Interior e layout de um apartamento estúdio

Interior e layout de um apartamento estúdio
  1. Peculiaridades
  2. Projetos de design
  3. Arranjo de móveis
  4. Estilos e cores
  5. Aumentamos a área útil - criamos o segundo nível
  6. Ideias de interiores

Um apartamento estúdio é um tipo especial de espaço de vida preferido por pessoas criativas ou jovens. O amplo espaço livre, desprovido de divisórias e paredes, é um excelente campo de atividade para a utilização de ideias criativas e inovadoras em design e mobiliário.

Um apartamento pode se tornar uma oficina confortável, um ponto de encontro para empresas alegres, um canto aconchegante para um descanso tranquilo. Nosso artigo vai falar sobre as características e vantagens desta sala, as opções de decoração, escolhendo uma solução estilística para o interior.

Peculiaridades

Um apartamento estúdio é um conceito que nos surgiu dos Estados Unidos no início do século passado. Durante este período, o país enfrentou um grande fluxo de imigrantes de países europeus e asiáticos. Os emigrantes precisavam desesperadamente de moradias acessíveis e confortáveis. Logo, surgiram apartamentos pequenos e econômicos, que mais tarde ficaram conhecidos como estúdios.

O apartamento era um pequeno cômodo com cozinha, banheiro e área de estar. Um tipo de habitação barata para imigrantes gradualmente se transformou em um espaço de vida de elite para boêmios, graças a projetos de design incomuns e originais que eram ideais para implementação em tais apartamentos.

Hoje, apartamentos com esse layout são bastante comuns. Além disso, eles podem estar em categorias de habitação com uma categoria de preços diametralmente oposta. As opções de orçamento são construídas com base em apartamentos de 1-2 quartos de uma pequena área. Apartamentos estúdio de prestígio caracterizam-se por uma grande área, design moderno e zoneamento de espaço original.

As vantagens de tais instalações incluem:

  1. O tamanho. Uma área de estar livre e espaçosa que não é limitada por paredes e divisórias pode ser convertida em uma área de estar moderna e funcional com a ajuda de móveis e zoneamento corretamente selecionados e posicionados.
  2. Ideal para pessoas que não são da família. Esse apartamento é adequado para encontrar amigos, trabalho e lazer.
  3. O espaço livre pode ser projetado em uma única direção estilística ou em uma combinação de vários estilos ao mesmo tempo.
  4. A liberdade de movimento que os apartamentos padrão com suas divisórias e paredes não oferecem.
  5. Acústica de ambiente ideal (um fato importante para músicos).

Graças a essas vantagens, hoje muitas pessoas estão pensando em reformar seus próprios apartamentos no estúdio. No entanto, isso requer a solução de algumas questões:

  • os edifícios de painéis excluem a possibilidade de demolição de divisórias de suporte de carga;
  • edifícios antigos não estão sujeitos a remodelação;
  • o desmantelamento de paredes, a colocação de novos sistemas de aquecimento e abastecimento de água, sistemas de esgoto e fiação exigirão investimentos financeiros significativos;
  • tal apartamento não é adequado para famílias com crianças ou um grande número de residentes;
  • atenção especial deve ser dada ao sistema de ventilação devido à combinação de cozinha e área de estar.

Entre as desvantagens da habitação, apenas o mesmo espaço aberto pode ser notado. A menor desordem (pratos sujos, coisas espalhadas, livros, brinquedos) será imediatamente perceptível para um estranho que vier visitá-lo. Além disso, a presença de hóspedes ou familiares não dá a oportunidade de se aposentar, como permite um apartamento com layout convencional.

Projetos de design

Antes de criar um projeto de design para um apartamento estúdio, você precisa dominar seus princípios básicos: espaço livre e um mínimo de itens. É bem possível que você tenha que se desfazer de algumas coisas e móveis, pois eles não vão caber no novo interior.

Um novo apartamento deve ser espaçoso, confortável, funcional, aconchegante e bonito.

  • A primeira etapa do trabalho está associada ao redesenvolvimento. É necessário obter uma autorização oficial com antecedência para a reconstrução de um edifício ou apartamento.
  • Então você pode começar a trabalhar diretamente no projeto de design. Toda a área útil, mesmo a menor, deve ser maximizada no projeto.
  • As opções de layout dependem de muitos parâmetros, incluindo a configuração, tamanho, finalidade funcional das instalações e as capacidades financeiras do proprietário. Os quartos podem ser quadrados, retangulares ou em forma de túnel.

Layout de uma sala de estúdio retangular

É desejável que o interior seja projetado em cores claras e opacas. Os móveis devem ser selecionados de forma suficientemente compacta e móvel, por exemplo, transformadores. A sala deve ser iluminada. Se a luz natural não for suficiente para isso, deve-se considerar a colocação de diferentes fontes de luz artificial.

A propósito, as superfícies de vidro ou espelhos não só aumentam visualmente o ambiente, mas também o tornam mais claro. É por isso que esses materiais podem ser usados ​​como pequenas divisórias para zoneamento espacial.

A decoração extravagante deve ser evitada. As peças mais essenciais bastam para a decoração. Pesadas cortinas clássicas ocupam o espaço, então persianas ou cortinas de luz são as melhores.

O zoneamento competente é um dos principais aspectos do planejamento. Em primeiro lugar, diz respeito à localização da casa de banho e ao seu isolamento do resto do espaço.

Para o quarto, é melhor escolher um local longe da porta da frente e do banheiro. É bom se for cercado por um guarda-roupa, uma tela ou uma pequena divisória. Isso cria a sensação de uma pequena sala separada.

A área da cozinha pode estar localizada em qualquer local conveniente para isso. Na maioria das vezes, com um layout retangular, ele está localizado na parede oposta às janelas. Se a área do quarto permitir, então você pode criar várias zonas funcionalmente diferentes (trabalho, sala de estar, sala de jogos).

Um apartamento quadrado ou estúdio tem uma série de vantagens sobre quartos retangulares:

  • apesar de ter até uma área pequena, a sala ainda mostra-se clara e espaçosa devido à forma geométrica correta;
  • o layout sempre pode ser alterado (é mais difícil fazer isso com uma sala retangular);
  • as áreas funcionais em uma sala quadrada são mais móveis, assim como os móveis que podem ser usados ​​como divisórias;
  • a ausência de paredes "longas" e "curtas" torna todas as zonas equidistantes umas das outras.

Seleção de materiais de construção e acabamento... Para o piso, os designers recomendam linóleo ou ladrilhos. São materiais muito práticos, resistentes ao desgaste e duráveis.

Ao decorar janelas, você pode usar peitoris largos como tampo de mesa, balcão de bar ou mesa de computador. Isso salvará a área útil da sala e organizará outra área funcional.

Para decoração de parede, você não deve escolher papel de parede ou tinta da mesma cor. O princípio de zoneamento envolve a combinação de várias cores e tonalidades em uma sala. Por exemplo, a área da cozinha pode ser acabada com um material que imita alvenaria, a sala - com papel de parede fotográfico, o quarto - com gesso decorativo ou tecidos. Um espelho deve ser um elemento obrigatório do interior.

Um sistema de iluminação devidamente selecionado ajudará a decorar lindamente o ambiente e torná-lo mais conveniente para a vida, além de focar em zonas individuais.

Por exemplo, para um corredor, a iluminação LED pode ser usada, localizada ao longo / ao redor do perímetro da sala, ou 1-2 arandelas colocadas perto da entrada. Para a sala principal, você pode usar um sistema de focos localizados ao longo de todo o teto ou um lustre. Ambas as fontes de luz embutidas e suspensas são adequadas para a cozinha. Um abajur compacto será suficiente para iluminar o quarto.

Arranjo de móveis

Não sobrecarregue o espaço com um grande número de peças de mobiliário. Cada elemento deve realizar uma determinada carga. Recomenda-se prestar atenção a móveis multifuncionais, como um sofá-cama. É compacto, confortável e fica bem em qualquer interior. Módulos de móveis também podem ser feitos sob encomenda. Eles não só irão tornar a vida mais fácil, como deixar o ambiente mais espaçoso, mas também darão seu próprio "sabor" ao interior. Você pode considerar essa opção como uma cama que se esconde atrás de um guarda-roupa e se desdobra quando você o abre.

Na cozinha-sala

O balcão do bar ajudará a separar a cozinha do espaço principal. Uma prateleira aberta é útil para colocar utensílios de cozinha; a pia pode ser colocada em um canto livre da sala. Para uma solução mais competente e ergonômica de espaço livre, é melhor escolher um painel-painel embutido. É necessário um capô poderoso. Não se esqueça que o espaço da cozinha praticamente não é fechado por nada da sala de estar, por isso os cheiros se espalharão por todo o apartamento.

A área de jantar será ajudada a equipar um balcão de bar, uma mesa dobrável, uma mesa de pedestal, cadeiras dobráveis, banquetas.

O canto da sala geralmente é usado para colocar a cozinha. Portanto, é melhor selecionar um conjunto de móveis (se tal for previsto na planta) com um canto. O espaço deve ser utilizado da forma mais eficiente possível, escolhendo uma máquina de lavar louça de tamanho compacto, máquina de lavar roupa e outros gadgets.

Uma pequena sala de estar aconchegante deve ser fornecida, mesmo no menor apartamento tipo estúdio. Na maioria das vezes, um pequeno sofá localizado em frente à TV será suficiente para isso. Para economizar espaço, é melhor colocar a TV não em um armário separado, mas dentro da parede ou guarda-roupa.

A sala de estar também pode servir como quarto ao mesmo tempo, então um sofá-cama ou poltrona-cama é ideal para decorar um quarto. Os móveis devem ser compactos, não desordenar o espaço e passar rapidamente de um estado para outro.

Para guardar livros, pratos, roupas, eletrodomésticos, acessórios, roupa de cama e outras coisas, você definitivamente deve comprar um guarda-roupa. Pode ser embutido ou independente. Esta é a opção mais prática, compacta, conveniente e bonita para colocar e guardar utensílios domésticos.

A fim de cercar um local de dormir ou apenas selecionar um pequeno canto para privacidade, você pode usar telas ou uma bela cortina.

Se festas barulhentas e encontros com amigos estão planejados, faz sentido comprar uma mesa dobrável compacta e as mesmas cadeiras. Eles ajudarão a acomodar os hóspedes com conforto suficiente e não ocupam muito espaço quando dobrados.

Entre outras opções de móveis que podem ser utilizados para mobiliar a sala: mesa de centro, pufes, poltronas. Quanto aos eletrodomésticos, é melhor escolher os mais compactos. Por exemplo, as TVs de plasma podem ser colocadas não apenas na mesa, mas também na parede.

Móveis baixos (mesas, pufes, almofadas) delinearão perfeitamente os limites de uma área funcional específica, sem desordenar o espaço.

No corredor

Uma vez que se presume que um apartamento é uma residência para 1-2 pessoas, não deve haver muitos móveis no corredor. Uma pequena divisória que separa a área do corredor do resto do apartamento pode ser uma excelente base para criar um guarda-roupa compacto.Pode acomodar vários ganchos para agasalhos e prateleiras para sapatos e chapéus.

Você pode colocar um guarda-roupa aberto ou 1 - guarda-roupa duplo, um pequeno pufe ou sofá, um espelho - e o corredor está pronto!

No banheiro

É mais racional combinar as instalações do banheiro e do banheiro. Além disso, para que o quarto não ocupe muito espaço, ao invés de um banho, é aconselhável considerar a opção de um box de chuveiro.

O encanamento é selecionado no menor tamanho possível: cabine de banho, compacto, pia, máquina de lavar. Várias prateleiras de chuveiro podem ser fixadas nas paredes.

Estilos e cores

A escolha da direção estilística depende muito do grau de luz natural na sala. Se o apartamento está localizado no lado ensolarado, então, para decoração, você pode usar tons leves e delicados e tons ricos e pesados. No entanto, a primeira opção ainda é preferível. Cores pastel (leitoso, branco, arenoso, cremoso e outros tons) não irritam os olhos, enchem o ambiente de luz, tornam-no mais arejado e luminoso.

O mesmo se aplica à escolha do mobiliário. Se você planeja decorar a sala com móveis de madeira, é melhor escolher madeira em tons claros. Armários, camas e cadeiras escuros irão reduzir visualmente uma área já pequena.

Você não deve escolher papéis de parede com padrões muito coloridos e brilhantes. É melhor que a impressão seja discreta, pequena. Uma opção ainda mais interessante é um destaque brilhante em uma das paredes. Por exemplo, usando papel de parede de foto. Almofadas decorativas brilhantes, uma colcha incomum ou capas de cadeira ajudarão a tornar o interior discreto mais espetacular e expressivo.

Estilo classico. O quarto está decorado com cores claras e frescas. Móveis: guarda-roupa ou parede, sofá-cama, mesa de centro e um par de poltronas. As áreas funcionais são separadas umas das outras por um balcão de bar, uma pequena divisória, móveis.

Os interiores de estilo escandinavo são ótimos para espaços pequenos ou escuros. Seu diferencial é o uso do branco. Paredes, piso, teto, móveis brancos como a neve - um interior tão frio e nevado torna o cômodo bastante espaçoso e bem iluminado. É permitido o uso de tapetes coloridos, lustres, cortinas, tecidos como detalhes contrastantes. Seu número deve ser mínimo.

A combinação de vários estilos em uma sala parece ainda mais interessante e inesperada. Por exemplo, um estúdio pode ser decorado em estilo minimalista; um clássico é adequado para uma sala de estar. Para os amantes de estilos mais excêntricos, podemos recomendar a direção da pop art com pinturas, painéis, tapetes, móveis e elementos decorativos brilhantes e cativantes.

Para quem prefere soluções de interior totalmente diferentes da pop art, recomendamos prestar atenção ao estilo loft. É especialmente adequado para o apartamento de um jovem solteiro. Paredes de concreto, alvenaria, linhas ásperas, falta de decoração criam uma sensação de renovação inacabada. Portas ou móveis podem ser usados ​​como detalhes escuros.

Uma opção de design muito fresca, original e elegante é a combinação de preto e branco em um interior. Na maioria das vezes, o branco é escolhido para revestimentos de parede e teto de revestimento. O chão pode ser decorado com um tabuleiro de xadrez preto e branco. Os móveis também são mantidos nessas cores contrastantes. Esta opção sempre parece interessante, apesar da combinação tradicional de cores clássicas. Candeeiros prateados e elementos decorativos conferem um toque de elegância e expressividade ao interior.

Para os amantes de um ambiente mais romântico, o estilo provençal é perfeito. Cores quentes (areia, lavanda, azul claro, azeitona), flores frescas e ramos de plantas secas, elegantes estantes de metal, almofadas decorativas, mesas baixas, cortinas de chita nas janelas - todos estes detalhes dão ao interior uma sensação de aconchego e conforto caseiros .

Aumentamos a área útil - criamos o segundo nível

Uma característica dos projetos de design de apartamentos estúdio é o aproveitamento máximo possível de cada centímetro quadrado de área útil. A sala não deve ser apenas espaçosa, mas também confortável. Todas as necessidades humanas de comer, dormir e receber hóspedes devem ser levadas em consideração.

Portanto, muitas vezes os designers oferecem uma opção de layout racional e criativa - o dispositivo da segunda camada. Claro, esta solução só é possível com uma altura de teto suficiente. Você pode mover um dormitório para o segundo andar, organizar um pequeno escritório ou até mesmo um banheiro.

O segundo nível, via de regra, não ocupa um espaço contínuo acima da sala principal, mas uma pequena área para a qual uma escada leva do "primeiro andar". A escada pode ser permanente, dobrável ou extensível, de forma a não ocupar muito espaço. Claro, as duas últimas opções não são adequadas para crianças ou idosos.

Dependendo da configuração e do tamanho da segunda camada, você pode aumentar a área de estar em 5 a 7 ou até 10 metros quadrados. O uso mais comum para o segundo andar é o quarto. Um ambiente aconchegante, silencioso, quase escondido do canto dos olhos curiosos, é o melhor ajuste para um bom descanso.

O rés-do-chão pode agora ser totalmente utilizado como cozinha / sala de jantar / sala de estar. Dependendo do projeto da escada, ela também pode ser usada de diferentes maneiras. Por exemplo, coloque gavetas para roupa de cama ou use o espaço debaixo da escada como um pequeno canto para relaxar.

A segunda camada não precisa estar praticamente abaixo do teto. Você pode usar um pódio alto para destacar uma área separada (escritório, quarto). O corpo da passarela também pode ser usado como depósito.

Ideias de interiores

Para entender o quão interessante, original e multifuncional um apartamento pode ser usado, você precisa olhar para diferentes exemplos da situação.

Mesmo um apartamento muito pequeno pode acomodar vários quartos funcionais ao mesmo tempo, como um apartamento completo de 2 ou mesmo 3 quartos. A sala de estar, a cozinha, a zona de refeições e o quarto estão muito compactamente dispostos num pequeno espaço, graças a uma disposição competente. Paredes claras, boa iluminação natural e uma fonte de luz adicional na forma de um lustre amplo e volumoso tornam a sala muito iluminada. Sem mobília extra: a TV fica na parede, uma grande mala é usada como suporte para o DVD player. O mobiliário em madeira confere ao interior um aspecto acabado e moderno.

Apartamento tipo estúdio em versão clássica. O balcão do bar e as diferentes opções de pisos ajudam a separar a área de lazer da cozinha. O interior da sala foi projetado em uma combinação de diferentes tons de marrom e leitoso. É dada especial atenção à iluminação: holofotes colocados em todo o perímetro da sala e da cozinha, bem como várias lâmpadas suspensas acima do balcão, permitem-lhe zonear corretamente o espaço e colocar realces quando necessário.

Um pequeno apartamento estúdio pode ser aconchegante e confortável. Um rack aberto separa uma pequena área de trabalho de um lugar para dormir, e um pódio permite que você selecione uma área de jantar do espaço comum. Detalhes decorativos incomuns (carpete imitando um gramado, materiais de acabamento modernos para revestimento de paredes, pintura original) conferem ao interior uma aparência elegante e criativa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário