Pilastras em design de interiores
Aqueles que estão interessados em uma variedade de "chips" de interior estarão interessados em saber o que são as pilastras, de que podem ser feitas e em que estilo de interior devem ser colocadas. Na verdade, nosso material de hoje é dedicado a este tópico.
O que é isso?
Pilastra ou pilastra (a palavra italiana pilastro, do latim pila - "coluna", "pilar") refere-se a semicolunas decorativas embutidas nas paredes, e não separadas, como as clássicas, padrão. Eles ocupam pouco espaço na sala, pois "se projetam" da parede apenas alguns centímetros. Este elemento de design interessante pode ser encontrado com mais frequência no design interior clássico de um apartamento, no entanto, as pilastras às vezes aparecem em tendências de estilo mais moderno.
As pilastras devem sua aparência aos antigos arquitetos gregos. Naqueles tempos distantes, os elementos eram feitos de mármore ou granito e eram usados exclusivamente para decorar as fachadas dos edifícios. Dentro das instalações, eles "entraram" na era do classicismo.
Componentes da pilastra.
- Base - localizado abaixo, toda a estrutura está nele. O tamanho ideal é de 10-50 cm.
- Pilar (tronco). A parte principal da semicoluna. Seu comprimento pode ser quase qualquer - é limitado apenas pela distância do chão ao teto da sala. A largura ideal é de 12-30 cm. O "corpo" da pilastra pode ser liso ou entalhado.
- Versalete... Localizado no topo da estrutura. É a parte mais decorativa da meia coluna - é o capitel que costuma ser decorado com entalhes e padrões diversos. Tem uma semelhança externa com moldagem de estuque.
Todas essas peças devem formar um único design harmonioso - tanto em tamanho quanto em estilo. É claro que as pilastras são partes da decoração de uma sala que não têm qualquer utilidade prática. No entanto, eles podem ser indispensáveis para:
- desenho simétrico de portais por semicolunas;
- criando acentos nos cantos da sala;
- combinando vários níveis de habitação;
- separação de fachadas;
- zoneamento da sala.
Bons "amigos" das pilastras:
- moldagem de gesso;
- lareiras;
- pinturas;
- móveis antigos ou em estilo antigo;
- lustres pesados de ferro forjado.
Materiais (editar)
Como mencionado acima, na era do surgimento das pilastras, os principais materiais para sua fabricação eram o mármore e o granito. No entanto, hoje em dia, essas matérias-primas vão custar muito dinheiro, e uma vez que é improvável que você queira gastar muito dinheiro em, em geral, elementos de decoração não funcionais, você pode optar pelos seguintes materiais modernos:
- pedra;
- gesso;
- poliuretano.
A melhor opção da proposta seria esta última, pois suas vantagens são inegáveis:
- o design será leve, mas durável;
- as pilastras de poliuretano são fáceis de instalar e você pode comprar uma estrutura de uma peça e peças individuais e montá-las já no local;
- os produtos de poliuretano não têm medo de alta umidade, por isso podem ser instalados até em banheiros;
- a vida útil das estruturas é bastante grande;
- as pilastras de poliuretano podem ser pintadas, além disso, você encontra à venda produtos com uma determinada textura, por exemplo, madeira ou mármore;
- semicolunas de poliuretano não parecem piores do que suas "contrapartes" mais caras.
Estilos
Agora vamos descobrir em qual estilo de interior o uso de pilastras será apropriado. Existem vários deles.
Clássico
Bem, é claro, quem diria! Talvez este seja o primeiro estilo de que você se lembra quando menciona as pilastras. Neste sentido, as semicolunas são utilizadas para decorar paredes, vãos de portas e janelas (tanto semicirculares como retangulares), desenhar a entrada principal da sala ou um centro de composição.
Com o auxílio de pilastras em um interior clássico, são realizados zoneamentos e realces de objetos específicos: um grande armário antigo, um quadro, uma lareira.
Neoclássico
Um estilo muito parecido com o anterior, mas mais adaptado à realidade moderna. Nesse caso, o uso de pilastras será adequado. combinado com lindos papéis de parede, painéis de parede, gesso decorativo, molduras.
As semicolunas podem repetir a cor das paredes, ou, pelo contrário, contrastar com elas, destacando certas zonas.
Estilo moderno
As pilastras não são muito utilizadas aqui, pela simples razão de que não sabem como combiná-las com outros móveis.... No entanto, não é tão difícil: basta montar semicolunas de aspecto simples sem decoração pretensiosa e decorar com elas a porta, unindo a sala de estar a um hall de entrada ou a sala de jantar com cozinha, ou destacar a zona da lareira usando um portal estilizado.
Ecletismo
Uma combinação de estilos e ideias diferentes e diferentes - isso é o ecletismo no interior. É por isso não tenha medo de "sobrecarregá-lo" com pilastras - elas ficarão muito harmoniosas aqui. Por exemplo, será interessante decorar uma porta com meias-colunas, instalando estantes vintage em cada lado dela, e assim dando à sala a aparência de uma espécie de biblioteca antiga.
Neste caso, uma moldura de estuque no teto ou uma borda do teto, repetindo o padrão de pilastras, será adequada.
Onde localizar?
Na maioria das vezes, as meias colunas estão localizadas nas seguintes áreas da sala.
- Na sala de estar. Pode ser o design da moldura do portal da lareira ou simplesmente estruturas que se projetam das paredes e dividem a sala em zonas. Muitas vezes, é na sala que uma TV é pendurada na parede central - ela também pode ser decorada com pilastras. A propósito, eles não precisam atingir o teto - há altura suficiente até o meio da parede.
E se o capitel ao mesmo tempo tiver largura suficiente, será possível instalar vários elementos decorativos: estatuetas, vasos, vasos de flores, molduras, etc.
- No quarto pilastras geralmente destacam a área da cabeceira da cama, um grande guarda-roupa ou cômoda. Além disso, com a ajuda deles, você pode se concentrar na penteadeira, transformando-a em um verdadeiro cantinho de beleza.
- Cozinha e sala de jantar pode ser delineado visualmente por meio de pilastras. Basta construir entre eles uma espécie de arco de semicolunas, "indo" ligeiramente para o teto em semicírculo.
Desta forma, você pode dividir a área de cozimento e área de alimentação, mesmo em uma sala pequena.
- No banheiro pilastras de poliuretano, que não tem medo de alta umidade, serão muito adequadas. Eles podem ser usados para decorar o banho em si e para decorar a porta com a ajuda deles.
Belos exemplos
Agora admire as lindas fotos e anote as ideias.
- Aqui as pilastras se encontram duas vezes, "ecoando" uma com a outra: ao decorar um portal de lareira e uma área de exibição de TV.
- Decoração de hall com semicolunas. Um ótimo exemplo de como as pilastras se encaixam em um interior clássico.
- Destacando a área da cabeceira da cama no quarto. Pilastras douradas e brancas ecoam o estilo de um lustre antigo, abajures e mesinhas de cabeceira vintage.
- Banheiro luxuoso, aparado com semicolunas.
- As pilastras na cozinha focam no fogão, por que se torna como um fogão velho.
- Outro exemplo de uso de pilastras no banheiro - decoração de espelho.
Você pode aprender a fazer pilastras de gesso com suas próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.