Projeto de apartamento de um cômodo com área de 40 m2: exemplos de design de interiores

Contente
  1. Como equipar?
  2. Zoneamento do espaço
  3. Apartamento estúdio
  4. Soluções de estilo
  5. Exemplo de registro

Um apartamento de 40 sq. metros não podem ser considerados muito pequenos. "Odnushki", projetado na época de NS Khrushchev, eram muito menores. As pessoas modernas valorizam espaço e conforto. As possibilidades de construção e produção de móveis permitem-nos virar 40 m2. metros de área em uma casa espaçosa e elegante.

Como equipar?

É melhor começar a reformar um apartamento de um cômodo. Por mais bonito que seja o móvel, cercado por paredes antigas perderá seu aspecto atraente e não será capaz de criar o conforto esperado. Tendo tomado a decisão a favor da reparação, tenha em atenção duas opções para o desenvolvimento de eventos: pode fazer uma remodelação destruindo as paredes, ou deixar tudo na sua forma original e reparar com alta qualidade. Cada abordagem tem prós e contras.

Redesenvolvimento

É necessário fazer um projeto de design. Tamanhos, estilos, móveis - tudo precisa ser pensado desde o início. Então você deve registrar as alterações no BTI (isso permitirá fazer sem problemas durante a venda ou doação). As paredes de apoio e as comunicações especificadas no projeto não devem ser tocadas.

A sala pode ser combinada com um corredor, cozinha, varanda. Você pode remover todas as partições equipando um apartamento em uma área de 40 m². m. Conectando o corredor com a varanda, você deve cuidar do isolamento do segundo. Os radiadores podem ser ligeiramente deslocados ou cobertos com um meio-fio. Mesmo com uma pequena varanda, observa-se um aumento de espaço. Assim, resulta um espaço aconchegante para descanso ou trabalho.

Se você remover a parede entre a sala de estar e o corredor, a área se expandirá significativamente. Tendo abandonado o corredor, você terá que trocar os sapatos logo no corredor, mas esse inconveniente será contido em alguns minutos, mas então você poderá desfrutar da amplitude por horas. A cozinha e a sala de estar são combinadas organicamente em um único todo. Há tanto espaço que o zoneamento se sugere. Porém, você terá que resolver o problema do fogão a gás. Pode ser substituído por um elétrico, ou a área de trabalho pode ser separada da sala de jantar por uma divisória sólida em forma de guarda-roupa.

Reparar sem redesenvolvimento

Iniciando os reparos em um apartamento, você precisa imaginar claramente o resultado final. Todo o fluxo de trabalho deve ser direcionado a um resultado premeditado. Por exemplo, deixando tijolos não tratados na parede (para um interior em estilo loft), os residentes mudam de ideia e compram móveis em estilo provençal. Não é fácil consertar uma parede quando a reforma já foi concluída. Hall em apartamento com área de 40 m2. m não pode ser chamado de pequeno ou grande, portanto, qualquer ação durante o reparo e a melhoria deve ter como objetivo atingir o objetivo principal - a expansão visual do volume.

Se o teto não for alto o suficiente, você não deve sobrecarregá-lo com estruturas de várias camadas. É melhor escolher o branco clássico, mas também pode usar uma tonalidade dois tons mais clara que as paredes. A tela brilhante aumenta bem o espaço e o cinza escuro tem ótimas propriedades reflexivas. Um lustre grande e leve reduz o espaço. A solução de iluminação deve estar ativa, separando cada zona.

Se houver necessidade de iluminação central, deve-se escolher um pequeno lustre que se ajuste perfeitamente ao teto.

Você terá que trabalhar bem nas paredes na fase difícil. Não espere que o papel de parede líquido ou ondulado "esconda" todas as distorções.No processo de trabalho, é preciso lembrar sobre o zoneamento: pode ser necessário fazer um nicho, destacar parte da parede com uma cor diferente. É melhor colar sobre uma pequena sala com papel de parede claro, embora sejam permitidas diferentes tonalidades das paredes. Para uma aparência alegre, você pode fazer um sotaque brilhante. Ao trabalhar no chão, você deve escolher materiais leves e brilhantes. Em combinação com paredes delicadas, eles criarão um volume adicional. Uma boa betonilha uniformiza o piso e os móveis não ficam tortos.

Os móveis devem corresponder ao estilo escolhido e tem um esquema de cores comum... Às vezes, guiado pelo gosto do dono, você pode misturar vários estilos, mas não deve ser muito zeloso nisso. Originalidade e falta de gosto não têm limites claros. O mobiliário deve ser escolhido funcional, talvez um transformador, e é melhor recusar tudo o que for supérfluo. Em salas pequenas, são utilizados espelhos e superfícies brilhantes, que aprofundam o espaço. Não se cerque de muitos objetos pequenos - uma sala desordenada parece menor. Além disso, as bugigangas não têm uma carga prática e algumas coisas caras são suficientes para a percepção estética.

Uma cozinha que não esteja ligada ao hall deve ter duas zonas: uma sala de trabalho e uma sala de jantar. Esta sala é frequentemente visitada e deve ser tornada o mais confortável possível. A área de trabalho, localizada em um círculo, permitirá que a pessoa que está no centro alcance tudo com a mão. Quanto aos móveis, as estruturas cegas são bem diluídas com módulos. Alguma coisa tem que deslizar para fora, e a mesa da sala de jantar pode ser transformada da lateral do armário. As cadeiras estão escondidas no mesmo meio-fio.

As cozinhas pequenas são mais difíceis de manter, por isso todas as superfícies devem ser lisas.

O banheiro e o toalete podem ser separados e tão pequenos que não há onde nem mesmo lavar as roupas. Se o banheiro for combinado, então há um lugar para uma máquina de lavar, chuveiro, banheira pequena, pia e vaso sanitário. É melhor para famílias com crianças não destruir a parede. Você só precisa substituir uma banheira grande por uma pequena ou por um chuveiro. Eles podem ter que ser virados para outra parede, abrindo espaço para uma máquina de escrever.

Um pequeno corredor não deve ser sobrecarregado com móveis monolíticos. Tudo deve parecer aberto e acessível, ou seja, estar à distância de um braço. Por exemplo, uma sapateira com um assento, acima da qual um cabide ou espelho está localizado, ou um ajuste fino de 30 cm de profundidade, é o suficiente. Nele, os sapatos são armazenados quase na vertical. Se houver necessidade de um armário, é melhor disfarçá-lo de parede.

Zoneamento do espaço

Quanto menor o apartamento, mais difícil é organizar as áreas isoladas de que a família precisa. A tarefa não é ter uma área de 40 m2. m dividido em territórios iguais, mas a fim de usar o espaço com o máximo benefício. Os interesses de todos os membros da família devem ser levados em consideração. O apartamento deve ter um local para dormir, receber hóspedes, cozinhar, trabalhar. Uma família com filho deve cuidar de seu território privado, pois os filhos vivem de acordo com seus próprios interesses e nada têm a ver com o maravilhoso interior dos adultos. Em alguns casos, uma área é alocada para uma biblioteca, um jardim de inverno ou uma oficina (por exemplo, com uma mesa equipada com pequenas caixas para bordados).

Em um apartamento, o zoneamento pode ser feito tanto na sala de estar quanto em instalações não residenciais.

  • Cozinha tradicionalmente dividido em salas de jantar e de trabalho.
  • Combinado banheiro para manter a higiene, pode ser dividida por uma divisória leve, mas por outro lado é claro onde fica a área de serviço e onde fica a área de banho.
  • Corredor, se o espaço permitir, deve ser dividido em duas zonas: uso frequente e armazenamento de itens sazonais. O primeiro deve ter pelo menos uma pequena sapateira, cabide, espelho e tapete.Se o espaço permitir, pode-se acrescentar pufe, mesinha de cabeceira para pequenas coisas, acessórios para guarda-chuvas, chapéus, bolsas, lenços e luvas, além de empregada doméstica. O local de armazenamento para itens sazonais também depende do espaço livre. Pode ser equipado com um pequeno mas alto guarda-roupa e uma sapateira fechada ou uma impressionante estrutura com várias secções, incluindo espaço para sapatos e pequenas peças.
  • Sala de estar - a única sala de estar do apartamento. Ela assumirá as funções de quarto, camarim, possivelmente sala de jantar. Na mesma sala você terá que descansar, trabalhar e receber convidados, e se houver crianças, a melhor parte da sala deverá ser para eles.

Lugar de dormir pode ser realçada com um pódio, protegida com cortinas ou uma divisória de luz. Em quartos especialmente apertados, é melhor instalar um sofá dobrável, que deve ser montado todos os dias. A falta de uma área de dormir permitirá que você organize um canto de trabalho. A mesa e a cadeira do computador são separadas do resto do espaço por um rack com prateleiras duplas. Se o local de trabalho não for tão importante para os proprietários, você pode limitar-se a uma superfície dobrável para laptop. Não é necessário sobrecarregar o espaço com um guarda-roupa, basta colocar alguns guarda-roupas leves em diferentes partes do quarto.

Apartamento estúdio

O tema do zoneamento também é relevante para um apartamento estúdio. Um espaço sem partições requer uma divisão territorial mais ativa. A moda do ateliê veio do oeste, onde estavam sendo construídas instalações sem cozinha para os alunos. Famílias pequenas se sentem bastante confortáveis ​​nesses apartamentos, principalmente se o projeto for feito levando em consideração os desejos de todos os residentes. Ao criar um interior, você terá que seguir algumas regras:

  • é preciso criar harmonia no espaço comum, não confundi-lo com divisórias sólidas, limitando-nos apenas a divisórias leves e móveis.
  • É necessário manter a ventilação da sala, para não sobrecarregá-la com móveis monolíticos.
  • Tente usar transformadores e designs modulares.
  • A cozinha deve se encaixar organicamente no projeto geral e não parecer isolada.

Na realização de trabalhos de reparação, deve-se dar preferência a materiais naturais e ecológicos, pois terá que ficar o tempo todo no mesmo cômodo. Em apartamentos tipo estúdio, as divisões em zonas são especialmente importantes. As áreas são separadas em função da função (trabalho, refeitório) e da necessidade de espaço privativo (berçário). Escolhendo papel de parede com seu filho, não tenha medo de que seu padrão brilhante não combine com o tom das paredes. Deixe o canto das crianças se tornar um destaque divertido para toda a sala.

Deve-se lembrar que o zoneamento ocorre mesmo na fase de reparo: colado papel de parede com padrão infantil, alocado pódio para beliche e desenho do teto, equipado com intradorso, delimita a área de trabalho. É possível dividir uma sala em componentes funcionais com a ajuda de cores, cortinas, divisórias, móveis e soluções de iluminação, e a luz é levada em consideração tanto artificial quanto natural. Se a sala tiver apenas uma janela, todas as zonas serão alinhadas ao longo de uma linha imaginária à direita e à esquerda dela. A luz solar deve atingir cada um deles e não atingir uma partição embutida. Um canto escuro também é adequado para um cais.

Já a iluminação artificial está disposta de forma que lâmpadas estejam presentes em cada zona. Isso ajudará as pessoas a cuidar de seus negócios sem interferir umas nas outras. Para além dos projectores de tecto, a zona de trabalho está equipada com candeeiro de mesa, zona de estar com candeeiro de pé, na sala de jantar o lustre pode ficar directamente por cima da mesa de jantar, a zona do quarto pode ser decorada com uma arandela. Onde a criança mora, uma luz forte é necessária para jogos e atividades, uma luz noturna para relaxar. A solenidade do lustre central é adequada para celebrações e reuniões de convidados.

Soluções de estilo

É difícil conseguir aconchego, mesmo dividindo o ambiente em zonas, arranjando belos móveis e lâmpadas penduradas.Cria-se a sensação de que cada objeto “vive sua própria vida”, uma atmosfera de desconforto é sentida. O estilo é necessário para criar um todo coerente. Este é o núcleo que mantém todo o interior desconectado. Estilos foram formados ao longo dos séculos, e o mundo moderno aceitou os mais dignos deles e os adaptou para si:

  • Históricos incluem moderno, império, barroco, classicismo, gótico. São ecos das épocas de onde vieram.
  • Na direção moderna, eles usam alta tecnologia, pop art, minimalismo e estilos de loft. Eles refletem o espírito de nosso tempo.
  • A etnia é uma direção que transmite as tradições e hábitos de vários povos. Isso inclui escandinavo, japonês, inglês, provençal (francês), africano.
  • Estilos mistos incluem ecletismo, fusão, kitsch. Essas são direções instáveis ​​com base em diferentes experiências de design.
  • O estilo colonial se destaca por unir várias tendências históricas e étnicas.

Se falamos sobre as direções estilísticas mais populares para apartamentos de um quarto com uma área de 40 sq. m, o seguinte pode ser distinguido:

  • Classicismo - estilo caro refinado, não ostentoso, como o barroco. A principal característica é o conforto real testado pelo tempo. Você deve usar apenas materiais naturais, móveis rígidos, mas expressivos, cortinas ricas caindo no chão, cores calmas e decoração ativa.
  • Moderno. O estilo é baseado em linhas suaves, aliando praticidade e conforto. Móveis, eletrodomésticos, decoração, decoração - tudo deve ser o melhor e mais original, enfatizar o gosto especial do proprietário.
  • Loft. O estilo das instalações industriais originou-se na América durante a Grande Depressão, quando as instalações das fábricas foram doadas para habitação. Uma parede de alvenaria é um cartão de visita do estilo. Também são características as grandes janelas, móveis simples e pôsteres e grafites em vez de decoração.
  • Minimalismo. São usadas formas simples, mas bastante grandes de geometria clara. Cores - branco, preto, todos os tons de cinza. A decoração é lacônica.
  • Arte pop é um estilo de juventude alegre e enérgica. Vai custar um pouco de dinheiro para criar um interior, mas cores vivas e decoração feita com suas próprias mãos, na verdade, a partir de garrafas de plástico irão agradar.
  • Provence. O estilo do sul da França está saturado de móveis e decoração. Preferimos apenas materiais naturais. A decoração é muito diversificada: mantas de malha, toalhas de mesa ornamentadas, babados, castiçais, vasos de flores, almofadas com estampas, flores frescas no peitoril da janela.
  • escandinavo o estilo é caracterizado por tons claros, quase brancos. A madeira natural é usada na fabricação de móveis. Um sistema de armazenamento bastante incomum é usado: caixas, caixas, cestos, enfileirados nas prateleiras. O design inclui peles de animais, velas, pratos brilhantes.

Exemplo de registro

Antes de começar a decorar um apartamento de 40 m². m, você precisa descobrir a quem ele servirá e com que propósito. Se se pretende morar com uma família com criança, além das áreas funcionais, serão exigidos territórios privados para todos. Uma pessoa solitária pode viver sem zonas. Ao confiar o design do seu apartamento a um especialista, deve estudar os estilos, ouvir as ideias do designer, considerar exemplos e decidir sobre as mudanças na sua vida.

O interior da sala de um homem é feito no estilo do minimalismo: é estrito e lacônico. A cor principal do design é cinza. Tem muitos tons, combina bem com outras cores e enfatiza o caráter masculino.

Uma janela de parede inteira com cortinas lisas parece uma grande mancha solar. O chão é coberto com laminado de carvalho claro e um tapete fofo que lembra grama seca. No centro do quarto há uma grande cama branca com pernas leves, como se flutuasse acima do chão. A cabeceira da cama tem painéis pretos brilhantes. Eles preenchem toda a parede e contrastam com a cama branca.O tema preto brilhante é apoiado por uma mesa de cabeceira e um grande "plasma" na parede oposta do quarto. No primeiro plano está uma mesa de chá e um pufe de veludo cinza macio.

Particularmente notáveis ​​são as lâmpadas localizadas em ambos os lados da cabeceira da cama. Eles caem do teto em finas linhas retas e terminam com "estrelas" luminosas. O tema do romance estrito é sustentado por um telescópio exibido em um tripé. Em geral, o espaço parece lacônico e rígido, mas as superfícies escuras brilhantes trazem elementos de elegância e charme ao interior.

A cozinha, dando continuidade ao tema da sala, é feita em tons de preto. A cor escura é diluída com tons claros: tampo de mesa branco perto da janela, grandes ladrilhos e paredes de mosaico bege. Uma quantidade suficiente de luz entra pela janela, dando suavidade aos tons pretos do interior. A estrutura uniforme da superfície do móvel é combinada com a textura borbulhante das inserções individuais. A coifa de dois tons suporta o mesmo tema.

Apesar do pequeno tamanho da sala e da aparente simplicidade do interior, todos os designs são práticos, existe um sistema de arrumação espaçoso. A área de trabalho é movida em direção à janela. A pia quadrada está equipada com dois misturadores: para lavar a louça e para fornecer água potável. Os armários de nível inferior contêm um grande número de gavetas e um forno. Na parede oposta encontra-se uma estrutura espaçosa com ausência total de puxadores. O sistema push-tu-open oculto permite que as portas sejam abertas com um leve toque da mão. Há uma geladeira embutida no armário contra a parede adjacente à janela. A mesma estrutura contém uma vitrine e gavetas adicionais.

A iluminação de teto é representada por três focos. Várias lâmpadas redondas pendem sobre a superfície de trabalho em longas montagens. Os destaques de todo o interior são dois bancos cilíndricos escarlates com gavetas embutidas. A máquina de café e o açucareiro na mesa de trabalho são da mesma cor vermelha.

O banheiro combinado acabou sendo leve e calmo. As paredes são decoradas com azulejos bege clássicos. O chão estava agradavelmente decorado com ornamentos brilhantes. A banheira, o vaso sanitário e o lavatório são tradicionalmente brancos. O destaque do interior é o suporte forjado com aberturas para o lavatório.

O hall de entrada é em estilo loft. A parede, revestida com tijolos, é pintada de cinza e bege. A situação em si parece descomplicada, com um toque de brutalidade. Há um armário simples com um grande espelho, ao lado dele, sobre uma superfície cinza, há uma prateleira aberta e um cabide. Contra uma parede com uma moldura vazia está uma estrutura incompreensível em uma base de metal com oito gavetas nas quais os sapatos podem caber facilmente. Duas lâmpadas amarelas e um balde com tampa mole em vez de um assento funcionam como destaques.

Utilizando as possibilidades modernas de decoração de um apartamento, consegue-se um excelente resultado, independentemente da quantidade de metros que se encontra a sala de estar.

Um exemplo de projeto de um apartamento com área de 40 metros quadrados, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário