Características e tipos de roçadeiras

Contente
  1. Especificações
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Os principais tipos e sua finalidade
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher?

O trabalho no campo e em uma área suburbana, em muitos casos, é complicado por um grande número de pequenos arbustos. Já é trabalhoso usar faca e podador contra eles, e serras (convencionais, a gasolina, elétricas) são extremamente inconvenientes. Equipamentos especializados vêm em socorro, mas você precisa saber como usá-los corretamente.

Especificações

Para que uma ferramenta auxiliar realmente ajude, você precisa entender cuidadosamente seus parâmetros tecnológicos.

  • Em todas as variantes motorizadas, a potência da máquina é decisiva. Afinal, ele está intimamente ligado ao desempenho geral do dispositivo.
  • A velocidade total de trabalho depende de quanto tempo a barra de corte é fornecida. Mas devemos entender que o alongamento desse pneu se transforma em uma queda na manobrabilidade.
  • Quanto à velocidade do motor a gasolina e elétrico, tudo é simples: quanto mais rápido funcionam, menos precisas são as manipulações. Não é de admirar: ao cortar rapidamente, a uniformidade e a suavidade do corte desaparecem gradualmente no fundo.
  • Os parâmetros ergonômicos não são menos importantes, porque a jardinagem deve, se não for agradável, pelo menos não causar estresse físico e emocional. Portanto, você deve sempre estar atento à comodidade dos movimentos, facilidade e equilíbrio.

Dispositivo e princípio de operação

A roçadeira artesanal é muito simples. Ela difere pouco de uma tesoura comum, exceto que às vezes acionamentos elétricos e a gasolina são usados ​​em seu design. Mas existem máquinas mais poderosas do mesmo tipo que podem lidar até mesmo com pequenas florestas.

Eles são usados:

  • ao colocar ferrovias;
  • na construção de estradas;
  • para a formação de clareiras na floresta;
  • para facilitar o trabalho de recuperação;
  • com retenção de neve e em alguns outros casos.

O corpo de trabalho pode ser feito de acordo com um esquema passivo ou ativo. No primeiro caso, são usados ​​principalmente depósitos em cunha.

As peças de trabalho ativas podem ser:

  • facas como as encontradas em cortadores de grama;
  • fresa;
  • Serra;
  • discos giratórios que terminam em facas;
  • elementos em forma de faca fixados por laços flexíveis.

A escolha de uma determinada opção tem muito a ver com a dificuldade de corte dos arbustos. Portanto, mesmo o consumo de energia relativamente baixo dos cortadores de sebes ativos é bastante ofuscado por sua eficiência insuficiente ao limpar arbustos espessos.

A estrutura básica das roçadoras passivas inclui, além do corpo de trabalho:

  • quadro de tipo universal;
  • cabeça desmontável;
  • o sistema que controla a parte de trabalho;
  • elemento de nitidez;
  • contorno envolvente.

A lâmina de uma escova passiva é formada por soldagem. Esta estrutura metálica à direita e à esquerda é sempre revestida com chapa de aço. O próprio corte das plantas ocorre com o auxílio das facas localizadas abaixo. O aterro destrói árvores e arbustos cortados. Obviamente, a qualidade do afiamento da faca é de grande importância, ela deve ser repetida a cada 150-180 minutos.

Alguns corta-sebes estão equipados com elevadores de lâmina hidráulicos. Em seguida, o elemento abrasivo recebe energia do aparelho de engrenagem. No caso de um projeto de bloco vertical, esse problema é resolvido por uma combinação de acionamentos por correia em V e eixos flexíveis.

Um conjunto de amortecedores de borracha é usado para reduzir o impacto da lâmina na estrutura de impulso. Deve ser fornecido um detalhe que defina uma altura específica para os arbustos cortados.

Os principais tipos e sua finalidade

Manual

Esta ferramenta, também conhecida como corta-sebes, é aconselhável se houver poucas plantas verdes no jardim. Na aparência, esse dispositivo se parece com um grande podador. As lâminas atingem um comprimento de 25 cm, não havendo diferenças especiais nas dimensões dos cabos.

Para tornar o uso da ferramenta mais conveniente, você deve verificá-la, experimentar como ela a segura em suas mãos. Recomenda-se usar um acessório com lâminas onduladas; em locais de difícil acesso e para trabalhar com ramos altos, os mecanismos com cabo telescópico são úteis.

Elétrico

Um corta-sebes acionado eletricamente pode ter uma voltagem diferente, mas geralmente não excede 1000 watts. O número de revoluções em 60 segundos varia de 1300 a 4000. Esses parâmetros indicam de forma inequívoca o alto desempenho do dispositivo. O resultado natural de um aumento no número de revoluções é um movimento acelerado das lâminas. Portanto, eles conseguem manter a linha de corte com mais precisão.

O dispositivo da roçadeira elétrica fica próximo ao homólogo a gasolina, mas não há corrente. Um par de facas paralelas faz seu trabalho alternando-se.

Dispositivos baseados em rede são mais leves do que dispositivos ICE. Eles também são visivelmente mais eficientes, vibram menos e não geram gases tóxicos durante a operação. Mas o fio é inconveniente para a maioria dos trabalhos de jardinagem, além disso, muitas vezes as unidades de rede têm baixa potência insatisfatória.

Recarregável

Os desenvolvedores de tais dispositivos dizem que conseguiram resolver o problema com os fios. Isso é verdade, mas outras dificuldades surgem em troca. Assim, torna-se necessário carregar constantemente a bateria, o que não é muito bom para equipamentos profissionais que têm que trabalhar muitas horas seguidas. Intervalos após 20-40 minutos complicam significativamente o trabalho.

Além disso, as baterias adicionam de 1 a 1,5 kg ao peso do dispositivo, o que as torna menos convenientes para trabalhar em altura.

Gasolina

Um cortador com motor de combustão interna pode ser significativamente mais potente do que uma máquina elétrica. Tem a mobilidade de um corta-sebes sem fio, mas ao mesmo tempo dura muito mais com uma única "carga". Não é sem razão que se prefere comprar esse equipamento quando é necessário processar arbustos em um parque ou em um jardim público. Mas devemos lembrar que máquinas movidas a gasolina são pesadas e merecem um manuseio cuidadoso. Nem todos podem gerenciá-los, pois isso requer conhecimentos técnicos.

Um corta-sebes montado não é mais uma ferramenta manual, mas um acessório adicionado a um trator ou outra máquina séria. A base pode ser tratores rodoviários e escavadeiras hidráulicas com esteiras sobre rodas e esteiras.

Em casa, em um pequeno jardim, roçadeiras com manipulador podem trazer benefícios significativos. Eles são muito mais eficientes do que dispositivos rotativos.

Cortadores de escova em uma barra com corpos de trabalho ativos são amplamente usados ​​se você precisar aparar arbustos que crescem ao longo do asfalto, concretados ou cobertos com caminhos de solo compactado.

Avaliação das melhores modelos

Martelo KST 600

Não é uma má opção para uma roçadeira elétrica. Com sua ajuda é possível:

  1. aparar a borda do gramado;
  2. remova pequenas áreas gramadas;
  3. dar a forma desejada aos arbustos;
  4. corte ramos simples e brotos crespos.

Os engenheiros foram capazes de fornecer proteção contra o lançamento inadvertido. Os consumidores observam que a massa do dispositivo não cria desconforto. É muito bem feito. Um motor de 600 W aciona uma faca reversível com lâmina de 61,5 cm. É permitido o corte de ramos de até 2,7 cm de espessura.

Ryobi

Boas críticas são recebidas de forma consistente para os produtos desta marca.Entre eles estão os sistemas a bateria, e elétricos (movidos da rede), e a gasolina, e até mesmo híbridos. Algumas opções são projetadas para trabalhos em alta altitude, outras cortam arbustos verticalmente com sucesso. Todos os modelos são caracterizados por alto desempenho.

Muitas versões a gasolina estão equipadas com uma função de início rápido.

Se falamos de modelos elétricos Ryobi, então todos estão equipados com um sistema que indica a presença ou ausência de corrente na rede. O fabricante completa suas ferramentas com facas afiadas por diamante. Isso torna muito mais fácil cortar os brotos mais fortes. Como a nitidez ocorre em ambos os lados, a vibração é minimizada. Um bico especial descarta os brotos cortados.

O fabricante afirma que os corta-sebes Ryobi são projetados para serem altamente ergonômicos. Um revestimento especial é aplicado para evitar que a mão escorregue do suporte. Todos os modelos são equipados com uma proteção que bloqueia efetivamente os ramos cortados de voar de volta para o operador.

Gardena

As roçadoras Gardena também receberam boas críticas. Os modelos recarregáveis ​​deste fabricante ajudam a realizar podas pontuais, nivelando a grama em locais de difícil acesso, incluindo perto de árvores. Eles também são usados ​​para limpar a vegetação em torno de meios-fios.

É importante ressaltar que essa ferramenta ajuda a limpar o solo de entupimento onde quer que cortadores de grama simples e aparadores convencionais não possam passar.

A poda de arbustos é feita com acessórios especiais. A julgar pelas avaliações, os produtos Gardena são leves e compactos. O conteúdo da entrega inclui invariavelmente a última geração de baterias de íon-lítio.

Os engenheiros da empresa conseguiram criar um design muito ergonômico. Ele é configurado para trabalhar confortavelmente em todas as posições. Para afiar facas na fábrica, são usados ​​modernos dispositivos a laser. Existem modelos equipados com lâminas não removíveis (permitindo cortar a grama). As modificações mais complexas permitem que você altere rapidamente os acessórios de trabalho.

Greenworks

A empresa fornece roçadeiras sem fio para 24, 40, 60, 80, 82 volts.

DP-24

Essa roçadeira é muito popular na Rússia. Este dispositivo ajuda a limpar áreas densamente cobertas por arbustos e pequenos bosques. Além disso, com sua ajuda, é possível reconstruir plantações de valor insuficiente.

Esses dispositivos sempre contêm:

  • quadro de pressão;
  • peças de proteção para tratores;
  • Elementos de aiveca em forma de cunha com design de dupla face;
  • Quadro funcional em forma de A;
  • um elemento de encaixe conectando a viga transversal com uma cabeça esférica;
  • faca de nariz em forma de cunha;
  • moldura, revestida com chapas de aço duráveis;
  • peças de munhão associadas a bogies de trilhos.
Quando o dispositivo se move, suas facas podem cortar árvores com seção transversal de até 10 cm, o bloco de despejo da roçadeira DP-24 empurra-as para o lado. Se o tronco tiver pouco mais de 10 cm, deve-se inicialmente cortar de um lado e depois, recuado um pouco, repetir o corte do outro lado.
O corta-sebes pode limpar até 0,6 hectares de pequenas florestas e até 1,4 hectares de arbustos em uma hora. A pista colhida é de 3,6 m, e o maior diâmetro das árvores colhidas chega a 12 cm.

Fiskars

A empresa oferece aos seus clientes podadores universais. Com a ajuda deles, o processamento de copas de árvores e arbustos em crescimento é muito simplificado. A pedido do consumidor, são colocadas serras de jardim ou cestos para recolher fruta.

Usando o dispositivo, é fácil alcançar ramos localizados em alturas muito diferentes. Um mecanismo cuidadosamente projetado permite cortar o rebento de qualquer rigidez.

Stihl FS 450

Cortador de escova com potência total de 2100 watts. O dispositivo é mais eficiente ao podar florestas e cortar grandes áreas.

Se o dispositivo for complementado com acessórios auxiliares, será fácil de fazer:

  1. desbaste primário;
  2. um corte de arbustos coberto de nós;
  3. corte de complexidade aumentada.

Interskol

Esta empresa também fornece equipamentos de jardim semelhantes. É representado em grande parte pelas chamadas roçadoras. Basicamente, esses dispositivos lidam com arbustos leves e finos. As árvores não podem ser derrubadas dessa maneira.

A diferença entre as versões individuais deve-se a:

  1. largura da tira cortada;
  2. o volume da câmara de combustão;
  3. massa;
  4. poder total.

Mas também existem roçadoras especializadas. Eles têm dois modos de operação: corte de linha e corte de faca. As demais diferenças entre os modelos são as mesmas já descritas.

AL-KO

Um bom resultado pode ser mostrado por esses roçadores. O fabricante afirma que seus produtos são equipados com facas afiadas de longa duração e que parecem muito elegantes ao mesmo tempo. Elementos de corte de alta qualidade e um nível integrado permitem aparar os arbustos o mais suavemente possível. Um fusível especial ajuda a evitar danos ao cabo.

O design torna impossível a inclusão não autorizada. Graças aos elementos de controle inteligentes, é possível aparar até mesmo arbustos altos com a maior facilidade possível. A AL-KO fabrica sistemas de roçagem elétricos, movidos a bateria e a gasolina.

Máquinas de corte de arbusto BL-2

Eles se tornaram bastante difundidos no setor de serviços públicos. Este dispositivo também é muito procurado quando se trabalha na extração de madeira, na recuperação de terras, na agricultura e na construção de estradas.

O projeto oferece compatibilidade com tratores MTZ-80, MTZ-82... A segadeira montada pode cobrir uma faixa de até 150 cm, sendo a espessura máxima das plantas colhidas de 15 cm.

Importante: se os restos dos arbustos tiverem menos de 4 cm de altura, eles não serão removidos. Para 8 horas de operação, o BL-2 pode processar de 3 a 4 hectares. O peso total da roçadeira é de 400 kg.

Campeão

Para o paisagismo do jardim, recomenda-se o uso desses sistemas de roçagem. O modelo elétrico HTE410 é um bom exemplo.... A empresa dá garantia de 12 meses. O dispositivo está equipado com um motor de 520 W; graças a este motor a lâmina tem 41 cm de comprimento. A tensão de trabalho é 50 ou 230 V.

Os designers cuidaram de uma alça fundida de alta qualidade que é confortável de segurar. A alça telescópica não é fornecida. O peso do produto é 2,1 kg.

Echo CLS-5800

Este modelo merece atenção na revisão. Esta roçadora está equipada com um motor a gasolina de dois tempos, que permite resolver uma variedade de tarefas. O dispositivo lida bem com matagais bastante densos. Árvores pequenas (até 7 cm) podem ser cortadas. Os desenvolvedores equiparam seus produtos com amortecedores de borracha confiáveis.

Ao criar o carburador, foi possível chegar a um design que funcionasse em uma posição arbitrária. Uma faca, uma linha de pesca e um elemento de disco podem atuar como uma peça de corte. A barra ajustável não está instalada.

O tanque de gasolina tem capacidade para 0,76 litros. O cabo do aparador de cerca viva é feito na forma da letra U. O peso total do produto é de 9,6 kg. A largura da faixa a limpar é de 20 cm.

Oleo-Mac

No segmento de ferramentas profissionais, os produtos desta empresa merecem destaque. A unidade a gasolina modelo 753TS tem capacidade para 2,8 litros. com. Nela é instalada uma haste com diâmetro de 3,2 cm e peso seco de 8,4 kg. Acessórios de corte e facas especiais são usados ​​para cortar arbustos.

O motor, que aciona o eixo rígido, recebe combustível de um tanque de 1 litro. A cilindrada é de 46,2 metros cúbicos. veja Uma embreagem cuidadosamente projetada é usada para a embreagem. A haste é feita de alumínio. O manípulo de trabalho é feito em forma de leme clássico, o que é muito cómodo.

"Zubr"

Os cortadores de escova desta marca são projetados para uma operação potente e silenciosa. O fabricante declara que as facas mais afiadas são utilizadas em seus produtos. Os escudos são fornecidos para evitar ferimentos nas mãos.

Se o controle da barra de corte for perdido, o trabalho será interrompido imediatamente.

Para a fabricação de dentes em faca, utiliza-se aço de qualidade impecável.

Senhor. Logotipo

Entre as empresas russas, essa empresa merece atenção. O corta-sebes modelo 26181 está equipado com lâminas especiais de 55 cm de comprimento, feitas por forja. Para sua obtenção, utiliza-se aço com alto teor de carbono da marca AISI 1065.

Até mesmo cabos feitos de cinza sólida são incomuns neste produto.

Patriot CSH 372

Vale a pena completar a revisão com este modelo. Este é o nome dado aos cortadores de grama com cabo estendido. O fabricante afirma que eles podem trabalhar por 20 minutos sem interrupção. É permitido usá-los para cortar arbustos e gramíneas no gramado e para escalar plantações.

O cabo alongado é de grande benefício, graças ao qual todo trabalho não requer inclinação.

Como escolher?

Mesmo um conhecimento superficial do mercado de corta-sebes mostra que ele está repleto de muitas versões diferentes. Mas ainda você pode fazer a escolha certa se considerar os princípios básicos.

  • Num ambiente doméstico (jardim, casa de campo), existem aparelhos suficientes com uma capacidade de até 500 W (com acionamento elétrico) e 700 W (se estiver instalado um motor de combustão interna).
  • Deve-se ter em mente que o comprimento da parte cortante da ferramenta está diretamente relacionado com a potência necessária da instalação. Se você precisar cortar apenas arbustos pequenos, lâminas de 20 cm de comprimento são suficientes. Mas para ter a garantia de lidar com qualquer arbusto, você precisa escolher produtos com facas de 40 a 50 cm de comprimento.
  • Se o aparador de cerca viva fizer um corte nos dois lados, você pode endireitar a linha, aparar os cantos. Esta ferramenta permite que você trabalhe mais rápido.
  • Os modelos mais leves são equipados com motores elétricos, o acionamento a gasolina é sempre mais pesado.
  • A espessura limite dos ramos removidos é determinada pela distância entre as facas ou dentes.
  • É útil ter um canto que coleta os galhos cortados. Ele não permitirá que nem mesmo um deles caia fora da fronteira do local.
  • Quanto ao cabo, vale a pena escolher opções com mecanismo pivô embutido e revestimento antiderrapante.
  • Claro, você deve estudar cuidadosamente as avaliações sobre o modelo que você gosta antes de comprar.

Para uma visão geral dos corta-sebes Stihl, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário