Projeto de estúdio de cozinha

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Organização de opções de espaço e layout
  4. Exemplos de projetos de design
  5. Como organizar e instalar móveis?
  6. Estilos
  7. Cor
  8. Opções de iluminação
  9. Adendo
  10. Linda foto do interior do estúdio da cozinha

Em muitos apartamentos recém-construídos com um layout moderno, a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha são originalmente um espaço combinado, sugerindo seu design em uma solução estilística. Com a ajuda da reabilitação, você pode equipar um apartamento típico da mesma forma.

Vamos descobrir mais detalhadamente o que é uma cozinha de estúdio e como superar um espaço multifuncional num só estilo com uma distribuição competente de todos os segmentos necessários para conseguir uma imagem harmoniosa e com estilo de um apartamento.

O que é isso?

A cozinha tipo estúdio é uma tendência ocidental da moda que gradualmente chegou até nós e chegou ao gosto dos russos devido à sua excepcional comodidade e praticidade. Combinar dois ou mais quartos em um único espaço tornou-se uma técnica de design popular que pode ser usada para expandir as possibilidades de uma casa.

Para os proprietários de apartamentos de pequena dimensão, onde a área da sala de estar ou da cozinha é mais do que modesta, esta solução é de particular relevância. Combinando a cozinha e os cômodos adjacentes, e muitas vezes um corredor e, em parte, um hall de entrada se junta a eles, você pode acomodar confortavelmente não apenas os próprios membros da família, mas também os convidados.

Vantagens e desvantagens

A versão combinada hall-cozinha, como qualquer solução na disposição da sala, tem vantagens e desvantagens.

Lados positivos:

  • Como resultado de tais transformações, uma única sala iluminada e espaçosa é obtida. com a capacidade de distribuir a carga funcional entre várias zonas.
  • Se o apartamento tiver uma pequena cozinha, então, ao conectar uma sala adjacente, você pode equipar um segmento de jantar nas imediações do trabalhador. Neste caso, arrumar a mesa, trocar a louça e limpar após uma refeição torna-se muito mais fácil e cómodo.
  • Uma redução significativa no tráfego economiza tempo para a anfitriã. Ela pode, sem interromper o trabalho na cozinha, ao mesmo tempo dedicar-se à sua casa ou cuidar da criança.

Pontos negativos:

  • Os processos de cozimento são inevitavelmente acompanhados por sons e cheiros., que, de uma forma ou de outra, chegará ao público.
  • A questão financeira. Se for necessária uma remodelação séria, será necessário demolir as paredes e reforçar as aberturas, o que acarreta custos adicionais.
  • Coordenação com o BTI. A desmontagem de tetos de suporte de carga não pode ser realizada sem a permissão apropriada, e seu recebimento muitas vezes exige não apenas esforço, tempo e dinheiro, mas também nervosismo.

Em geral, o planejamento correto da localização das áreas funcionais em uma sala permite que você extraia o máximo benefício prático de uma solução como uma cozinha de estúdio.

Organização de opções de espaço e layout

A rede está repleta de projetos de design de estúdios de cozinha, emprestados principalmente de recursos estrangeiros. E tudo estaria bem se não fosse pela diferença tangível na mentalidade das donas de casa russas e ocidentais comuns.

Na maioria dos casos, os residentes dos Estados Unidos e da Europa usam a cozinha para preparar rapidamente algum prato simples ou simplesmente esquentar uma comida de conveniência antes de servir. Nossas senhoras usam a cozinha ao máximo, pelo menos três vezes ao dia seguindo a rota geladeira-fogão-pia para fornecer a uma grande família um completo café da manhã, almoço e jantar. Portanto, o conjunto de cozinha e eletrodomésticos devem ser colocados de acordo com todas as regras de ergonomia.

Além de usar técnicas de zoneamento, você pode organizar adequadamente o espaço usando:

  • Mobiliário. Modelos de sofás de canto ou designs modulares são a melhor solução;
  • Divisórias deslizantes, portas de compartimento, telas, estruturas de prateleiras;
  • Balcão de bar como um complemento eficaz para qualquer solução interior;
  • Lareira - em quartos espaçosos;
  • Pódio para a distribuição visual do espaço em segmentos, e se a cozinha for pequena, então esse detalhe terá o papel de um sistema de armazenamento adicional;
  • Divisórias fixas de vidro ou gesso cartonado para criar nichos decorativos ou equipar uma área de lazer isolada;
  • Teto estratificado como oportunidade de diversificar o interior e uma das técnicas de zoneamento;
  • Espelhosque aumentam o brilho da luz natural e criam uma ilusão de ótica espetacular, aumentando a área da sala.

Outro ponto-chave na organização de um espaço combinado é o planejamento.

  • Linear... Aqui, os principais componentes do mobiliário - móveis de cozinha, superfícies de trabalho, eletrodomésticos são dispostos em uma linha, localizados ao longo da parede. O layout de uma linha é conveniente para usar em um pequeno estúdio de cozinha.
  • Canto... Aconselha-se a sua utilização em apartamento de duas assoalhadas, desde que não falte espaço livre. Esta é a opção mais versátil para a disposição dos móveis. O conjunto de cozinha e as superfícies de trabalho são colocados ao longo das paredes adjacentes, além disso, os lados opostos são adequados para a colocação conveniente do refrigerador, pia e fogão, formando um triângulo de trabalho. Você pode colocar um grande grupo de jantar e marcar a borda da área da cozinha com um balcão de bar.
  • Paralelo... É conveniente usá-lo em um apartamento de um quarto. É desejável que a metragem do segmento de cozinha alocado do espaço geral seja de pelo menos 10 quadrados. Essa opção envolve a colocação de móveis e eletrodomésticos ao longo de paredes opostas e a organização de uma área de jantar no centro.
  • Ostrovnaya... Muitos projetos de estúdios de cozinha com ilha são adequados para implantação em apartamentos espaçosos, e quase todos podem ser implantados em uma casa particular devido à ausência de restrições de espaço. Os principais argumentos a favor da escolha dessa solução são conveniência, ergonomia e praticidade. A ilha de cozinha divide condicionalmente a divisão em dois segmentos, sem sobrepor todo o espaço devido ao livre acesso ao módulo de ambos os lados, ao mesmo tempo que marca claramente o limite da cozinha-estúdio. Outro tipo de ilha é um arquipélago, uma combinação de um módulo multifuncional principal e uma ilha baixa.

Levamos em consideração a localização das janelas

Para organizar racionalmente os segmentos funcionais na cozinha-estúdio, além do tamanho e formato da sala, é importante considerar para que lado do mundo estão as janelas do apartamento. O número de janelas determina como organizar os móveis, quantos sistemas de iluminação são necessários e em qual paleta de cores selecionar os materiais de acabamento, conjuntos de cozinha, outros móveis, acessórios e tecidos.

Exemplos de projetos de design

Os apartamentos em complexos residenciais modernos e as casas antigas costumam ser muito diferentes. No primeiro caso, trata-se de um planejamento livre, que traz uma vantagem significativa na hora de decorar uma casa. É muito mais difícil para os proprietários de apartamentos da série antiga concretizarem os seus planos.A ideia de uma cozinha tipo estúdio não é exceção. Em apartamentos típicos de um quarto com uma metragem de 20-30 m². m. área da cozinha é de apenas 3-7 quadrados.

Os planejadores de Khrushchev forneceram a maioria de suas criações com uma parede de suporte de cargaque liga a cozinha e a sala de estar do apartamento. É proibido desmontar completamente essa parede. Portanto, resta recorrer à instalação de colunas de suporte e à instalação de uma abertura em arco.

Para apartamentos pequenos com uma parede de apoio problemática, a opção de combinar parcialmente a cozinha com a sala de estar é ideal. Uma parte da parede se adapta ao bar e deixa uma ampla porta. Esta solução tem duas vantagens ao mesmo tempo - isolamento parcial das áreas funcionais e livre acesso à luz natural em ambas as divisões.

Você pode usar uma ou mais técnicas de zoneamento para organizar adequadamente o espaço em uma sala pequena.

Delinear os limites dos segmentos funcionais e criar efeitos visuais de volume ajudará:

  • Móveis corretamente selecionados.
  • Criação de vários níveis.
  • O uso de partições deslizantes.
  • Combinações de cores.

Na prática, é assim.

  1. Quando os tetos são de altura insuficiente, nem sempre é aconselhável alterar o nível em toda a sala e não é seguro para movimentos subsequentes em um espaço confinado. Em tal situação, é mais apropriado elevar o nível do piso e, para criar um efeito visual que aumente a altura, usar armários verticais com uma superfície de fachada brilhante.
  2. Diferenciação de cores. O revestimento do piso da área de trabalho é leve para aumentar visualmente o volume, e o piso escuro marcará a borda com a área de lazer. Um problema semelhante é resolvido combinando materiais de acabamento: os ladrilhos são usados ​​para o chão da cozinha e o resto do espaço é decorado com parquete ou laminado.
  3. Projete em um estilo específico... Você pode organizar uma zona de fronteira equipando um balcão de bar que acolhe tendências de estilo como loft, fusão, alta tecnologia, ecletismo. Ao destacar a parte funcional, o espaço geral fica mais estruturado. É permitido o uso de tonalidades de uma linha do espectro ou de uma paleta contrastante.

Como organizar e instalar móveis?

Para que a cozinha e a sala não se contradigam, mas se tornem um único espaço, devem ser evitadas transições bruscas entre segmentos funcionais. É melhor marcar os limites com divisórias naturais - móveis, acabamentos contrastantes, quedas de nível do chão... No entanto, os princípios de colocação e decoração de móveis em uma sala de plano aberto serão diferentes.

Área da cozinha

Aqui, a disposição dos móveis, em um grau ou outro, está sujeita à disposição das comunicações. O centro de toda a composição no segmento de cozinha é o triângulo de trabalho: fogão, pia, geladeira. Os aparelhos embutidos são instalados para economizar espaço, ao mesmo tempo que dão ao interior uma aparência elegante e sólida. O uso ativo do espaço vertical, quando o micro-ondas é instalado acima do forno, permite que você use o espaço livre para sistemas de armazenamento adicionais.

O design ideal do piso na área de trabalho requer ladrilhos de cerâmica. O avental de cozinha, além da função principal, atua como elemento de destaque. Nas paredes, utiliza-se papel de parede lavável ou tinta resistente à umidade e às mudanças de temperatura. A decoração da área de jantar pode ser semelhante à da área de estar. No segmento de cozinha, os tetos tensos às vezes são feitos de um nível mais baixo do que na sala de estar.

Sala-de-estar

Absolutamente qualquer decoração de paredes e teto é permitida aqui, o principal é seguir o conceito de design escolhido. Os pisos são acabados principalmente com laminado, parquete, carpete.Quanto à iluminação, pode limitar-se a um lustre e, se não bastasse, complementar o interior com candeeiros de pé, arandelas ou candeeiros de mesa.

Para destacar visualmente a sala de estar, um grande sofá é ideal para marcar a borda invisível - um modelo regular ou um design de canto. Além de divisórias interiores, estantes, paredes falsas, é possível separar o segmento cozinha da sala sem o efeito de tornar o espaço mais pesado com o auxílio de cortinas de fio ou cortinas de luz.

Estilos

A fim de criar um ambiente harmonioso em um único espaço cozinha-estúdio, é aconselhável escolher uma solução estilística para todas as áreas funcionais. Embora seja possível captar direções estilísticas de significado próximo, sem contradições óbvias entre si. Considere os sinais dos estilos de design de interiores mais populares.

Alta tecnologia

Estúdio de cozinha no estilo de alta tecnologia oi-tech - o território das inovações técnicas e materiais ecológicos. Normalmente, o estilo nano nega a variedade da paleta, mas a cozinha é a exceção. Paredes claras, fachadas de móveis, intensas combinações de cores contrastantes, tecidos ricos e utensílios de metal ultra-modernos são permitidos aqui.

Três opções de cores são usadas:

  • monocromático - layout de móveis clássicos no espírito do minimalismo, as cores dominantes são cinza e branco;
  • contrastante - suíte moderna, paredes bem decoradas e ampla área para refeições;
  • saturado - design moderno em cores suaves e a capacidade de combinar tons naturais neutros torna-o original.

Os requisitos de móveis são funcionalidade, formas lacônicas e design marcante. Para as fachadas de um conjunto de cozinha, madeira polida, vidro fosco ou aglomerado laminado são os mais adequados.

Loft

O objetivo original do loft é se adaptar à vida das instalações industriais. O espaço da cozinha, decorado em estilo sótão, deve ser extremamente simples e composto por três partes - um segmento de trabalho, uma sala de jantar e uma área de lazer. Na maioria das vezes, as cozinhas de estúdio demonstram uma paleta de cores monocromáticas, onde o branco é combinado com tons de marrom e cinza ou cria um contraste de preto e branco. Mas, ao mesmo tempo, é importante considerar a conformidade com o esquema de cores da sala de estar.

No design monocromático, ricos em parquet e ladrilhos de cerâmica para o avental combinam com as paredes, teto e móveis brancos como a neve. Um interior rico deve ter um conjunto de cozinha contrastante, feito em uma paleta neutra. As combinações de texturas dão uma sofisticação especial: fosco, brilhante, cromado brilhante em diferentes superfícies.

Requisitos ambientais:

  • simples, funcional ao máximo móveis que formam um único conjunto;
  • uso de vários sistemas de iluminação para designar e destacar os limites do zoneamento funcional;
  • conjuntos de cozinha com uma geometria de formas simples, sem folhos decorativos. A paleta é branca ou cinza;
  • design de eletrodomésticos deve fornecer o número máximo de peças de plástico ou metal.

Estilo escandinavo

O design do Scandi tende a ser prático e natural, dando preferência aos materiais de acabamento naturais, principalmente a madeira. Esta direção é adequada para organizar um estúdio de cozinha de qualquer formato e tamanho.

Traços específicos:

  • Combinações: madeira + pedra, madeira + vidro.
  • Paleta de luz neutra.
  • Os conjuntos de móveis mais simples, onde cada peça é multifuncional e prática.
  • A quantidade mínima de acentos brilhantes.

É preferível escolher um conjunto de cozinha com fachadas lisas, sem acessórios pretensiosos e decoração desnecessária.

Provença

Os interiores em estilo country francês são considerados como um dos mais aconchegantes, aconchegantes e confortáveis.

Sinais:

  • A paleta dominante de tons pastel - bege, lavanda, leitoso, branco, cinza pérola, limão claro.
  • Envelhecido artificialmente mobiliário.
  • Uma abundância de flores composições.
  • Têxteis excepcionalmente naturais - toalhas de mesa e guardanapos de linho, toalhas de algodão.
  • Decoração self made.

No interior claro de um pequeno espaço de cozinha, as fachadas da cozinha em tom de areia, ocre e amarelo claro parecem espetaculares. Variações pastel de pistache, azeitona e hortelã são boas para decoração de paredes e conjuntos de móveis.

Cor

Seguir as tendências da moda no mundo do design de interiores é exaustivo, e não há necessidade, é muito mais eficaz analisar novas tendências e destacar o principal. Além disso, existem soluções de cores universais, devido às quais a cozinha de estúdio estará na moda não por uma ou duas temporadas, mas, pelo menos, por vários anos. Uma prova clara disso são as opções a seguir.

Interiores em cores claras

As propriedades exclusivas da paleta branca são indispensáveis ​​quando você precisa:

  • criar efeitos visuais volume em um pequeno espaço;
  • correta falta de luz natural em quartos com janelas viradas a norte;
  • tornar a imagem da sala mais clara, arejado e relaxado.

Muitas vezes, em cozinhas de estúdio, o teto, as paredes e o piso de todos os segmentos são decorados da mesma maneira. Uma exceção é um avental. Isso em si não é ruim, mas quando se trata de um acabamento leve, você precisa ter cuidado. Quando a paleta branca começa a dominar, pode não haver nenhum traço da individualidade da sala: com os limites borrados, a perda de forma é quase inevitável. Portanto, acentos contrastantes não podem ser negligenciados. Nessa função, são utilizados móveis, luminárias, decoração e tecidos.

A seleção cuidadosa de cada detalhe do mobiliário é a chave para a implementação bem-sucedida de um interior harmonioso e claro.

Combinações contrastantes

Os contrastes no interior nunca perderão sua relevância. Além da capacidade de dinamizar o ambiente, tornam-se os melhores auxiliares na criação das imagens mais originais das instalações. E você não precisa ser um profissional para usar combinações contrastantes com maestria.

Combine tons claros com uma paleta infinita de tons escuros e obtenha acentos dramáticos para destacar uma característica particular da solução interior.

As possibilidades de cores escuras também permitem ampliar visualmente o espaço. Um conjunto de cozinha pode esticar visualmente o ambiente se estiver claro na parte superior e escuro na parte inferior.

Paleta bege

Se você quer uma cozinha aconchegante ou precisa aumentar o grau de calor no interior - preste atenção ao esquema de cores bege. Tons alternados: bege claro, branco e areia em combinação com madeiras claras, o ambiente acaba por ser leve, muito quente e convidativo. Isso será apreciado não apenas pelas famílias, mas também pelos convidados.

Cor cinza

Cinzas neutros têm sido populares por várias temporadas consecutivas. Isso se deve à versatilidade e praticidade da cor cinza, que pode ser utilizada para superar as premissas de qualquer finalidade, inclusive a cozinha-estúdio. No segmento funcional da área de cozinha, há uma alta concentração de cinza de aço devido aos eletrodomésticos, pias e louças de aço inoxidável.

Um cenário vencedor para um brilho metálico espetacular é uma combinação de cinza e branco. Como resultado, o interior é equilibrado e a sala parece nobre e elegante. Para aumentar a temperatura da cor, integre acabamentos e decoração feitos de madeira ou materiais que simulem o belo padrão natural da madeira.

Cores claras

Sem criar o efeito de "pontos brilhantes" como realces, uma espaçosa sala combinada de um estúdio-cozinha pode parecer monótona. Um acabamento contrastante com tons brilhantes e alegres ajudará a diluir a atmosfera entediante. Os pontos de referência, neste caso, são o layout da sala e a localização das janelas. Com base nisso, escolha onde a parede será o destaque - no segmento de cozinha ou no setor de sala de estar.

Lembre-se de que acabamentos de superfície brilhantes podem ser usados ​​no interior apenas uma vez, e o design de outros planos deve permanecer monocromático.

Opções de iluminação

Se não houver janelas suficientes em um pequeno estúdio de cozinha, ou como resultado de uma reforma, a área da cozinha ficou localizada geralmente longe de fontes de luz natural, então a iluminação artificial pode facilmente corrigir essa desvantagem. Os sistemas de iluminação são convenientes para zoneamento, criando efeitos visuais impressionantes de aumentar o espaço para quase metade do que realmente é.

Os designers brincam magistralmente com as versões combinadas de cozinhas e salas de estar com holofotes, faixas de LED e todos os tipos de suas combinações.

Dada uma grande área da sala combinada com tetos altos, você pode usar uma técnica de design eficaz para o zoneamento, como a distribuição dos níveis do teto e do piso. Um teto de vários níveis com iluminação embutida ajudará a criar uma fronteira visual entre o segmento da cozinha e a área de estar.

Quando uma sala espaçosa oferece várias zonas funcionais, cada segmento precisa ser iluminado. A iluminação de teto é usada para traçar limites claros e invisíveis, e lâmpadas de piso em combinação com lâmpadas de parede podem iluminar a sala de estar, destacando separadamente a área de relaxamento.

Na área da cozinha, junto com as luminárias de teto, você pode usar a potência das faixas de diodo e equipar os armários de parede na parte inferior para iluminar as superfícies de trabalho.

Adendo

Independentemente do tamanho do apartamento, o plano aberto dá uma sensação de liberdade e espaço. Para obter um espaço combinado de cozinha-estúdio confortável, funcional, exteriormente atraente e harmonioso, pense cuidadosamente em todos os detalhes. O uso racional de cada centímetro de área útil ajuda a otimizar o espaço disponível.

O que fazer:

  • Compre um exaustor potente, mas silencioso, resolvendo assim o problema com odores, gotas de graxa e purificação do ar.
  • Use eletrodomésticos que economizam energia com motores inversores sem escovas silenciosos, funcionando suavemente e sem ruídos desnecessários. Com esta técnica, você não será incomodado por ruídos altos e enormes contas de luz.
  • Cuide dos materiais de acabamentocapaz de suportar mudanças de alta umidade e temperatura e fachadas resistentes a sanitizações freqüentes.
  • Fornece um número suficiente de sistemas de armazenamento convenientes, com o qual é muito mais fácil manter a ordem.
  • Obtenha móveis leves e móveis. Modelos de mesas transformadoras equipadas com rodas permitem que você economize na compra de uma mesa de café e de jantar separada.

E a última coisa. Faça do segmento da cozinha uma continuação lógica da área de estar e não sobrecarregue o ambiente.

Linda foto do interior do estúdio da cozinha

Na seleção de fotos, encontram-se estúdios de cozinha com diferentes layouts, decorados em diferentes estilos e cores.

Para ainda mais ideias de design de estúdio de cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário