilindros em mármore escuro estão em perfeita harmonia com os tons principais da sala. Em combinação com uma decoração étnica, o design parece muito solene, mas ao mesmo tempo elegante.

      Como montar um arco com meias colunas, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário