Design de apartamento estúdio

Design de apartamento estúdio
  1. O que é um apartamento estúdio?
  2. Características do layout
  3. Exemplos de projetos de design
  4. Arranjo de móveis
  5. Opções de zoneamento
  6. Estilos
  7. Decoração de parede e teto
  8. Cor
  9. Iluminação
  10. Levamos em consideração os detalhes
  11. Ideias de interiores lindas e incomuns

Recentemente, os apartamentos estúdio tornaram-se muito populares. Esses espaços residenciais são geralmente escolhidos por jovens que amam interiores criativos e modernos.

Ao decorar esses apartamentos, você não precisa seguir regras e planos rígidos. Você pode deixar sua imaginação correr solta e criar absolutamente qualquer design.

O que é um apartamento estúdio?

Um apartamento estúdio é uma área de estar sem divisórias. Alguns móveis podem cumprir sua função, se necessário. Por exemplo, um guarda-roupa de tamanho impressionante pode se tornar uma divisória improvisada.

Habitações de layout semelhante surgiram no mercado recentemente, mas já ganharam popularidade entre os consumidores. Freqüentemente, os jovens recorrem a essas opções. Esses compradores não precisam de um grande número de quartos, mas layouts em que todos os cantos do apartamento estejam bem à vista são úteis.

É importante notar o fato de que um estúdio de duas salas não pode ser. Este tipo de apartamento é exclusivamente de um quarto e pode ter áreas grandes e pequenas.

Características do layout

Ao organizar esses apartamentos, é recomendável seguir uma regra simples: o espaço livre deve ser deixado tanto quanto possível. Por esse motivo, a seleção de artigos de decoração deve ser levada muito a sério e com atenção. Aqui você não pode prescindir de um zoneamento claro: tal delimitação de espaço livre permitirá que você use de forma competente e produtiva os metros quadrados disponíveis.

Todos os móveis devem ser o mais funcionais possíveis e localizados em uma área apropriada.

Ao organizar vários objetos, é recomendável levar em consideração as principais vias de circulação ao redor do apartamento. Isso é necessário para não sobrepô-los a um sofá, mesa de cabeceira, mesa, etc.

Móveis com função de transformação seriam uma boa opção. Não ocupa muito espaço livre e é multifuncional. É necessário escolher a área para tais objetos de acordo com seu tamanho na forma desmontada.

Se dividir as zonas com a ajuda de detalhes que tenham cores diferentes, então vale a pena considerar sua combinação com o estilo geral do apartamento.

A estrutura dos aposentos desempenha um papel importante. O apartamento pode ser quadrado ou retangular.

As opções retangulares são muito populares. Os apartamentos com tal estrutura pertencem à exigida classe econômica e se diferenciam pelo baixo custo. Eles são alongados e equipados com uma janela. Via de regra, a proporção entre comprimento e largura é de 1 para 1,25 ou 1 para 3. Essas moradias são popularmente chamadas de estojos de lápis, carruagens ou túneis.

Na maioria dos casos, a porta da frente está localizada em frente a uma única janela. Esses elementos estão localizados em uma grade curta.

Os estúdios retangulares se distinguem por um arranjo peculiar de áreas funcionais. A área de entrada passa para o corredor e à direita ou à esquerda há um elemento como um banheiro. Uma cozinha está anexada a esta zona, seguida por uma sala de estar, e apenas atrás dela está uma varanda ou loggia.

Esse apartamento pode ser estreito e pequeno.O layout em estúdios retangulares deve ser cuidadosamente pensado, a fim de fazer uso produtivo de todo o espaço disponível, sem torná-lo apertado e desconfortável.

O layout quadrado não é menos popular. Apartamentos com essa estrutura têm o mesmo comprimento e largura. Essa habitação é considerada ideal em termos de uma disposição confortável, é perfeita para criar um ambiente aconchegante. Normalmente, esses apartamentos têm duas janelas.

Tendo um apartamento quadrado, você pode distribuir as áreas funcionais como quiser. Muitas vezes, os proprietários colocam a sala, a cozinha, o quarto e a casa de banho em espaços de canto, deixando a parte central livre. O planejamento de tal apartamento depende das preferências pessoais de seu proprietário.

Exemplos de projetos de design

Um apartamento moderno pode ser decorado de forma que se torne muito aconchegante e acolhedor. Vamos dar uma olhada em vários projetos interessantes de tais habitações.

Pequeno estúdio de 29 m² m pode ser visualmente espaçoso e leve. Para fazer isso, é necessário voltar para a cor branca fresca no acabamento. O banheiro pode ser colocado do lado direito da porta da frente. Após esta zona, será aberta uma área livre com duas janelas, onde deverão ser colocados os móveis de cozinha com eletrodomésticos encostados à parede direita.

Depois desses objetos, você pode construir uma pequena partição, atrás da qual você pode organizar um lugar para dormir. Em frente aos utensílios de cozinha, encontra-se uma sala de jantar com cadeiras altas e uma mesa estreita. Assim, você pode equipar completamente o lado direito de um pequeno apartamento.

Uma aconchegante sala de estar deve ser equipada em frente à área de jantar e dormir. Um pequeno sofá com uma mesa de centro de madeira clara pode ser colocado na primeira janela. Pequenas poltronas ou cadeiras encontrarão seu lugar perto do sofá.

A TV pode ser colocada perto da mesa de centro ou pendurada na parede.

Esse layout parecerá harmonioso se as paredes tiverem acabamento com papel de parede ou gesso branco, laminado cinza claro ou branco for colocado no chão e todos os móveis forem selecionados em cores claras e pastéis. Como resultado, você terá um apartamento charmoso em um estilo gentil e romântico.

Para um pequeno estúdio, cuja área não exceda 20 m². m, o design escandinavo minimalista bastará. Em um layout quadrado conveniente, todas as áreas funcionais podem ser acomodadas.

Os armários da cozinha (piso e parede) devem ser instalados no lado esquerdo da porta frontal contra a parede. Para esses móveis, um pequeno fogão elétrico com controle de toque é a solução ideal.

Esses itens estarão localizados em frente a duas janelas estreitas. O restante espaço deve ser reservado para sala de estar, área de trabalho, quarto e banheiro.

Para a área de estar, você pode escolher um pequeno sofá ou duas cadeiras dobráveis. Você pode colocar uma mesa de centro leve ao lado deles, que pode desempenhar o papel de uma mesa de jantar. Esta zona estará localizada na parede esquerda oposta à primeira janela.

Agora você pode passar para o design do lado esquerdo do apartamento. Há um lugar para uma cama de casal aqui, e na própria janela (segunda) você pode organizar uma pequena área de trabalho com uma mesa de parede e prateleiras suspensas.

Decore a sala com papel de parede com padrões contrastantes e deixe o chão e o teto brancos como a neve. Em tal ambiente, os móveis em tons neutros e clássicos parecerão harmoniosos.

Considere uma das opções para decorar um pequeno apartamento com área de 30 m². m. Depois da porta da frente, você pode organizar uma cozinha e colocar um sofá de canto luxuoso no centro. As prateleiras podem ser penduradas na parede. Em frente ao sofá, vale a pena colocar uma mesinha, atrás da qual (encostada à parede esquerda) uma grande TV e armários baixos irão encontrar o seu lugar.

Você pode dividir a área de jantar e a sala de estar usando um teto de vários níveis, duas partes dos quais têm tons diferentes de cinza ou branco.

Atrás da área da cozinha, você pode organizar uma pequena sala para um banheiro.

Se você adora um estilo industrial, então os móveis e a decoração de interiores devem ser selecionados em tons de cinza, branco e cinza escuro. Em alguns lugares, você pode deixar paredes de tijolos comuns sem papel de parede colorido e gesso.

Estúdios com área de 40 m2. m e mais são mais espaçosos do que os apartamentos acima mencionados. Neles, você pode deixar mais espaço livre entre os móveis e as áreas funcionais.

Em tal cômodo, a área de dormir deve ser combinada com a área de trabalho. Assim, você pode evitar o escurecimento indesejado do espaço e seu estreitamento visual. Essas áreas devem ser separadas por divisórias de vidro deslizantes.

Em frente à divisória de vidro, você pode equipar a sala de estar com duas poltronas macias e uma mesa de vidro para um laptop ou TV.

Uma pequena cozinha com mesa de jantar e cadeiras encontra seu lugar atrás da sala de estar.

A casa de banho pode ser equipada do lado direito ou esquerdo da cozinha.

Arranjo de móveis

Nos apartamentos estúdio, a disposição dos móveis é diferente das habitações com layout padrão.

Cozinha-sala

Em um apartamento comum, a cozinha e a sala de estar podem ser muito diferentes entre si em estilo e execução. Mas, no caso de um estúdio moderno, deve-se aderir a um estilo no design dessas áreas funcionais.

Normalmente, a área de estar está equipada com um sofá ou poltronas, complementada por uma pequena mesa de centro ou de centro e uma TV. Você pode colocar esses objetos na mesa de jantar com cadeiras (se houver), uma área de bar ou um conjunto de cozinha.

Não é recomendável escolher uma área de estar que contrasta fortemente com os móveis da cozinha. Esta combinação parecerá desarmônica.

Brinque com as cores para que a cozinha e a sala estejam em harmonia. Por exemplo, para um conjunto de cozinha com bancadas leves, você deve escolher um sofá creme ou bege.

O layout parece atraente, no qual os móveis relacionados à sala de estar ficam encostados na parede do lado direito ou esquerdo da cozinha. Com este design, o quarto parece visualmente mais espaçoso.

Banheiro

Uma pequena sala é alocada para um banheiro nos apartamentos estúdio. As opções ideais para tal área seriam um chuveiro, um pequeno vaso sanitário e uma pia em um balcão estreito.

Se a área permitir, então, em vez de uma cabine de duche, pode colocar uma casa de banho horizontal. Todos os detalhes podem ser colocados ao longo das paredes. Por exemplo, coloque um banheiro de um lado e um vaso sanitário na frente dele. A pia ficará harmoniosa contra a parede central.

Corredor

Na maioria das vezes, os estúdios têm pequenos corredores que levam à cozinha e à área de estar. Nessa área, você pode colocar uma pequena calçada e um guarda-roupa embutido na parede.

Freqüentemente, as pessoas recusam armários ou móveis embutidos em favor de cabides de parede e ganchos. Esses detalhes ocupam um mínimo de espaço.

Não é recomendável sobrecarregar o corredor com muitos móveis, principalmente se houver tons escuros. Essa solução pode reduzir visualmente e escurecer o corredor.

Opções de zoneamento

Mesmo que o seu apartamento tenha uma área pequena, pode ser batido para que pareça espaçoso. Para fazer isso, você precisa dividir com competência a sala em zonas e escolher o mobiliário certo.

Vamos dar uma olhada em várias opções de zoneamento de estúdio:

  • Você pode dividir a área livre em zonas usando peças de mobiliário colocadas corretamente. Por exemplo, para distinguir entre a cozinha e a sala de estar, você pode escolher um balcão de bar.
  • As telas são outra opção para delimitar o espaço. Não pense que os modelos portáteis parecem antiquados. Hoje, são vendidas várias telas, que são feitas de madeira, bambu, plástico e metal.Produtos com inserções de vidro e espelho parecem originais. Esses dispositivos podem ter formatos diferentes. As instâncias na forma de etapas ou caixas são comuns.
  • O aquário pode ser uma solução complicada para dividir zonas. Deve ser grande e estar sobre um pedestal especial. Um pequeno aquário redondo não funcionará para isso.
  • As prateleiras podem ser compradas para separar um quarto ou escritório. Cópias abertas são boas opções. Eles transmitem perfeitamente a luz, por isso não ficará escuro na área cercada. Hoje você pode solicitar racks de acordo com suas medidas. Essas coisas custam mais caro, mas você pode conseguir facilmente o efeito desejado no interior.
  • Muitos proprietários de apartamentos estúdio separam zonas com guarda-roupas. Este método é prático e funcional. Você não precisa comprar móveis adicionais com esses detalhes. Você pode colar as paredes traseiras dos armários com um lindo papel fotográfico e empurrar um pequeno sofá na direção deles - você terá uma área de estar aconchegante. Para separar as zonas, não é necessário selecionar modelos de gabinetes altos. Um pequeno armário é bastante adequado, no qual você pode colocar uma TV grande, um abajur ou flores em vasos.
  • As partições deslizantes são uma excelente solução para dividir um estúdio. Com essas opções, você economizará espaço livre. Esses itens abrem suavemente e silenciosamente. Eles são equipados com fechos e guias que podem compensar pisos, paredes e tetos irregulares.As portas transparentes se encaixam harmoniosamente em muitos interiores. Se houver portas cegas em cores escuras nas divisórias, deve-se ter cuidado com elas para não prejudicar a aparência do cômodo.
  • As áreas delimitadas por cortinas são lindas. Uma cortina tradicional parecerá muito incomum em tal função, mas cortinas ou opções de linha no estilo japonês da moda caberão com eficácia no interior.
  • Se você não deseja sobrepor o espaço com elementos adicionais, pode recorrer a uma opção de separação discreta - diferentes revestimentos para pisos. Por exemplo, você pode colocar ladrilhos na cozinha e laminar na sala de estar.

Estilos

Os apartamentos estúdio em estilo loft (traduzido como sótão) parecem elegantes. Essa direção chegou até nós da América, onde, no passado distante, sótãos de edifícios industriais eram alocados para abrigar trabalhadores nas fábricas. Claro, não poderia haver decoração interior e interior bonito em tais condições. Os próprios trabalhadores árduos trouxeram todos os móveis necessários para essas moradias improvisadas.

Um pouco mais tarde, representantes de boêmios se interessaram por interiores não triviais, com paredes de tijolos ásperos, pisos de madeira e móveis adequados. Depois de algum tempo, surgiu o estilo loft hoje conhecido, muito popular no mundo todo.

Para um apartamento estúdio, o estilo popular é ideal - Provença. Esta direção é escolhida por pessoas que preferem o design tradicional da casa com cortinas multicoloridas e muitos elementos decorativos. Distingue-se pela sua simplicidade e pela presença de ligeiras notas rurais a nível de ornamentos decorativos.

O interior nesta linha não fica completo sem interessantes bordados, padrões e babados. Em cada canto você pode topar com outra mesa de cabeceira, pufe ou cômoda.

O mais sofisticado é o estilo art déco. Um apartamento com este design parecerá moderno e elegante. Este belo estilo é caracterizado por padrões geométricos hipnotizantes, combinações de cores contrastantes, complementadas por safira e esmeralda, bem como por materiais caros de origem natural.

Um estilo clássico nunca sai de moda. Essa direção parece harmoniosa em um ambiente de estúdio. Uma combinação calma de cores clássicas em peças rígidas de mobiliário com um design lacônico ficará espetacular.

Roupeiros e outras peças de mobiliário de madeira natural enquadram-se no interior clássico. Esses exemplares com cores naturais são capazes de dar a uma casa uma aparência harmoniosa.

Decoração de parede e teto

Se sua casa for construída com tijolos, você pode deixar uma certa seção da parede sem acabamento. Essa solução ficará perfeita em uma sala em estilo loft. O resto das superfícies deve ser acabado com gesso branco ou bege.

Se você é um amante dos clássicos, pode decorar as paredes com papéis de parede em cores neutras e calmas.

Os amantes de contrastes vão adorar papéis de parede com estampas que combinam duas cores diferentes.

Você pode decorar o quarto com uma pedra decorativa na parede. Esses detalhes podem deixar o apartamento mais confortável e elegante.

Para decorar o teto, você deve usar drywall ou gesso. Você pode criar um teto atraente de vários níveis e integrar várias luminárias nele.

Tetos extensos são populares. Eles podem ser selecionados em qualquer esquema de cores. Eles vêm em cor sólida fosca ou brilhante com pequenos brilhos. Com a ajuda de tais detalhes, você pode expandir visualmente a sala.

Cor

O melhor de tudo é que os apartamentos estúdio têm cores vivas. Esse esquema de cores torna visualmente a casa espaçosa e aconchegante, principalmente se contiver móveis em tons pastéis e calmos.

Os amantes de cores saturadas podem decorar um apartamento com materiais de cores ricas e ricas. Mas é melhor complementar tais ambientes com móveis de tons discretos, para que um conjunto excessivamente colorido não saia.

Você pode decorar o apartamento de uma forma mais grosseira. Por exemplo, escolha móveis e decoração de interiores nas cores cinza, azul escuro, preto e marrom. Esses interiores parecem modernos e até futuristas, mas devem ser complementados com uma iluminação aconchegante.

Iluminação

A luz desempenha um papel importante em interiores de estúdio. Com a ajuda deste detalhe, você pode ajustar as proporções da sala e torná-la espaçosa.

Dependendo da localização das lâmpadas e luminárias, três níveis de iluminação podem ser distinguidos: inferior, médio e superior.

O nível mais baixo inclui opções de piso, o do meio inclui luminárias de parede, luminárias de chão e luminárias de mesa. A camada superior é representada por lâmpadas de teto ou iluminação embutida.

Em um estúdio pequeno, as luminárias de nível inferior não são usadas com frequência. Na maioria das vezes, esse projeto é usado apenas para separar visualmente os limites entre os móveis e o piso da cozinha. Este projeto parece espetacular na área de dormir.

O nível médio inclui todos os tipos de lâmpadas disponíveis na sala. Você não pode passar sem esses itens em sua casa. Eles devem ser selecionados no mesmo estilo do interior circundante.

O nível superior inclui luzes de teto embutidas e lustres. Você pode pegá-los para qualquer interior. Os lustres podem ter um design tradicional ou ser feitos na forma de focos interessantes, bem como focos de halogéneo.

Levamos em consideração os detalhes

O interior será harmonioso e atraente se for complementado com elementos decorativos adequados. Devem combinar com os móveis e acabamentos em cor e estilo. Podem ser belas pinturas com paisagens clássicas ou imagens de vanguarda. Tudo depende do estilo geral da sala:

  1. Não há necessidade de bagunçar o apartamento com uma grande quantidade de detalhes, caso contrário, eles ocuparão muito espaço.
  2. Não é recomendável forçar as zonas com grandes móveis em cores escuras, a menos que o apartamento seja em estilo loft. Esses detalhes vão se destacar do conjunto geral e tornar a área desconfortável.
  3. Deixe espaço suficiente entre os móveis para manter a passagem aberta e acessível.
  4. As cercas entre as áreas devem ter um estilo adequado ao interior.
  5. Dê preferência apenas a materiais de qualidade.Eles ficarão bonitos e caros em um apartamento tão moderno e elegante.

Ideias de interiores lindas e incomuns

O interior ficará muito bonito e sensual se for decorado em tons de vermelho e branco. Por exemplo, coloque um pequeno sofá branco com almofadas vermelhas na frente de uma cozinha clara com um fundo vermelho. As paredes podem ser decoradas com gesso bege ou branco, e um laminado claro com tapetes bordô ou vermelho escuro pode ser colocado no chão.

Um luxuoso ambiente em estilo loft pode ser alcançado com paredes em branco, marrom escuro e cinza, um grande sofá em cinza claro e uma cozinha branca localizada atrás da área de estar. Você pode colocar piso laminado no chão e complementá-lo com um carpete escuro de pelos altos. Lâmpadas de teto em um estilo estrito e lacônico vão ficar harmoniosamente em um apartamento como este.

Um interior elegante e aconchegante resultará na combinação contrastante de teto claro, paredes bege e laminado marrom escuro. Com a ajuda de uma pequena divisória, você pode separar a cozinha, complementá-la com um conjunto verde claro e uma estreita mesa branca. Um sofá de couro branco deve ser colocado na sala de estar, e uma TV e uma mesa de computador escura com uma cadeira clara devem ser colocadas na frente dela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário