Estúdio-cozinha em "Khrushchev"

Estúdio-cozinha em Khrushchev
  1. Recursos e opções de layout
  2. Como legalizar o redesenvolvimento?
  3. Zoneamento
  4. Soluções de cor
  5. Exemplos de projetos de design

Uma característica distintiva dos apartamentos Khrushchev é sua pequena cozinha. É tão pequeno que pode ser difícil para 2-3 pessoas estarem nele ao mesmo tempo, sem falar em acomodar hóspedes lá.

No entanto, hoje, os designers estão se propondo a corrigir essa falha arquitetônica e transformar essa sala em um estúdio de cozinha moderno, elegante e bastante espaçoso.

Recursos e opções de layout

Os apartamentos estúdio são um tipo especial de layout de sala, onde não há paredes e divisórias. A área de estar inclui o espaço do quarto, sala, escritório, cozinha e corredor ao mesmo tempo. Este layout é ideal para 1-2 pessoas.

Em apartamentos pequenos (como "Khrushchev"), este tipo de layout pode ser a única opção possível para expandir significativamente a área de estar... Para tal, é necessário demolir várias paredes que não suportam a carga principal e combinar a zona da cozinha com a zona de estar. O resultado é uma área espaçosa e livre para cozinhar e comer, relaxar e se encontrar com os amigos.

Características do layout:

  • um aumento significativo no espaço vital;
  • criação de um interior comum e estilisticamente uniforme;
  • a capacidade de implementar idéias criativas de design no design;
  • praticidade e facilidade de uso das instalações.

Desvantagens:

  • custos financeiros para reabilitação e acabamento;
  • coordenação obrigatória dos trabalhos de reparação com as organizações relevantes;
  • intensidade do trabalho e duração do processo.

Todo o processo de redesenvolvimento pode ser condicionalmente dividido em várias etapas de trabalho:

  1. Elaboração de um projeto de design, onde cada centímetro quadrado da área da cozinha, incluindo as superfícies horizontais, será levado em consideração e aproveitado tanto quanto possível.
  2. Equipar a cozinha com electrodomésticos encastrados.
  3. Conectando o quarto e a cozinha, criando uma solução estilística comum no design.
  4. Expansão do sistema de iluminação existente com o uso de focos e luzes suspensas para o zoneamento.
  5. Desenho decorativo.

O espaço combinado oferece muito mais possibilidades para organizar os móveis. A cozinha compacta, a mesa e as cadeiras podem ser organizadas da seguinte forma:

  • ao longo de uma ou duas paredes (versão linear, ideal para uma sala retangular);
  • a letra "G" ou "P". Estas opções permitem criar um "triângulo" funcional, ou seja, tudo estará sempre à sua frente e à mão;
  • na forma de uma península ou de uma ilha (com esta opção de configuração, utiliza-se mais frequentemente um balcão de bar, um tampo de mesa ou um meio-fio em forma de ilha que separa a área da cozinha da sala de estar).

Com qualquer opção de layout, 3 zonas devem ser distinguidas: uma área de cozinha (bancada, fogão, pia, armários de cozinha, geladeira), uma área de entrada de alimentos (mesa de jantar, cadeiras ou canto de móveis) e uma área de lazer (parte da sala )

Como legalizar o redesenvolvimento?

  • Nem todas as opções de redesenvolvimento são possíveis sem a permissão das autoridades competentes. Este momento deve ser decidido na fase de desenvolvimento de um projeto de design.
  • A requalificação da cozinha implica a demolição de paredes desnecessárias. Em nenhum caso devem ser transportadoras, esta opção está excluída.
  • Próxima proibição regulamentar: não é permitida a entrada na casa de banho pela cozinha, apenas pelo corredor (esta nuance é importante para apartamentos com cozinha e WC adjacentes).
  • O fogão a gás deve ser isolado da sala, senão por uma parede, pelo menos por uma divisória com portas de correr.
  • Se essas nuances forem levadas em consideração, você pode enviar um pedido com todos os documentos necessários relativos ao apartamento e aprovar o projeto de design com o comitê de aceitação do BTI.

Zoneamento

A demolição de divisórias e paredes transforma um apartamento de 1-2 quartos em um espaço comum e integral onde uma pessoa prepara e come comida, descansa, recebe hóspedes, dorme. É mais aconselhável dividir o espaço em várias áreas funcionais. Esse processo é chamado de zoneamento.

Por exemplo, um balcão de bar, uma mesa de jantar, uma divisória de policarbonato transparente / colorido ou metal forjado ajudam a separar a cozinha da sala de estar.

Outra opção é usar o segundo nível. A área de jantar e a cozinha são elevadas acima do piso com um pódio.

A utilização de materiais de cores e texturas diferentes para a decoração é outra opção para o zoneamento da cozinha. O mesmo efeito pode ser obtido usando holofotes na área de jantar, balcão do bar ou bancada.

Zoneamento de um apartamento de um quarto. Pessoas solteiras ou uma pequena família geralmente vivem em um apartamento pequeno. Com base nisso, você pode economizar espaço na compra de um fogão geral a gás ou elétrico - a opção mais compacta, por exemplo, um fogão de duas bocas, é o suficiente.

Uma pequena sala significa mobília compacta. Pode ser uma cama conversível ou uma poltrona-cama. A TV de plasma montada na parede economizará espaço e dinheiro na compra de um suporte. Um pequeno sofá e uma mesinha de centro serão suficientes para mobiliar uma área de lazer.

Um estúdio de um apartamento de dois quartos permite muito mais opções de zoneamento. Na maioria das vezes, parte da sala permanece em sua forma original. Este pode ser um quarto para crianças, porque a criança precisa de um espaço separado e isolado para as aulas.

Um quarto é uma divisão que também implica privacidade e silêncio. Portanto, a combinação mais popular é a cozinha + sala de estar.

Uma divisória, cortina ou tela transparente ou sólida ajudará a separar o cômodo da cozinha. Uma opção interessante e original é uma partição angular. O guarda-roupa deslizante pode desempenhar simultaneamente a função principal e servir de divisória. Dois guarda-roupas estreitos, colocados de costas um para o outro, resolverão 2 problemas de uma vez: com a colocação de coisas / roupas na sala e pratos / utensílios domésticos na cozinha.

Se uma parede principal separar a cozinha da parede, que não pode ser demolida, você pode remover a porta da cozinha e usar o arco esculpido na parede como passagem.

Soluções de cor

Uma pequena cozinha ficará ainda menor e mais pesada se você escolher materiais de acabamento em cores escuras e saturadas como revestimentos de piso e parede. A opção ideal são os tons pastéis delicados (lilás, lavanda, menta, bege, turquesa, rosa, amarelo, creme, leitoso e azul claro).

O espaço pode ser decorado a preto e branco, mas uma combinação de várias cores é mais adequada para a cozinha. Pode ser papel de parede com uma delicada estampa floral ou ladrilhos em cores contrastantes.

Um teto branco como a neve ajudará a esticar visualmente o teto baixo. Nesse caso, as paredes e o piso devem ser mantidos em cores mais escuras. Para que a sala não pareça muito sombria, você pode escolher uma mesa de jantar e cadeiras brancas.

As técnicas a seguir ajudarão a tornar a sala ainda mais espaçosa e livre (pelo menos visualmente):

  1. Utilização de superfícies lustrosas, brilhantes e reflexivas (tecto tenso, espelho, pastilhas de vidro nas fachadas do conjunto de cozinha).
  2. Use na decoração de não grandes, mas sim pequenas estampas e detalhes (mosaico, vitral).
  3. Arranjo assimétrico de objetos, uso de móveis de formas irregulares, divisórias e outros elementos.

Exemplos de projetos de design

O estúdio e a cozinha são decorados em estilo minimalista: linhas geométricas claras, cores clássicas, um mínimo de móveis e detalhes de interior. O espaço da cozinha é separado da sala por uma divisória sólida e piso contrastando em textura e cor. A área de alimentação é destacada com uma lâmpada pendente.

Uma pequena área de cozinha é originalmente dividida em zoneamento com um balcão de bar semicircular localizado assimetricamente. O espaço permanece visualmente sólido, a sala é espaçosa e a cozinha está bem separada do resto do território. Cores claras e agradáveis, o uso de pastilhas de vidro no design e fontes de luz adicionais tornam o interior muito claro e espaçoso.

O layout linear incomum parece muito compacto. Uma das paredes da cozinha fica ao lado da parede da cama. O interior, desenhado em cores claras, é complementado por vários acentos cativantes e expressivos (uma parede amarela brilhante, almofadas decorativas, pinturas).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário