Projeto de apartamento estúdio com área de 27m2. m. com varanda
Apartamento T0 com área de 27 m2. + uma varanda é considerada a melhor opção para tal layout. Esta é uma excelente base para criar uma área de estar aconchegante, moderna e confortável para uma pessoa ou uma família pequena. Nosso artigo falará sobre as opções de design e móveis do estúdio.
Peculiaridades
A principal característica de um apartamento estúdio é a ausência de divisórias interiores e algumas paredes. Como resultado desse layout, obtém-se um espaço amplo e livre, onde a zona de preparação / recepção de alimentos, dormir, descansar e outras salas funcionais são separadas umas das outras por pequenos biombos, cortinas, divisórias transparentes ou ainda mais condicionalmente : um esquema de cores dos materiais de acabamento, focos, a presença de uma pequena elevação do pódio.
Independentemente da praça, a área de estar dos estúdios é convencionalmente dividida em várias zonas obrigatórias:
- cozinha / sala de jantar;
- sala de estar:
- quarto;
- estude.
Para que um pequeno apartamento possa realmente acomodar todas essas instalações funcionais, é necessário realizar alguns trabalhos de zoneamento.
A cozinha, via de regra, nesses apartamentos já está alocada (as principais comunicações estão conectadas e o fogão e a pia estão instalados). Resta apenas separá-lo do resto da área e determinar um lugar para descansar e dormir. Na maioria das vezes, um balcão de bar é usado para essa finalidade. Este item original e altamente funcional é muito usado hoje em dia para decorar a cozinha. Permite otimizar o espaço da cozinha em grande medida.
O suporte pode ser usado tanto como mesa de jantar quanto como superfície de trabalho durante o preparo dos alimentos.
Exemplos de projetos de design
Um estúdio com varanda oferece muitas oportunidades para a incorporação de diferentes ideias de design no interior. Aqui estão algumas opções.
Cozinha na varanda
Apesar da aparente impossibilidade e inconveniência de tal solução, ela tem muitas vantagens:
- economizando espaço. Na verdade, toda a sala é transferida para a varanda (é claro, ela deve ser envidraçada e isolada de antemão). O resto do território será dividido apenas em área de lazer e dormitório;
- mover a cozinha ajudará a se livrar do barulho eletrodomésticos, despejando água e odores enquanto cozinha;
- varanda é uma excelente fonte de luz natural (economia em lâmpadas adicionais);
- no lugar da cozinha do estúdio, pode-se deixar apenas o balcão do bar, que ao mesmo tempo será a mesa de jantar. Basta acrescentar algumas cadeiras - e um canto aconchegante para comer e encontrar os amigos está pronto;
- se a cozinha ocupa muito espaço na sala, então parte dele pode ser levada para a varanda, e deixe alguns dentro de casa, economizando significativamente o espaço de vida e expandindo a funcionalidade da própria cozinha.
Dependendo da opção escolhida, do tamanho e da forma da varanda, do território adjacente, a cozinha pode ser quadrada, retangular ou angular.
Além das vantagens, esta solução também tem desvantagens significativas:
- será necessário tirar as principais comunicações para a varanda (água, esgotos, luz e luz). Essas atividades são muito caras e problemáticas. Você pode considerar a opção de uma cozinha parcialmente realocada - então as comunicações permanecerão dentro da sala;
- o espaço da varanda pode não ser suficiente pessoas que costumam cozinhar com frequência e muito na cozinha;
- uma pequena área de varanda obriga a um uso muito competente e eficiente possível... Não deve haver nenhum detalhe extra;
- a mobília padrão não cabe no tamanho da varanda. Provavelmente, você terá que mobiliar a varanda da cozinha com móveis feitos sob medida.
A varanda pode ser um ótimo lugar não só para cozinhar, mas também para comer. Este é provavelmente o uso mais comum de uma varanda em apartamentos estúdio. Beber o seu café da manhã ou almoçar e desfrutar das belas vistas panorâmicas ao ar livre - o que poderia ser melhor?
Esta opção é conveniente porque se adapta a qualquer estúdio. Sua implementação não exigirá operações demoradas e caras. Uma mesa de jantar, cadeiras e elementos decorativos são suficientes para dar ao interior um visual completo. Se um dos cantos da varanda for utilizado como minibar, então o seu território também se tornará um excelente local para festas.
A desvantagem desta solução é a mesma mobília, que terá de ser feita por encomenda, e um espaço relativamente pequeno, que dificilmente poderá acomodar um grande número de convidados.
Varanda - área de lazer
Via de regra, o layout do apartamento prevê uma área de jantar ao lado da cozinha. Se a cozinha está localizada longe da varanda, então não é muito razoável arranjar uma área de jantar nela. Seria mais lógico organizar ali um pequeno recanto para descanso e relaxamento.
O design da sala de descanso depende diretamente da área da própria varanda. Se for pequeno, um pequeno sofá pode ser colocado ao longo da parede e uma mesa de centro ao lado dele.
Se a área da varanda permitir, então parte dela pode ser elevada usando um pódio e um beliche pode ser arranjado sobre ele. O pódio é uma ótima opção para destacar uma área funcionalmente diferente. Por exemplo, você pode usá-lo para decorar uma pequena sala de jogos na varanda.
Estudo na varanda
Esta é outra opção comum. A principal característica do estudo é o seu relativo isolamento do resto da sala. Uma pessoa que trabalha não deve ser distraída por ruído ou outras manifestações externas. Encontrar esse canto em um apartamento não é fácil. Portanto, a varanda vai cumprir perfeitamente esta tarefa.
Você pode organizar uma área de varanda para trabalhar de diferentes maneiras. No final da varanda, você pode colocar uma mesa e uma cadeira, coloque o equipamento de escritório necessário. A vantagem desta solução é uma boa iluminação natural. A parede longa da varanda pode ser usada para acomodar estantes de livros, prateleiras, mesas laterais. A parede oposta pode ser ocupada por uma estante alta aberta para livros, pastas e documentos.
Portanto, a varanda pode ser usada para quase qualquer área funcional. Dependendo disso, o resto da parte residencial do apartamento pode ser arranjado, guiando-se pelos princípios de zoneamento dados no próximo parágrafo.
Adendo:
- O espaço livre deve ser usado ao máximo. Por exemplo, um balcão de bar pode simultaneamente desempenhar o papel de uma mesa de jantar, e um amplo peitoril de janela na varanda pode se tornar um tampo de mesa.
- Cada área funcional deve ser visualmente separada do resto. Ao mesmo tempo, todas as áreas devem ser unidas por uma solução estilística comum e parecer muito harmoniosas.
- Um sistema de iluminação bem pensado ajudará a colocar visualmente os realces necessários no interior.
Colocação de móveis
Ao criar um interior, você deve evitar peças de mobília volumosas e volumosas. É melhor prestar atenção à transformação de conjuntos ou módulos de móveis. Como locais de colocação da roupa, podem-se utilizar prateleiras abertas, armários estreitos a toda a parede, bem como camas e sofás multifuncionais, dotados de gavetas adicionais para arrumação.
Na cozinha-sala
A parte do apartamento dedicada a cozinhar e comer deve ser aconchegante, espaçosa e confortável.Dependendo da área do espaço alocado para a cozinha e sua configuração, é selecionado o conjunto ideal de móveis: estantes de parede e piso, fogão embutido, geladeira, pia. É imprescindível ter um exaustor potente para evitar a propagação de odores pela divisão.
O tampo da mesa pode ser posicionado ao longo da parede. O seu papel pode ser desempenhado pelo balcão do bar, que separa o espaço da cozinha da sala de estar. A mesa de jantar com cadeiras pode estar localizada na mesma área ou mais longe.
No corredor
Um guarda-roupa, prateleiras para guardar sapatos, chapéus e acessórios são mais frequentemente usados como móveis para organizar um corredor. Há também um pequeno sofá ou pufe, um cabideiro e um espelho. Um mínimo de móveis deve atender plenamente às necessidades das pessoas que vivem no apartamento.
No banheiro
A opção mais racional para planejar um banheiro em um apartamento é combinar um banheiro e um vaso sanitário. O banho é geralmente substituído por uma cabine de duche compacta. Um compacto, uma pia e uma máquina de lavar podem ser colocados ao longo de uma parede. Em frente encontra-se uma cabina de duche, um armário de parede ou várias prateleiras abertas para acessórios de banho, um cabide para roupões de banho e toalhas.
Na varanda
Dependendo de como você planeja usar a varanda, um conjunto apropriado de móveis é selecionado e colocado. Se este for um lugar para dormir, você precisará de um pequeno sofá ou até mesmo de um colchão no canto. Se este for um estudo - uma mesa e cadeiras. Se a sala for uma mesa de centro, um par de poltronas, cadeiras ou um pequeno sofá.
Estilos e cores
A regra invariável para decorar apartamentos com esse layout é o uso de cores claras e delicadas. As cores claras e pastel conferem ao quarto uma sensação de leveza, tornando-o ainda mais espaçoso e luminoso. Elementos de decoração luminosos e contrastantes (almofadas, pinturas) ou móveis ajudam a dar ao interior um aspecto mais expressivo e sofisticado.
Quanto ao enfoque estilístico, na maioria das vezes o estilo clássico ou escandinavo, alta tecnologia, minimalismo, art déco, loft, provençal são escolhidos para decoração.
Ideia interessante - segunda camada
O segundo nível ou pódio é uma solução arquitetônica que permite aproveitar ao máximo o espaço livre de um estúdio ou alocar uma área separada.
Um piso adicional é a forma mais radical, possível apenas com uma altura de teto suficiente. Uma escada anexa dobrável ou estacionária feita de metal, madeira, plástico e outros materiais pode levar ao segundo nível.
O pódio permite elevar ligeiramente a área funcional, por exemplo, a sala de jantar ou a cozinha. Ambas as opções parecem muito interessantes, permitindo-lhe realçar o espaço do apartamento de uma forma original e elegante.
Ideias de interiores
Uma opção de design moderno para um pequeno estúdio. Uma cozinha compacta é combinada com uma área para refeições, o resto do espaço é ocupado por um canto de trabalho e uma área de dormir.
O design do estúdio estreito e comprido é pensado ao mais ínfimo pormenor. As áreas funcionais estendem-se ao longo das longas paredes, deixando espaço suficiente para se movimentar pelo apartamento. Acabamentos e móveis brancos adicionam luz e leveza ao interior. Os detalhes brilhantes tornam o quarto mais elegante e moderno.
O comentário foi enviado com sucesso.