Cultivadores: tipos, nuances de escolha e manual de instruções
Alguns trabalhos de jardinagem e escavação consomem muita energia. Em tais casos, um cultivador vem em auxílio de uma pessoa. Em nosso artigo vamos contar o que é, como funciona, vamos considerar os principais critérios para a escolha desse tipo de técnica.
O que é isso?
Os cultivadores são máquinas cujo objetivo é cultivar a terra e nivelar o terreno. Subdividido em safras a vapor e em linha. O primeiro prepara o solo antes da semeadura, e o segundo o processa. Com a ajuda dos cultivadores, são realizados o afrouxamento, capina, gradagem, irrigação e amontoamento das culturas agrícolas.
Existem mecanismos com cortadores passivos e ativos. De acordo com o tipo de acionamento, os mecanismos são divididos em manuais, convencionais e cultivadores com agregado, que muitas vezes é um trator. Visto de fora, parece uma pequena colheitadeira.
Os cultivadores podem ser usados para diversos fins. Aqui estão os principais: lancetas, relhas de arado, discos, fresadoras, além de silvicultores e motocultivadores. Seu objetivo é o cultivo energético da terra.
Um motocultivador difere de um trator de passeio em dimensões menores, melhor manobrabilidade e ausência de eixo de tomada de força. Com sua ajuda, é possível cultivar o solo quase sem esforço em áreas inconvenientes e de difícil acesso.
Via de regra, os cultivadores são equipados com diversos tipos de motores compactos: diesel, gasolina, além de alimentados por rede ou bateria. O uso generalizado de agregados é caracterizado pelas especificidades da finalidade. Nesta base, são divididos em leves, médios e pesados e, consequentemente, semiprofissionais e profissionais.
Tipos e modelos
Todos os cultivadores possuem uma classificação própria, segundo a qual são divididos de acordo com o tamanho da potência, que inclui também o volume de produtividade, bem como a quantidade de combustível consumido. Aqui está uma pequena visão geral das variedades de cultivadores.
Por categoria de peso
- Ultraleve. O peso das estruturas mais leves chega a 15 quilos. Estes são os mecanismos mais adequados para trabalhar em parcelas pessoais e hortas, onde a largura de cultivo da cobertura do solo é bastante estreita. Eles cavam a uma profundidade de 10 centímetros, a largura de cultivo é de 25-30 centímetros.
Com a ajuda de cultivadores ultraleves são realizados amontoamento, soltura e capina, bem como o cuidado de canteiros, jardim e gramado. Também é indispensável para o trabalho em estufas.
- Pulmões. Esses cultivadores trabalham até meio metro de largura com uma profundidade de aração de até 20 centímetros. Sua eficiência é maior do que nos modelos ultraleves. A largura de cultivo permite que a máquina seja usada nas parcelas. O peso do aparelho é de 40 quilos, a profundidade de processamento é de até 20 centímetros. É bom usá-lo em uma pequena horta ou no jardim.
- Média. Os cultivadores têm uma cobertura de superfície de 90 centímetros, cavam a uma profundidade de 20 centímetros e pesam cerca de 70 quilos. O design robusto é capaz de lidar com uma grande quantidade de trabalho em terras agrícolas.
- Pesado. As unidades são equipamentos profissionais, são de corte largo, são utilizadas em grandes plantações, terras virgens e terrenos, bem como na execução de obras paisagísticas.
Por tipo de motor
- Cultivadores de gasolina usado ao realizar uma quantidade significativa de trabalho, onde é necessário um consumo considerável de energia. A sua manutenção, preparação e reparação requerem muitos fundos, por isso é aconselhável utilizá-los com reembolso se necessário e justificado.
Modelos complexos de enorme poder são necessários não apenas no setor agrícola. Eles são freqüentemente usados no combate a incêndios e outras áreas econômicas. São agregados a máquinas e tratores.
- Cultivadores elétricos muito conveniente para trabalhar no jardim e jardim, no terreno pessoal, onde a filmagem do cabo de extensão permite.
- Modelos de bateria interna - uma versão de cultivadores muito conveniente, compacta e móvel.
Por tipo de unidade
- Manual - razoavelmente barato e fácil de usar. Eles podem lidar com áreas muito pequenas de terra. Além disso, são inadequados para o tratamento de solos argilosos pedregosos difíceis.
- Motobloco, com mais potência, são capazes de lidar com o processamento de solos de qualquer complexidade.
Por tipo de itens de trabalho
- relha;
- fresagem (com elementos de corte passivos ou ativos);
- disco;
- relha;
- lanceta.
Existem dois tipos de facas nos modelos de fresagem: funcionam por acionamento próprio ou na tração do cultivador com a unidade. Esses e outros produzem aragem às custas e com a ajuda do motor e das dimensões.
Por tipo de cultivo de terra
- vapor - destinado a trabalhos de pré-semeadura;
- Colheita em fileiras - efetuar o processamento das safras.
Cada tipo de cultivador é um modelo estritamente especializado de uma direção estreita, projetado para executar uma série de funções. Vamos considerar alguns modelos de diferentes cultivadores.
- Cultivador de pá de jardim. O tratamento e preparação da cobertura do solo consiste no principal (profundo), como resultado do qual o solo é arado e moído, e adicional - para afrouxamento, compactação, bem como para se livrar de ervas daninhas, resíduos de raízes e pedras. Isso geralmente é feito com uma pá comum. Mas o processo em si não é fácil e requer energia. Principalmente para simplificar o cultivo da terra, foi criada uma pá milagrosa, que é um mecanismo manual que opera no princípio de uma alavanca, gotejando e soltando simultaneamente o solo sem nenhum esforço adicional.
Este tipo de cultivador pertence ao amador.
Nesta série de auxiliares agrícolas, consideraremos modelos profissionais - Especialistas de fabricantes nacionais e estrangeiros atuando na tração da unidade.
- PDA-8. Este cultivador é arrastado, agregado a um trator de terceira classe. É utilizado na pré-semeadura, bem como no beneficiamento dos plantios. Projetado para operação durante todo o ano em várias condições climáticas. Nas condições do clima russo, é usado para a preparação de solos para culturas industriais e de espigas de inverno. Como todos os mecanismos profissionais, ele precisa de manutenção e reparo.
- KCH-4. O cultivador de restolho montado combina várias funções: cultivo sem descarga seguido pela criação de uma cobertura de palha. Usado para restolho. Cavar e afrouxar, nivelar e misturar a cobertura do solo. Executa funções complexas de forma fácil e desnecessária.
É também um cultivador para o cultivo de terras de restauração de estruturas, projetado para trabalhar com terras de pousio no outono sem arar e remover restolho.
- KNK-8. O cultivador combinado montado é usado no cultivo do solo seguido de empacotamento e nivelamento. O princípio de funcionamento da unidade é baseado em novas tecnologias de economia de energia. O cultivador agrícola está equipado com um alimentador lateral de plantas.
- KPP-8. O cultivador de semeadura a vapor é utilizado para lavoura contínua com nivelamento e compactação da camada de torrões.
- AKSH-6. A unidade combinada de corte largo é projetada para terminar o cultivo do solo para o plantio de safras agrícolas. Entre outras coisas, ara, nivela, solta e limpa o solo de ervas daninhas e raízes.
- Cultivador de Fokin é um cortador plano que substitui várias ferramentas de jardinagem funcionais ao mesmo tempo: uma enxada, uma pá, uma foice, um ancinho e outros equipamentos. Esta invenção de um designer doméstico é considerada universal, capaz de realizar um trabalho versátil, desde arar a cobertura morta e amontoar o solo. O cultivador é uma técnica semiprofissional.
- Motoblocks "Hedgehog" contêm acessórios especiais - discos com pontas. Eles fazem um excelente trabalho com ervas daninhas, roedores e raízes de amontoa. Essas amostras podem ser utilizadas em áreas de qualquer tamanho, desde grandes campos até minicortas de vegetais.
- Cultivadores florestais têm suas próprias especificidades, trabalhando em áreas florestais particularmente difíceis - parcelas, restaurando a produtividade da terra prejudicada. Na maioria das vezes, esse processo é realizado após o desmatamento, mineração ou em minas. Eles são obrigados a trabalhar em locais rochosos de difícil acesso, com irregularidades, tocos e saliências. Portanto, unidades deste tipo são criadas levando em consideração todos os fatores de complexidade, inclusive no caso da transmissão. Nesse caso, eles são colocados em máquinas de forwarders especiais com um modelo complexo de controle computadorizado. O mecanismo opera por meio de um sistema básico de máquina com um manipulador hidráulico.
Existem dois tipos de cultivadores florestais: rippers e mounders. O cultivador de discos está envolvido na gradagem. Um rebento mecânico assemelha-se a um trator ou a uma máquina com engates projetados para o desbaste do solo com processamento simultâneo do pousio, o que não é pouca coisa para o crescimento das plantações florestais. Este sistema é projetado e implementado de acordo com a teoria dos micro-aprimoramentos. É assim que se dá o nome do ecoprograma de formação da cobertura florestal do solo, que proporciona aos locais de plantio condições adequadas para tal.
- Formadores de cume destinam-se à formação de cristas a partir do solo nas cristas para separar os espaçamentos das filas das filas. São de vários tipos: disco, amontoado, com placa formadora de pente, com molas e fresagem.
- Outra invenção de equipamento profissional por engenheiros russos - cultivador de fogo... É utilizado com máquinas especiais na produção agrícola para controle de ervas daninhas. Principalmente para limpeza de áreas cultivadas. Um sofisticado sistema distribui o gás dos queimadores de forma segura que queima as ervas daninhas sem deixar resíduos.
Assim, todos os tipos e variedades de cultivadores têm sua própria especificidade e finalidade. A escolha desta técnica deve ser estritamente de acordo com sua finalidade e aspectos técnicos.
Especificações
As características técnicas e o princípio de operação dos cultivadores são compostos de peso, potência, profundidade de aração, número de velocidades, volume de aderência e outros indicadores, incluindo transmissão.
Uma característica dos cultivadores é a colocação das rodas no lugar dos cortadores. Para tratores de passeio, a instalação é realizada diretamente em dois eixos. Entre os motocultivadores existem unidades autopropelidas com eixo próprio e rodas girando contra o curso dos segmentos de corte. Nesse caso, é possível que a unidade "fuja" para a frente, o que fica totalmente excluído do trabalho dos cultivadores.
A energia é uma das principais características que afetam a qualidade e a velocidade do cultivo do solo. A alta potência permite melhorar significativamente esses indicadores e reduzir o tempo de execução de tarefas técnicas.Além disso, elementos de trabalho adicionais podem ser acoplados a mecanismos grandes e poderosos de 4 metros, o que, por sua vez, aumenta a produtividade. Mas isso só se aplica a grandes volumes de trabalho. Em pequenas áreas, um recurso poderoso será desperdiçado.
Já nos modelos elétricos de gama média, o cálculo correto da potência permite evitar incêndios de fios e quebras, que muitas vezes ocorrem por sobrecargas.
O princípio de funcionamento dos cultivadores depende do peso da estrutura, que é influenciado pelo tamanho do motor. Os modelos leves são equipados com motor elétrico, os médios com motor 2 tempos a gasolina e os pesados com motor 4 tempos.
A unidade precisa de peso em qualquer caso, porque é usada para realizar trabalhos de força de aprofundamento e aração. Modelos pesados são bons para grandes volumes de trabalho, e os leves são adequados para trabalhar em uma área suburbana pessoal.
Os volumes de aragem também são importantes na escolha de um cultivador. Largura, profundidade e comprimento determinam a área de trabalho em uma passagem. Mecanismos de pequenas dimensões têm largura de cobertura de no máximo 30 centímetros, enquanto os grandes chegam a um metro e meio. Os grandes são aplicáveis em solo virgem e campos de batata em escala industrial, os pequenos são mais adequados para trabalhar em jardins e hortas. Ao substituir os cortadores por pneus, você pode transportar várias cargas.
Acessórios e acessórios
Os mecanismos de cultivo do solo, na maioria dos casos, além das facas padrão substituíveis, são equipados com acessórios para diversos fins. A produtividade dos cultivadores depende desses dispositivos. Freqüentemente:
- rodas com assento, estabilizando o movimento e movimentação do mecanismo;
- hiller com dispositivo para preparar o solo para o plantio, bem como para soltar e amontoar os tubérculos;
- uma charrua, com a ajuda da qual se arrancam as raízes do solo, existem também modelos de cumeeira e dupla face com escumadeira;
- um conjunto de cortadores para lavrar, proporcionando o processamento de solos pesados e a formação de cristas;
- carrinho para transporte de mercadorias;
- bocais para remoção de neve, lama e varredura;
- um ancinho para gramado que não permite o aparecimento de plantas jovens;
- segadeira;
- ganchos de solo;
- arejador para criar condições para o fornecimento de ar às raízes das plantas;
- pneus pneumáticos e pesos das rodas.
Diversas marcas embalam seus produtos de maneiras diferentes. Portanto, é importante decidir sobre os anexos com antecedência, já que o preço do cultivador depende disso. O conjunto completo para tratores e cultivadores sem condutor é diferente. Em alguns casos, é mais lucrativo comprar tratores de passeio, pois são mais funcionais do que os cultivadores agrícolas.
Como escolher?
Quando a questão é qual cultivador escolher, você deve confiar nos conselhos de profissionais.
- Ao escolher um modelo com motor elétrico, você deve saber que esses modelos praticamente não precisam de cuidados especiais, reabastecimento e lubrificação. São pequenos e compactos, graças aos quais se adaptam às tarefas definidas em pequenas áreas. Os cultivadores elétricos são seguros para uso, equipados com proteção contra choque elétrico e incêndio.
- Os cultivadores a gasolina são um mecanismo mais complexo e você precisa ter habilidades básicas para trabalhar com eles. Portanto, antes de adquirir um mecanismo, você deve ler as instruções, estudar as regras de operação e manutenção. A qualidade e a vida útil de um cultivador a gasolina dependem da qualidade do combustível e do serviço competente e oportuno. Os cultivadores de dois tempos são mais baratos do que seus "irmãos" de quatro tempos, mas consomem muito mais gasolina.
- Deve-se ter em mente que as características do passaporte indicam a profundidade de cultivo com a condição de trabalhar em solos médios. No caso de formações argilosas, esses dados estão sujeitos a alterações.
- A cobertura do solo é considerada uma das características mais importantes. Portanto, quanto maior for, melhor para grandes áreas de terra.No caso de parcelas pequenas, cultivadores com cabo estreito são adequados. A largura do tamanho correto é alcançada pela correta instalação dos cortadores.
- A potência da unidade afeta seu desempenho. Quanto mais potente for o motor, mais trabalho pode ser feito. Este indicador afeta o custo do dispositivo.
- Alguns tipos de cultivadores têm funções adicionais: capinar, cortar relva, varrer escovas, ancinhos e outros equipamentos. Sua presença expande significativamente as funções da unidade.
Ao escolher um ou outro cultivador, dois indicadores principais devem ser levados em consideração: intensidade de energia e desempenho. A eficiência é calculada a partir dos indicadores da superfície do solo tratada por unidade de tempo, que dependem da potência e da largura das fresas. O preço de um cultivador é composto pelo seu poder. Os cultivadores baratos são mais adequados para casas de verão.
Avaliações do proprietário
Com base no feedback dos proprietários de cultivadores você pode montar um pequeno conjunto de dicas para seu uso.
- O centro de gravidade do dispositivo desempenha um papel importante em seu funcionamento. A sua localização é caracterizada pela localização do motor. Quanto mais baixo, melhor, pois é necessário muito menos esforço. A posição baixa do controle deslizante é típica para cultivadores elétricos.
- A embreagem centrífuga automática permite que o cultivador fique ocioso, se necessário. Por exemplo, ao enrolar raízes, grama e outros detritos em cortadores. Somente cultivadores movidos a gasolina têm proteção contra apreensão.
- Para proteger o cultivador da sujeira, são utilizados filtros reutilizáveis que, à medida que ficam sujos, são lavados, lubrificados e depois reinstalados no aparelho. Os filtros protegem e, com os devidos cuidados, aumentam consideravelmente a vida útil do aparelho.
- A má penetração e o desgaste dos elementos de corte podem ser as razões para a operação de má qualidade do cultivador elétrico. Para resolver problemas, você pode instalar pesos especiais ou substituir escarificadores rotativos desgastados.
- Os fertilizantes e produtos químicos do jardim tendem a ter um efeito negativo no cultivador. As fresas de mecanismos são especialmente afetadas. Portanto, antes de arar, deve-se indagar sobre a presença de produtos químicos no solo e, após o trabalho, enxágue e trate a superfície de trabalho do aparelho com materiais especiais. Caso contrário, substâncias corrosivas podem corroer as partes metálicas do mecanismo.
Todos os aspectos básicos da operação são indicados nas instruções do fabricante.
Manual do usuário
Antes de usar a técnica, você deve estudar atentamente as instruções, pois a qualidade do trabalho depende dos aspectos técnicos do dispositivo.
Por exemplo, de acordo com as instruções do cultivador "Mole", o modelo está equipado com um motor a gasolina de 4 tempos de 2,6 litros ou mais, com um volume de 60 metros cúbicos. centímetros e 6000 rpm. O dispositivo possui um volante, com o auxílio do qual são realizados controles, mecanismos de engate e controle do carburador (“K-60V”), um motor de ignição eletrônica sem contato.
A instrução prevê a execução de terraplenagem pelo aparelho usando acessórios.
- Tratamento da cobertura do solo por meio de fresas de corte de lâmina aplicadas nos eixos. No processo de trabalho, o suporte sobe, e o abridor é levado a trabalhar, medindo a profundidade necessária. Os cortadores giram devido ao funcionamento do motor. O conjunto padrão inclui fresas externas e internas.
- O cultivo das mato é feito com fresas de piso, também inclusas no kit. Se necessário, compre discos para o cultivo de safras plantadas.
- As raízes são cultivadas com um bico especial destinado a esses fins. De acordo com as instruções, ele é colocado no abridor, spud sem cortadores. Em vez deles, são instalados terminais (não incluídos no kit).
- Com a ajuda desses discos e escavadeiras, eles também arrancam raízes e fazem a colheita.
- Eles cultivam a terra com um arado.
- Eles cortam a grama com uma máquina de corte especial.
- Bombeando líquidos.
- Com a ajuda de um carrinho ou carreta, são transportadas cargas com peso de até 200 kg.
Ao fazer a manutenção de qualquer cultivador, a fim de evitar avarias, o dispositivo deve ser imediatamente limpo, lubrificado e abastecido com combustível no motor.
O motor deve ser ligado imediatamente após a compra. As instruções indicam o período de amaciamento, quando as peças entram no modo de operação, esfregam umas nas outras.
Ao substituir o motor, o conselho é seguir estritamente as instruções. Você mesmo pode fazer isso cumprindo todas as condições desta substituição. Primeiro você precisa drenar o óleo e desconectar o cabo. Então, tendo rejeitado algumas porcas, desmonte o motor. Depois de experimentar um novo, faça orifícios para fixação (se necessário).
O novo motor é instalado e configurado para operação. Freqüentemente, eles usam motores chineses em vez de "nativos". De acordo com as instruções, você mesmo pode reparar e ajustar o mecanismo, instalar novas velas e outras peças sobressalentes se necessário, bem como manter, armazenar e operar o cultivador.
Ao verificar e limpar regularmente os elementos do mecanismo, pode-se esperar seu funcionamento a longo prazo. Considerando todas as nuances da escolha e operação de um cultivador, você pode realmente contar com um trabalho bem executado e com um bom resultado.
Para informações sobre como escolher um cultivador, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.