Tudo sobre trator cultivadores
Um trator de qualquer tamanho e potência deve cumprir sua tarefa principal - arar a terra. Vários fabricantes oferecem unidades compactas para a agricultura que permitem o uso de acessórios.
Descrição
O trator cultivador cultivará a terra sem perturbar a camada fértil. O dispositivo também lida com ervas daninhas. O acessório do trator evitará a erosão do solo. É igualmente procurado em áreas cultivadas em grande escala e em pequenas parcelas familiares. A principal vantagem do minitrator é seu modo de controle passivo.
Devido à simplicidade de gestão, existe uma grande demanda por equipamentos na atualidade. A escolha de minidispositivos é complicada pela variedade de desempenho da máquina - os modelos são capazes de executar uma variedade de funções. O custo dos produtos está intimamente relacionado à funcionalidade.
Os cultivadores simples para o jardim consistem em um motor controlado mecanicamente e em peças que trabalham o solo. O cultivo no jardim é possível com um trem de força elétrico ou a gasolina que requer um operador, cujo papel pode ser desempenhado por qualquer pessoa. As dimensões da área a ser tratada variam de acordo com a largura de trabalho do dispositivo de 30 a 80 cm.
Em contraste, as máquinas clássicas convencionais com cultivador rebocado, faixas de cultivo de até 3 m de largura, estão equipadas com sistemas ativos. Eles são acionados por sistemas hidráulicos. Os designs são complementados por elementos de corte acionados. Os cultivadores de arrasto convencionais operam com a força de tração do trator. Eles pertencem a estruturas simples conectadas ao dispositivo por mecanismos de acoplamento.
Além dos cultivadores rebocados, as dobradiças são conectadas ao equipamento do trator. Para eles, o chassi básico, que é compilado com um impulso, é suficiente. O quadro é equipado com elementos de várias formas. Os mecanismos de funcionamento da articulação são acionados pela tomada de força do trator. As rodas de suporte permitem definir a profundidade do cultivo.
Diferentes formas de mecanismos de trabalho permitem afrouxar, fazer sulcos, amontoar ou trabalhar com fertilizantes. Para transportar o cultivador até o local de trabalho, é necessário um acionamento hidráulico, acionado por um sistema de chassi básico. O trator com cultivador é operado por um operador de máquina, que deve adquirir os conhecimentos adequados e possuir uma licença de trabalho.
Visualizações
Além das diferenças de tamanho dos cultivadores, há uma diferença nas espécies. Os fabricantes de equipamentos agrícolas estão desenvolvendo novos acessórios em tamanhos mini e regulares.
As modificações aprimoradas são apresentadas a seguir.
- Disco. É necessário quebrar grandes pedaços de terra, garantindo a uniformidade do relevo. Devido a isso, as sementes semeadas apresentam boa germinação.
- Ogival. Proporciona uma lavoura de terras virgens de alta qualidade devido ao fato de as setas curvas cortarem bem o solo. Além de triturar torrões, o produto lida com vegetação indesejada.
- "Ouriço" É um abridor rotativo caracterizado por um maior número de peças finas de trabalho. O dispositivo mostra excelente aderência em solos pesados, lida com ervas daninhas e afrouxa a camada de solo.
Variedades
- Cultivador sólido. Também é chamada de pré-semeadura ou vapor. Os pares tratados são semeados com sementes no próximo ano.O cultivador se solta em alta velocidade graças ao cultivo em profundidade ajustável.
- Cultivador de linha é necessário para o tratamento de colheitas de ervas daninhas e para amontoa. Os elementos de trabalho são dispostos de forma que caiam apenas entre as fileiras de plantas, sem danificá-las. Para proteger as plantações, existe um anexo adicional. Esse cultivador entre fileiras para um minitrator pode ser convenientemente ajustado às necessidades do jardineiro.
Existem também desenvolvimentos de outros fabricantes.
Um cultivador de primavera pode ser usado em solos com características diferentes. O produto é adequado para áreas ligeiramente pedregosas e erodidas pela água. O cultivador é eficaz para cultivar a terra após a colheita. Os amortecedores da mola são complementados por uma estrutura reforçada, que não só aumenta a produtividade da mão de obra, mas também economiza combustível e lubrificantes. O cultivo do solo com um cultivador de primavera ajuda a reduzir o superaquecimento do solo no verão, o que afeta sua qualidade.
O cultivador-hiller de três sulcos combina as funções de uma cultura em linha e uma unidade contínua. O produto é adequado para tratores de baixa potência, é utilizado com sucesso no cultivo de batata, morango, milho e outras culturas. O aparelho forma camas de até 60 cm de altura e 62 a 75 cm de largura.
Uma fresa é um acessório para um cultivador que permite realizar muitas operações agrícolas de uma vez. Os cortadores diferem no formato das facas, bem como no design. As armas padrão são em forma de sabre.
A faca é uma tira curva nas pontas. Os quatro objetos cortantes são feitos em forma de bloco, que é conectado por parafusos. O número de unidades que podem ser instaladas em uma máquina está relacionado à potência e ao peso do equipamento.
Modelos populares
T-25 É um trator leve com tração traseira e rodas dianteiras menores que as traseiras. O veículo está equipado com um motor diesel de dois cilindros e quatro tempos refrigerado a ar. A transmissão manual reversível tem a capacidade de compilar com acessórios. Graças a isso, cultivadores e outros dispositivos são pendurados no T-25 para facilitar o trabalho do trabalhador.
Para engatar ao T-25, o cultivador-hiller com pés de pato ou dentes soltos é ideal. O dispositivo pode ser complementado com um removedor de ervas daninhas adequado. A máquina pode processar espaçamentos de linha de 62 a 75 cm de largura.
Além do hiller, no T-25 você pode adaptar um cultivador contínuo e pré-plantador para o cultivo do solo, que proporcionará gradagem simultânea. O produto KON-1,4 está equipado com grades dentadas (molas), que proporcionam um afrouxamento de alta qualidade na profundidade selecionada e, ao mesmo tempo, eliminam as ervas daninhas.
Os implementos são compilados com uma estrutura hidráulica, o que permite que a largura de transporte seja reduzida para quatro metros - isso elimina a necessidade de equipamentos adicionais para transportar o engate de vários cultivadores.
Outros modelos de cultivadores populares:
- KPS-4 - vapor;
- КРН-5,6 - entre linhas;
- KPM-8 - pré-semeadura;
- KRG-3,6 - hidráulico.
Os dispositivos são projetados para lidar com áreas de 4 a 10 hectares.
T-40 - um trator com rodas que saiu da linha de montagem da fábrica de Lipetsk em 1961. A confiabilidade e as características aprimoradas do produto o tornaram um campeão de vendas na indústria de engenharia soviética.
Um cultivador rotativo ou uma alavanca rotativa trabalhará com sucesso em conjunto com o T-40. A unidade é utilizada para o cultivo de terras virgens. O T-40 com um cultivador rotativo lida com campos de milho. Esta cultura é considerada um bom adubo verde. O cultivador rotativo não só esmigalhará os resíduos da planta de maneira eficiente, mas também garantirá sua mistura com o solo.
Os mecanismos de trabalho da cana rotativa são facas do tipo placa montadas em eixos rotativos.Graças ao aparelho, o solo fica bem solto - com isso, consegue-se uma melhoria biológica e bioquímica da estrutura. A unidade é perfeita para o desenvolvimento de campos cobertos de ervas daninhas, impróprios para outras máquinas.
Escolha
A principal diferença entre os cultivadores está nos mecanismos de trabalho, que são de corte plano, universal ou de afrouxamento.
Os elementos de corte plano são unilateral e lanceta. A última opção é frequentemente referida pelos profissionais como um tipo universal. Se as patas do cultivador são unilaterais, cortantes, então elas, como navalhas, destroem até ervas daninhas altas. Se os elementos forem lancetas, além de remover ervas daninhas, eles também são adequados para o afrouxamento superficial do solo.
Os versáteis elementos de lanceta fazem um bom trabalho matando ervas daninhas e soltando o solo a uma profundidade de 15 cm. Durante o cultivo, esse cultivador fará com que as camadas úmidas cheguem à superfície.
Os cultivadores de escarificação são do tipo cinzel e permitem o corte de sulcos. A mesma ferramenta pode ter braços reversíveis ou discos de agulha. Esses elementos também são chamados de relhas de arado ou facas de alimentação. Ridging cultivadores são necessários para cortar sulcos de até 25 cm de altura.
Os sulcadores distinguem-se pela presença de funis através dos quais os fertilizantes são introduzidos no solo. Os sulcos resultantes também são usados para irrigação. Para romper a crosta do solo formada pela água, utilizam-se cultivadores com discos de agulhas. As agulhas podem soltar o solo até 4 cm de profundidade, tocando apenas a camada superficial, sem causar danos às plantas. O diâmetro dos discos varia de 35 a 52 cm.
Se você precisa afrouxar entre as fileiras de plantio ou aplicar fertilizante no solo, escolha um cultivador com facas de alimentação. Deixa sulcos de até 16 cm de profundidade, para fechá-los instala-se um desbaste adicional ou capina.
Dicas operacionais
A preparação do cultivador para operação deve começar com o estudo do manual do usuário. Atenção especial deve ser dada às medidas de segurança. De acordo com as regras, apenas um cultivador tecnicamente adequado pode ser operado. No documento que acompanha o aparelho, há uma imagem esquemática - segundo ela, é preciso montar peças e mecanismos em um único todo.
Normalmente, os mecanismos de trabalho são instalados no quadro. Em seguida, as alavancas são fixadas nos clipes. Eles são rosqueados através de suportes com um retentor e um contrapino de mola.
As seções de engate são conectadas por meio de peças chamadas “pinos” ou parafusos. Vários desses elementos estão localizados na mesma viga com suportes fixados às alavancas. No diagrama, cada detalhe é mostrado em números. Na descrição, as designações numéricas também estão presentes.
Você pode arar o jardim somente depois de verificar cuidadosamente os fechos de todo o conjunto. Se houver conexões soltas, elas devem ser apertadas. Em seguida, o cultivador é acoplado ao trator. Este trabalho também pode ser feito de acordo com o desenho.
O eixo da estrutura do cultivador se agarra aos braços inferiores do trator. Para isso, a máquina é ajustada em sentido inverso ao cultivador. O eixo se agarra aos coletores especiais do engate. Existem travas com “pinos” e contrapinos para fixação da placa da dobradiça.
A confiabilidade da conexão é verificada levantando e abaixando a peça duas vezes usando o sistema hidráulico do trator. Então você precisa equalizar a profundidade do cultivo do solo. Para isso, os mecanismos de funcionamento do cultivador são rebaixados à superfície. Depois disso, é necessário instalar os clipes nos orifícios dos clipes. Cada par de patas aumenta a profundidade em 0,5 cm.
As variações nas montagens geralmente são devidas à umidade ou à dureza da superfície. O ajuste final da profundidade do preparo do solo é possível após um test drive no campo.
Para aprender a fazer um cultivador para um trator com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.