Projeto de apartamento estúdio com área de 18 m2. m.
Até mesmo 18 metros quadrados podem ser transformados em residências aconchegantes e confortáveis que atendem a todas as exigências da vida na cidade. Em tal apartamento, cada centímetro deve ser envolvido, e os designers fazem um bom trabalho nessa tarefa. Quais nuances são encontradas ao planejar um apartamento deste tamanho, iremos analisar mais adiante.
Peculiaridades
Um apartamento estúdio é uma pequena área de estar sem paredes internas separando a cozinha e o quarto. Estes apartamentos também são chamados de pequenas dimensões, mas isso não significa que a sua desvantagem seja a falta de espaço, aliás, este momento pode ser atribuído à vantagem das habitações modernas.
Em 18-19 m2, você pode colocar tudo o que precisa para a vida, sem se prejudicar na ausência de espaço livre.
Vantagens de apartamentos pequenos:
- o número de metros quadrados é diretamente proporcional ao custo de vida do espaço, o que significa que quase todos podem pagar por tais moradias;
- custos de serviços públicos baixos;
- limpeza rápida.
Opções de layout
O layout adequado do estúdio desempenha um papel importante. Deve ser o mais confortável possível e não sobrecarregar uma área já pequena, deve atender às exigências da vida moderna, ou seja, estar totalmente equipado com todos os utensílios domésticos necessários.
Ao escolher um plano para um pequeno apartamento, você deve indicar com precisão a localização de 4 zonas:
- lugar para dormir;
- cozinhas;
- banheiro;
- corredor.
Em primeiro lugar, deve definir a localização da casa de banho e, assim que delimitar esta zona, pode começar a planear o local de descanso, o conjunto de cozinha e a entrada.
A principal regra do planejamento é não suprimir o espaço. Quanto mais claro o quarto, mais espaçoso ele parece.
Uma casa de banho com modestos 3 m3 deve ser uma divisão completa. É melhor substituir a banheira e a cabina de duche por um duche compacto com divisória transparente. Os materiais em vidro não permitem esconder os preciosos metros quadrados, e a geometria simples dá liberdade ao espaço de que tanto os pequenos apartamentos tanto precisam.
O grupo de faiança deve ser decorado no mesmo estilo, ser pequeno e de formato simples. Na concepção de paredes, tectos e pavimentos, aconselha-se a utilização de materiais com superfícies claras e brilhantes, uma vez que o brilho tende a reflectir os objectos, realçando a profundidade do interior da casa de banho.
O quarto, que é ao mesmo tempo um local de descanso e uma sala de estar, precisa de uma atenção especial ao mesmo tempo. Aqui é importante ter em conta todos os requisitos e combinar as zonas para que em cada caso seja acolhedor e espaçoso. Esta tarefa é difícil, mas factível.
Partições leves na forma de armários baixos ou prateleiras são aplicáveis aqui. É possível fazer a separação telas transparentes ou translúcidas.
Móveis modulares são obrigatórios, seja um sofá-cama ou uma cama transformadora, uma cama suspensa ou uma cama alta é considerada uma opção bastante prática.
Um apartamento pequeno geralmente tem uma área de estar e cozinha. Várias dicas são usadas para planejar adequadamente este espaço:
- Evite detalhes desnecessários no interior.
- Divida a sala em duas zonas visualmente ou fisicamente.
- Determine o local de armazenamento.
- Use móveis dobráveis leves.
- Selecione eletrodomésticos com um nível mínimo de ruído.
- Forneça iluminação adequada.
- Escolha um capô poderoso.
- Dê preferência aos eletrodomésticos embutidos.
- Use um peitoril de janela como superfície adicional.
- Lembre-se de que a cozinha e a sala de estar devem ser decoradas de maneira semelhante.
No caso de a cozinha ser um espaço separado, deve ser decorada com cores simples e limpas. Mesmo em uma área em miniatura, você pode instalar todos os eletrodomésticos necessários:
- Pia;
- forno;
- de capuz;
- geladeira;
- forno de micro-ondas;
- lava-louças.
Você pode separar o corredor colocando os seguintes itens nele:
- guarda-roupa ou cabide;
- sapateira ou canto de sapato;
- uma caixa ou recipiente para guardar chapéus, luvas, cachecóis;
- prateleira para chaves e outras pequenas coisas;
- mesinha para sacolas e pacotes;
- banco ou pufe.
Se você escolher divisores visuais, poderá usar:
- Revestimento para pavimentos, é aconselhável escolher não facilmente suja e fácil de limpar.
- Um tapete de porta indispensável em tempo de neve derretida.
Nós arranjamos móveis
É importante escolher o móvel certo, transformar modelos são uma opção indispensável, pois aliam total funcionalidade a um design que permite economizar significativamente a área útil de um apartamento em miniatura. A mobília modular tem vários recursos:
- executa várias funções;
- muda seu tamanho e forma dependendo da necessidade;
- é colocado no espaço mínimo;
- permanece quase invisível.
É improvável que você consiga comprar um conjunto adequado de móveis compactos pré-fabricados - esses itens são feitos sob encomenda. Conseqüentemente, o preço será um pouco mais alto, mas você receberá exatamente o que seu pequeno apartamento requer. Com esta peça de mobiliário moderna, mesmo o menor espaço é fácil de equipar.
Estilo e cores
Mesmo em um estúdio de 18 metros, várias soluções de estilo são aplicáveis, tais como:
Loft é um estilo industrial caracterizado por matérias-primas brutas e comunicações abertas. Alvenaria, tubos não ocultos e sistemas de ventilação são o que caracterizam o loft. Este estilo muito popular, mas caro, pressupõe um certo conjunto mínimo de itens de interior. Cores básicas: cinza, preto, branco, terracota.
Alta tecnologia é um estilo moderno de linhas retas e metal brilhante e frio. Difere em simplicidade e clareza. O esquema de cores geralmente é frio. Existem cores como verde, azul, vermelho, roxo, cinza, branco.
Provence é um estilo leve e casual, o papel de parede floral é sobre ele. É caracterizada por tons quentes e calmos: bege, lavanda, verde, rosa, marrom.
Minimalismo - o nome fala por si. Um mínimo de móveis e coisas. Mais ar e luz. Você pode decorar o interior em qualquer faixa.
Estilo ecológico - grama, madeira, pedra. Existem três chaves fundamentais para este estilo, mas você pode substituir materiais por texturas apropriadas. Todas as cores e combinações naturais são usadas nesta direção.
Clássico - móveis de madeira, tecidos naturais caros, decoração de estuque é possível. Luxuoso e nobre. As cores são pastéis, monocromáticas.
O ecletismo é uma mistura de estilos. No entanto, é importante não exagerar, caso contrário, o espaço parecerá sobrecarregado e excessivamente congestionado. Esse interior é para pessoas bastante corajosas que se caracterizam pela originalidade. O esquema de cores é absolutamente qualquer.
Futurismo - o estilo do futuro, com uma geometria incomum, mas não menos atraente... A paleta fria combina estilo e uma certa presença sobrenatural. Não muito comum, é escolhido por pessoas criativas com uma visão especial do mundo.
A segunda camada - como forma de aumentar a área útil
Acontece que não há espaço suficiente para a área de trabalho ou você deseja esconder o local de dormir, neste caso a ideia do segundo nível vem em socorro. Quanto mais altos os tetos, mais espaço você pode usar.É aconselhável confiar a obra de arrumação do segundo andar a profissionais, pois há muitas nuances no projeto que o proprietário pode não levar em consideração.
É melhor escolher uma escada simples, com um prédio alto. Redondo e parafuso não funcionam porque ocupam muito espaço. O piso adicional pode apresentar cores diferentes, valorizando sua presença ou em sintonia com o desenho principal.
Não se esqueça dos sistemas adicionais de iluminação e ventilação. Graças ao segundo nível, você não apenas economizará metros quadrados decentes, mas também tornará o espaço ao seu redor mais livre, o que é muito valioso em alojamentos de pequeno porte.
Idéias de design
Você pode escolher um design em estilo moderno para qualquer apartamento, mesmo que seja um estúdio de apenas 18 m². m. O interior depende da preferência do proprietário. As recomendações dos designers são bastante simples:
- Use tantos espelhos quanto possível, colocando-os em frente à abertura da janela. A luz que passa pela unidade de vidro será refletida em sua superfície espelhada, conferindo ao ambiente leveza, leveza e expansão visual. Este conselho é indispensável se o apartamento tiver apenas uma janela.
- No caso em que o design assume que a cor principal é branco, bege ou cinza, os detalhes brilhantes enfatizam a individualidade. O tamanho não importa, sejam pinturas grandes ou travesseiros de tamanho médio, copos pequenos com lápis. O principal é não se deixar levar e saber quando parar.
- Sinta-se à vontade para experimentar. Nenhum lugar para colocar sua bicicleta? Pendure na parede!
- Tente não encher todas as prateleiras até a capacidade máxima, deixe algumas meio vazias. Graças a esta técnica simples, o interior ficará mais sofisticado.
- Coloque todos os itens desnecessários em caixas ou armários. Eles são a causa da desordem e não precisamos disso.
- E o mais importante, você deve se sentir confortável em seu apartamento.
Experimente por conta própria ou confie em um profissional - você decide. Tendo decidido os rumos em estilo, tendo em conta as suas necessidades e características individuais, não será difícil realizar o design dos seus sonhos. Como mostra a prática, não há nada impossível no projeto de pequenos apartamentos tipo estúdio.
O comentário foi enviado com sucesso.