Pisos de quartzo-vinil: descrição e métodos de instalação
Laminado, linóleo e talvez parquet - ao escolher um piso, você quer economizar dinheiro e decorar esta parte da sua casa com dignidade. É desejável que a compatibilidade ambiental do material selecionado não seja baixa. E seria bom se fosse algo da moda, moderno, interessante por todos os lados. Por exemplo, vinil de quartzo.
O que é isso?
O piso de vinil de quartzo tem sido recentemente um atributo característico de espaços públicos, mas em apartamentos esse piso tem sido raramente usado. Mas hoje, o material de acabamento com uma espessura de 2 a 4 mm é ativamente considerado precisamente como um produto para decoração de pisos de residências. É um concorrente direto do revestimento cerâmico, superando-o em alguns aspectos.
O vinil de quartzo consiste em:
- uma camada de poliuretano que não permitirá que o material se desgaste rapidamente;
- revestimento decorativo com um padrão de várias texturas;
- a principal camada de policloreto de vinila com lascas de quartzo na composição, com a qual o produto adquire maior resistência;
- uma camada de fibra de vidro, que afeta a capacidade de carga do material;
- uma camada de base de PVC que adere aos ladrilhos ou morre ao chão.
Sim, um dos aspectos mais benéficos do vinil de quartzo é sua variabilidade - o fabricante oferece ladrilhos e matrizes.
Se nos concentrarmos na análise da estrutura da lamela, ela realmente se parecerá com um sanduíche de construção multicamadas. No topo - um filme laminado para uso cuidadoso e proteção, então - um filme decorativo de papel com desenhos realistas de objetos naturais (madeira, seixos, pedra, couro), a terceira e quinta camadas - quartzo e vinil. E a quarta, camada de fibra de vidro, faz um excelente trabalho de reforço.
É assim que a estrutura clássica do material se parece, mas o fabricante pode fazer algumas mudanças significativas (mas não discutindo ativamente com a fórmula clássica). Por exemplo, ele pode definir a malha de reforço em outro lugar e fazer a camada superior de vários filmes independentes.
Qual é a diferença entre vinil de quartzo e laminado comum:
- é mais durável e resistente, ou seja, as características de desempenho são mais lucrativas;
- não tem medo da umidade, o que significa que vai criar raízes bem na cozinha e no banheiro;
- as cargas dinâmicas e estáticas não são tão terríveis para ele, a probabilidade de fissuras é muito baixa;
- não “peca” por sons ressoantes, ou seja, é virtualmente impossível ouvir o barulho de saltos sobre ele;
- o quartzo-vinil não range com o tempo;
- em piso úmido ainda precisa tentar escorregar, mas com laminado isso, aliás, acontece.
O quartzo-vinil também não tem medo de mudanças de temperatura, e o laminado pode "subir".
Vantagens e desvantagens
Vendo que o material está pronto para competir com o popular laminado, você pode estudar outras vantagens do vinil de quartzo com mais detalhes e considerar suas desvantagens.
As principais vantagens do material:
- incrivelmente durável - cuja aparência certamente mudará pouco ao longo dos anos;
- a umidade e o mofo não têm medo dele, portanto, aquelas donas de casa que não conseguem viver um dia sem lavar o chão devem dar uma olhada mais de perto no quartzo-vinil;
- a inflamabilidade e o risco de incêndio de tal revestimento de piso são zero;
- você mesmo pode montá-lo sem envolver especialistas;
- é simples de cuidar, você não terá que fazer nada de especial, incomum;
- sem escorregão - em uma casa com crianças pequenas ou pessoas muito idosas, isso é importante;
- existe a possibilidade de substituir os painéis do fabricante se alguns deles estiverem avariados.
Contras do piso de vinil de quartzo:
- ainda não há muitas cores;
- se móveis muito pesados ficarem sobre esse piso por muito tempo, é possível que amassados e traços permaneçam no vinil de quartzo;
- um produto com base adesiva é extremamente difícil de colocar sobre o cimento;
- o piso deve ser nivelado antes do assentamento do material.
O próprio proprietário, que sabe o que é mais prioritário para ele, se empenhará em comparar as teses das duas descrições. E para o comprador moderno, a compatibilidade dos produtos com o meio ambiente também é importante. Não se pode chamar uma versão impecável de quartzo-vinil, mas o material é à base de areia de quartzo natural (hipoalergênica, aliás), o que é importante. E um piso de quartzo-vinil não pode ter um cheiro químico tão característico, como, por exemplo, no linóleo.
O miolo mineral na composição deste produto é sua principal vantagem. Ajuda a não se desgastar, a não desbotar ao sol e aumenta suas características de resistência.
Variedades
Em um produto de qualidade, a porcentagem de areia de quartzo adjacente ao "velho" PVC pode chegar a 90%. É por isso certifique-se de observar esta característica: quanto mais quartzo no material, mais resistente e ecologicamente correto ele é.
Mas os tipos de piso muitas vezes não estão na porcentagem de componentes, mas na forma de material para instalação - isto é um ladrilho ou dado.
Na forma de ladrilhos
Pode ser quadrado, retangular e até ondulado (mas esta opção é rara). Os ladrilhos são colados à base preparada.
A espessura e as dimensões dos ladrilhos de quartzo-vinil.
- 1,5-2 mm, unidade doméstica classe 23-31. O tempo mínimo de uso é de 5 anos. É aconselhável não andar com sapatos neste tipo de piso, ele é usado apenas para acabamento em área residencial.
- 2,5 mm, classe comercial 33-42. Normalmente, essas placas são compradas para o escritório, uma vez que sua camada superior é espessa e durável o suficiente para suportar saltos e outros sapatos em grandes quantidades. Vai durar pelo menos 10 anos.
- 3 mm, unidade especial para salas com maior esforço mecânico. Muito caro, mas vai durar pelo menos 25 anos.
A telha pode ser autoadesiva, neste caso o componente PVC prevalece em sua composição. Se você precisar de acabamento mínimo, esta opção terá sucesso. A versão do castelo é uma telha de quartzo-vinil, que é muito semelhante ao princípio dos quebra-cabeças na montagem. Se encaixa não só no chão, mas até na parede do banheiro, parece original.
O tipo adesivo de ladrilho não requer ferramentas especiais, é colado ao chão com uma composição especial. É barato em relação às opções descritas acima.
Na forma de dados
São painéis retangulares ou, ainda mais simplesmente, pranchas que possuem uma fita adesiva ao longo do perímetro. Mas eles não grudam no chão, mas apenas uns nos outros. Pelo método de fixação, são idênticos aos ladrilhos. Existem quase as mesmas opções de design. Ou seja, a escolha entre ladrilhos e painéis depende apenas de como exatamente o proprietário visualiza a imagem do piso, como ele deseja vê-la. Talvez isso dependa dos objetivos das instalações.
Para o corredor, cozinha, banheiro, eles costumam levar exatamente os azulejos, que correspondem totalmente às expectativas de design dessas zonas. Nas salas de estar, os painéis que lembram laminados e parquetes criam melhor raízes. A escolha está na preferência, que é imitada pelo quartzo-vinil.
Projeto
Se você olhar uma foto de interiores onde apenas um desses ladrilhos ou painel é escolhido como revestimento de piso, você pode ver as opções de design e sua credibilidade em geral com seus próprios olhos. Obviamente, há uma escolha: está tanto na versão "woodgrain", clássica e quase ganha-ganha, quanto na versão "marmorizada", que agrada a muitos quartos (especialmente os espaçosos).
Uma opção interessante e muito brilhante - "sob a espinha" ou "espinha", criando um padrão dinâmico no chão. Ficará tão bom em uma sala que parece muito rígida, mas eu gostaria de dar conforto. Há também uma opção de "vime", provavelmente, caberá perfeitamente em um interior boho. E o piso "sob a pedra" ficará elegante no banheiro ou no corredor, em uma grande cozinha.
O quartzo-vinil imita habilmente o caro parquete, que também pode agradar ao comprador.
Em suma, pode escolher qualquer opção, a menos, claro, que a imaginação do proprietário de um apartamento ou outra divisão não ultrapasse os limites de soluções de interiores mais ou menos familiares.
Como escolher?
Existem vários pontos de média que geralmente formam a base da seleção de materiais. Você pode até anotá-los em um pedaço de papel ou em um notebook para racionalizar sua escolha.
- Qual sala precisa de cobertura. Para um apartamento, o grau de resistência ao desgaste não é necessário tão alto quanto para colocar o chão em um cabeleireiro, por exemplo. Quanto mais pessoas andam no chão por dia, maior deve ser a classe de abrasão - essa regra sempre funciona.
- Qual é o interior da casa como um todo. Como são decoradas as paredes e o teto, em que estilo são selecionados os móveis, tecidos, iluminação. Paulo não deveria “discutir” com este acabamento, mas deveria “fazer amizade” com ele.
- Qual será a tecnologia de instalação. Você precisa da instalação mais simples possível, feita sozinho, ou terá que consertar todo o revestimento do piso?
- O produto é seguro? Se ele for certificado, essa questão não deve surgir. Mas se o produto for suspeitamente barato, o vendedor não anexar nenhum documento, você pode topar com uma falsificação.
- Qual será o custo de todo o produto. Para um metro quadrado de vinil de quartzo, você pode dar uma média de 1.500 rublos a 6.000 rublos.
Há menos chance de decepção na cobertura se você comprar um produto de uma marca de grande reputação - o nome, como dizem, garante qualidade. Não seja preguiçoso e peça ao vendedor um certificado de conformidade também é um ponto importante na hora de comprar.
Se você ouvir um cheiro químico característico de um produto em uma loja, isso é um sinal de qualidade insuficiente do produto, casamento ou até mesmo uma falsificação total. Se houver uma folha verde na rotulagem do produto, isso indica sua segurança ambiental.
Avaliação de fabricantes
O melhor é perguntar antecipadamente o preço do quartzo-vinil, para saber qual a oferta mais rentável, para saber mais sobre descontos e promoções - no caso de uma análise competente, pode-se economizar muito.
Marcas com alta demanda.
- Tarkett. O produto russo-alemão é um dos maiores fabricantes do mercado, que mantém um preço atraente e não deixa de atender à qualidade declarada. Design, tamanho, custo - em todas as categorias, o comprador tem uma boa escolha.
- Holtseekstroplast. Outro fabricante do grupo germano-russo. Os pisos de vinil de quartzo desta empresa são conhecidos pelo nome "Holzplast".
Os produtos se diferenciam por 100% de resistência à umidade, facilidade de manutenção e durabilidade de uso.
- Vinil. A marca belga ainda é muito jovem, mas já se declarou ruidosamente. O comprador é atraído pelo design interessante, imitação chique de madeira natural, excelente resistência à umidade.
Este fabricante já se posicionou firmemente entre as três principais marcas europeias nesta categoria.
- Flexo. É também um produto belga, que se destaca pela falta de absorção de odores e umidade, preservação a longo prazo de sua aparência original, facilidade de instalação, bem como a necessidade de nivelamento preliminar da superfície.
- "Moduleo". E mais uma vez a Bélgica está no ranking dos fabricantes. Preços razoáveis e excelente conexão de travamento - isso é o que é mais frequentemente observado nos comentários.
Uma boa escolha já é meio caminho andado, o resto depende da correta instalação.
Como faço para preparar a base?
Colocar o substrato sob os ladrilhos e lamelas sobre uma base adesiva é praticamente inútil: qualquer camada é excluída entre a base do piso e o adesivo.Quem faz painéis com fechaduras também pensa assim. Na maioria das vezes, está escrito na embalagem do produto, seja ou não necessário um suporte. Se não houver tal inscrição, já pode alertar o consumidor.
Se a organização do substrato estiver prescrita nos requisitos, pode ser das seguintes opções.
- Cortiça - material eficaz, compensação de irregularidades da base, excelente retenção de calor e absorção de som. A espessura ideal da parte de trás é de 2 mm, uma espessura mais alta fará com que o piso dobre.
- Izolon - Este material tem um custo muito atraente, sendo aplicada espuma de polietileno com 3 mm de espessura. O revestimento do piso irá comprimi-lo em 1 mm. Esta é uma opção adequada para terreno irregular.
- Duplex - também lida bem com o nivelamento, tem um bom isolamento térmico e acústico. Além disso, a espessura ideal será de 2 mm.
- Substrato de coníferas - garante a correção de pequenas irregularidades e excelente isolamento acústico. Uma boa opção para arranjar um pavimento aquecido.
Mas apenas esta preparação preliminar não termina aí. Muitas vezes ocorre em 3 estágios principais:
- nivelamento do piso (base);
- desempacotamento de vinil de quartzo;
- adaptação do material no interior / nas instalações em poucos dias.
Em seguida, o chão deve ser dividido em 4 retângulos iguais. Se for um ladrilho, ele se apoiará no canto central de qualquer um dos retângulos.
Tecnologias de estilo
Colocar o quartzo-vinil, como já foi mencionado, não é difícil com as próprias mãos. Qualquer método é bom.
Método de cola
No assentamento, é correto utilizar um tipo especial de cola projetada especificamente para a fixação de ladrilhos ou painéis. Normalmente não é difícil encontrá-lo em mercados de construção, mas se não for encontrado lá, a cola de dispersão também pode sair. A cola deve ser aplicada na superfície de acordo com as instruções, geralmente ela prescreve o uso de talocha dentada.
Importante! É necessário aplicar a cola de maneira uniforme para que não fiquem saliências na superfície ao secar.
Como instalar o vinil de quartzo na cola - características:
- consumo - não mais do que 350 g de cola por quadrado;
- você não deve pressionar imediatamente os ladrilhos ou matrizes na camada adesiva - levará 10 minutos para atingir a adesão;
- se o material for colocado ao longo das paredes, são utilizadas pranchas, e não quadrados - portanto, as lacunas entre os fragmentos não serão tão perceptíveis ao sol;
- comece a colocar os fragmentos da área mais próxima à janela;
- a forma de assentamento é igual à decisão do projeto, fantasia, ou seja, tanto ao longo quanto transversalmente, é possível colocar o material no piso de concreto.
A instalação exige que o produto seja colocado de forma estanque, evitando fendas e fendas junto às paredes. Quando o material é colocado sobre a cola, deve ser pressionado firmemente contra o substrato. Será necessário rolar com um rolo que vai do centro até a borda. A rolagem é necessária para espremer o ar sob o revestimento e remover o excesso de cola. Além disso, a laminação ajuda a melhorar a adesão e a adesão entre o vinil de quartzo e o substrato.
O excesso de cola é removido com um pano, que primeiro deve ser embebido em álcool. Se a cola for tal que deixe riscas na superfície, deve ser eliminada imediatamente, tendo esse momento previsto.
Não vai demorar muito para colar os ladrilhos se for de cimento e a base for plana. Além disso, você pode caminhar quase imediatamente. É melhor instalar móveis pesados e outros itens de interior não antes de um dia.
Castelo
Primeiro, o conjunto usual de trabalhos preliminares - desmontagem do revestimento antigo, limpeza de sujeira e detritos. Se houver buracos no chão, eles podem ser reparados, a superfície tratada com um primer.
Além disso, a instalação é realizada da seguinte forma.
- A instalação começa no canto para a direita (se estiver voltado para a parede, este canto visa a pessoa que está deitada). A ação é realizada da direita para a esquerda, as ranhuras são direcionadas ao mestre.
- Existe um vão de 3, no máximo 5 mm entre a parede e o ladrilho. Depois de formar a primeira linha, você pode iniciar a segunda.
- Os ladrilhos da segunda linha são inseridos nos fragmentos da primeira. Para reforçar a inserção, você pode bater levemente com a palma da sua mão. Mas apenas com a palma da mão, não com um martelo.
- Um ladrilho se encaixa facilmente em outro.É isso, a instalação está concluída.
Essa montagem é feita sobre piso de madeira, contraplacado e outros substratos adequados para nivelamento.
Como cuidar?
Você pode limpar o chão feito desse material com sabão comum. O piso fica lindo quando brilha, então seria bom colocar algumas gotas de óleo de jojoba na água - um brilho agradável é garantido. Se houver sujeira no chão, pode-se limpar com vinagre, álcool e quaisquer outros compostos não alcalinos.
Muitas vezes as pessoas têm medo do vinil de quartzo, acreditando que não conseguirão limpá-lo com vapor. Sim, o aquecimento prolongado arruinará o revestimento, mas a beleza da limpeza a vapor está no fornecimento de vapor de curto prazo, o que significa que esse método de limpeza definitivamente não fará mal.
Em geral, este pavimento não necessita de polimentos frequentes, bastando apenas lavagens e limpezas regulares.
Visão geral da revisão
Especialistas e usuários têm opiniões sobre um determinado tipo de cobertura, se não for categoricamente diferente, seja polar em alguns pontos. Eu me pergunto o que ambos dizem sobre o vinil de quartzo.
Os itens a seguir são comuns em análises de usuários:
- muito fácil de instalar, sem problemas, principalmente o método de travamento;
- parece ótimo, a imitação de materiais é feita perfeitamente;
- pode ser lavado com frequência, em comparação com o laminado - este é o principal trunfo;
- a opção não é a mais orçamentária, mas bastante acessível;
- se houver muita areia de quartzo na composição, servirá por muito tempo;
- Não há tantas cores, mas aqueles desenhos que são, são bacanas;
- você pode experimentar o design de estilo.
O que é observado nas avaliações de especialistas:
- agradável ao toque, e nisso também supera o laminado;
- para o escritório, na maioria dos casos, ainda é melhor do que para casa;
- a linearidade do assentamento com o método de travamento exige um controle estrito, durante o processo de assentamento é fácil estragar o travamento da extremidade;
- a opção de cola pode ser como linóleo;
- a maioria dos materiais disponíveis no mercado ainda está longe de apresentar um alto nível de compatibilidade ambiental.
Resta apenas ver como fica o quartzo-vinil no interior, pois a impressão visual é uma das principais condições de escolha.
Exemplos no interior
7 ilustrações-características de uso bem-sucedido de quartzo-vinil.
- Um atraente e aconchegante "espinha de peixe" reanimou a sala, mas não perturbou sua paz.
- Uma boa escolha conciliatória de cor e padrão a cobrir.
- A mão só pede para tocar o chão, e sua estrutura será agradavelmente tátil.
- Uma opção boa e discreta para o quarto.
- O esquema geral de cores torna o espaço visualmente mais amplo, e o piso é importante aqui.
- O calor do matiz é transmitido através do monitor.
- Um azulejo que parece austero, mas propício ao descanso e relaxamento.
O artigo é muito interessante Minha esposa e eu vimos este revestimento no salão. De fato, excelente cobertura.
O comentário foi enviado com sucesso.