Variedades de colunas decorativas e seu uso no interior
O interior de uma casa moderna não está completo sem design. Muitas soluções incluem elementos decorativos adicionais que podem criar composições extraordinárias e dividir o espaço interior sem sobrecarregá-lo ou privá-lo de liberdade.
Peculiaridades
Apesar de antigamente as colunas servirem de suporte para pisos pesados de edifícios maciços, agora são muitas vezes percebidas como elementos decorativos, perdendo a sua finalidade funcional. Eles são cada vez mais usados como técnicas de design em espaços internos e externos. As colunas hoje servem a vários propósitos e muitas vezes são projetadas para a satisfação estética. A coluna consiste em três partes:
- a parte inferior, que é a base;
- a parte do meio é chamada de tronco;
- a capital é a parte superior final.
É permitida a decoração com baixos-relevos ou ornamentos de gesso e alabastro.
Os designs modernos são de três tipos principais.
- Colunatas. Utilizados para zoneamento de salas, deixam uma sensação de liberdade devido à falta de paredes. As estruturas feitas durante a construção servem de suporte.
- Meias colunasquando a coluna não tem parte superior ou inferior. Eles são criados como um elemento decorativo independente ou servem como uma imitação de semicolunas. Eles desempenham todas as mesmas funções decorativas, criando uma divisão do espaço em zonas e focando nas técnicas decorativas. Eles parecem tão expressivos quanto designs completos.
- Objetos emparelhados conectados por um arco comum, mas eles podem passar sem ele. Um clássico comprovado por séculos. Eles geralmente estão localizados nas laterais de portas, lareiras, escadas. Eles servem principalmente como um elemento decorativo, zoneando o espaço.
As dimensões das colunas, sua forma e localização afetam efetivamente a percepção visual do espaço - Estruturas graciosas finas e altas expandem opticamente o espaço, enquanto as pesadas e maciças criam uma sensação de isolamento, reduzindo visualmente o espaço circundante. Em alguns casos, isso se justifica, evoca uma sensação de confiabilidade, robustez e conforto de boudoir.
A presença de colunas sempre significa clássico, luxo, decoração de casa rica e estilo sofisticado.
E ainda, apesar das tradições antigas, as tendências modernas os usam em muitos estilos, combinando habilmente clássicos com estilos modernos e barrocos, alta tecnologia, loft e minimalismo, art déco e retro, estilo oriental, Provença, country, entre muitos de outros.
Eles conferem individualidade e um visual único a um espaço em um apartamento ou mansão de campo, escritório ou centro de entretenimento. As colunas são usadas para decorar portas e escadas. Hoje está na moda combinar decoratividade com funcionalidade - nas colunas eles arrumam nichos escondidos para lâmpadas, prateleiras, candelabros e pilastras. Usado para esconder fios e cabos, colunas falsas em gesso cartonado, MDF, plástico ou madeira. As estruturas ocas têm uma estrutura de suporte.
Durante grandes reparações, as colunas embutidas atuam como elementos de sustentação, cuja função é servir de suporte para o teto, caso se pretenda ampliar o espaço livre e remover parte das paredes. A decoração é feita de materiais de alta resistência - tijolo, concreto, metal. Eles se concentram nas colunas, usando estruturas duplas, enquanto observam uma direção de estilo único.
Como organizar?
As colunas localizadas na casa destinam-se ao zoneamento do espaço como técnica de design na decoração de interiores. Uma colunata bem localizada no apartamento separará a sala de estar da área da cozinha. Telefones fixos, TVs e sistemas de áudio podem ser fixados neles. O zoneamento de colunatas é usado em grandes espaços espaciais - palácios de cultura, salas de teatro, etc.
- Colunas emparelhadas redondas ter uma aparência espetacular, enquadrando a saída para um terraço, loggia ou varanda, enquanto enfatiza a liberdade espacial e sem interferir com a luz natural. Eles parecem espetaculares nas laterais de um lance de escadas ou de uma lareira.
- Meias colunas parecem ótimas na parede do quarto, onde servem de base para iluminação, colagens de fotos, painéis decorativos, nichos rasos com papéis de parede fotográficos temáticos. Entre eles há um local para uma TV, móveis, por exemplo, uma penteadeira.
- Designers usam colunas emparelhadas para decorar portas, decorando-os com elementos estampados, arquitraves ou cortinas de fio, se for a entrada do quarto. Nestes casos, como regra, são utilizadas colunas elegantes de estilo antigo. Muitas vezes, na parte inferior, tais estruturas são conectadas à parede com uma base sólida, que serve como lugar de mobilização para elementos decorativos de interior, por exemplo, vasos de flores, estatuetas.
Materiais (editar)
Vários materiais são usados para criar colunas modernas, bem como para revestimento decorativo - concreto, madeira, metal, tijolo, pedra natural, drywall, poliestireno, poliuretano. Tudo depende das capacidades e desejos, bem como do propósito da própria estrutura - deve resolver não apenas problemas funcionais e estéticos, mas também se adequar organicamente ao estilo geral, sem violar o conceito geral.
- Pedra. Para que a coluna funcione como um suporte, são usados materiais de alta resistência, como a pedra. Esta solução irá fortalecer os tetos e servir como uma base sólida para o piso superior. Na montagem dos pilares, deve-se ter em mente que uma estrutura deste tipo é pesada, portanto, as normas arquitetônicas devem ser levadas em consideração no cálculo.
- Concreto. As estruturas decorativas de funcionalidade acrescida são adequadas para utilização na construção de casas de campo e em grandes espaços de cave e pisos inferiores de centros comerciais e outros centros. Para acabamentos decorativos, você pode usar pedra artificial que imita o material natural. É leve, se encaixa perfeitamente em muitas soluções de estilo e é conveniente para vários acabamentos. Indispensável se você deseja focar em um determinado estilo.
- Metal. Estruturas de metal são usadas em interiores minimalistas, kitsch e loft. Variações infinitas do jogo de contrastes de cores do acabamento circundante são permitidas. Os modelos de metal podem ter qualquer formato, mas o tipo redondo é o mais usado. Os designers preferem usar metais em tons de prata, branco e preto em seus trabalhos, mas o aço inoxidável é o líder entre todas as opções.
- Madeira. As colunas de madeira são um testemunho do amor por materiais naturais e vivos. Um produto ecológico - durável, mantendo o aroma de madeira fresca por muitos anos. Essa estrutura, decorada com entalhes, revestida com um óleo ou verniz especial, se encaixa perfeitamente em muitas soluções de interiores.
- Poliuretano. As colunas decorativas são feitas de poliuretano ou plástico. Adequado para uso em apartamentos citadinos e em pisos superiores, uma vez que o plástico é leve e fácil de transportar. O poliuretano é flexível, com estrutura densa e plasticidade, o que permite lhe dar uma forma diferenciada, criando obras-primas da arte do design e dando ao ambiente um visual único.
- Drywall. As colunas de gesso cartonado são técnicas populares no ambiente de projeto. Seu peso leve permite o uso de tais colunas em qualquer tipo de sala.Um projeto de baixo custo permite decorar um apartamento chato com detalhes requintados, sendo acessível para qualquer orçamento. Essas estruturas são decoradas com mosaicos frontais, complementados com molduras e imitam alvenaria. É mais conveniente criar formas retangulares, embora possam ser redondas, se desejado.
- Isopor. Estruturas de espuma leves desempenham um papel exclusivamente decorativo. Na maioria das vezes, o poliestireno é usado para simular meias-colunas, quando é simplesmente colado na parede. Se for planejada a fabricação de uma coluna, é necessário garantir que as juntas não sejam visíveis. O produto acabado é coberto com várias camadas de massa de vidraceiro, após o que se parecerá com uma estrutura de gesso. A decoração é feita de acordo com os desejos e gostos do usuário.
- Gesso. Difere em leveza relativa, compatibilidade ambiental, resistência e durabilidade. A massa de gesso agrada pela sua elevada plasticidade, o que permite criar a superfície da coluna da forma mais bizarra, podendo ser facilmente restaurada.
Estilos
Antes de determinar que tipo de colunas serão executadas, é necessário decidir sobre o estilo geral da sala ou edifício. Cada estilo tem seus próprios requisitos de design de interiores.
- Barroco. Este estilo prefere mármore, tinta dourada, pedra natural, estuques venezianos. O estilo barroco é sempre luxo e sofisticação.
- Art Deco. Este é um estilo misto, incorporando elementos do Barroco, Antiguidade e Art Nouveau. Art Déco exige limpeza, rigor e clareza de linhas. A moldagem em gesso ou estuque de poliuretano é permitida nas partes superior e inferior. No esquema de cores, a preferência é dada ao branco.
- Estilos étnicos - Provence, país. Utiliza-se madeira, pedra natural ou artificial, gesso cartonado com acabamento adequado.
- Retro. Um estilo que não aceita luxo, preferindo acabamentos ásperos. Pode ser uma imitação de pedra natural, madeira envelhecida, tijolo antigo.
- Estilo oriental. Este, claro, é um mosaico em todo o seu esplendor, com cores vivas, de preferência azul, dourado, vermelho e outras cores. Opcionalmente, é utilizada uma imitação de pedra natural.
- Alta tecnologia. Um estilo que combina uma abordagem original e soluções inesperadas. As colunas podem ser feitas não de materiais tradicionais, mas por exemplo de vidro, preenchido com líquido em seu interior, com um movimento contínuo de iluminação de grandes e pequenas bolhas. Pode ser metal ou outros materiais com superfícies polidas e reflexivas.
- Loft. Um interior desse tipo prefere formas geométricas claras - quadradas, retangulares. É preferível imitar concreto, gesso irregular ou alvenaria.
- Clássico. Estilo lacônico, sofisticação das soluções interiores, colunas de tons brancos com imitação de mármore ou pedra natural. A moldagem em estuque é permitida. O estilo prefere simetria - colunas emparelhadas.
Belos exemplos
Barroco - luxo e sofisticação.
Art Deco é uma mistura de antiguidade e modernidade.
Estilo étnico - colunas emparelhadas, arcos.
Loft - metal, indústria, concreto, tijolo.
Moderno é esplendor romântico e romance luxuoso.
Como fazer colunas com as próprias mãos é mostrado no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.