O que é um apartamento estúdio?

O que é um apartamento estúdio?
  1. O que é e como é diferente de um apartamento de um quarto?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Estilos
  5. Opções de layout e zoneamento
  6. Como equipar: opções de acabamento e mobiliário
  7. Cor e decoração
  8. Lindas ideias no interior

Os apartamentos estúdio estão se tornando cada vez mais populares. Aqueles que compram ou alugam um espaço habitacional se deparam com suas características peculiares. Alguns deles, por exemplo, a falta de portas, demoram a habituar-se, enquanto outros, como o open space, pelo contrário, permitem apreciar rapidamente as vantagens de um layout inusitado.

O que é e como é diferente de um apartamento de um quarto?

Um estúdio é um apartamento sem divisórias e paredes internas que delimitem o espaço. Na verdade, trata-se de um único espaço habitacional, que se destina simultaneamente ao quarto, à sala e à cozinha. O único cômodo cercado do estúdio é o banheiro e o toalete.

Os estúdios surgiram no Japão, onde existe um problema de falta de espaço nas megacidades. Pessoas que trabalham nas grandes cidades, e ao mesmo tempo têm grandes moradias fora de suas fronteiras, equiparam pequenos apartamentos com apenas o necessário. Eles tinham um lugar para morar durante a semana de trabalho, sem perder tempo viajando para fora da cidade ou para outras cidades.

Os EUA tomaram a moda dos apartamentos estúdio. Em primeiro lugar, essas moradias foram destinadas a jovens que não podiam pagar algo mais, e boêmios criativos, percebendo seu potencial em design. A partir daí, esse tipo de layout passou a ser utilizado por arquitetos da Europa e da Rússia.

Nos códigos, regras e normas básicas de construção não existe uma definição precisa deste tipo de espaço habitacional, no entanto, a sua principal diferença de um apartamento de um cômodo é justamente a ausência de sua divisão em zonas por divisórias e portas. Lembre-se: mesmo os apartamentos de um cômodo podem ter corredor e cozinha separados por paredes, enquanto nos estúdios eles não são fornecidos inicialmente.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem dos apartamentos estúdio é o preço mais baixo em comparação com os apartamentos de um quarto. Além disso, muitas vezes eles são cobrados com contas de serviços públicos mais baixas. Isso se deve ao pequeno tamanho da sala e ao seu uso mais eficiente.

No entanto, o tamanho pequeno também é a principal desvantagem. Os estúdios econômicos comuns geralmente não contêm todas as coisas de que os proprietários precisam. Para armazená-los, os proprietários costumam alugar depósitos separados, mas isso afeta os custos adicionais e a inconveniência. Para usar um espaço pequeno de forma mais ergonômica, você deve pensar sobre o layout nos mínimos detalhes.

Outra vantagem indiscutível são as janelas grandes, de onde a luz é suficiente para todo o apartamento. Ou seja, durante o dia, não há necessidade de usar iluminação adicional. Em um espaço aberto, as ondas sonoras são melhor distribuídas, o que será de grande ajuda para músicos ou amantes de home theater.

Um ponto positivo pode ser chamado de atmosfera que o apartamento oferece. Para os jovens, esse espaço de vida está imbuído do espírito de independência e liberdade. Indivíduos criativos encontram expressão própria na disposição de um apartamento ou em transformá-lo em um estúdio. Pessoas ricas demonstram seu status graças a um amplo apartamento equipado de forma moderna.

Entre as desvantagens está a falta de um corredor que retenha a poeira e sujeira trazidas da rua no mesmo cômodo.A falta de uma divisória entre a área da cozinha e o quarto pode se tornar um problema se o sistema de ventilação do apartamento estiver desatualizado ou não for potente o suficiente, pois os odores irão encher toda a sala.

Por outro lado, a ausência de fronteiras entre a cozinha e a sala torna o ambiente mais confortável para a realização de jantares festivos.

A área de dormir está em exibição para todos os hóspedes e visitantes do apartamento, o que muitas vezes viola o espaço pessoal.

Além dos cheiros da cozinha, outros odores desagradáveis ​​podem se espalhar facilmente pelo apartamento, especialmente se houver um animal de estimação no apartamento.

O lado negativo é que as correntes de ar podem circular pelo estúdio se houver uma varanda na sala.

A falta de sigilo será uma desvantagem para quem não mora sozinho em um apartamento. Se a necessidade de privacidade for importante, as áreas cercadas devem ser consideradas no layout.

Vários inconvenientes aparecem ao mesmo tempo, se um apartamento comum for convertido em um estúdio. Isso se deve à necessidade de fiscalizações e autorizações por parte das autoridades, reforma, desmontagem de paredes e pisos, alteração do sistema de abastecimento de energia e, às vezes, abastecimento de água. Tudo isso leva não apenas muito tempo, mas às vezes despesas tão grandes que são comparáveis ​​à compra de um estúdio completo, e não à reforma de um espaço residencial existente.

Visualizações

Existem várias opções para a aparência dos apartamentos estúdio:

  • o layout fornecido pelo projeto original do edifício. Este tipo de apartamento está a tornar-se popular, pois está presente nos tipos de moradias em diferentes categorias de preços. Em residências econômicas, estes são pequenos estúdios adequados para uma família de duas pessoas, estudantes, pessoas solteiras. Em residências de luxo, elas podem ser grandes e até ocupar a área da cobertura.
  • remodelação de apartamentos comuns com vários cômodos. Na maioria das vezes, são feitos de apartamentos de um cômodo e, menos frequentemente, de apartamentos de dois cômodos, nos quais as divisórias entre o quarto e a cozinha são especialmente removidas. Isso só pode ser feito com a autorização de serviços e órgãos especiais, como o Ministério de Situações de Emergência, o departamento de arquitetura, o bureau de inventário técnico. Ao mesmo tempo, existem várias proibições que não permitem a reabilitação, que dizem respeito à demolição de paredes de suporte, à transferência de risers e à redução da área da casa de banho e da loggia.

Freqüentemente, há apartamentos estúdio de dois e até três andares, nos quais as zonas e quartos são separados uns dos outros por níveis e escadas.

Os mais comuns são apartamentos estúdio retangulares e quadrados padrão, mas geralmente os arquitetos usam configurações diferentes, às vezes arbitrárias, em seus projetos. Existem moradias em forma de triângulo, trapézio, oval.

Estilos

Grande atenção é dada ao arranjo de design dos estúdios para que o espaço livre pareça harmonioso e no mesmo estilo. Os proprietários podem recorrer a profissionais ou projetar o apartamento de forma independente.

Entre as tendências estilísticas, existem várias que são especialmente populares e relevantes para os estúdios. Estas são tendências predominantemente modernistas, uma vez que parecem mais relevantes em apartamentos estúdio modernos. No entanto, o design é possível em estilos mais clássicos e étnicos, mas na maioria das vezes, um único espaço não é suficiente para refleti-los totalmente.

O moderno industrial é um dos estilos mais minimalistas e austeros. Devido ao uso de texturas de concreto, metal e madeira, o interior parece um pouco áspero, mas satisfaz completamente o espírito do urbanismo moderno. São usados ​​itens que imitam coisas antigas e vintage. Com suas paredes, teto e piso toscos, o apartamento industrial lembra uma fábrica.

Envolve o uso de escamas "naturais" predominantemente escuras. Marrom, tijolo, cinza, bem como branco, enferrujado, preto são os mais comuns. O uso de pequenos acentos brilhantes também é permitido.Quanto à decoração, deve ter um caráter minimalista geral no estilo industrial moderno. É dada especial atenção à iluminação, uma vez que, na falta dela, um apartamento pode evocar emoções assustadoras.

Semelhante ao estilo industrial e loft, também chamado de "sótão". Combina antiguidade e inovação, simplicidade e, ao mesmo tempo, pathos antigo. Como no anterior, neste estilo é dada preferência a texturas de parede naturais, tijolo ou papel de parede com um padrão semelhante é especialmente popular. Na direção do loft, muita atenção é dada aos detalhes decorativos que criam um conceito único. É considerado o estilo favorito de pessoas criativas, por isso muitos objetos de arte, pinturas de parede, estatuetas e lustres ousados ​​são usados ​​como decoração.

O oposto dos dois estilos anteriores é a Provença. É um pouco mais luxuoso, embora seja simples à sua maneira, pois também usa imitações da antiguidade. A principal diferença é o esquema de cores - é predominantemente branco, delicado pastel. Materiais como tecidos naturais e rendas, costura, cerâmica, porcelana são usados ​​como decoração e detalhes. Uma característica é a compra de móveis de madeira ou vime, incluindo aqueles com detalhes forjados, e padrões florais são freqüentemente encontrados em estofados macios.

O estilo de fusão propõe combinar conservadorismo com futurismo, e também agir na direção do maximalismo. A ideia principal é a ausência de qualquer estrutura e regras. Isso afeta o fato de que em uma sala é usada uma combinação de vários detalhes, que ao mesmo tempo se somam para uma composição harmoniosa. Os materiais predominantes são pedra natural, couro, linho, tela e peles de animais. Apesar da combinação do incongruente, todos os itens internos não devem ser colocados caoticamente e desorganizar o espaço.

O esquema de cores de fusão é projetado em tons brilhantes, por exemplo, dourado, carmesim, turquesa, combinados com os básicos. Como uma solução interessante, a iluminação por focos é usada em locais especialmente espetaculares no interior, embora muitas vezes todas as lâmpadas sejam diferentes umas das outras. Os móveis são clássicos, com acabamentos em ouro ou prata. O estilo de fusão requer cortinas drapeadas e cortinas, vários travesseiros, tapetes.

O estilo Art Déco é romântico, sofisticado e até luxuoso. Combina elementos do construtivismo e da cultura do Egito, África, Mesopotâmia, Grécia Antiga. Alumínio e aço inoxidável são combinados com couro exótico, esmalte, marfim, madeira rara, vitral. A decoração utiliza motivos animalescos, geométricos, étnicos e florais. A paleta de cores é brilhante e geralmente contrastante.

Outro estilo francês popular é o boho, que muitas vezes é traduzido como "cigano". Esta é uma das direções mais brilhantes e chamativas, em que tudo se sustenta em um esquema de cores, mas ao mesmo tempo combina elementos de outros estilos na decoração.

As decorações no interior carregam uma carga semântica, pois devem refletir os interesses do proprietário, mas ao mesmo tempo os itens de alta tecnologia devem estar completamente ausentes. Madeira, tecidos e pedra são escolhidos como os materiais principais. O esquema de cores é predominantemente natural e, em geral, é necessária uma abundância de decoração de plantas ou flores.

Opções de layout e zoneamento

O layout de um apartamento pode ser dividido em vários tipos:

  • no aberto não há divisórias e a separação visual é criada pelos móveis. O espaço é usado de forma mais funcional, mas é quase impossível se aposentar em um estúdio como esse, o que o torna conveniente para morar sozinho ou junto. A casa de banho e a casa de banho são os únicos quartos separados do espaço comum, mas esta regra também é totalmente opcional;
  • em uma área fechada, todas as zonas são separadas umas das outras por divisórias ou paredes sem portas.Em tal apartamento haverá um lugar pessoal para cada residente, mas mesmo sem isso, uma pequena área será reduzida por transições e divisórias;
  • no combinado, um dormitório ou um escritório é separado da sala comum. Acredita-se que esta seja a opção mais ideal, já que uma única partição quase não ocupa espaço livre, permitindo que você se aposente em um dos quartos.

Em um apartamento tipo estúdio, geralmente são alocadas áreas como quarto, cozinha, local de trabalho, sala de estar ou um local para relaxamento. No total, existem dois tipos de zoneamento espacial:

  • O primeiro é construtivo, usando divisórias e paredes reais.
  • O segundo é visual.

No zoneamento construtivo, as divisórias decorativas são frequentemente utilizadas, uma vez que é muito mais fácil colocá-las e movê-las do que paredes. Eles podem ter altura do teto e ter metade da altura humana. É mais difícil criar uma divisória com arco ou secções de paredes para toda a área a partir do zero, mas são fáceis de implementar no caso de remodelação de um apartamento normal ou de um quarto de um apartamento comum. Cortinas, telas e portas de correr são muito mais populares.

Se o apartamento tiver tetos altos, você pode dividir o cômodo em zonas usando várias camadas. Por exemplo, faça uma cama "no sótão" ou local de descanso levantando-os até o teto. Para economizar espaço na camada superior, há um local de trabalho, uma cama extra ou guarda-roupas.

O zoneamento visual não obstrui o espaço com paredes, portas, cortinas. A sua principal técnica é a utilização de diferentes acabamentos e texturas, bem como pódios e diferentes níveis de tectos tensos. Também pode dividir o espaço com a ajuda de móveis, por exemplo, virando a cama de costas para a sala ou separando o corredor da maior parte do quarto com um roupeiro.

É possível delimitar as zonas do estúdio com base no número de janelas. Num apartamento com duas janelas, é possível fazer um layout fechado sem problemas, destacando, por exemplo, um quarto e uma sala um a um. Com janelas panorâmicas, é preferível fazer um layout aberto ou combinado, uma vez que há apenas uma grande fonte de luz natural na sala.

Estúdios com varanda não são incomuns. A presença de espaço adicional abre novas oportunidades no layout do apartamento. A varanda pode cumprir a sua função normal ou pode ser uma área completa separada, por exemplo, um quarto ou um local de descanso.

Como equipar: opções de acabamento e mobiliário

Antes de proceder com a arrumação do apartamento, você deve entender claramente quais partes serão cedidas a esta ou aquela zona.

Deve ser alocada uma área compacta para a cozinha e, caso o apartamento possua uma pequena metragem, aproveite ao máximo o espaço. Isso pode ser feito com a ajuda de pequenos conjuntos de cozinha, que têm muitas gavetas em camadas. Você também pode usar pequenos eletrodomésticos: mini-geladeira ou geladeira baixa, fogão de duas bocas e com forno embutido. Itens multifuncionais também ajudam, por exemplo, multicasquinhas, forno de micro-ondas.

Em um apartamento estúdio, um capô poderoso é vital, caso contrário, os odores se espalharão pela área. A cozinha pode mover-se gradualmente para a sala de jantar ou sala de jantar. Para economizar espaço, você pode usar mesas dobráveis ​​fixadas na parede ou nos balcões dos bares, que servem como uma partição visual entre as zonas.

O sofá pode diferenciar a sala de outras áreas e se tornar a peça central do estilo escolhido. Pode ser um modelo baixo minimalista, leve e com uma pilha de travesseiros. Se houver hóspedes na casa, você pode colocar um sofá que pode ser usado em uma cama extra.

Uma excelente solução seria usar outro móvel transformador no apartamento. No quarto, podem ser camas que vão até à parede ou escondidas no armário, e na sala podem ser divisórias de correr ou pré-fabricadas.

Em apartamentos pequenos, é melhor usar móveis que desempenhem várias funções ao mesmo tempo. Por exemplo, pode ser uma cama com armários extraíveis, um pufe oco para guardar roupa de cama ou outras coisas. Os aparelhos podem ser embutidos em prateleiras ou pendurados na parede, por exemplo, uma TV com um toca-discos ou console de jogos.

Existem alguns truques que permitem delimitar o espaço ou torná-lo visualmente maior. Cortinas finas devem ser usadas para criar uma sensação de leveza. Espelhos de chão na parede ou guarda-roupas criarão a ilusão de mais espaço. O peitoril da janela pode ser convertido em mesa de trabalho ou de jantar, e os baixos - em local de descanso.

O projeto se completa apenas na harmonia do mobiliário e das partes fundamentais do apartamento - piso, parede, teto. Tanto em layouts abertos quanto fechados, podem ser mantidos no mesmo esquema de cores ou em diferentes, separando as zonas umas das outras. As paredes podem ser pintadas, feitas de drywall ou cobertas com papel de parede. Alguns estilos permitem uma total falta de decoração nas paredes.

Tetos extensos de diferentes alturas separarão visualmente as zonas umas das outras. Além disso, permite o uso de focos compactos que não ocupam espaço extra como lâmpadas.

A varanda pode ser equipada com utensílios de cozinha, aparelhos de ginástica, um sofá com travesseiros e sua própria estufa. E se você colocar uma mesa de canto, terá uma área de jantar equipada.

Os designers aconselham o uso de móveis em um estilo minimalista com linhas retas para que a silhueta pareça uniforme e uniforme, não desordenada. No entanto, a escolha deve depender principalmente do estilo preferido.

Cor e decoração

O esquema de cores deve ser tratado com cuidado, pois pode aumentar o espaço e torná-lo mais carregado. Existem grandes janelas no apartamento, cores escuras também são permitidas, mas se o quarto for muito limitado e houver pouca iluminação, é melhor usar uma paleta de branco ou pastel. Bege, azul claro, areia e outros tons delicados tornarão visualmente o ambiente mais espaçoso e fresco.

Com uma combinação de cores contrastantes, por exemplo, preto e branco, branco e vermelho, você pode criar acentos visuais. Eles são úteis se houver um desejo de destacar algum objeto do interior harmonioso geral, por exemplo, um sofá, um tapete complicado ou uma pintura original.

O esquema de cores é um delimitador de zona eficaz. Portanto, o estúdio pode ser feito em uma única paleta, mas cada uma das "salas" tem seus próprios acentos e pontos de destaque.

Os especialistas aconselham usar o mínimo de decoração possível para não sobrecarregar uma sala pequena. No entanto, muitas vezes em estilos diferentes, por exemplo, boho, o uso de um grande número de elementos decorativos é simplesmente necessário. Em sua escolha, deve-se aderir a um conceito. É melhor que a decoração não ocupe muito espaço, como vasos grandes e estátuas. A prioridade é para decorações que se encaixem na mobília geral - pinturas e pôsteres nas paredes, estatuetas nas prateleiras.

Apesar da presença de uma janela, cuja luz é suficiente para todo o espaço, ainda é escuro nas partes mais distantes. A cozinha é mais frequentemente localizada lá, mas, independentemente da zona, você deve cuidar da iluminação com antecedência. É melhor usar lâmpadas no espectro branco, pois é quase natural. Em estúdios pequenos, é melhor usar lâmpadas de teto e parede, mas se houver espaço livre, as lâmpadas de piso também podem ser colocadas lá.

Lindas ideias no interior

Um layout combinado com portas de correr separa a área de dormir da sala de estar. Ele quebra uma única imagem e o uso de cores diferentes: na área de dormir é bege e branco, na área de hóspedes combina um rico azul, marrom e cinza. Caixas de parede estão localizadas acima da cama de casal grande, na qual é conveniente guardar roupas de dormir.A sala usa uma mesa de centro dobrável, uma estante aberta com prateleiras, espelhos nas paredes.

A delimitação de espaço em duas camadas economiza espaço significativamente. Um corredor aberto é criado por divisórias, atrás das quais há uma área de cozinha e prateleiras de nicho para TV e itens de decoração. A zona do “sótão” era ocupada por um quarto com uma prateleira adicional.

A sala de estar é conjugada com a sala de jantar devido à presença de uma mesa de jantar. O espaço livre permitiu que uma máquina de exercícios pull-up fosse pendurada no teto. O esquema de cores é projetado em tons de branco e madeira natural.

Design minimalista em uma paleta bege e cinza. Cada área do interior tem seus próprios tons de cores principais - cinza na cozinha, bege e areia na sala de estar. A diferenciação também é criada por diferentes níveis de tetos. Um tapete macio e brilhante na sala de estar e pôsteres nas paredes do corredor são usados ​​como acentos de cores vivas.

A cozinha de plano aberto combina perfeitamente com a sala de estar com mesa de jantar e cadeiras. A cortina com cortinas transparentes e densas cria um contraste que torna a composição geral mais profunda.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário