Projeto de apartamento: idéias de design

Projeto de apartamento: idéias de design
  1. Peculiaridades
  2. Variantes
  3. Elaboramos um projeto de design
  4. Levamos em consideração as dimensões
  5. Características de design
  6. Lindas ideias no interior

Nos últimos anos, a construção de moradias tem se desenvolvido ativamente. E a principal característica dos apartamentos modernos é um layout fora do padrão ou uma pequena quadratura. Todo proprietário de apartamento sonha em criar um ambiente aconchegante e agradável, mesmo com a quantidade de metros quadrados disponíveis. É muito agradável pensar no interior e fazer o projeto da sua casa. E não importa quantos quartos haja no apartamento, há muitas opções de design.

Peculiaridades

Planejar o projeto e a reforma de um apartamento é uma tarefa fascinante, interessante, mas difícil. Isso é liberdade absoluta para o dono da casa. O processo criativo deve ocorrer sem monotonia cinza, cotidiana e medíocre. Alcançar conforto, calor e aconchego é impossível sem uma combinação de cores ricas e soluções ousadas.

Outro fator importante que influencia o estilo e o humor de um apartamento é a iluminação.

Quanto melhor for a iluminação do apartamento, mais aconchegante e confortável ela parece.

Não deve haver cantos escuros na sala, caso contrário, a sala parecerá menor e sombria. Mesmo que estejamos falando de um espaçoso apartamento de 3 quartos, você não deve negligenciar a iluminação.

Se um bebê está crescendo em casa, é importante reservar um quarto separado para ele. Mas se a disposição do apartamento não o permitir, é necessário atribuir uma área separada, de preferência junto à janela. À medida que a criança cresce, seus interesses e necessidades mudam.

Existem três opções para arranjar um apartamento em que os pais partilhem o quarto com uma criança:

  • Aos 5 anos, o bebê está com a mãe a maior parte do tempo e, para sua segurança e tranquilidade dos pais, não se deve usar divisórias ou estruturas de drywall. Papel de parede, móveis harmoniosamente selecionados e diferentes revestimentos de piso são perfeitos para o zoneamento de uma sala. Por exemplo, na área dos pais, você pode deixar um laminado no chão e colocar um tapete claro na área das crianças.
  • Quando a criança completar 5 anos, você pode pensar em comprar móveis funcionais. Por exemplo, um beliche com guarda-roupa ou mesa de trabalho. Uma criança vai certamente gostar deste móvel, porque o beliche tem seu próprio charme. Além disso, a sala irá liberar significativamente espaço para jogos ao ar livre.
  • Uma criança mais velha precisa de mais espaço livre e é muito importante poder se aposentar e ter seu próprio canto privado. Para isso, é preferível utilizar divisórias de gesso cartonado. Eles são fáceis de instalar e, embora finos, oferecem excelente isolamento acústico.

Você pode até equipar um apartamento de maneira harmoniosa e razoável com suas próprias mãos, para isso basta ter algum conhecimento, saber combinar cores e não ter medo de decisões ousadas.

Variantes

O interior de um apartamento pode ser harmonioso e holístico ou pode ser ridículo. E tudo depende apenas do seu gosto e senso de proporção ao decorar um apartamento. Mas é importante escolher exatamente uma opção que agrade aos inquilinos e que seja fácil de manter em ordem.

Um estilo de alta tecnologia ou loft é perfeito para um apartamento masculino. O interior de um apartamento de solteiro deve ser lacônico, simples e contido. Um interior industrial ou de alta tecnologia complementará perfeitamente não apenas um apartamento moderno, mas também um apartamento em uma casa antiga após reforma.

O sofisticado estilo Art Déco combina os clássicos do design do autor com elementos de chique e sofisticação.Uma espécie de glamour ousado e equilibrado. Uma característica distintiva do estilo são os materiais naturais, a predominância de esmeralda e safira. Molduras luxuosas de pinturas e espelhos, lustres de formas incomuns, sofás com lindas almofadas e brilho brilhante são as marcas do estilo Art Déco.

O estilo moderno pressupõe móveis estritamente lacônicos, decoração de parede discreta e poucos elementos decorativos. Você também pode diluir o interior com cores brilhantes na forma de detalhes cinzelados. Este estilo é adequado para estúdios e apartamentos espaçosos.

O estilo escandinavo é ótimo para apartamentos pequenos. A decoração das paredes é sempre a mesma - o branco e a ausência de pinturas e espelhos nas molduras tridimensionais. As notas escandinavas são adequadas para a decoração econômica do apartamento de um jovem ou uma garota.

O estilo clássico é considerado universal e adequado para qualquer apartamento. Ao mesmo tempo, a ênfase está em móveis, papel de parede e um lustre - todos os itens não devem ser apenas atraentes, mas sofisticados e elegantes. É permitido o uso de madeira, estuque e pedra no interior.

A fusão moderna e os estilos modernos são ótimos para decorar um apartamento pessoas criativas. Qualquer coisa pode ser permitida nesses estilos. A linha entre a variedade de estilos que podem ser combinados em um interior é muito difusa aqui. Mas certamente todos os móveis, decoração e tecidos devem ser combinados em cor, forma e textura. Ou nem um pouco. Este é todo o paradoxo e charme desses estilos.

Elaboramos um projeto de design

O apartamento deve atender aos requisitos, corresponder ao estilo de vida e interesses da família.

Ao traçar um plano, é importante considerar alguns pontos:

  • O número de pessoas que viverão permanentemente no apartamento. O estilo de vida e a rotina diária de um solteiro, de um jovem casal ou de uma família com um filho são totalmente diferentes.
  • As características arquitetônicas do apartamento são as filmagens, o tamanho e a forma dos quartos. Embora os layouts fora do padrão pareçam mais interessantes, trabalhar com eles é problemático e difícil.
  • Os interesses dos membros da família - é necessário determinar quais as necessidades que devem ser satisfeitas em primeiro lugar para cada agregado familiar e quais as funções da casa que podem ser relegadas a segundo plano. O que é mais importante: reuniões familiares tranquilas com parentes, festas barulhentas com amigos ou jogos com uma criança - os próximos passos na escolha do projeto de um apartamento dependem disso.
  • Ao desenvolver o projeto de um quarto ou área de dormir, é importante pensar cuidadosamente sobre cada pequena coisa. O quarto deve ser aconchegante e confortável, é neste cômodo que nos recuperamos e nos preparamos para o início do dia seguinte. E aqui é importante não errar no cálculo com a escolha da cama e do colchão. Em primeiro lugar, decida o tamanho. E na hora de comprar uma cama, escolha o modelo maior que o quarto só acomoda. É bom se a estrutura da cama tiver uma caixa de armazenamento embutida para guardar coisas e tecidos. E na hora de escolher um colchão, lembre-se da regra básica - o comprimento da cama deve ser pelo menos 15 cm maior que a altura da pessoa. Portanto, se você escolher uma cama para um casal, guie-se pela altura da pessoa mais alta. E não economize na compra, um bom colchão dura cerca de 25 anos.
  • Substitua os guarda-roupas normais por guarda-roupas de correr. Eles se encaixam melhor com interiores modernos e podem acomodar mais coisas. Além disso, grandes sistemas de armazenamento embutidos podem fornecer espaço de armazenamento para eletrodomésticos e outros utensílios, como um aspirador de pó ou tábua de passar.

Mas, no entanto, ao traçar um plano, é a área do apartamento que desempenha o papel principal.

Com base no tamanho dos quartos, cozinha e corredor, você pode criar o interior perfeito.

Levamos em consideração as dimensões

Para proprietários de apartamentos com mais de 80 m². m há espaço suficiente para a personificação de todas as fantasias e planos. O principal problema só pode ser o senso de proporção. Em um pequeno apartamento de 20 sq. me 30 sq. m, a dificuldade está na realização de todos os desejos em uma pequena área.

Se a área total do apartamento for de apenas 32 m². m, 34 sq. m, 35 sq. m ou 38 sq. m, então o tamanho da cozinha definitivamente não difere no espaço.

Você pode equipar até mesmo a menor cozinha de uma forma conveniente, funcional e elegante:

  • Descarte a grande geladeira embutida. Embora na aparência não se destaque do estilo geral do móvel, a área útil no interior é muito pequena. Portanto, é melhor escolher câmeras compactas, mas espaçosas.
  • Escolha um fogão de dois queimadores em vez de um fogão grande.
  • Não desista do forno, cozinhar no forno torna a vida muito mais fácil. Mas pule o micro-ondas e aqueça os alimentos no forno.

Apartamentos com área de 43 m2. me 45 sq. m já tenho por onde vagar. Essa área pode acomodar todas as áreas funcionais necessárias para uma família. Esta é uma sala de estar, uma sala de jantar, um quarto, um berçário e, possivelmente, um escritório. Você pode isolar uma grande sala com drywall. Mas neste caso, será difícil desmontar a parede falsa, portanto, se o zoneamento for necessário apenas por um curto período de tempo, é melhor escolher telas ou racks com prateleiras passantes.

Em uma área de 60 sq. me 70 sq. m pode acomodar três quartos completos e mais uma cozinha-sala de estar. O apartamento tem 50 m². m, isso também é perfeitamente possível, apenas todas as zonas serão mais em miniatura. Mas, neste caso, você terá que abandonar as técnicas padrão e chegar a soluções originais.

Características de design

Um dos pontos-chave na decoração de um apartamento é a escolha da cor principal. O interior de todo o apartamento deve ser harmonioso e todas as zonas e quartos devem ser combinados entre si.

Existem várias regras básicas para decorar um apartamento:

  • Combine vários tons. Se você usar uma cor, o interior será enfadonho e desinteressante. Mas as cores que você escolher devem se complementar perfeitamente. E não use mais de três cores em uma sala.
  • Pintar as paredes é considerado uma opção econômica para decorar um apartamento, mas parece simples e de bom gosto. Você pode escolher uma cor neutra e colocar lindas fotos de família ou pinturas como elemento decorativo.
  • No interior é mono utilizar apenas uma cor saturada contrastante, devendo ser utilizada localmente e como destaque. A abundância de cores brilhantes irá forçar e interferir no relaxamento. Além disso, tons como vermelho, laranja, preto, bordô e outras cores brilhantes vão se cansar e entediar rapidamente. Mas se você ainda deseja tornar o interior original e ousado, é melhor usar detalhes brilhantes em padrões pontilhados em móveis, tecidos, quadros e decoração.
  • É melhor decorar um pequeno apartamento com cores claras. Tons de cinza, bege e branco irão expandir visualmente o espaço. E escolha um tom mais claro para o teto: como você sabe, um teto branco cria o efeito de uma sala espaçosa.

Você pode adicionar contraste e dinamismo combinando cores diferentes. Com design em preto e branco, o apartamento não parece sobrecarregado, mas ganha um ar livre e espaçoso.

  • O corredor deve ser decorado não apenas lindamente, mas também prático. Sapatos de rua sujos podem manchar acidentalmente papéis de parede bonitos e caros. Se ainda quiser usar tons claros no interior, nada melhor do que tijolo ou pedra artificial pode ser imaginado. Esta, obviamente, não é uma opção muito barata para decoração de paredes, mas incomum. E além do fato de que a pedra parece muito estilosa e apropriada em um interior moderno, também é fácil de limpar e não tem medo da umidade.

Mas as regras de design para um estúdio e um espaçoso apartamento de três quartos são diferentes.

Um quarto

Os apartamentos de um quarto geralmente são propriedade de casais com filhos. E toda a dificuldade está em ajustar áreas funcionais para cada membro da família em uma pequena área. É necessário proporcionar um local para trabalhar, descansar, brincar e dormir.

Existem duas opções para decorar um apartamento de um cômodo em uma casa de painéis:

  • combine a sala de estar e o quarto em um único cômodo;
  • usar a cozinha como sala de jantar-estar.

Ao mesmo tempo, alguns layouts permitem um aumento do espaço habitacional devido à loggia. Desta forma, você pode expandir o espaço. Esta é uma opção muito lucrativa.

Se você combinar uma varanda com uma sala, então o espaço livre pode ser alocado para uma área de estudo ou recreação, enquanto deixa espaço para um sistema de armazenamento espaçoso. E se você combinar a varanda com a cozinha, então a sala de jantar pode ser retirada da cozinha e montar uma grande mesa para jantares em família e receber convidados.

O que procurar durante a reforma de um apartamento de um quarto:

  • É necessário zonear o apartamento e determinar onde será a área comum e onde será a íntima. Racks, prateleiras com vários níveis, telas ou móveis são perfeitos para dividir um ambiente.
  • Móveis compactos e transformáveis ​​são um atributo necessário para toda família que é forçada a se amontoar em um pequeno apartamento. Guarda-roupa embutido, sofá-cama, mesa de console - estes são verdadeiros itens indispensáveis.
  • Os designers recomendam abandonar móveis angulares volumosos em favor de móveis arredondados em cores monocromáticas com um mínimo de decoração. E é melhor recusar cadeiras, ocupam muito espaço e parecem muito pesadas e pesadas no interior. Em vez disso, é melhor usar cadeiras macias e pufes.
  • E você não deve colocar móveis ao longo das paredes, é melhor usar o centro da sala, dividindo assim o espaço em várias zonas.
  • O pódio também ajudará a dividir o ambiente - para isso, uma das zonas pode ser elevada nos degraus, e uma estrutura reforçada com piso elevatório ou gavetas pode ser utilizada como sistema de armazenamento.
  • O projeto de iluminação em uma pequena área deve ser cuidadosamente pensado. É melhor escolher focos embutidos no teto para iluminação geral e lâmpadas de piso e arandelas para iluminação individual.
  • A tarefa mais importante em um apartamento de um cômodo é esconder a área de dormir de olhos curiosos. Vale a pena reservar com antecedência um lugar para uma cama de casal, pois é mais conveniente descansar totalmente e dormir em um colchão ortopédico, e não em um sofá dobrável. Cortinas ou portas de correr leves, mas grossas, ajudam a isolar a área de dormir.

Apartamentos estúdio

Apartamentos estúdio modernos em edifícios novos são perfeitos para pessoas solteiras e casais enérgicos. Não há divisão em hall de entrada, cozinha e quarto - todo o apartamento é um único open space. Mas mesmo um apartamento de classe econômica pode ser aconchegante, confortável e elegante.

Algumas pessoas acreditam que devido à falta de paredes e divisórias, é difícil criar um interior ideal, mas é mais fácil tornar o espaço livre mais confortável e mais adequado ao estilo de vida.

Um interior devidamente selecionado permite equipar um apartamento não só de forma confortável, mas também atraente:

  • A regra principal é o minimalismo. Quanto menos móveis houver no apartamento, mais espaço livre. A principal tarefa é não sujar e sobrecarregar a sala.
  • Quanto menos elementos decorativos e pinturas, mais elegante será o apartamento. Mas, no entanto, são necessários pontos luminosos no interior: como decoração, pode-se escolher um candeeiro de autor de forma invulgar ou um mobiliário luminoso.
  • O papel de parede sem um padrão e a superfície espelhada do guarda-roupa embutido irão adicionar visualmente alguns metros quadrados.
  • Se o apartamento tiver varanda, o seu potencial deve ser aproveitado ao máximo. Por exemplo, você pode equipar um escritório, uma área de chá ou um banheiro. E você também pode equipar uma grande loggia com um sistema de armazenamento espaçoso.
  • A janela tem um papel importante na expansão visual do espaço: se você abandonar as cortinas de tecido convencionais em favor das cortinas de enrolar ou cortinas leves, você pode transformar significativamente o ambiente.
  • Você pode destacar áreas funcionais separadas usando papel de parede, móveis, telas ou pisos e tetos de diferentes níveis.
  • A mobília do estúdio deve ser compacta e espaçosa. Descarte cômodas e mesinhas de cabeceira em favor de guarda-roupas altos embutidos com portas espelhadas. E aumente em 20 centímetros as gavetas suspensas do conjunto de cozinha e suba direto para o teto. Dessa forma, você pode se livrar da desordem na camada superior dos gabinetes e também usar centímetros adicionais com benefício.
  • Os tetos baixos não devem ser sobrecarregados com estruturas complexas de vários níveis. É melhor caiar o teto de branco ou instalar tetos tensos brilhantes. Eles criarão o efeito de amplitude e a ilusão de altura, e esconderão irregularidades.
  • Um estúdio não tolera bagunça, qualquer objeto fora do lugar, pratos sujos na pia ou roupas em uma cadeira chamam a atenção imediatamente. Portanto, é necessário manter a ordem em um pequeno apartamento todos os dias.

Três quartos

Os apartamentos de três quartos, via de regra, são adquiridos por famílias numerosas com renda média. Os proprietários desses apartamentos têm mais sorte - há mais duas salas para implementar suas idéias. Nesse caso, é importante levar em consideração os interesses de todos os membros da família. Pode ser necessário equipar um quarto separado para as crianças, um escritório, um quarto aconchegante para os pais e um local para receber os convidados.

  • Na sala, você pode mostrar imaginação, dar asas aos sentimentos. Decore a parede com cores vivas ou coloque um grande sofá colorido.
  • Uma excelente solução, se a disposição do apartamento permitir, combinar a sala e a cozinha, de forma a poder obter uma divisão ampla e espaçosa. Ao mesmo tempo, diferentes zonas podem ser decoradas de maneiras diferentes em cores contrastantes correspondentes.
  • O quarto das crianças não deve ser decorado com cores vivas e variadas. É importante lembrar que a criança nesta sala não só vai brincar, mas também aprender e relaxar. E as cores saturadas podem deformar e interferir na concentração. Portanto, é melhor escolher tons calmos, mas não opacos: lilás claro, azul, roxo, amarelo claro e assim por diante. Acentos coloridos podem ser pontilhados: coloque um tapete colorido no chão, coloque um pufe brilhante.
  • Não sobrecarregue as janelas com grandes cortinas volumosas, a menos que o interior seja decorado em estilo barroco. Eles tornam o ambiente mais pesado e menos atraente. E mesmo com janelas panorâmicas, você deve ter mais cuidado.

É melhor escolher cortinas densas e lacônicas e tule transparente claro. Assim, você pode criar uma atmosfera escura na sala a qualquer hora do dia, e à noite fechar a vista do apartamento para os vizinhos curiosos ou transeuntes.

Lindas ideias no interior

Antes de elaborar um projeto de design e iniciar os reparos, você deve considerar exemplos prontos de decoração de apartamentos.

Não deve haver cantos escuros em uma sala pequena, portanto, pense sobre a iluminação do apartamento com antecedência na fase de elaboração da planta do apartamento. Para uma sala pequena, é melhor escolher lâmpadas ou painéis individuais embutidos no teto, complementar com uma luminária de chão, arandela ou abajur. E para uma sala grande, você pode escolher um lustre de teto, que também pode ser combinado com fontes de iluminação individuais.

Para conseguir o efeito de expansão visual do espaço, deve-se trocar as portas usuais por portas de correr, como um guarda-roupa, e, se possível, retirá-las completamente. As portas podem ser mantidas abertas o tempo todo e fechadas quando você precisa criar um ambiente íntimo e isolado.

Em vez do papel de parede normal, você pode usar gesso decorativo, com sua ajuda você pode criar padrões e desenhos incomuns e únicos. Além disso, essas paredes podem ser limpas de poeira e sujeira com um pano úmido.

Fotomurais com perspectiva podem enganar nossas mentes e surpreender os visitantes. Essa parede não passará despercebida e sempre chamará a atenção.

A sala de estar deve ter um sofá grande e espaçoso. E se o tamanho do quarto permitir, você pode complementar a área macia com uma poltrona ou pufe.Uma mesa de centro também é necessária.

Se a sala for pequena, você pode escolher uma mesa transformadora, que facilmente se transforma em uma grande mesa de jantar.

Canos ocultos e outras comunicações no banheiro parecem muito elegantes e modernos. Também pode instalar uma sanita na sanita sem cisterna com um botão na parede.

Para tornar a cozinha quase invisível em um pequeno estúdio, escolha um conjunto que combine com a cor do chão e das paredes. E, se possível, exclua os puxadores do lado de fora das gavetas e portas ou escolha acessórios muito pequenos e discretos.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário